1. Introdução
Nos primórdios do marketing, tudo era pensado para as massas. O que o marketing digital permite, em relação ao marketing tradicional, é a capacidade de comunicar directamente com o consumidor, quase que como numa conversa pessoal entre amigos.
Podemos partir do princípio que uma agência de marketing digital resume-se à utilização de ferramentas como: redes sociais, e-mail marketing, blogs, anúncios em sites etc. Mas, a verdade é que estas ferramentas são apenas a ponta do icebergue. Por trás de todo o aspecto lúdico das estratégias na internet, a agência de marketing digital deverá ter como foco a análise dos resultados, medidos por indicadores. O verdadeiro objectivo de uma agência de marketing digital é canalizar as oportunidades da internet para o seu cliente.
Uma agência de marketing digital deve possuir recursos tecnológicos, e pessoas qualificadas, para poder executar as seguintes tarefas:
- Definir quem é o público alvo, as suas necessidades e qual o melhor momento para abordá-lo;
- Criar e sugerir conteúdo adaptado para a internet;
- Definir e utilizar palavras-chave para o tipo de negócio;
- Fortalecer a marca, através de conteúdo nas redes sociais, bem como produção de conteúdo para blogs, site e Google;
- Quantificar as visitas em determinados canais, num período de tempo determinado;
- Identificar quais as ferramentas que produzem mais conversões (angariações de clientes);
- Orientar clientes sobre investimento e retorno em cada ferramenta digital;
- Produzir e explicar os relatórios com todos os indicadores de resultado das acções de marketing digital.
Uma agência de marketing digital não requer um grande investimento. O seu principal investimento é intelectual e técnico, ou seja, quem estará à frente do negócio precisa de dominar e conhecer todas as técnicas de marketing digital,e ter uma equipa qualificada para desenvolver e aplicar estratégias.
Nota:Antes de criar o seu negócio de marketing digital terá de tratar da burocracia. Nós recomendamos a GAPIC para tratar facilmente de todos esses assuntos.
2. Mercado
Podemos ver a situação do mercado digital em Portugal sob duas perspectivas. Se por um lado a adesão em Portugal das empresas ao digital é baixa (apenas 39% das empresas em Portugal tem presença online), segundo um estudo da ACEPI, o que revela um certo desinteresse e letargia dos empresários portugueses, por outro lado ainda há muita margem de progressão – principalmente para as agências de marketing digital poderem fazer a transição das empresas tradicionais para a internet.
“Portugal vive um momento importante. Nunca se falou tanto de digitalização mas, apesar do que se fala, o caminho a percorrer e potencial por concretizar são ainda enormes. É preciso mais, muito mais”, defende Miguel Frasquilho, presidente do Portugal Digital Summit, lembrando que Portugal tem uma oportunidade ímpar com a digitalização.
É possível no entanto cruzar estes dados com um estudo da IDC, cujas conclusões, a par da previsão de um crescimento tímido no sector, apontam para que 71% dos empresários portugueses pretendem transformar digitalmente as suas empresas. Quer isto dizer que, quem não tem estratégia digital, está disposto a tê-la. Ou seja, os dados estão lançados para que seja mais fácil criar uma agência de marketing digital neste momento.

Outro dos aspectos que podemos retirar do estudo da IDC, é o crescimento das áreas de negócio digital nas empresas. Assim, a IDC prevê um crescimento de 5,3% na área de marketing digital até 2022, mais um indicador animador para as agências de marketing digital.
Nota:Antes de criar o seu negócio de marketing digital terá de tratar da burocracia. Nós recomendamos a GAPIC para tratar facilmente de todos esses assuntos.
