Ideia

Como abrir um estúdio de tatuagens em Portugal

Tem uma paixão criativa por body art e tatuagens e gostaria de começar um negócio do qual iria retirar prazer todos os dias? Se assim é, abrir o seu próprio estúdio de tatuagens pode ser o ideal para si. Mas se nunca teve um negócio antes, pode ser difícil saber como começar. Neste guia iremos revelar tudo o que sabemos sobre o negócio de tatuagens. Desde a encontrar instalações adequadas, a saber o material com que tem de trabalhar, legislação, iremos explicar-lhe passo a passo como chegar mais longe nesta aventura.

Breve história recente das tatuagens em Portugal

No final do século XIX, uma teoria científica avançada por um médico italiano fez crescer o interesse dos especialistas em torno das tatuagens. Segundo Cesare Lombroso, pai da medicina criminal, quem tinha tatuagens tinha uma predisposição maior para cometer crimes. Ficava assim explicado o interesse de determinadas pessoas em cobrir o corpo de tinta — eram criminosos.

Essa teoria, que começou por se difundir primeiramente em Itália e em França, teve um eco em Portugal e teve um protagonista, o Dr. Rodolfo Xavier da Silva. É que, além de diretor do Instituto de Medicina Legal de Lisboa, Xavier da Silva era ainda director do Estabelecimento Prisional da capital e era através dos tribunais que lhe chegavam às mãos a maioria dos casos.

No início do século XX, as mulheres tatuavam-se sobretudo por amor. Em Portugal, as tatuagens femininas eram coisa rara. Estima-se que apenas 2% das mulheres tivessem tatuagens e, muitas delas, eram prostitutas. A maioria das tatuagens eram inscritivas — eram nomes ou iniciais de amantes e, de acordo com os registos do Instituto de Medicina Legal, eram geralmente feitas para agradar aos homens. Nos documentos do Instituto, encontra-se um caso muito peculiar — o de uma prostituta que tinha no peito a palavra “visconde”, o que prova que o amor ultrapassava muitas vezes as condições sociais e económicas.

Nos homens, os motivos eram outros. A tatuagem estava muito associada à marginalidade. Tatuavam-se porque isso conferia um estatuto de importância nos meios em que eles se movimentavam. E, por outro lado, também está frequentemente escrito que alguns deles se tatuavam por puro ócio. Estavam nas prisões e não tinham mais nada para fazer. Era uma das maneiras de se ocuparem. E também por imitação. No caso dos marinheiros, era a tradição de se tatuarem a bordo ou nos portos.

Rudimentares na forma e na execução (eram feitas em casa por amadores), as tatuagens portuguesas de então eram sobretudo de temas religiosos (as imagens de Jesus na cruz eram muito populares), políticos ou retratos de mulheres.

Hoje em dia, como se sabe, as tatuagens estão extremamente popularizadas, e representam uma forma de afirmação pessoal. Actualmente assiste-se a um grande boom no número de estúdios tanto em Lisboa e Porto, com os estúdios a tornarem-se cada vez mais especializados num certo estilo de tatuagens.

Há cerca de uma década duas mãos chegavam para contar o número de estúdios de tatuagens que existiam no Grande Porto. Em Lisboa, eram precisas mais umas mãos, mas o fenómeno era de nicho. Até à altura, o culto da tatuagem estava circunscrito a grupos que seguiam um estilo de vida considerado mais alternativo. Ter uma tatuagem era símbolo de exclusividade e a assinatura do compromisso com um modo de vida muitas vezes associado aos adeptos de derivações da música rock, aos motards ou apenas a apaixonados por essa forma de arte.

Nos últimos anos o cenário mudou. A tatuagem tornou-se um fenómeno de massas., muito por força da mediatização de figuras pop, do cinema e da música, do futebol. O negócio cresceu, o preconceito diminuiu e o número de estúdios triplicou. Portanto, se vai abrir um negócio de tatuagens, saiba que o mercado está maduro, e terá necessariamente de encontrar um nicho se quiser sobreviver.

Nota: Para saber muito mais sobre como abrir um estúdio de tatuagens, nós recomendamos a GAPIC. Têm muita experiência no registo e legalização da sua actividade como tatuador.

Que qualificações necessita para abrir um estúdio de tatuagens em Portugal?

Em termos legais, não necessita de nenhuma qualificação em específico para abrir um estúdio de tatuagens em Portugal. No entanto, como em tudo na vida, necessita de aprender a arte de tatuagens muito para além dos tutoriais que pode ver no youtube. Ainda que possam ser um guia interessante, você vai estar a lidar com a saúde das pessoas, com marcas que por definição vão ficar para sempre, e por isso, o melhor caminho é o de frequentar uma escola profissional de tatuagens, ou então seguir o caminho tradicional de ser aprendiz num estúdio.

Nota: Para saber muito mais sobre como abrir um estúdio de tatuagens, nós recomendamos a GAPIC. Têm muita experiência no registo e legalização da sua actividade como tatuador.

Sendo aprendiz num estúdio de tatuagens em Portugal

Este é o caminho clássico para a sua emancipação como tatuador, mas também o caminho das pedras – onde terá de trabalhar gratuitamente, às vezes apenas servindo cafés e bebidas, antes de começar a pôr as mãos na massa (ou na carne) e começar a tatuar efectivamente. Existe uma grande procura por aprendizes, pois os mestres também procuram pessoas capazes de seguir as suas filosofias e estilos, e aumentar a sua própria capacidade de produção. Pode procurar online por vagas de aprendiz, ou ir directamente aos muitos estúdios de tatuagem em Portugal, e apresentar o seu portfolio de desenhos.

  • Prepare o seu portfolio de designs. Idealmente, irá necessitar de pelo menos 50 desenhos completos, a preto e branco ou a côres (conforme o tipo de tatuagem em que se quer especializar)
  • Antes de se propôr como aprendiz aos estúdios de tatuagem (são muitos) investigue o tipo de trabalho que estes estúdios realizam – para ver se o seu estilo se encaixa no já existente. Certifique-se que é um sítio onde quer trabalhar, para tal deverá sempre apurar a qualidade do ambiente, e se consegue integrar-se com a restante equipa.

Nota: Para saber muito mais sobre como abrir um estúdio de tatuagens, nós recomendamos a GAPIC. Têm muita experiência no registo e legalização da sua actividade como tatuador.

Cursos de Tatuagem em Portugal

Para além do caminho tradicional – o de ser aprendiz – poderá querer ter uma abordagem mais planeada ao problema da sua emancipação como tatuador. Neste caso, sugerimos que frequente uma escola de tatuagem – que normalmente estão associadas a estúdios de tatuagem já existentes. Os preços por um curso completo rondam em média os 1200 euros, mas se quer começar a trabalhar rápido, e tem algum dinheiro para investir, talvez seja a melhor opção. Algumas das escolas de tatuagem em Portugal são:

Nota: Para saber muito mais sobre como abrir um estúdio de tatuagens, nós recomendamos a GAPIC. Têm muita experiência no registo e legalização da sua actividade como tatuador.

Plano de Negócios para um Estúdio de Tatuagem em Portugal

Alertamos desde já: Um plano de negócios deve sempre ser redigido por um profissional, porque é muito complicado de se fazer. Podemos dividir qualquer plano de negócios em 2 partes: A primeira parte, mais simples é sobre marketing do seu negócio. É onde você define como, quando, onde e porquê irá vender os seus produtos ou serviços. Já a segunda parte exige que você perceba de números, e é onde toda a gente acaba por desistir: as projecções financeiras.

As projecções financeiras mais não são do que as suas previsões de vendas e de custos para o seu novo negócio – e é exatamente aí, nessa parte que é mais complicada de fazer, que os seus parceiros (bancos, investidores, etc.) se vão concentrar como piranhas. Se está a realizar um plano de negócios apenas para consumo próprio qualquer coisa pode servir. Mas se o objectivo é obter um empréstimo, por exemplo, é bom que faça as coisas como deve ser, nomeadamente utilizando um modelo oficial de plano de negócios, como o do IAPMEI (Instituto de Apoio às pequenas e médias empresas).

Plano de Negócios Oficial do IAPMEI (pdf)Baixar

A verdade é que é possível divagar sobre os objectivos do negócio, o público alvo, sem necessidade de uma prova científica. Já quanto aos números – eles são exactos, e serão apreciados pela sua objectividade e realismo. Até que ponto você é capaz de ser objectivo e realista na sua aproximação à realidade financeira do seu novo negócio? Você sabe exactamente quanto vai custar cada peça de equipamento? Quanto vai custar o aluguer? Quanto vai ter de pagar de impostos, ou pelo software de facturação? Avaliar tudo isto dá muito trabalho e nós recomendamos mesmo o auxílio de um profissional. A GAPIC tem muita experiência na elaboração de planos de negócios e poderá ajudar. O que você pode, e deve fazer, é ter uma visão geral aqui sobre o que é um plano de negócios.

Legislação Sobre Estúdios de Tatuagem

Atualmente, para abrir um estúdio de tatuagem, é preciso obter licenças, ter livro de reclamações e outras burocracias que deverá consultar junto da câmara municipal ou junta de freguesia onde pretende instalar o seu estúdio. Mas nada está definido relativamente ao exercício da atividade: das condições de higiene das instalações às medidas a adotar durante a execução do trabalho, passando por regras de esterilização de agulhas e outros materiais de tatuagem, tudo está à consideração do profissional.

Na existência deste vazio legal, existem contudo recomendações da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) que deverá seguir, se possível tirando um curso específico de higiene e segurança do trabalho para estúdios de tatuagem para não ter problemas mais tarde com forças da autoridade especialmente zelosas, e apesar do vazio legal.

Nota: Para saber muito mais sobre como abrir um estúdio de tatuagens, nós recomendamos a GAPIC. Têm muita experiência no registo e legalização da sua actividade como tatuador.

Kit Básico de Sobrevivência para um Tatuador

Já vimos que tem de ter um portfolio de ilustrações / designs (mínimo: 50) , vontade de aprender, e encontrar formação na área – seja como aprendiz, ou tirando um dos muitos cursos disponíveis no mercado. Para além disso, também irá necessitar do seu próprio equipamento. Muitos cursos disponíveis no mercado incluem equipamento básico para que possa começar desde logo a tatuar. Se está ainda como aprendiz, recomendamos um kit de iniciação. Se está pronto para abrir o seu estúdio de tatuagens em Portugal, o mínimo dos mínimos são:

  • Espaço Físico mínimo 50m2. Considere se a loja está bem situada, se tem movimento de pessoas, facilidade de estacionamento, e se está dentro do seu orçamento.
  • Máquina de Tatuador
  • Agulhas
  • Tintas
  • Material de Higienização e Esterilização (como gel desinfetante e luvas de latex)
  • Toalhetes de Papel
  • Processador de Pagamentos , Programa de Facturação, e Informática
  • Marquesa e banco de tatuador
  • Mobília e Sinalética

Na https://www.killerinktattoo.pt/ poderá encontrar todo o material para tatuagem, à medida das suas necessidades, quer seja de principiante ou de profissional.

Nota: Para saber muito mais sobre como abrir um estúdio de tatuagens, nós recomendamos a GAPIC. Têm muita experiência no registo e legalização da sua actividade como tatuador.

Abrir a empresa de tatuagens online

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online. Para tal, basta que um dos sócios seja representante e que, proceda via Internet, a todos os passos necessários para a constituição da empresa, descritos em baixo.

Um dos requisitos obrigatórios para criar empresa online, é que todos os intervenientes possuam um Certificado Digital (caso o sócio representante seja Advogado, Notário ou Solicitador) ou Cartão de Cidadão e um leitor de cartões.

No caso de se tratar de sócio(s) estrangeiro(s), existe um pré-requisito à data da constituição da sociedade – número de identificação fiscal emitido pelos Serviços de Finanças de Portugal. Se se tratar de cidadãos estónios ou espanhóis, estes poderão utilizar no processo de criação da empresa o seu documento de identificação nacional.

Através deste serviço, é possível constituir Sociedades Anónimas, por Quotas ou Unipessoais por Quotas. É de salientar a importância da melhor escolha possível de forma jurídica da sua empresa, visto que uma escolha errada associa um gasto monetário e de tempo desnecessário, enquanto uma escolha acertada poderá ajudar a garantir o sucesso do seu negócio. Para o ajudar nesta escolha, nós recomendamos a GAPIC (contabilistas certificados com muita experiência nestas matérias).

Aqui encontra uma lista de oito passos como abrir uma empresa online que, de forma detalhada, explicam como se dá o processo de constituição da empresa online, quais os documentos necessários e todos os procedimentos associados a este serviço, para que a criação do seu negócio não lhe deixe dúvidas.

Conclusão

Resumindo, para abrir um estúdio de tatuagens é preciso veia artística. Você tem de saber ilustrar e ter a mão segura como um cirurgião. Afinal de contas, você vai trabalhar em pele humana – não conseguimos imaginar algo mais delicado e problemático do que isso. Antes de começar necessita de receber alguma formação – seja como aprendiz num estúdio de tatuagens, seja pagando por um curso de formação. Ao mesmo tempo, para começar a tatuar, irá necessitar de ter o seu próprio material. Nós demos bastantes indicações sobre onde comprar o seu material, e onde fazer o seu curso de formação. Esse é o primeiro passo de muitos. No âmbito da sua formação irá conhecer pessoas que o irão ajudar, e até quem sabe, vir a ser seus sócios na aventura de ter um estúdio de tatuagem em Portugal.

Um plano de negócios é sempre uma possibilidade, dado que deve ter em conta que o mercado está numa fase de maturidade e que será necessário encontrar um nicho de mercado. Com um plano de negócios você conseguirá saber exactamente quais serão os seus custos, assim como os seus lucros e identificar oportunidades de mercado.

Finalmente deve estar a par da legislação (ainda que exista um vazio legal nesta matéria, existem alguns regulamentos que deve conhecer) e considerar a compra do seu equipamento base. Finalmente, considere as necessidades do seu espaço de tatuador e poderá depois criar a sua empresa online, com a ajuda da GAPIC.

1 comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading