Ideia

Como abrir uma florista (em Portugal)

Se adoras o cheiro das flores frescas e de pessoas felizes, esta pode ser a indústria para si. Nem tudo são rosas no entanto. Este é um negócio duro e é necessário levar alguns pontos em consideração antes de começar.

Como começar

Uma florista é um dos negócios mais fáceis de começar, porque não precisa de uma licença específica. Mas vai precisar de algum licenciamento, e existem algumas empresas, como a GAPIC, que podem tratar por si de toda esta parte. Mas se é fácil para si começar, também será fácil para os seus potenciais concorrentes.

A nossa maior dica para quem quer abrir uma florista é que escreva um plano de negócios (temos instruções de como o fazer no nosso site). Apesar de muitas pessoas apenas escreverem o plano de negócios como um meio de obter um empréstimo bancário, um plano de negócios é também uma forma de organizar o pensamento e estabelecer um rumo para a empresa. Pode também discutir o plano de negócios com sócios, parceiros e investidores, para verificar se todos estão no mesmo comprimento de onda.

Custos

Comparado com outros negócios, não é necessário grande investimento para começar uma florista, se exceptuarmos as peças de mobiliário e os custos de fornecimento de matéria prima. O maior investimento inicial são os refrigeradores para manter as flores frescas, de forma a que elas durem mais tempo, mas felizmente este investimento é feito apenas uma vez e as máquinas não precisam de substituição constante, só de pequenas revisões.

Em termos operacionais, o stock de flores custará entre 40 e 50% das vendas, o que faz da gestão do stock um dos aspetos mais importantes do negócio. Porque é que isto é importante? Porque as flores são perecíveis e têm um tempo de vida limitado. Ninguém quer comprar flores murchas. Tenha também em consideração que vai precisar de estimar os picos de procura na altura das épocas festivas, como o natal ou o dia da mãe, ou seja, não encomendar flores a mais mas ter stock de flores suficientes para responder à procura.

O próximo custo a ter em conta são os custos com o pessoal, que custará entre 20 a 25% das vendas. Não subestime a importância dos empregados para o sucesso do seu negócio porque aqueles que servem bem os clientes também os fazem voltar para novas compras. Pague e trate bem os seus funcionários para que estes estejam felizes e portanto tratem bem o cliente.

Um bom contabilista trata do licenciamento e também do aconselhamento financeiro para começar.Nós recomendamos a GAPIC.

Concorrência

Quando se arranca com uma florista, ou qualquer tipo de negócio, devemos focar-nos na concorrência direta, ou seja, nas lojas que já estão implantadas no mercado. Normalmente as lojas existentes são a maior ameaça, se bem que não sejam a única ameaça. Atualmente as floristas online e os supermercados que vendem flores são também dos maiores concorrentes.

Não subestime a reputação no mercado das lojas já existentes pois elas, ao contrário de si, tiveram tempo para construir uma lealdade do consumidor e esta é uma vantagem competitiva para elas. Só este fator pode sermuito difícil de ultrapassar por uma nova loja que apareça. Se pensa disputar o mercado através de uma política de preços agressiva, vendendo as flores mais baratas, lembre-se que as lojas já existentes também podem, facilmente, baixar os preços das suas flores. As lojas já existentes podem também ter acesso a flores de melhor qualidade pela relação sólida que mantêm com os seus fornecedores.

O mercado das floristas online continua a crescer, e a única forma que as floristas tradicionais têm de sobreviver é oferecendo um serviço imaculado, arranjos de flores personalizados com flores difíceis de encontrar e pouco comerciais, uma vez que o ramo das flores comuns é cada vez mais das grandes superfícies e das lojas online.

Mercado

Comece pelo princípio. Antes de investir tempo e dinheiro a abrir uma florista, certifique-se que existe um mercado. Por outras palavras, pense no tipo de clientes que poderá vir a ter, quanto é que eles poderão vir a gastar em flores, e quando. Responda a estas perguntas:

  • Quantos consumidores existem no mercado? Consulte por exemplo as estatísticas relativas à população da sua cidade ou bairro.
  • Qual é o seu rendimento?
  • Que idade têm?
  • Quais são as suas profissões?
  • Onde é que moram?
  • Eles comprar online, na loja, ou pelo telefone?
  • Qual a frequência com que compram?
  • Em que ocasiões?
  • As flores são um símbolo de status na sua comunidade?
  • Qual a importância dos funerais e cerimónias religiosas na sua comunidade?
  • Qual o papel das flores nessas cerimónias?
  • Que tipo de empresas existem no seu bairro? Utilizam flores para enviar aos seus parceiros, clientes e empregados?
Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com floristas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading