Se você nasceu com bom gosto, é normal que veja o mundo da moda como um habitat natural para exercer esse mesmo bom gosto. Como em todas as áreas de comércio a concorrência pode ser muita e um dos pontos principais que o devem preocupar é a diferenciação. Diferenciação; para que mais tarde a sua loja de roupa possa ser recordada como uma referência. Diferenciação é uma forma de se proteger da concorrência. Competir com as mesmas armas das grandes cadeias de roupa (como o preço) é irrealista. Como dono de um futuro pequeno negócio, concentre-se em se diferenciar pela qualidade do serviço por exemplo, ou em apresentar linhas de roupa que não seja fácil encontrar noutros lados e que possam ir ao encontro das necessidades dos consumidores.
COMO DIFERENCIAR-SE
O seu gosto pessoal é importante, mas não é tudo. Deve saber conjugar-se com o gosto das pessoas que possivelmente farão compras no seu espaço. Quem são essas pessoas? O que fazem? E principalmente, como vestem?
COMO ESCOLHER AS ROUPAS PARA O ESTABELECIMENTO
Uma vez que tenha decidido qual o tipo de loja (roupas infantis, masculinas, femininas, etc.) e diferenciamento que pretende, está na hora de fazer algo apaixonadamente. Isto é, escolher a gama de roupas para o seu estabelecimento. Você vai querer marcas que lhe permitam ter uma grande margem de lucro. Por outro lado, o consumidor tem preferência por determinado tipo de marcas, e de nada vale ter roupas em stock nas quais irá obter muito lucro, se depois não irá vender.
A internet é um bom lugar para procurar marcas e tipos de roupa que acha que irão ser do agrado dos seus clientes. Às vezes existem marcas inexploradas que poderão ter grande potencial de venda em Portugal e um dos locais para pesquisar é sem dúvida o site amazon.com. Na amazon poderá perceber quais são os artigos mais vendidos e tentar replicá-los na zona onde irá funcionar o seu negócio. Normalmente, resulta, e a prova disso é que há muitos estabelecimentos que já tiveram sucesso assim.
Depois de identificadas as marcas que pretende vender, está na hora de encontrar os armazenistas das respetivas marcas. Os armazenistas são aqueles negócios cujo propósito é vender por grosso. Ou seja, eles não vendem à peça. Terá sempre de comprar quantidades (mesmo que pequenas). No fundo é isso que permite que os preços sejam baixos. Para encontrar armazenistas, contate o fabricante/marca diretamente, e coloque a questão de saber onde poderá encontrar os armazenistas. Só muito raramente poderá comprar diretamente à fábrica.
Existem muitas condições de compra que poderá querer contratualizar, mas nos primeiros tempos, trabalhe à consignação, isto é, tendo a hipótese de devolver as roupas que não vender. Nem todos os fornecedores permitem isto.
LOCALIZAÇÃO DA LOJA
Para ter certeza se o local escolhido pela empresa é ou não um bom ponto comercial, observe com atenção as dicas a seguir:
- Estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
- defina o produto a ser oferecido;
- Avalie o contrato, as condições de pagamento e as condições do aluguer;
- Verifique se o preço é compatível com sua capacidade de investimento, com o retorno e o movimento esperado;
- Observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído;
- Verifique as condições de higiene e de segurança;
- Avalie a proximidade de concorrentes e similares;
- Verifique a facilidade de aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão de obra, ou seja, verifique a existência de pessoas especializadas nas imediações;
- Verifique se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados, proximidade com o mercado consumidor e fornecedores e solicite a busca prévia de localização junto à prefeitura, a fim de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município;
- Observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas;
- Fale com os proprietários dos estabelecimentos vizinhos para tentar descobrir qual é o valor médio de compra dos imóveis da região;
- Verifique a infraestrutura oferecida – luz, água, telefone – e as facilidades de acesso;
- Prefira locais que tenham estacionamento próprio ou nas proximidades;
- Escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior;
- Dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade;
- Procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes, à praça de alimentação ou junto às lojas-âncora dos shoppings.
LICENCIAMENTO / LEGISLAÇÃO
Para apoiar em todas as burocracias de lançamento da sua empresa, nós recomendamos que contate a GAPIC. A GAPIC presta apoio a tratar de toda a documentação necessária para a abertura e registo da sua empresa, sem cometer erros e perder tempo e dinheiro.
Decreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de abril – Licenciamento Zero. Este decreto-lei surge no âmbito do Simplex e vem eliminar os pedidos de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios para atividades específicas, substituindo -os por ações sistemáticas de fiscalização a posteriori e mecanismos de responsabilização.
Portaria 791/2007 – o local não necessita de obras e tem licença de utilização para comércio.
Portaria 789/2007 – o requerente responsabiliza-se pelo que é legalmente exigido quanto à instalação e funcionamento do estabelecimento.
O SEGREDO É A ALMA DO NEGÓCIO
O segredo é a alma do negócio, e um dos segredos de qualquer negócio é o contabilista. O contabilista pode dar-lhe conselhos importantes sobre todas as fases do seu negócio, incluindo licenciamento. Para tratar de toda a documentação necessária para criar o seu negócio contate a GAPIC (http://www.gapic.pt).
olá, qual o capital inicial pra esse tipo de negócio ?
Parabéns pela matéria bem explicativa.
Gostaria de mis informações!
No Brasil compramos roupas em outros estados e recebemos no nosso!
Como funciona em Portugal?
Compra de outros países da Europa?
Boa tarde, este artigo ajudou me bastante. Neste momento estou a querer abrir uma loja de roupa mas estou um pouco perdida acerca de onde recorrer para ir buscar material na zona de Lisboa. Podem ajudar?