Planificação Sem categoria

Como funciona o franchising

Se quer fazer uma empresa, mas está com medo de testar uma ideia e de colocá-la à mercê da concorrência, então a solução para si poderá passar pelo franchising.

franchisingO franchising não é mais do que a passagem de testemunho de uma fórmula de negócio em troca de uma contrapartida financeira, isto é, um franchisador com sucesso atestado no mercado cede a um terceiro, franchisado, o seu modelo de negócio.

Quais as tarefas que cabem ao franchisador e franchisado?

Além de transferir o conhecimento sobre o negócio (ensinando), o seu método de gestão e a sua marca, a empresa franchisadora fica depois obrigada a prestar apoio ao franchisado.

Ao franchisado (empresa ou particular) pede-se que suporte algumas contrapartidas financeiras, como direitos à entrada ou royalties, e siga as linhas traçadas pelo franchisador para o negócio. Os custos que terá de suportar dependerão da indústria, do sucesso da marca e do tipo de negócio.

A quem se ajusta o franchising?

Quem não tem experiência de gestão e não quer começar do zero pode ter no franchising um bom companheiro. A falta de experiência e a entrada no mercado são fortes obstáculos para quem quer lançar uma empresa e o franchising funciona como uma espécie de garantia de sucesso, já que o franchisador tem um modelo de negócio e gestão testado e um melhor conhecimento do mercado. Além disso, beneficia de uma marca conhecida e pode usufruir de possíveis benefícios de estar a funcionar em rede.

Contudo, se tem ideias próprias e quer ver o seu cunho pessoal na gestão do seu negócio então o franchising pode não ser para si. Como está dependente da estratégia da rede franchisadora poderá ficar exposto a más estratégias, além de ter de suportar sempre um custo (royalty) por usar uma marca.

Quais os termos que deve ter em conta?

Se já sabe o que são franchisador e franchisado está na hora de conhecer mais termos que fazem parte do mundo do franchising.

Direitos de Entrada – No momento da assinatura do contrato normalmente há lugar ao pagamento de direitos de entrada, que cobrirá os custos do franchisador com a preparação do franchising e que justifica o direito do uso da marca.

Royalties – Além dos direitos de entrada, os franchisados ficam sujeitos ao pagamento de um montante fixo ou dependente da faturação, normalmente de periodicidade mensal, para cobrir os serviços de apoio do franchisador e os usos da marca e do modelo de negócio.

Master franchisado – Consiste no particular ou empresa que adquire os direitos de uma marca ou produto/negócio de um país ou região e que substitui o franchisador original nesse espaço geográfico. Pode não só desenvolver as suas unidades como subfranchisar.

Encontre um bom contabilista
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com franchisings.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading