Ideia Sem categoria

Como abrir uma loja de roupa infantil

INTRODUÇÃO

Os pais fazem tudo pelos filhos. E isso inclui comprar roupas. Mas se hoje em dia já quase tudo se pode comprar online, qual a vantagem de ter uma loja física? Em primeiro lugar porque para além do sentido da visão – que é o único a que se pode apelar online – numa loja física pode sentir-se o cheiro, a textura dos produtos, para além de se poder demonstrar um real interesse pela situação específica de cada pai que aí acorre para tentar encontrar os melhores “trapos” para os seus rebentos.

Ter uma loja de roupas infantis implica que você perceba como funciona a mente dos pais. A maior parte dos pais não deseja apenas vestir as suas crianças. Desejam vesti-las bem. Os filhos são o centro do seu mundo, e muitas vezes os pais deixam até de se preocupar consigo mesmos para se preocuparem exclusivamente com as crianças.

Por outro lado a frequência com que as crianças têm de mudar de roupa, é muito grande pois estão em constante crescimento. Você pode querer focar-se no entanto em vender apenas a uma determinada faixa etária.

O mercado para loja de roupas infantis deve considerar aspetos como concorrência, localização, características de mercado e outros já que as lojas de roupas infantis contam com uma procura certa numa determinada localização com uma população de crianças.

Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com lojas de roupa infantil.

 

MERCADO

Em relação ás tendências de mercado há a salientar o crescente interesse do público e dos média na moda fomentada pelos filhos de celebridades, que ajudou a impulsionar as vendas de roupas de luxo desenvolvidas para crianças, uma tendência denominada “mania do mini-eu””por analistas do sector. Como resultado, uma série de marcas de gama alta e de luxo alargaram as suas gamas de produtos para incluir coleções infantis, com marcas como Stella McCartney, Burberry e Gucci a lançarem as suas próprias linhas nos últimos anos.

Além disso, os retalhistas de vestuário de gama alta para criança, particularmente os que possuem uma presença on-line, como Frugi e AlexandAlexa, viram crescer as vendas de marcas de luxo para criança, com o aumento da procura dos pais que querem vestir os seus filhos segundo as mais recentes tendências de moda.

O aumento dos gastos com vestuário infantil de gama alta surge apesar da difícil conjuntura económica, com o crescimento e os gastos a permanecerem lentos após a profunda recessão de 2008/2009. O período pós-recessão fez com que as lojas de desconto como Primark, e as linhas de marca própria das redes de supermercados, como Morrisons e Sainsbury, que também oferecem uma grande variedade de vestuário para criança, se mantivessem populares entre os consumidores que procuram pechinchas.

Mas acredita-se que o contínuo aumento do número de agregados familiares com atividade profissional e a decisão de muitos casais esperarem até mais tarde, quando têm maior estabilidade financeira, para ter filhos, também tem ajudado, ao longo dos últimos anos, a aumentar os gastos de vestuário infantil de gama alta. Estas tendências deverão continuar no futuro, com a Net-a-Porter retalhista de vestuário de luxo on-line – a revelar recentemente que irá lançar no próximo ano um sítio on-line semelhante, mas orientado para a roupa de criança, batizado Petite-a-Porter.com. No entanto, em simultâneo, as coleções de roupas de baixo custo para criança, de retalhistas como a Primark e das cadeias de supermercados, deverão continuar a ser populares entre os pais. Para o futuro estima-se que apesar do potencial crescimento poder ser alcançado nos próximos cinco anos, as vendas de roupa infantil vão diminuir, devido à polarização do mercado entre a gama alta e as marcas de desconto.

ANTES DE COMEÇAR

No início existem muitas dúvidas sobre o que fazer, a nível de legalização da empresa por exemplo e dar estrutura ao seu negócio. E de fato é um caminho longo e penoso a percorrer, que pode desmoralizar qualquer um. Mas um dos segredos do negócio é contatar a GAPIC (www.gapic.pt) que têm muitas experiência e já ajudaram a criar centenas de empresas. O que eles fazem é tratar de toda a legalização do seu espaço e formalização do seu negócio, e por serem um gabinete de apoio ao empreendedorismo tratam de tudo isso sem custos para si.

Faça uma lista da concorrência

Faça uma lista da sua concorrência regional. Visite as localidades na sua região fazendo um inventário das lojas ou grandes superfícies que comercializam roupa para crianças. Recolha dados (mesmo que mentalmente) dos artigos disponíveis, da organização dos espaços e do tipo de atendimento que possuem. Identifique linhas de roupas para crianças populares a nível nacional que ainda não estejam presentes a um nível local, e que por isso representam uma grande oportunidade de negócio.

LOCALIZAÇÃO

Deve ser um local estratégico, de preferência onde haja grande movimento de pessoas. O ideal é abrir uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis em galerias, centros comerciais, shoppings ou ruas com grande circulação de pessoas. Porém é preciso considerar que o custo com infra-estrutura nesses locais costuma ser bastante alto e pode influenciar no lucro, por isso é preciso analisar cuidadosamente a relação custo-benefício para esta localização.

Se o empreendedor optar em montar a loja fora dos grandes centros deverá investir em divulgação, atendimento e promoções de forma a atrair o público mesmo que exija um deslocamento maior. Outros aspectos que precisam ser observados quanto à localização do novo empreendimento. Capacidade de estacionamento (local ou próximo);Local que permita o fluxo livre de pedestres;Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo.

 

Estrutura da Loja

A área mínima necessária para uma Loja de Roupas Infantis e Infanto-Juvenis é de aproximadamente 30m² sendo necessários para o atendimento, um vendedor e um responsável pelo caixa e pela loja em geral, que pode ser o proprietário.

É possível usar o próprio espaço da loja como escritório. O balcão de atendimento pode ser projetado para funcionar como caixa, espaço para pacotes e escritório, desde que de forma organizada e que não prejudique o atendimento. Importa salientar que em caso de se optar pela instalação da loja em centros comerciais ou shoppings não é necessária casa de banho no interior da loja.

Quando se trata de produtos para crianças é importante a criação de um “cenário” que tenha relação com o universo infantil, optando por cores alegres e por outros recursos de decoração que cumpram este papel. São necessários no mínimo dois provadores com espaço suficiente para a criança e o adulto acompanhante. O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.

Uma boa decoração favorece o produto e atrai o cliente, principalmente quando o assunto é moda. Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma estética favorável.

Além da estética e da decoração, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.

Fornecedores

Quando você procura fornecedores procura sobretudo quem lhe forneça roupas que irão ser um sucesso de vendas. A má notícia é que isto é uma coisa muito difícil de fazer e calcular. A boa notícia é que a nível nacional poderá haver lojas que já encontraram esses artigos que vendem, mas que não existem ao nível local onde você pretende abrir o seu negócio. Daí que faça uma pesquisa da concorrência para descobrir o que vende. Se ainda assim pretende encontrar roupas únicas e inconfundíveis (e é muito importante diferenciar) faça uma pesquisa online em “roupas de criança” e deslumbre-se com os resultados. Uma vez descobertas as marcas, entre em contato com o fabricante e peça os contatos dos distribuidores.

Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com lojas de roupa infantil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading