Liderança

Alexandre Soares dos Santos: “Eu não quero ser mais um. Eu quero ser um.”

Um dos maiores empresários portugueses de todos os tempos, Alexandre Soares dos Santos era contundente nas palavras. Assumia-se muitas vezes contra o governo, o seu inimigo de estimação, e não raras vezes o afrontou com polémicas variadas. Descubra mais sobre ele neste mini post.

Um dos maiores empresários portugueses de todos os tempos (1934-2019). Em 1998 e 1999, a revista Forbes coloca-o na lista dos mais ricos homens da Europa, com um valor de 2 e 1,9 mil milhões de dólares, respectivamente.
Em março de 2011, a Forbes anunciou que Alexandre Soares dos Santos era o segundo mais rico português, valendo 2,3 mil milhões de dólares (1,65 mil milhões de euros). Ele aparece, segundo a Forbes, no lugar 512 entre os bilionários, não o incluindo na lista de 2010, tendo, todavia, surgido nos 500 mais ricos do Mundo no ano seguinte.


Era uma pessoa muito directa nas suas abordagens, muito crítica do governo por vezes, ficou também conhecido por transferir a sede das suas empresas para a Holanda, num esforço para fugir ao fisco português e apesar da sua postura patriótica.

Foi Presidente do Conselho de Administração do grupo Jerónimo Martins, Fima Lever Portuguesa, Gelados Olá, supermercados Pingo Doce, cash & carry Recheio, Águas de Vidago, Águas de Melgaço e Pedras Salgadas, Azeite Gallo, Supermercados da Sé no Brasil, Supermercados LillyWite no Reino Unido e as lojas Biedronka, na Polónia, onde o grupo Jerónimo Martins lidera – tal como em Portugal – o mercado da distribuição alimentar.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading