Ideia Sem categoria

Animais de estimação: 5 ideias para começar o seu negócio

Existem algumas coisas mais importantes para os donos de animais do que fazer festas a toda a hora aos seus peludos. Apesar do negócio de produtos para animais de estimação estar sujeito às mesmas flutuações de qualquer tipo de indústria, há uma certeza em relação a isso tudo: As pessoas nunca vai deixar de gostar dos seus bichinhos.

Este tipo de oportunidade é difícil de ignorar se você tem uma paixão por animais de estimação, mas para construir um negócio de raíz é preciso mais do que uma oportunidade. Se está neste momento cheio de dúvidas sobre como começar, onde encontrar clientes, onde vender, saiba que todos os aspirantes a empreendedores passaram por esse desafio.

Os empresários/as bem sucedidos não ignoram o medo, mas o que parece distingui-los da maioria é a sua vontade em o enfrentar. Não é fácil construir uma loja para animais de estimação, mas com as ferramentas certas e um entendimento sobre como usar essas ferramentas, é mais provável que o consiga fazer.

Vamos começar.

Ideias para negócios de animais de estimação: 5 produtos que poderá vender

Os negócios de animais de estimação vêm em todas as formas e feitios. Alguns proporcionam serviços como de passeio e cabeleireiro, enquanto outros disponibilizam produtos como recipientes e brinquedos para roer. Algumas lojas de animais de estimação têm como público alvo os donos de cães e gatos, enquanto outras especializam-se em nichos como venda de répteis e aracnídeos.

No negócio dos animais de estimação, a chave é encontrar um nicho que seja grande o suficiente para ser rentável, mas específico o suficiente para lhe oferecer uma oportunidade de criar a sua marca de uma forma distinta. Com estes dados bem presentes, vamos ver algumas ideias para produtos e serviços para animais de estimação.

A GAPIC tem muita experiência em lançar negócios de animais de estimação, e poderá ajudá-lo não só a prever os custos e os proveitos, mas também tratam de toda a papelada necessária para se legalizar.

1. Venda produtos como camas, recipientes e brinquedos

 

teddybob-pet-supplies

Qualquer dono de animal de estimação necessita de produtos básicos como recipientes, brinquedos e trelas. Sim, vender os básicos coloca-o em competição com as grandes cadeias e as grandes superfícies como hipermercados, mas não deixe que isso o impeça de ver a grande oportunidade.

Um mercado com opções em excesso é uma grande vantagem para os negócios mais pequenos que tencionam dar relevo à sua marca. As grande superfícies e grandes cadeias tendem a desencadear um processo conhecido por “paralisação de escolha”, que acontece quando há uma abundância de opções que faz com que os consumidores tenham dificuldade em escolher o que querem comprar, muitas vezes resultando numa desistência de compra.

Uma loja simples é exatamente o que os consumidores procuram, num cenário destes.

Os donos de animais de estimação adoram expressar as suas personalidades através dos seus peludos.  Uma marca única, com uma oferta distinta das demais, traz muito mais poupanças do que comprar produtos em excesso numa grande cadeia, pondo-o numa posição previlegiada para que os consumidores queiram investir no seu sucesso.

Desafios: 

  • Vender produtos de animais de estimação carece de um grande investimento a nível de marca, o que pode ser um desafio, se essa não é a sua praia.

Exemplo: TEDDYBOB Pet Supplies

TEDDYBOB Pet Supplies é uma marca de produtos para animais de estimação.

Apesar de as suas colecções serem vastas, a TEDDYBOB faz um grande trabalho ao tornar fácil a escolha para o consumidor, evitando toda e qualquer hipótese de “paralisia de escolha”. Eles vendem de tudo um pouco, porém, a agregar tudo isso, têm uma marca forte e consistente.

teddybob-beds

À parte de uma certa variedade de cores que estão disponíveis , esta loja preocupa-se em ter uma escolha limitada de bons produtos. O que faz com que o consumidor escolha uma peça de uma gama, e  rapidamente invista noutro tipo de produto.

A GAPIC tem muita experiência em lançar negócios de animais de estimação, e poderá ajudá-lo não só a prever os custos e os proveitos, mas também tratam de toda a papelada necessária para se legalizar.

2. Venda guloseimas feitas em casa

dog-treat-bakery

Para pessoas que adoram cozinhar, criar guloseimas para animais de estimação pode ser um novo e excitante caminho para praticar a sua arte. Com o público em geral a ter cada vez maior noção da importância de comida saudável, há pois uma série de oportunidades para vender opções saudáveis de guloseimas para os seus peludos.

Pode decidir vender guloseimas para animais com uma dieta específica prescrita por veterinários. Pode vender guloseimas com funcionalidades, como por exemplo os ossos que se vendem para lavar os dentes dos cães. Pode vender guloseimas suaves, carnes sêcas, e uma série de produtos.

Benefícios:

  • Um meio perfeito para a expressão criativa, e para começar a definir a sua marca.

  • Os cães são facilmente convencidos, quando se trata de guloseimas 😉

Desafios: 

  • Os gatos são difíceis de satisfazer, no que toca a comida.

  • Quando estes produtos forem consumidos, é extremamente importante que se certifique da qualidade dos ingredientes – e que possa promover os seus produtos como saudáveis e seguros.

Exemplo: The Dog Bakery

3. Proporcione passeios de cães e dog-sitting

ltdo-screenshot

Se está a considerar abrir um negócio para animais de estimação, há uma boa chance de adorar os peludos. Se é uma pessoa que gosta mais de cães, passea-los pode ser uma excelente forma de fazer novos amigos cães, fazer exercício, e claro, fazer algum dinheiro extra.

Negócios baseados num serviço,como passear cães, e pet-sitting, são bem sucedidos quando há um grande serviço ao cliente. Um negócio como este depende da confiança que consegue estabelecer com o cliente, criando relações de valor.

Benefícios: 

  • Óptimo para pessoas extrovertidas, que criam relações com facilidade

  • Proporciona tempo de qualidade com animais

Desafios

  • Como com quase todos os serviços, tempo é dinheiro!

  • Pode tornar-se complicado gerir a azáfama de ter que passear muitos cães ao mesmo tempo.

Exemplo: Let the Dog Out

Let the Dog Out (LTDO) é um serviço de passeio de cães estabelecido em Guelph, Ontario. LTDO oferece sessões de apresentação – isto é – momentos em que o animal de estimação conhece os responsáveis pelos passeios para ver se se sente à vontade com os seus novos babysitters.

ltdo-walk

A LTDO sublinha a importância de construir relações pessoais com os seus clientes. Nenhum serviço é prestado até que o dono do animal de estimação tem a oportunidade de conhecer o staff e é avaliado em termos de compatibilidade do seu animal.

Para passeios de cães e pet sitting, a confiança é extremamente importante. Ainda que ofereçam outros produtos complementares – numa prática conhecida como cross selling – A LTDO enfatiza o fato de acostumar os novos cães ao serviço que eles prestam, mostrando a sua dedicação ao bem estar dos animais de estimação dos seus clientes.

A GAPIC tem muita experiência em lançar negócios de animais de estimação, e poderá ajudá-lo não só a prever os custos e os proveitos, mas também tratam de toda a papelada necessária para se legalizar.

4. Cabeleireiro de cães (também conhecido por tosquiador)

Tosquiar cães pode ser um grande complemento à lista de serviços que pode prestar aos donos de animais de estimação. Tal como os passeios, e o baby sitting, a tosquia ou cabeleireiro é um tipo de negócio que se desenvolve não só no âmbito da qualidade do serviço prestado, mas também na capacidade de construir relações de confiança.

Benefícios: 

  • A lealdade do consumidor costuma ser grande, devido ao nível técnico exigido na profissão de tosquiador.

  • A tosquia é periódica, por isso existe uma grande probabilidade dos clientes voltarem a repetir o serviço.

Desafios:

  • Tosquiar é uma habilidade difícil de desenvolver.

Exemplo: barking babies™

A empresa BARKING BABIES é uma companhia localizada em Vancouver (Canadá) que é boutique, spa, canil, loja, treino para cães. Os serviços oferecidos incluem virtualmente tudo o que possa imaginar para animais de companhia, com grande ênfase no lado social como parte da saúde do cão.

