Ideia Planificação

Que tipo de negócio abrir em Portugal? 10 Negócios lucrativos

Esta é com certeza a pergunta de 1 milhão de dólares. Que tipo de negócio abrir em Portugal? Comecemos por dizer que Portugal tem assistido a um grande crescimento no turismo (principalmente em Lisboa e Porto). Quem desce as avenidas de Lisboa e Porto não pode deixar de ficar impressionado com a quantidade de turistas que visitam monumentos, provam a culinária portuguesa, e claro, visitam lojas. O maior crescimento nos negócios em Portugal tem pois origem no grande fluxo de turistas que chegam ao nosso país, provenientes do Norte da Europa, mas também de países como o Brasil. Neste momento, uma boa ideia de negócio para Portugal será sem dúvida uma que tenha como alvo estes turistas. Mas não tome a nossa palavra como um fato indesmentível. O Instituto de Turismo de Portugal demonstra, com estatísticas, que as receitas com o turismo mais que duplicaram desde 2010 (7.601.280 milhões) até 2018 (16.613.980 milhões).  Estas estatísticas demonstram também que os turistas que mais visitam Portugal são Alemães, espanhóis, franceses, ingleses e, do outro lado do Atlântico, os brasileiros. Desde 2010 que os ingleses são cada vez menos e os franceses cada vez mais – talvez em consequência das políticas do Reino Unido em relação à saída da União Europeia mas também à perda do poder de compra, e ao aumento dos preços em Portugal. Antigamente, visitava-se Portugal pelos preços baixos. Hoje não é tanto assim.

Os empresários estão onde há um mercado, e neste momento existe um mercado muito forte de turismo em Portugal. A questão seguinte será: que serviços ou produtos eu posso proporcionar aos turistas de determinado país, incluindo Portugal? Fizemos uma lista dos 10 negócios mais apetecíveis para atender aos milhões de turistas que chegam a Portugal. Confira:

  1. Restaurantes de comida Portuguesa
  2. Restaurantes de comida originária dos países de origem dos turistas (comida brasileira, espanhola, francesa, alemã, inglesa), mas também restaurantes de comida saudável.
  3. Condutor de UBER
  4. Venda de recordações e souvenirs
  5. Visitas Guiadas
  6. Gelatarias (os turistas visitam sobretudo no verão)
  7. Eventos direccionados (festas, etc.)
  8. Hostel / Alojamento Local (aqui irá necessitar de alguma capacidade de investimento, mas é uma atividade muito lucrativa)
  9. Venda de Experiências
  10. Lavagem Automóvel / a sêco (o aumento de turistas, traz também o aumento do número de automóveis em circulação)

Finalmente, para montar o seu negócio você vai precisar da GAPIC (www.gapic.pt) . A GAPIC vai ajudá-lo a tratar de todas as burocracias e papelada, e explicar-lhe em detalhe como funcionam os negócios em Portugal, explicando como delinear uma estratégia mas principalmente como fazer dinheiro com o seu negócio. Poderão tratar também de toda a parte de contabilidade e responder a todas as suas dúvidas (que devem ser muitas). Se tiver uma ideia de negócio contate já.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: