Para ser bem sucedido no e-commerce, precisa de três coisas: produtos que tenham procura, ter a capacidade de os vender, e a força mental para ser bem sucedido.
Se está a ler isto, é porque já tem a mentalidade vencedora que é preciso – continua constantemente a aprender, a pesquisar, e a preparar-se para o sucesso. Mas descobrir produtos que sejam populares e vendáveis pode ser, e é, um desafio. É por isso que todos os anos fazemos esta lista, baseada na Google Trends (análise de tendências) para o ajudar a descobrir o que está e o que vai estar na moda em 2020.
Nesta lista vai encontrar 12 produtos que as pessoas estão à procura, e que possivelmente poderão despertar em si novas ideias de negócio (é o que esperamos) ou, em alternativa, poderá adicioná-los à sua loja de comércio eletrónico já existente. Cada produto é dirigido a uma audiência específica, por isso partilhamos igualmente algumas dicas de como fazer o marketing para estes públicos-alvo distintos.
Encontrámos estes produtos a partir das estatísticas disponíveis no AliExpress (maior marketplace asiático, bem conhecido de quem faz dropshipping). Se tem uma loja na Shopify, poderá facilmente importar os produtos através da aplicação OBERLO.
Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
Produtos que vão estar na moda, para vender em 2020
1. Cama para cão
À procura do produto ideal para vender aos donos de animais de estimação? A cama de cão que apresentamos tem escalado imparavelmente o top de vendas. De acordo com as pesquisas de tendência do Google, verificou-se algum crescimento nas pesquisas por “Dog Bed” que consegue cerca de 234.000 pesquisas mensais e “cat bed” também consegue um número de pesquisas generoso: são cerca de 60.500 pesquisas.

Se tem uma loja de animais de estimação, pode fazer o marketing destas camas para animais de estimação em plataformas visuais como o pinterest ou o instagram. No Pinterest, pode juntar-se a grupos de donos de animais de estimação, o que lhe permite promover os seus produtos para uma grande audiência. No instagram, pode tentar fazer parcerias com páginas relacionadas com animais de estimação para receber uma referência num post, ou numa história do instagram. Ao criar uma parceria com uma página de fãs, o seu produto pode ser visto por uma audiência muito maior, especialmente se está a começar.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
2. Cobertura para sofás e poltronas de tamanho universal
Esta cobertura para sofá e poltrona está a ficar muito popular para casas que têm crianças ou animais de estimação, assim como proprietários que alugam as suas casas em plataformas como a AIRBNB. As coberturas para sofá e poltrona são um porduto popular para os anfitriões pois ajudam a manter a mobília como novas para todos os hóspedes, e substituir uma cobertura é significativamente mais baixo do repôr um sofá ou uma poltrona.

Não só o Google Trends demonstrou uma subida nas pesquisas por este produto, Statista também estima que a indústria dos sofás e poltronas atinja os $44,706m. Statista também prediz que o mercado crescerá 0,6% anualmente pelo menos até 2023, o que faz deste produto a peça ideal para vender mesmo a longo prazo.

3. Joalharia Minimalista
Muitas pessoas preferem o lado sofisticado da vida. Por isso mesmo, a joalharia minimalista tem visto crescer as suas vendas exponencialmente nos últimos anos. O Google Trends demonstra que existem pesquisas muito frequentes de consumidores que preferem este estilo de joalharia. Apesar de se estimar que o mercado da joalharia cresça 2% ao ano até 2023, a verdade é que houve um decréscimo no número de estabelecimentos disponíveis. Já que a procura pelo produto está cá, mas a competição não, uma joalharia pode ser um negócio lucrativo para qualquer novo, ou já calejado, empreendedor.

No que toca ao marketing deste tipo de produtos, como este colar, as plataformas ideais são tipicamente o instagram, o pinterest e o facebook. Uma forma simples de dimensionar a presença online da sua joalharia é criando vídeos dando destaque aos seus produtos. Os vídeos conseguem mais visibilidade no instagram Search, e páginas de exploração, e como consequência, gerarão mais visibilidade para o seu site. Além disso, a maior parte dos joalheiros e ourives tendem a postar apenas fotos, pelo que terá uma vantagem competitiva se optar por uma solução vídeo.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
4. Aparador de Barba
Os cuidados masculinos estão em voga e rapidamente a tornarem-se um dos mercados mais lucrativos que existem. Em 2018 a Statista avaliou a indústria em 60.6 biliões de dólares e as previsões são de que cresça até cerca de 80 biliões em 2024. No geral, a indústria de cuidados masculinos está cheia de oportunidades, mas houve um produto em particular que chamou a nossa atenção, pelo seu crescimento: o aparador de barba. Este é definitivamente um produto apetecido.

Para tornar este aparador de barba num dos produtos mais vendidos da sua loja, considere usar um mix de anúncios google ads direccionados para palavras chave com alta intenção de compra (ex: comprar aparador de barba), juntamente com conteúdo (que poderá ser no seu blog por exemplo) mais focado na utlização do produto (ex: como aparar a sua barba). Ou, se não é propriamente um redator, tutoriais de vídeo poderão também funcionar plenamente.
Conteúdo pedagógico funciona bem nesta categoria de produtos porque, à medida que o mercado cresce, cresce também a necessidade dos consumidores perceberem afinal o que é isso de cuidados masculinos. No que diz respeito ao aparador de barba, tente usar conteúdo para dar resposta a questões triviais como “qual é a melhor escova para a minha barba?” e será frequentemente premiado com tráfego oriundo dos motores de busca.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
5. Body´s
Body´s e similares são produtos que se estão a tornar paulatinamente num dos nichos a explorar pelos marketers de todo o mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, este produto figura na nossa lista. Até 2022 está previsto que o mercado de body´s atinja valores estratosféricos (5.6 biliões de dólares em vendas). O que começou por ser uma peça secundária tornou-se hoje uma peça fundamental no guarda fato feminino.

Os retalhistas na área da moda também estão a inundar as suas lojas de bodysuits que ajudam a criar uma silhueta esbelta. Ainda que os bodys sejam muito populares na indústria da lingerie (onde surgiram inicialmente), este mercado oferece às mulheres uma variedade de estilos diferentes que podem: ou ser vestidos debaixo da roupa, ou ser usados como um top.
O que faz deste produto algo a ser considerado, é que oferece aos retalhistas muita versatilidade. Quer venda lingerie, moda feminina, ou queira apenas adicionar esta categoria a uma já existente de roupa em geral, será capaz de encontrar body´s em diferentes cores, tamanhos, estilos, para ir ao encontro das necessidades do seu consumidor.

Um dos produtos que recomendamos para venda é esta cintura elástica / body (high-waist shapewear), que gerou mais de 6.000 vendas em Janeiro de 2020. Tem um design fantástico, e cria uma silhueta visivelmente mais magra para as suas consumidoras.
Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
6. Mochilas
As mochilas sempre foram um produto popular, e continuam a vender. Mas recentemente, as evidências mostram que este é bem capaz de ser um produto estrela para vender online – em particular esta mochila tem-se transformado num êxito de vendas. Como o Google Trends certifica (abaixo), o volume de procura sobe ano após ano, com picos em Agosto. A Statista estima que a venda de mochilas vai crescer de 19.1 biliões de dólares em 2020 para 22,5 milhões de dólares em Agosto.

Localizar o seu consumidor ideal depende de quem ele é: mochilas para crianças, estudantes de liceu ou universitários, ou adultos. Se está a procurar vender mochilas para crianças, então o seu marketing tem de se dirigir aos seus pais. A melhor forma para alcançar pais é através dos anúncios do facebook. anúncios de instagram, e pinterest. Algo a considerar é evitar concorrer diretamente com as campanhas de “regresso às aulas” normalmente das grandes superfícies, o que vai aumentar o preço a pagar pelos anúncios. Mas, se agendar as suas campanhas para antes da reabertura das escolas, deverá sentir os efeitos dessa escolha sobre a suas vendas.
Contudo, se estiver a vender para miúdos do liceu ou adultos, enão tem de se lhes dirigir através de instagram, possivelmente fazendo parcerias com influencers (influenciadores). As mochilas para adulto que já não estão no liceu não são tão susceptíveis dos efeitos da sazonalidade, então se está à procura de um produto que renda o ano inteiro, esta poderá ser a sua escolha de eleição.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
7. Aparelhos de massagem pós-exercícios
São aparelhos de mão, utilizados no fim do exercício físico para relaxar e retemperar os músculos. Estes aparelhos ainda são relativamente novos, mas o interesse do consumidor por eles tem estado a crescer consideravelmente desde o verão passado. O interesse permanece atual mesmo no período pós natalício, e estes aparelhos de mão mostram claros sinais de vir a ser um produto estrela para vender em 2020.

Para entrar neste mercado, experimente video marketing e anúncios interativos no instagram como o seu melhor canal de distribuição. Associar os seus anúncios a hastags no instagram ou a influenciadores, pode bem vir a ser a sua melhor tática para conquista de novos consumidores. Aqui está porquê: É uma tendência crescente entre gurus do fitness e entusiastas para partilhar tudo desde dicas para exercício físico, vídeos de rotina, e o que está no seu saco de ginásio – os seus seguidores querem conhecer as suas rotinas, e que equipamentos consideram essenciais para os seus exercícios.

Trabalhar com influencers diretamente no instagram pode ser outro canal lucrativo para vendas. Conseguir uma referência ou comentário deles deve ser o suficiente para gerar mais vendas. Por exemplo, existem certos nichos na indústria do fitness que pode escolher para se focar, desde corredores de fundo, a atletas de cross fit, existem vastas oportunidades para demonstrar os benefícios de se massajarem os músculos cansados com este produto e torná-lo num dos mais vendidos online.
Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
8. Sweat shirts ao xadrez
O padrão de tecido ao xadrez evolui de algo pitoresco no passado para um estilo intemporal e extremamente popular. Apesar de o mercado de roupa ser particularmente competitivo, estes produtos de nicho ainda são uma opção potencialmente lucrativa para empreendedores ambiciosos que querem estabelecer uma linha de roupa. O google trends mostra-nos um aumento dinâmico de interesse nos últimos anos. Com 1900 pesquisas mensais sobre “sweat shirts xadrez”, existe uma clara evidência que isto é um nicho de mercado sólido.

Transformar a venda de sweat shirts ao xadrez num negócio lucrativo só é possível através da criação de um nicho de mercado. O baixo volume de pesquisas não deve desanimá-lo em relação à possibilidade de obter visitas orgânicas para o site. A dificuldade em encontrar palavras chave para este produto também é relativamente baixa, deixando o caminho aberto para os empreendedores criarem as suas marcas e explorarem este segmento de mercado.
Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
9. Smart Watches
Por volta de 1.2 biliões de relógios são vendidos anualmente em todo o mundo. E o número continua a aumentar. O ano passado constatámos o surgimento dos relógios minimalistas. Em 2020, os smartwatches vão inevitavelmente continuar a sua tendência de subida. Dezembro tende a ser o mês de pico para a venda destes relógio, mas não é mal pensado incluir um acessório de verão relevante na sua oferta de vendas para manter os lucros ao longo do ano.

O Facebook e o Instagram tendem a ser os canais mais populares para estabelecer uma loja de relógios. Muitos retalhistas nestas área contratam influencers para tirarem fotografias vistosas usando os seus relógios.. Um empreendedor chamado Tim Kock lançou uma loja de relógios e conseguiu fazer cerca de 6660 dólares em aproximadamente 8 semanas, usando esta abordagem.
Pode começar a sua loja online de relógios, vendendo este Bluetooth smartwatch que inclui câmara de vídeo incorporada, gravador de voz, contador de passos, monitor de sono, calendário e muito mais.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
10. Portador de bebé
Um produto que tem estado em destaque nos últimos tempos éo portador de bebé, inspirado nas mães africanas. Os carrinhos são pesados e barulhentos, e esta é uma solução ergonómica e fácil para o transporte, perfeita para transportar o bebé durante algumas horas. A pesquisa google trends mostra-nos que este produto está a atingir o seu pico de procura por isso é essencial agir rápido, e começar já a vendê-lo.

Para seduzir os novos pais a comprarem este produto, terá de se voltar novamente para a publicidade no facebook e no instagram. Se está à procura de explirar outros canais de vendas, considere vender na amazon ou listar o seu produto no Google Shopping, ainda que estes marketplaces possam cobrar-lhe uma taxa por cada venda. Outra experiência que pode tentar é fazer o marketing num grupo local com flyers. Crie códigos de desconto (pode fazê-lo no shopify) e distribua-os entre novos pais na sua cidade.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
11. Roupa Casual para Desportistas
Na moda, as tendências são a única constante. No entanto a roupa casual para desportistas é uma moda que veio para ficar. Não admira, portanto, que este tipo de produtos esteja na nossa lista há dois anos consecutivos. Roupa casual para desportistas é um look desportivo associado aos eventos do dia-a-dia, sem o imperativo do esforço físico. Nesta categoria pode vender tudo desde sweat shirts, calças de treino, leggings, sport bras, tudo em enorme variedade de cores e de estilos.

Pode-se levar este nicho de mercado em várias direcções. Com uma loja especializada, uma colecção de produtos no âmbito de uma loja de estilos mais alargados, ou pode-se fazer o marketing dos produtos para um dos muitos sub-nichos de fitness. Dependendo de como posiciona a sua marca, pode haver uma oportunidade de expansão, como os acessórios de moda, joalharia, ou acessórios de fitness como tapetes de yoga.
As millenials são normalmente o público alvo preferencial para a roupa casual para desportistas. Por isso plataformas como o Facebook, Instagram, ou Pinterest são os canais ideais para fazer crescer a sua marca, quer se persiga um crescimento orgânico, ou usando as possibilidades pagas de anúncios.
Também pode tentar utilizar o poder dos influencers no seu marketing para obter vendas e crescimento. Um sítio para começar é procurar influenciadores de fitness usando as ferramentas de pesquisa do instagram. Os influencers podem cativar a atenção do público e dirigi-la à sua marca, por uma comissão nas vendas ou um preço fixo. Pode começar a sua loja de roupas casuais para desportistas vendendo este produto: yoga leggings, que tem angariado ampla aceitação por parte do público da Shopify (através da Oberlo).

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.
12. Sapatos de Malha
Tem-se observado o crescimento dos sapatos de malha, associado principalmente às sapatilhas de corrida. Mas agora são outro daqueles items que passaram de ter uma utilização funcional para passarem a ter uma utilização casual no dia-a-dia, no segmento de roupa casual para desportistas. Os sapatos de malha têm sido best-sellers nos últimos dois anos, mostrando sinais de tendência positiva durante 2020.

Estes artigos de moda vendem mais e melhor através de plataformas visuais como o pinterest, instagram e facebook – ainda que um canal que queira experimentar é o Google Ads. No preciso momento em que escrevemos estas linhas, o valor de leilão por anúncio para “mesh shoes” é de 1.20 dólares. Se escolher utilizar a mesma metodologia de marketing associada às roupas casuais para desportistas, estabeleça parcerias com influencers porque é a forma mais fácil de conseguir que uma marca nova seja conhecida pelo seu público.

Se ainda não tem uma loja online, a GAPIC pode ajudar, tratando de toda a papelada necessária para estar legal.