Por norma a relação com um contabilista é uma relação sólida. Ele conhece muitos dos seus segredos, empresariais e mesmo pessoais. Mas às vezes chega a altura em que se tem mesmo de mudar.
Uma das razões mais habituais para mudar é o seu negócio estar a perder receitas. Quando se perde receitas é preciso cortar despesas nalgum lado. E a conta do contabilista é normalmente das mais pesadas numa empresa. Procure aqui um contabilista mais económico.
Outra das razões é ser confrontado com multas que não esperava da administração fiscal. É muito aborrecido isso acontecer quando confiamos no contabilista, que assim nos apresenta contas para pagar que não esperamos. Nesta altura procure um contabilista em quem possa confiar.
Também se deve mudar quando o seu contabilista apenas trata dos papéis, sem ter um papel ativo na definição da sua estratégia de negócio financeira, propondo soluções e alternativas. Nessa altura, está na hora de contatar um escritório que realmente zela pelos seus interesses.
Finalmente, se deixar de ter empatia com o seu contabilista, se perdeu a confiança nele por algum motivo mesmo que subconsciente, não se martirize mais com isso. As relações comerciais são para serem saudáveis – especialmente com alguém que é o seu braço direito nas finanças do seu negócio.
Se por qualquer uma destas razões está insatisfeito com o seu contabilista, recomendamos que contate a GAPIC.