O que é único nos Barking Babies é o seu enfoque de marca na comunidade (lado social) e de companheirismo. Muitos dos conteúdos no site da Barking Babies fala sobre a importância da socialização nos cães.

barking-babies-socialization

Os donos de cães querem o melhor para os seus patudos e, visto do lado de fora, barking babies parece ser o clube da moda. Combinado com uma larga gama de produtos e serviços, esta ênfase na comunidade de animais é especialmente boa para a lealdade à marca, e para encorajar a repetição do ato da compra.

A GAPIC tem muita experiência em lançar negócios de animais de estimação, e poderá ajudá-lo não só a prever os custos e os proveitos, mas também tratam de toda a papelada necessária para se legalizar.

5. Venda acessórios para animais de companhia

maple-leash-dog-apparrel

Se tem queda para o design de moda, e está pronto a enfrentar o desafio, os acessórios para animais de companhia podem ser uma auto-estrada para a sua criatividade.

Mas mesmo que o design de moda não seja a sua praia, as roupas para animais de estimação tornaram-se tão populares ao longo dos últimos anos que muitos fornecedores o poderão abastecer de muitas camisolas, sweats, e acessórios vários para cães.

Os acessórios para animais de companhia são um tipo de produto que se adapta muito bem aos nichos. Não o vai supreender concerteza descobrir que as pessoas escolhem para os seus animais de estimação acessórios que escolheriam para elas próprias. Com tantas opções de moda ainda para serem exploradas, há muito por explorar.

Benefícios: 

  • Usando um modelo de dropshipping (em que é o fornecedor a enviar o produto), pode ser um negócio de baixo risco.
  • Muito espaço para a expressão criativa, dado que é uma área relativamente inexplorada.

Desafios:

  • A roupa para animais de estimação é um fenomeno sazonal, por isso pode ser mais difícil de vender em épocas quentes.

Exemplo: Maple Leash Canada

maple-leash-tuxedo

 

maple-leash-sweater

As lojas de animais de estimação oferecem normalmente uma combinação de produtos e serviços, mas tenha cuidado para não se tornar um “outlet” que lhe roubaria toda a sua personalidade. Colecções de produtos incongruentes tornam o marketing muito difícil. E também o coloca em competição direta com as grandes superfícies que são capazes de oferecer o mesmo a baixo custo, além da conveniência das lojas físicas. Sem falar na secção de animais que existe em qualquer supermercado. Os compradores online tendem a ser muito mais seletivos.

 

squinting-dog

Dicas para um negócio rentável

Através dos exemplos que demos acima, pode facilmente constatar que os negócios para animais de estimação vivem muito da promoção cruzada de produtos. Vender este tipo de produtos envolve muitas vezes diversificar os seus serviços para aumentar o número de fontes de rendimento e ajudar a criar um rendimento sustentável.

A chave é fazer o marketing dos seus produtos, com um objetivo partilhado. Por exemplo, se está a oferecer serviços de tosquia, também pode oferecer champô , coleiras anti-pulgas, etc.

A GAPIC tem muita experiência em lançar negócios de animais de estimação, e poderá ajudá-lo não só a prever os custos e os proveitos, mas também tratam de toda a papelada necessária para se legalizar.

1. Comece localmente

Isto é especialmente importante em serviços como tosquias ou passeios de cães que carecem de uma relação inter pessoal. Construir boas relações com os donos, é a chave do sucesso do seu negócio.

Comece por se juntar a grupos de facebook, e comunidades online locais. Participe em discussões. Ofereça os seus conhecimentos e serviços, mas lembre-se de não ser demasiado agressivo nas suas vendas, especialmente nas primeiras abordagens. Leve esse esforço offline, para a vida real, com cartões de apresentação por exemplo.

Lembre-se que as pessoas são muito protetoras em relação aos seus peludos. A confiança é especialmente importante em negócios para animais, e as pessoas não vão confiar em si se for desenvergonhadamente vender o seu negócio, sem o devido polimento.

2. Use os media sociais com regularidade

Se já alguma vez se esforçou por postar no instagram, sabe como é difícil criar posts únicos que mobilizem a sua audiência. Uma das melhores coisas no negócios de animais de estimação, é que cães e gatos são fontes naturais de boa disposição, e é com simpatia que muitas vezes vemos publicadas fotos bem giras na internet. Partindo do princípio que você próprio tem um ou dois animais de estimação, não será difícil ter ideias para desenvolver no instagram ou no facebook.  Mas também pode envolver outros donos, enviando convites para uma sessão fotográfica por exemplo.

3. Familiarize-se com blogging e S.E.O.

Se já está habituado a ouvir este acrónimo “SEO”, sabe a quantidade de conhecimentos técnicos exigidos para criar bons conteúdos. Para as lojas de animais de estimação que estão a pensar estabelecer-se num nicho (como recomendamos várias vezes ao longo deste artigo), pode constuir uma estratégia de blogging à volta das questões que os donos de animais companhia vão colocando, e cuja solução pode estar na prestação dos seus serviços.

Conteúdo para blog competitivo não é tão fácil de criar quanto aquele que se cria para as redes sociais, mas o potencial para uma audiência vasta e sustentável é muito maior. Um artigo que envolveu bastante pesquisa  e que cumpre com as regras de SEO pode ser uma arma efetiva para direcionar tráfego para o seu website durante meses ou mesmo anos.

Se é um cabeleireiro de cães, pode querer optar por responder a questões comuns sobre higiene para animais de estimação. Se está a vender guloseimas saudáveis para cães, talvez possa responder a algumas questões sobre dieta animal.

Há uma lista interminável de informação que você poderá providenciar. E se for capaz de provar que essa informação é válida, dirigindo-a aos clientes certos, pode ser o primeiro passo para uma relação duradoura. E rentável, acrescentaria eu.

4. Assista a congressos e feiras sobre animais de companhia

Networking e desenvolvimento profissional são importantes em qualquer indústria. Eventos como workshops, convenções, feiras, e outros eventos podem ser óptimos para qualquer empreendedor testar as suas habilidades sociais, melhorar as suas qualificações, e ficar mais ligado à sua indústria.

Existem vantagens para qualquer negócio numa feira ou congresso do género, mas estes eventos são particularmente adequados se estiver a vender produtos únicos e/ou artesanais, que não se podem obter em mais lado nenhum. COm uma boa estratégia, conseguirá fazer bons contatos, e colocar por exemplo os seus produtos à venda em lojas.

5. Construa relações duradouras com os clientes

A confiança é incrivelmente importante quando se trata de produtos ou serviços para animais de estimação. As pessoas são muito protetoras em relação aos seus patudos. Para cabeleireiros, para quem passeia cães, e baby sitters – alavancar uma empresa sólida quer dizer estabelecer boas relações pessoais com os clientes.

Clientes leais fazem mais compras, gastam mais dinheiro, e recomendam o seu negócio com facilidade. Uma rede local de clientes confiáveis não só irá originar vendas repetidas, mas também ajudará a espalhar a qualidade dos seus serviços ou produtos a outros potenciais clientes, que se movam nos mesmos circuitos sociais.

happy-dog-flowers

Comece um negócio para animais de estimação hoje mesmo 🐶

Não há nada mais gratificante que começar uma empresa de sucesso, numa indústria que o apaixona. Para apaixonados pelos peludos, que têm o bichinho do empreendedorismo, ter uma loja para animais, um cabeleireiro para cães, ou uma loja de acessórios pode ser muito recompensador e retornar o investimento até se tornar o seu modo de vida.

Não fique com receio diante das perspetiva de começar o seu próprio negócio. Com as ferramentas disponíveis, criar um negócio sustentável e bem sucedido nesta área é acessível e gratificante a longo prazo. Enquanto as pessoas adorarem os seus patudos, irão sempre valorizar produtos e serviços que os tornem mais felizes e seguros.

A GAPIC tem muita experiência em lançar negócios de animais de estimação, e poderá ajudá-lo não só a prever os custos e os proveitos, mas também tratam de toda a papelada necessária para se legalizar.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading