
Se costuma publicar vídeos no Youtube, já lhe ocorreu concerteza fazer dinheiro com isso. Publicámos neste blog um artigo sobre “Como fazer dinheiro à bruta no Youtube” mas este artigo é para quem pensa ainda mais longe. Em criar o seu próprio Youtube. Ou seja,um espaço próprio onde possa mostrar ( e vender) os seus vídeos.
Se chegou até este artigo, é porque está não só habituado a criar vídeos para o Youtube, mas também a receber likes, comentários, e até ocasionalmente o Hater do costume (mas isso também é um sinal de sucesso).
Os visitantes online estão a demonstrar um interesse recorrente pelos seus conteúdos, mas de repente você começa a aperceber-se de algo muito importante: O Youtube é um sítio muito complicado para se fazer dinheiro. Ou terá de vender a sua alma aos anunciantes, ou tornar-se um dos 96.5% de Youtubers abaixo da linha da pobreza. O velho ditado “entre a espada e a parede” assenta nesta caso que nem uma luva.
Em 2020, a única forma de fazer dinheiro a sério dos seus vídeos é criar o seu próprio website. Uma plataforma que você controla e onde pode vender os seus vídeos nos seus próprios termos. E é aqui que reside o primeiro dilema.
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.
Como é que eu posso criar o meu site de vídeos?
Se é um programador web, poderá não ser complicado para si. Mas se não for (o que iremos assumir que é o seu caso, dado que está a ler este artigo, neste momento), então este post é inteiramente para si.
Neste artigo, vamos mostrar-lhe exatamente como criar o seu próprio site de vídeos sem ter necessidade de um programador, ou como poderá começar a vender vídeos online, não importa o seu orçamento.
Desde alojamento do website, ao design, carregamento de vídeos e processamento de pagamentos, irá encontrar uma solução que se lhe adequa.
O que irá aprender
- Como começar e desenvolver um website de vídeos
- Como criar uma homepage atrativa
- Como carregar e alojar os seus vídeos na plataforma
- Como escolher a visualização correta para os seus vídeos
- Como receber pagamentos (e ganhar dinheiro com os seus vídeos)
- Uma ferramenta grátis que pode adicionar ao seu website de vídeos
Este artigo disponibliza opções para aqueles que têm um orçamento razoável, assim-assim, e mesmo para quem não tem orçamento algum para investir. Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada. Vamos começar.
1. Escolha um método e plataforma
Se vai construir um website, necessita de ferramentas para o poder fazer. Neste caso significa escolher uma plataforma. A plataforma correta oferece-lhe mais que o onde construir o seu site, também lhe explica como.
È aqui que você tem de começar a pensar em qual é o melhor negócios para si, em termos da aquisição da plataforma. Existem muitas opções para aí, mas decidimos cingir-nos às três melhores opções (do nosso ponto de vista), a nível de orçamento, objetivos e flexibilidade.
Tumblr
Custo: Gratuito
Flexibilidade: 1/5*
Funcionalidades: 1/5*
O melhor para si no caso de: Querer criar um site muito básico de vídeo, sem querer pagar por isso, nem receber.
Tumblr é uma excelente forma de começar a postar vídeos numa plataforma exclusiva, porém tem vários constrangimentos a nível de flexibilidade e funcionalidades. Se não deseja monetizar o seu conteúdo (pelo menos não para já), e anda somente à procura de um pouco de exclusividade, o Tumblr é um bom sítio para começar.
O Tumblr é sempre gratuito exceto quando escolhe fazer o upgrade para um tema (design) premium, o que poderá fazer no intervalo de preços $9 até $49

Caso não deseje fazer o upgrade para os temas premium, poderá postar vídeos à vontade sem pagar nada por isso. Parece bom. Mas nem tanto.
O Tumblr tem algumas limitações severas. Ainda que seja a plataforma mais económica alternativa ao Youtube, todas as suas opções futuras ficam comprometidas em termos de funcionalidade e flexibilidade. O tumblr funciona como um simples video blog. O que quer dizer que não lhe permite grandes acrobacias. As capacidades de design do Tumblr são apenas templates com côres cambiáveis e possibilidade de colocar a sua marca.
Para além disso, os seus vídeos vêm com duas definições possíveis: público e privado. Ou seja, não se pode realmente escolher quem acede aos seus vídeos. E, se quiser criar conteúdos do tipo cursos online ou outros, não poderá fazer-se pagar por esses conteúdos nem adicionar conteúdos suplementares.
Resumindo, se quer apenas fazer uma brincadeira com vídeos e criar um blog personalizado para os mostrar, então o Tumblr é a escolha perfeita para si. Mas se quer algo mais sólido, então continue a ler.
WIX
Custo $20 por mês
Flexibilidade 3/5*
Funcionalidades 2/5*
O melhor para si no caso de: Querer começar a fazer algum dinheiro com os seus vídeos com o mínimo de custos, mas com algum esforço.
O WIX é conhecido como o mais popular construtor de sites do mercado – e o mais económico. Permite-lhe construir websites como se fossem peças de lego – escolhe-se um kit, e agrupam-se os blocos que lhe dão para no fim de contas fazer o website que pretende.
O pacote WIX para e-commerce tem um valor de $20 por mês, que pode usar para vender os seus vídeos quer na perspetiva da subscrição mensal dos seus utilizadores, ou de compra imediata de uma só vez. Isto é muito barato, se comparado com a alternativa de ter de construir um website de raíz, e o WIX disponibiliza ferramentas e funcionalidades para muito do processo de desenvolvimento do site.
Pode-se comprar o nome do domínio e o alojamento com o WIX, e ter o site pronto a rolar usando um dos muitos templates disponíves, rapidamente.

Isto permite-lhe construir um website com look e feel profissional, mesmo que não tenha quaisquer conhecimentos de design ou programação. Também pode criar uma plataforma simples para vender os seus vídeos online, usando a funcionalidade de subscrição. Óptimo para cursos online e de e-learning.
Certamente que existem muitos pontos positivos a favor do WIX, mas os maiores problemas surgem quanto à customização.
Ainda que possa fazer o carregamento de vídeos do seu computador diretamente para o website, é recomendado que os aloje em outro lado e faça o streaming dos mesmos através do website. O que quer dizer que terá de incorporar o Youtube ou o Vimeo Player na sua página. O que…quer dizer que terá de voltar a lidar com o Youtube – exatamente aquilo que você não queria de início.
Se se sente intimidado por elaborar o design de um website, e quer uma opção económica, que seja simples e fácil de gerir, o WIX é um sítio ótimo para se começar. Especialmente se o seu orçamento mensal for reduzido demais para pensar noutros vôos.
Poderá facilmente vender os seus vídeos e criar um negócio de vídeo online. Mas se quer algo mais customizado e profissional, convidamo-lo a apreciar a próxima opção.
Uscreen
Custo Preços a partir de $149 por mês
Flexibilidade 5/5*
Funcionalidades: 4/5*
O melhor para si no caso de: Querer lançar um website de vídeo com gestão de subscrições, design flexível e sistema de categorização de vídeos inteligente.
Uscreen é um construtor de vídeos – na linha do WIX – mas inteiramente direccionado e otimizado para vídeo por streaming, susbcrição e pagamentos online, e desenvolvimento de aplicação de vídeo streaming.
Basicamente, o objetivo da Uscreen é ajudá-lo a tornar-se o “netflix” da sua indústria. Quer você ensine, treine, entretenha, ou divague apenas, a Uscreen ajuda-o a construir um modelo de subscrição à volta dos seus vídeos. Fazem isto de três maneiras:
- Uscreen permite-lhe que construa e aloje o seu próprio website de vídeos, utilizando templates profissionais, especificamente desenhados com o propósito de streaming de vídeo. Estes “templates”, segundo os próprios dizem, foram desenhados tendo como inspiração monstros como a Netflix e a Masterclass, procurando agregar todas as funcionalidades presentes nestes gigantes assim como a organização da informação simples e intuitiva. Pode escolher o seu próprio domínio e criar um espaço online customizado para a sua própria marca.
2. Através de um painel de controle especializado, poderá aceder à sua área de administração. Depois é fácil, através das ferramentas disponíveis, configurar o sistema para começar a receber os seus pagamentos, fazer uploads de vídeos, também um pouco de marketing para fazer crescer a sua audiência.
3. Os seus vídeos ficam disponíveis em qualquer dispositivo. Seja desktop, smartphone, tablet, ou tv, os seus clientes podem fazê-lo sem perder qualidade de vídeo ou terem experiências de design desagradáveis.
Este serviço no entanto, pelo seu preço, não é para toda a gente. Se está à procura de criar um site com uma pequena audiência, ficará provavelmente mais bem servido com o WIX ou com o Tumblr. No entanto, se está a procura de fazer um serviço profissional de vídeo online, conetar-se com uma audiência segmentada, e ganhar a vida com os seus vídeos, então o Uscreen é a escolha certa para si.
Pode saber mais sobre a Uscreen aqui.
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.
2. Crie a sua Homepage
Os utilizadores podem entrar no seu site em todo o tipo de páginas, dependendo de como está disposto a promovê-las. Mas a sua home page, ou início, será sempre uma das páginas mais importantes.
Só há uma oportunidade para se criar uma primeira impressão. No caso das homepages, elas representam a sua marca (design), dizem às pessoas de que é que trata o site (copy and SEO), e encoraja-as a tomarem uma decisão (calls to action).
A maior parte dos serviços que poderá utilizar (tumblr ou Wix) vão incluir alguns (poucos) templates para homepage. Isto acaba por tornar o processo mais fácil. Quer use um template ou não, você deverá investir bastante tempo a pensar como vai ser a sua página de início. Se necessitar de alguma inspiração, confira este artigo com uma lista dos 12 elementos mais críticos que cada home page deve ter, uma cortesia da HubSpot. Não importa como decidir criar a sua homepage, passe algum tempo a aperfeiçoá-la.
Certifique-se que tem um headline vigoroso e que capte a atenção do seu cliente. Que as pessoas saibam o que os seus vídeos são, e como é que esses vídeos os irão ajudar. E mais importante do que isso, certifique-se que os visitantes do seu website sabem o que fazer a seguir.
No matter how you decide to create your homepage, spend some time perfecting it.
Make sure that you have an attention-grabbing headline. That people know what your videos are about and how those videos will help them. And most importantly, make sure that visitors to your website know what to do next.
O que quer que os seus clientes façam quando entram no site? Comecem um período experimental grátis? Inscreverem-se na sua maling list? Verem um vídeo grátis? Torne claro qual é o próximo passo. Atualize constantemente e teste sua homepage. Descobrir qual é a melhor combinação de texto e imagens e vídeos pode ser um processo moroso. Mas é crucial acertar com a solução correta.
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.
3. Carregamento de Vídeos
Assim que tiver a homepage delineada, é tempo de começar a construir o resto do seu site. Isso quer dizer que irá precisar da sua matéria-prima: os seus vídeos! Então, comece a carregar.
Mais uma vez tudo dependerá da forma como quer construir o seu site. Irão existir diferentes processos e requisitos para carregar os seus vídeos, dependendo da estrutura que escolher. É necessário também referir que os sites mais baratos limitam o tamanho e a qualidade dos seus vídeos no carregamento. A maior parte das plataformas tem um carregador de vídeos simples que poderá usar. Descubra como a sua plataforma disponibiliza esse carregador, e comece a trabalhar!
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.
4. Como escolher a visualização correta para os seus vídeos
Mais uma vez, nesta situação uma lista de templates vai dar muito jeito. O seu site precisa de ser esteticamente agradável e fácil de usar. O que nem sempre é fácil de conciliar.
Como é que vai apresentar os seus vídeos? Se está a oferecer um serviço grátis (ou mesmo só algum conteúdo grátis para “agarrar” os seus visitantes), uma apresentação cronológica poderá bastar.
How are you going to display your videos? If you’re offering a free service (or even some free content to get your visitors hooked) a simple chronological display might work. Conteúdos mais complexos – por exemplo um curso com múltiplos vídeos – irão necessitar de apresentações mais elaboradas. Aqui estão alguns elementos a ter em conta, quando estiver a pensar em como apresentar os seus vídeos:
- É preciso que seja fácil, para os visitantes, encontrarem o que estão à procura. Então uma organização clara do conteúdo é essencial.
- Para criar apelo visual, certifique-se que a sua página tem boa aparência e apresenta miniaturas dos seus vídeos de uma forma profissional
- Mostre a variedade, e o valor, dos seus vídeos. O que irá cativar mais a sua audiência?
- Assim como fez na Homepage, deixe claro ao utilizador o que ele tem de fazer a seguir.
Como pode ver, criar uma boa apresentação de vídeos pode ser complicado. No início, mantenha as coisas simples. Mostre algumas miniaturas fotográficas dos seus vídeos, juntamente com os títulos, e sublinhe o valor dos seus vídeos com um copy fantástico.

Eles vão entreter os espetadores de uma forma inédita? Ensinar-lhes algo importante? Fazê-los rir? Porque é que alguém haveria de lhe pagar pelos seus vídeos? (Ou, se forem gratuitos, levar tempo para os visualizar?)
Poderá vir a descobrir que tem opções limitadas no design da página, no que concerne à apresentação dos vídeos. Poderá ter apenas um par de templates ou talvez até nenhuma opção de escolha. Talvez seja, nessa altura, uma boa ideia retirar inspiração dos seus sites de vídeo favoritos. Gostaria de ter no seu site de vídeos um aspeto vanguardista, como o da foto acima? Ou o estilo mais airoso da Rachel Reinert, em baixo?

Trabalhe com o que tem, de qualquer forma, mas procure sempre tornar a acessibilidade o seu toque a rebate.
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.
5. Escolha um operador e método de pagamento
Se vai fazer dinheiro com o seu site de vídeos, precisa de fazer com que seja fácil para as pessoas pagar-lhe. Até a mais leve contrariedade na experiência de pagamento, pode fazer com que as pessoas abandonem rapidamente o seu site.
Por isso é uma boa ideia escolher uma boa variedade de métodos de pagamento. Se pode aceitar cartões de crédito, Stripe, e Paypal, então está a meio caminho do sucesso.
Existem imensos serviços de pagamento por aí, mas aquele que irá usar poderá ser uma imposição da plataforma de alojamento que irá utilizar. Por exemplo, a Squarespace oferece métodos de pagamento por cartão de crédito, apple pay e paypal.
Se construir o seu site de raíz (e se o fizer, uma boa escolha é o wordpress com alojamento na nuvem), pode usar qualquer método de pagamento que entender. Por uma questão de simplicidade, que sempre se releva nestas questões da internet, nós recomendamos que comece com o Paypal. Paypal permite-lhe aceitar as formas mais comuns de pagamento, e existe uma boa probabilidade de até já ter uma conta associada a este serviço.
Se a sua intenção é utilizar métodos de pagamento mais complicados, como por exemplo permitir que alguém compre o acesso a um grupo específico de vídeos por um tempo limitado, necessita de pensar sobre isso, com a ajuda do suporte da plataforma (se o suporte existir).
Os sites que foram concebidos especificamente para a partilha de vídeos vão dar-lhe o máximo de opções possíveis na hora de receber o dinheiro dos seus clientes.
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.
6. Opcional: Escreva um blog
Uma vez que tenha definido a sua homepage, um sistema de apresentação de vídeos, e uma solução de pagamentos online, o seu site de vídeos está pronto. Agora o que falta é os visitantes. Uma das melhores formas de conseguir visitantes é através da indexação nos motores de busca. Poucas ferramentas o conseguem fazer tão bem como um blog. Um blog é uma ferramenta útil, onde não terá de gastar muito dinheiro.

A arte de atrair visitantes a um blog é complicada e pode ser difícil. Mas se escrever sobre assuntos que interessam à sua audiência, fazendo-o regularmente, irá começar a gerar tráfego através dos motores de busca.
Prevenimos que esta estratégia exige muito trabalho. E escrever com fluência quer dizer que terá de investir tempo nisso (muito). Se quer visitantes para ontem, o melhor será investir em anúncios pagos ou promover o seu site nas redes sociais. Mas para um crescimento sustentável, a longo prazo, um blog é sem dúvida a melhor opção.
Lembre-se que os seus posts têm de ter um valor intrínseco. Comece com as questões mais habituais que a sua audiência possa ter e escreva posts detalhados a explicar a solução. Mostre a sua competência nos assuntos sobre os quais escreve. Recomende recursos e estratégias. Escreva tutoriais, e acompanhe as pessoas no processo. Este é o tipo de blog que o vai ajudar a gerar tráfego para o seu website.
Nota: A arte e a ciência de definir o marketing para um site de vídeos pode ser intimidadora a princípio – mas não o deve ser. Para uma explicação mais detalhada veja a secção de Marketing e Distribuição da Video Business School da Uscreen.
O difícil é começar
É fácil tropeçar nos detalhes quando se está a pensar criar um site de vídeos. Mas a melhor coisa que pode realmente fazer, correndo o risco de falhar, é simplesmente começar. Comece a criar o seu site e a fazer upload dos seus vídeos. Comece a promover o seu conteúdo. Comece a fazer blogging e a fazer ouvir o seu nome.
Terá tempo suficiente (se Deus quiser) para experimentar e descobrir o que funciona melhor, mas não o poderá fazer se não tiver um site com que trabalhar. Agora que recebeu estas dicas sobre como criar um site de vídeos, está na hora de estabelecer as fundações para o sucesso.
Se a ideia de criar uma empresa lhe agrada, recomendamos que contate a GAPIC. A forma mais rápida e fácil de tratar de toda a papelada associada.