Ideia

Como abrir um bar (em Portugal)

migos, risos, festas, entretenimento, cerveja – estas poderão ser algumas das coisas que te vêm à cabeça quando pensas em abrir o teu próprio bar. Imaginas a sala cheia, conversas simpáticas, música e pessoas a divertirem-se. Se estás a pensar abrir um “sports bar” podes querer visualizar um jogo da selecção portuguesa num ecrán gigante, com toda a gente a aplaudir, a gritar golo, e a passar um bom bocado. Ter um bar pode parecer a vida perfeita para alguns empreendedores, mas nem tudo são facilidades. Nem tudo é divertido e simpático nos bastidores da administração de um bar. Ter negócios na noite é para dragões.

Teres o teu próprio bar pode significar longas noites de trabalho, uma atenção extrema ao detalhe, prescindir de férias e fins de semana, e de vez em quando lidar com clientes inconvenientes e desordeiros. Mas se tiveres uma visão clara do que pretendes, fizeres o teu “trabalho de casa”, ter um bar pode tornar-se em algo muito gratificante e financeiramente recompensador.

Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com bares.

Análise de Mercado e Concorrência

Um bar sobrevive das bebidas que vende, e pelas estatísticas do mercado da cerveja (a bebida de eleição nestes espaços) podemos observar um pouco o que se tem passado na noite.

Os portugueses estão a beber cada vez menos cerveja. Esta queda tem-se verificado de ano para ano. O consumo per capita de cerveja está agora nos 46 litros, o valor mais baixo dos últimos 12 anos segundo os últimos dados da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV). Uma quebra elevada quando comparada com os anos anteriores à crise e que se fixava nos 57 litros de cerveja.

Por outro lado, a baixa do consumo de cerveja tem levado a uma revolução nos gostos de consumidores sendo que as bebidas brancas, como o gin ou os shots têm, segundo dados da Marktest, tido um crescimento nos últimos anos. As tendências de mercado parecem ditar o fim dos bares onde se bebia cerveja sem fim. Atualmente o consumidor é mais exigente, já não bebe com a rapidez com que se bebe a cerveja, mas procura sensações mais demoradas e intensas, como as das bebidas brancas. Na prática, isto obriga os donos dos bares a reorientarem a sua filosofia neste sentido!

Para analisares a concorrência local ao teu bar, faz um levantamento dos bares que existem, visita-os e tenta perceber qual é o tipo de clientela que os frequenta, e se podes oferecer algo diferente (para melhor).

Localização

Uma boa localização é aquela que está “no caminho” dos clientes, perto de algum ponto de atração de pessoas, e que favoreça o acesso ao estabelecimento com o menor grau de dificuldade. A escolha do local requer pesquisa e decisão sobre o tipo de público que irá frequentar o estabelecimento, identificando suas características principais, tais como: poder aquisitivo, hábitos, cultura, gostos, etc. A proximidade de estabelecimentos escolares para adultos – como faculdades e cursinhos -, zonas comerciais ou concentração de escritórios traz, em geral, bom resultados.

O que podes esperar

Os bares de sucesso podem ter receitas estáveis passado seis meses, e recuperar o seu investimento inicial num horizonte de três a cinco anos.  Contudo, como em muitos negócios, as estatísticas não favorecem os bares. Muitos fecham porque não têm capital para continuar, em consequência da falta de conhecimento sobre como gerir um negócio. As muitas e apertadas regras e leis (como as leis do barulho) são também causa frequente de encerramento de muitos estabelecimentos, que não suportam as multas. É preciso ter muito cuidado com a escolha da localização do bar.

De um ponto de vista pessoal, tens de te perguntar a ti mesmo se és realmente o tipo de pessoa que serve para estar atrás de um balcão. Se tiveres o capital suficiente podes contratar responsáveis para ficarem à frente do estabelecimento por ti, mas convém que sejam pessoas de muita confiança e isso nem sempre é fácil de encontrar. Na maior parte dos casos terás de ser tu a dinamizar pessoalmente a casa. Isso quer dizer relacionares-te com pessoas diferentes, seres simpático, criares bom ambiente, seres capaz de lidar com clientes difíceis e mesmo desordeiros. Se és o tipo de pessoa que prefere estar a uma secretária e a lidar com papéis este negócio não é para ti.

Outra coisa que deves considerar é a quantidade de tempo que irás necessitar para gerir o teu bar. Se és o tipo de pessoa que acorda cedo, poderás não querer ficar acordado até ás 4, 5 e 6 da manhã. Se tens uma família a cuidar, terás de discutir com eles o como é que ter um bar irá afetar a vossa vida, em função do número de horas que terás de dedicar para ver crescer o teu estabelecimento. No futuro, assim que os funcionários estiverem bem treinados, provavelmente poderás deitar-te mais cedo, mas até lá conta com muitas horas de trabalho.

Se ainda não te assustámos com a ideia de teres um bar, fala connosco para pôrmos a tua ideia no papel e avançar com ela, seguindo todos os trâmites legais.

Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com bares.

E muito boa sorte!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: