O que é um franchising?
Franchising (ou franquia) é quando você obtém a licença de outra marca (por exemplo a McDonald´s) para explorar o mesmo conceito de negócio na sua zona geográfica. Em troca, você irá pagar direitos, sob a forma quer de um investimento inicial, quer através de uma percentagem na faturação (chamados de royalties). Os pagamento de direitos podem assumir outras formas, como taxas, porém isso irá depender de marca para marca.
A grande vantagem de um franchising é que a ideia de negócio já foi testada e funciona: pelo menos, noutras localizações. Ou seja, existe uma garantia mínima de sucesso e de retorno no investimento. Criar uma ideia de negócio do zero (e que funcione) não é fácil. Por isso cada vez mais pessoas recorrem ao franchising (ou franquia).
Isso significa por exemplo que você não teria de se preocupar com encontrar fornecedores, decorar o seu espaço, pensar numa estratégia de marketing, etc. Tudo isso já foi planeado e pensado previamente. As marcas franchisadoras proporcionam todos esses ensinamentos e possibilidades para que você também possa replicar na sua zona geográfica o sucesso que eles já alcançaram noutras partes do globo. É claro que existe um preço a pagar. Quanto mais importante e visível a marca, maiores são os requisitos e exigências.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
Requisitos Habituais em Franchising
As marcas também não querem fazer maus negócios. Ou seja, vão avaliar muito bem se você é a pessoa certa para os representar (na sua zona geográfica). O processo por vezes é tão exigente (como no caso das marcas multinacionais) que pode ter a duração de um ano, antes de poder começar a trabalhar. Mas os requisitos mais habituais são:
- Localização geográfica
- Dimensão mínima do local (em m2)
- Investimento Inicial
- Direitos de Entrada
- População Mínima na zona Geográfica (em milhares de pessoas)
- Habilitações académicas e profissionais do candidato
- Aproveitamento nas acções de formação da Marca
- Outros Requisitos (depende da marca)
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
O mercado das Agências Imobiliárias em Portugal
O mercado está numa fase de maturidade, o que quer dizer que a concorrência será grande.
O número de empresas de mediação imobiliária em Portugal registou um “máximo histórico”, ao ultrapassar as seis mil em junho de 2019 , segundo a consultora Keller Williams, no seu primeiro relatório ‘KW Portugal Real Estate Insights’.
Por outro lado é de referir que no âmbito do mercado nacional, existem diferenças relevantes de localidade para localidade. Por exemplo, A KW dá também conta da diferença de 35,1% entre o valor médio das transacções realizadas em Lisboa (179 mil euros) e a média nacional (133 mil euros). A diferença entre o valor médio de transacções residenciais em Lisboa e o Alentejo é de 138,2%.
O mercado da mediação Imobiliária no âmbito do Covid 19
A pandemia veio afectar muitos sectores e a mediação imobiliária não é excepção. Afinal de contas comprar uma casa é uma decisão para a vida, e quem quer decidir algo tão importante no ambiente actual? Segundo um estudo recente elaborado pelo portal “Out of the Box” com o título “Como está a reagir o mercado da mediação imobiliária”, o mercado tem sido severamente afectado pela pandemia, com muita gente a desistir de vender as suas casas, e ainda mais pessoas a desistirem de comprar.
Conclusões do Estudo “Como está a reagir o mercado da mediação imobiliária”
De acordo com o estudo, realizado entre os dias 22 e 24 de março de 2020, com 792 respostas válidas, num total de 1.639 acessos, mais de 90% dos profissionais inquiridos sentiram uma quebra no número de potenciais compradores nas últimas duas semanas. Lembra Gonçalo Nascimento Rodrigues (especialista em imobiliário) que este período ainda engloba um período “em que as pessoas ainda estavam a trabalhar com relativa tranquilidade”. Do lado dos clientes vendedores o “sentimento” é muito semelhante: quase 80% dos agentes referem que tiveram uma quebra no número de clientes potenciais interessados em vender as suas casas.
É expectável que sendo Portugal um país que é propenso ao Turismo, inclusivé facilitando a aquisição de imóveis por estrangeiros (vistos gold), que após a pandemia, o mercado recupere. Até lá, nada será como dantes. Mas se esta é uma profissão que quer perseguir a todo o custo, há sempre lugar para os fortes e audazes, em todas as áreas de actividade. Vamos então ver as 10 melhores oportunidades de franchising de mediação imobiliária, sendo que atribuímos um ranking baseado na experiência, credibilidade e know-how das marcas.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
1. Remax
O mercado imobiliário está a sofrer uma profunda transformação. Na RE/MAX acreditamos que esta transformação constitui uma grande oportunidade que só poderá ser aproveitada se utilizarmos um conjunto de ferramentas e técnicas muito específicas. A primeira dúvida de quem cria um negócio próprio é saber se o seu investimento terá retorno. A primeira dúvida de um franchisado RE/MAX é saber quando terá o retorno do investimento.
Estamos presentes em Portugal desde 2000, somos comprovadamente líderes de mercado com mais de 280 agências e 6.000 agentes. As Agências e Agentes Independentes, formam uma força própria ao criar o seu negócio pessoal, dentro da nossa Rede. A RE/MAX dá ao seu Franchisado a oportunidade de criar o seu próprio negócio de forma independente mas, em simultâneo, com o apoio de uma estrutura consolidada e ferramentas que o orientam na sua actividade, com base num sistema de cooperação e partilha, que favorece a concretização de negócios onde todos ganham.
As ferramentas do Franchising RE/MAX estão assentes sobre os pilares do negócio:
– Marca
– Publicidade
– Rede
– Tecnologia
– Formação
– Modelo de Gestão
Com modelos de gestão próprios, uma vasta rede e com recurso a ferramentas tecnológicas de apoio à gestão do negócio, a RE/MAX garante um modelo de sucesso independente e rentável baseado num conceito de êxito com mais de 40 anos de experiência.
Investimento Inicial Mínimo: 45.000 euros. Saber mais aqui
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
2. Century 21
A maior rede de franchising imobiliário do mundo – fundada em 1971 tem mais de 10.000 agências, em 88 países, com mais de 130 mil agentes em sua representação. A marca C21 é um dos principais pilares de seriedade, confiança e conhecimento no que concerne à atividade imobiliária. O reconhecimento global do mercado ajuda a C21 a fortalecer a sua posição como marca de mediação imobiliária com o maior sucesso a nível local.
Com uma cultura de marca fortemente vincada, a C21 é guiada pela missão de oferecer continuamente uma cultura de serviço de excelência ao cliente. Tem como missão encontrar e providenciar o melhor serviço de mediação imobiliária, funcionando como uma verdadeira adjuvante e interessada no sucesso dos negócios. A dedicação, a integridade, a exigência e a especialidade nestas áreas de atuação posiciona-a como parceira de excelência para qualquer negócio.
Investimento Inicial Mínimo: 75.000 euros. Saber mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
3. ERA
A ERA é uma máquina a vender casas, mas é também uma máquina metódica na sua expansão, recrutar os melhores talentos é um dos grandes desígnios estratégicos da marca e a chave para o sucesso da ERA. O seu programa de recrutamento e desenvolvimento de talento, é implementado em todas Agências ERA, em todo o território nacional, e acompanhado regularmente pelos Consultores ERA. O sucesso dos nossos Colaboradores é o nosso sucesso.
O sistema informático das Agências ERA é o mais completo da mediação imobiliária em Portugal, e foi desenvolvido “à medida” para suportar todos os passos do sistema ERA desde a gestão de Colaboradores, gestão de Clientes, imóveis, campanhas de marketing e facturação. O website da ERA é o mais avançado motor de pesquisa de imóveis: com pesquisa inteligente, pesquisa por mapa, e totalmente integrado com as redes sociais. A ERA é uma máquina avançada que não pára.
O nossos imóveis têm a máxima divulgação de marketing em todo o país através das revistas Selecção, Proprietários e Exclusive, em todas as Agências, e no mais avançado website imobiliário nacional. Presente nos meios de marketing tradicionais e digital, a ERA é “uma máquina a vender casas”, sempre ligada.
Investimento Inicial Mínimo: 60.000 euros. Saber mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
4. Keller Williams
A Keller Williams é muito mais do que franchising tradicional.
A KW coloca o Consultor Imobiliário como figura central do seu modelo de negócio, que se baseia adicionalmente numa interdependência com o negócio do Market Center e da Empresa.
Nos primeiros dias da KW, o Gary Keller colocou aos seus melhores consultores uma questão muito simples: “Como criar uma empresa para a qual todos quererão vir, mas da qual ninguém quererá sair?” Mais de 35 anos depois, os princípios que deram resposta a esta questão continuam a ser a base que ajudou a criar um modelo negócio que está a revolucionar o sector.
Este modelo permite aos Consultores KW tornarem-se donos de um negócio tirando partido de todos os recursos e tecnologia que lhes são proporcionados por pertencer à maior empresa de Mediação Imobiliária no Mundo.
- Modelo de Negócio: como o negócio deve ser gerido.
- Modelo Económico: estratégias específicas para produzir um negócio rentável.
- Modelo Organizacional: funções especializadas e as suas responsabilidades à medida que negócio cresce.
- Sistemas de produtividade: Formação, coaching, marketing e ferramentas tecnológicas para alavancar os resultados do consultor.
- Cultura: a base do sucesso e rentabilidade dos negócios Keller Williams.
Investimento Inicial Mínimo: 25.000 euros. Saiba mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
5. Coldwell Banker

A marca Coldwell Banker® é a mais antiga e bem estabelecida rede imobiliária do mundo. Fomos a start-up original do mercado imobiliário.
Fundada em 1906 pelo jovem empreendedor Colbert Coldwell e mais tarde Benjamin Banker, a Coldwell Banker mudou a maneira como as pessoas compravam e vendiam imóveis por toda a América, tornando-se assim uma das marcas do sector mais confiáveis do mundo.
Investimento Inicial Mínimo: 25.000 euros. Saber mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
6. Veigas Imobiliária
A Veigas Imobiliária é uma marca de mediação imobiliária 100% portuguesa.
Uma personalidade marcante e original com um conceito inovador de serviço.
Nasceu em 1997 e desde cedo, distinguiu-se no mercado imobiliário pelo seu conceito, fruto de uma visão empreendedora e da experiência conquistada. Em 2004, já com 14 agências a funcionar, a marca transformou-se numa rede de franchising de sucesso, tendo posteriormente, em 2013, convertido o franchising em representações comerciais.
Ao longo dos anos tem registado um crescimento sólido e contínuo posicionando-se actualmente como a MAIOR REDE IMOBILIÁRIA NACIONAL, com um projecto sólido e eficaz de expansão em todo o país.
Investimento Inicial Mínimo: 10.000 euros. Saiba mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
7. Decisões e Soluções
A DECISÕES E SOLUÇÕES é uma empresa portuguesa de grande prestígio e reconhecida credibilidade no nosso país, sendo líder de mercado no seu segmento de negócio. O número crescente de presenças nos mais importantes meios de comunicação social e marketing, de norte a sul do país, são o espelho do profissionalismo e eficácia com que esta rede de agências aborda um mercado cada vez mais exigente e informado.
Investimento Inicial Mínimo: 15.000 euros. Saiba mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
8. Engel & Volkers
Dedicada aos imóveis de luxo, desde a sua fundação em 1977, a Engel & Völkers foi-se fortalecendo, e hoje a empresa apresenta um crescimento recorde ao nível de vendas. Este sucesso deve-se, em grande parte, ao nosso comprovado modelo de franchising, o qual já provou o seu valor à escala global e está em constante otimização para garantir uma entrada rápida dos nossos franchisados no mercado e para que estes possam beneficiar de uma elevada taxa de rentabilidade. Não surpreende pois o facto de já estarmos representados em mais de 700 localizações em cerca de 30 países, e de continuarmos em constante crescimento.
Outro fator importante para o seu sucesso como franchisado é o nosso conceito de farming único, o qual lhe permitirá explorar sistematicamente o potencial de mercado das suas áreas de licença. A sua região dividida em vários mercados ou áreas de farming, cada uma das quais é atribuída a consultores imobiliários sob a sua supervisão. Graças à formação direcionada e às mais recentes ferramentas, todos os seus consultores estarão idealmente equipados para angariar clientes e propriedades com a máxima eficiência. Esta penetração de mercado completa permite-lhe tornar-se muito rapidamente no líder de mercado na sua região.
Investimento Inicial Mínimo: 32.500 euros . Saiba mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
9. UNU – Rede Imobiliária
Na UNU, Mediação Imobiliária, os pilares para a prestação de um serviço superior, inovador e profissional são a nossa missão e visão:
Missão: A UNU, Mediação Imobiliária, tem como missão proporcionar experiências memoráveis e surpreendentes na compra, venda e arrendamento de imóveis. Visão : A UNU, Mediação Imobiliária, tem como visão consolidarmo-nos como a Melhor Imobiliária Nacional, com um serviço superior, inovador e profissional.
Rentabilidade elevada e uma marca do premiado Grupo NBRAND. A UNU é a grande marca imobiliária made in Portugal, desenvolvida pelo Grupo NBRAND e pelos melhores especialistas do mercado nacional, entre eles o mais reputado consultor Mássimo Forte, conjugando a melhor equipa em: Marketing Digital, Imobiliária, Franchising, Gestão, Sistemas, RH e Comunicação, a operar desde 2016.
Investimento Inicial Mínimo: 13.200 euros. Saiba mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.
10. Predimed
A PREDIMED é uma marca registada de mediação imobiliária, criada em 2004 por Miguel Ribeiro. A PREDIMED PORTUGAL é a empresa que em Portugal, detém os direitos de exploração da marca. A REDE PREDIMED é o conjunto de todos os profissionais que trabalham com a marca, atualmente sob a liderança de Bruno Martins, o nosso diretor-geral.
Prosseguimos a visão de que o negócio é feito pelos consultores imobiliários e são eles, a nosso foco. Para isso, viabilizamos aos nossos associados um modelo de negócio sustentável, equilibrado e altamente rentável, assente no princípio de “máxima comissão para o consultor”. Também temos como missão prestar um serviço de excelência aos nossos clientes, satisfazendo as suas necessidades.
Como principal objetivo, queremos ser uma marca imobiliária de referência, presente em todo o território nacional, promovendo ativamente a credibilização da mediação imobiliária. Temos como estratégia, o fornecimento aos nossos associados, das melhores ferramentas do mercado e das melhores condições remuneratórias para que estes possam prestar um serviço de excelência aos nossos clientes.
Investimento Inicial Mínimo: Não tem . Saiba mais aqui.
Nota: Há muita papelada a tratar antes de abrir uma agência imobiliária. Para saber o que, e como fazer, nós recomendamos a GAPIC.