3. Factores Críticos de Sucesso
Sendo o marketing digital uma área de serviços é através da constituição de uma equipa qualificada que você vai marcar pontos junto do cliente. Uma equipa eficiente vai permitir-lhe responder às expectativas do mercado, que são, segundo o mesmo estudo da IDC:

Equipa
Independentemente do tamanho da empresa e de quantos profissionais irão trabalhar na agência de marketing digital, é importante conhecer as competências dos profissionais para este segmento:
Director de Marketing Digital
A sua missão é o planeamento e tem a função de considerar os objectivos e as ferramentas à disposição para elaborar as melhores campanhas. Algumas competências necessárias:
- Sentido apurado de estratégia, inovação e a capacidade de combinar diferentes elementos para produzir um resultado satisfatório
- Conhecer e entender o perfil do cliente e quais ferramentas mais indicadas;
- Analisar e entender como o cliente deseja que o seu produto ou serviço seja direccionado para o marketing digital;
- Analisar dados, tabelas e folhas de cálculo, pesquisas e fazer entrevistas para construir o melhor plano de marketing digital
Produção de Conteúdo
Este profissional tem o papel de criar conteúdo para as empresas, atrair leads e gerar vendas. Este profissional tem de:
- Gostar de ler e escrever;
- Pesquisar para conhecer a área de actividade da empresa (estar disposto a aprender);
- Ser criativo para desenvolver conteúdos ricos sobre a empresa;
- Ser dedicado e ter ritmo para produção constante de conteúdo;
- Conhecer e dominar as plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc)
- Ser especialista em S.E.O. (Search engine optimization)
Gestão de Redes Sociais
A função deste profissional é administrar as redes sociais das empresas, para atrair o público alvo. Algumas competências:
- Conhecer os principais canais sociais de comunicação (como Facebook , Twitter, Instagram e Linkedin) e seu funcionamento;
- Pensar e elaborar conteúdos que atraiam consumidores para o canal e direccionem para o site (conversões) e gerem envolvimento do público alvo;
- Saber analisar as métricas desses canais para identificar melhorias e optimizar os resultados.
Gestor de Publicidade Online (Links Patrocinados)
Este profissional terá a responsabilidade de sugerir e criar anúncios pagos, para atrair visitantes ao site a curto prazo. As suas aptidões incluem:
- Conhecer e saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
- Analisar constantemente o resultado das campanhas;
- Ter capacidade para analisar os resultados e propor melhorias para potenciar as campanhas.
Responsável de Email Marketing
Este profissional desenvolverá campanhas baseadas em e-mail marketing e fará o acompanhamento do retorno e taxa de conversão. É importante que este profissional tenha competências para:
- Criar todos os processos de campanhas e e-mail marketing;
- Ser criativo e saber escrever com qualidade e-mails com títulos e conteúdos atrativos;
- Ter capacidade de analisar os resultados e propor melhorias para as campanhas;
- Ter conhecimento e experiência com ferramentas de envio de e-mail marketing.
É importante sublinhar que as funções apresentadas acima, podem ser executadas pelo empreendedor, desde que tenha as competências necessárias. Em geral, para quem está no início, 2 pessoas conseguem cobrir todas as áreas do marketing digital.
Recomenda-se a adopção de uma política de retenção de pessoal, sejam efectivos ou não. Desta forma a empresa diminuirá os níveis de rotatividade e obterá vantagens como a criação de vínculos entre a agências, clientes e profissionais.
Nota:Antes de criar o seu negócio de marketing digital terá de tratar da burocracia. Nós recomendamos a GAPIC para tratar facilmente de todos esses assuntos.
4. Angariar clientes para uma agência de Marketing Digital
É caso para dizer: se você não sabe, então está no negócio errado. A função de uma agência de marketing digital é precisamente angariar clientes. Deverá aplicar as funções especificadas acima, para promover a sua própria empresa, no âmbito digital. Se não conseguir clientes, então escolheu o negócio errado 😉
Queríamos apenas deixar uma nota. Apesar do mundo ser cada vez mais digital, o mundo físico continua a ser muito importante. Daí que, pela nossa experiência, as pessoas com mais capacidade de sucesso sejam aquelas que já têm um background na área – ou seja, já trabalharam em marketing digital. O que lhes permitiu conhecer pessoas (uma actividade a que também se chama networking). Os primeiros clientes costumam ser velhos contactos da antiga profissão. Pelo que sugerimos vivamente que antes de começar uma agência de marketing digital, se preocupe em ganhar experiência (trabalhando para outros). Essa experiência irá compensar, no dia em que quiser criar o seu próprio negócio.
Nota: Antes de criar o seu negócio de marketing digital terá de tratar da burocracia. Nós recomendamos a GAPIC para tratar facilmente de todos esses assuntos.
.