Ideia

Negócios caseiros: 8 ideias de negócio para trabalhar a partir de casa

Quando se pensa em ter e gerir um negócio, poder-se-á pensar em alugar um espaço comercial, migrar para um escritório, ou ter que liderar uma equipa. Porém, com o advento dos negócios caseiros, mais e mais pessoas estão a descobrir formas de usar o trabalho remoto para ser empreendedor com o quartel general em casa.

No mundo de hoje, extremamente conetado, onde a tecnologia nos permite maior flexibilidade no onde e como trabalhar, os negócios a partir de casa vêm numa míriade de possibilidades.

Alguns desses negócios exigem que se converta um quarto vago num mini armazém para produtos, enquanto outros podem ser geridos inteiramente online. Mas geralmente, pode-se começar um destes tipos de negócio usando o seu espaço e meios disponíveis em casa.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

Prós e contras de ter um negócio caseiro

working from home on your business

Um negócio a partir de casa é uma empreitada – quer seja a tempo inteiro, ou vista como algo complementar a uma fonte de rendimento já existente, que se pode criar e operacionalizar utilizando o seu próprio espaço como base para as operações. Alguns negócios online caseiros, especialmente aqueles que vendem online e não compram e guardam em stock muito inventário de mercadoria, podem até ser geridos à distância, em qualquer lado. Não necessita neste caso de ficar circunscrito à sua casa.

Naturalmente, há pros e contras a considerar quando tem de se decidir se um negócio a partir de casa é o ideal para si.

Prós:

  • Uma ideia de baixo investimento tem menos custos à cabeça (como custos de armazenagem), e também menos custos com impostos
  • Ter a opção de vender produtos localmente ou internacionalmente
  • Flexibilidade entre o trabalho e a vida particular, o que é o ideial se tiver de cuidar das suas crianças em casa ou se for um reformado, por exemplo
  • Pode criar-se um negócio de família, onde os seus conhecidos ou mesmo a esposa podem dar uma ajuda sempre que necessário

Contras:

  • Pode necessitar de converter espaço familiar em casa em espaço de trabalho (ex: armazenagem de produtos, criar um escritório, etc.). O desafio pode ser ter de fazê-lo sem provocar conflitos em casa.
  • Mesmo trabalhando em casa, tem de se cumprir as normas legais e de higiene, por exemplo se fabrica bolos em casa para revenda online, terá de ter uma cozinha especialmente preparada para o efeito.
  • O seu negócio pode simplesmente ficar demasiado grande para ser gerido a partir de casa, e irá exigir que alugue espaço adicional e contrate empregados.
  • Trabalhar a partir de casa oferece muita liberdade, mas também pode ser solitário. Isto pode ser difícil de suportar, se você for do tipo de gostar de estar muito com outras pessoas.

8 ideias de negócio que poderá começar a partir de casa

Ainda que hajam muitas formas de começar um negócio a partir de casa, as seguintes ideias são das mais práticas e sólidas:

  1. Comprar produtos por atacado e vender à unidade
  2. Vender produtos de artesanato, feitos por você mesmo
  3. Começar um negócio de dropshipping
  4. Começar um negócio de “print on demand” ou seja de impressão de artigos a pedido
  5. Vender um serviço que você possa prestar
  6. Transformar o serviço que presta num produto
  7. Angariar uma audiência através de conteúdos, que poderá monetizar mais tarde
  8. Comprar um negócio de e-business já existente

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

1. Comprar produtos por atacado e vender à unidade

 

Illustration of someone working in their living room, but some of the furniture is made up of boxes.

Muitos negócios concentram-se no simples conceito de importar produtos por atacado (por exemplo da China como tem vindo a ser habitual nos últimos tempos, pelo menos antes do corona vírus). Depois é vendê-los à unidade, com uma margem de lucro.

Talvez tenha viajado recentemente e encontrou produtos únicos que não estão facilmente disponíveis no seu mercado local, apesar de haver um interesse latente por eles. Ou talvez tenha encontrado um nicho e encontrou os consumidores ideais dentro desse mesmo nicho.

Em qualquer dos casos, se estes produtos são relativamente fáceis de armazenar e enviar, então nesse caso pode ter uma ideia de negócio caseiras rentável em mãos.

A sua casa pode inclusivamente ser usada como um showroom – que é a forma como Aníbal Ferreira Design começou – para vender localmente, dando-lhe a opção de expandir posteriormente como espaço de armazenagem adicional e contratar colaboradores à medida que o seu negócio floresce.

“Tinha a casa cheia de produtos, e convidava amigos e conhecidos a virem vê-los em primeira mão, e foi assim que consegui a minha primeira venda.”

Aníbal Ferreira, Aníbal Ferreira DESIGN
Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

2. Vender produtos de artesanato, feitos por você mesmo

Close up of female hands using a sewing machineSe é um artesão ( ou conhece alguém que o seja), pode também considerar transformar um hobby num negócio. Mesmo que tenha de criar os produtos noutro lado que não a sua casa – num estúdio, numa cozinha industrial, etc. – pode ainda armazená-los em casa e vender online.

Com a capacidade de controlar quase todos os aspetos de fabricação dos produtos que vende, pode torná-los mais rentáveis, aumentar a sua qualidade, ou direccioná-los a uma audiência específica. Quer escolha começar a vender num marketplace como a ETSY, ou queira construir a sua própria loja online (através da SHOPIFY por exemplo), vender as suas criações é uma forma excelente para partilhar a sua paixão com outros e fazer dinheiro com isso. Apenas tenha em mente que existem leis e burocracia a serem respeitadas. Neste caso, nós recomendamos que contate a GAPIC

Exemplos de produtos de artesanato que poderá vender:

  • Velas
  • Jóias
  • Cosméticos
  • Arte
  • Comida
  • Acessórios de roupa

Melhor do que tudo, produzir os seus próprios produtos não necessita de ser uma tarefa impossível de cumprir pela sua dimensão. Assim que as encomendas aumentarem, poderá sempre contratar pessoas para o ajudarem.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

3. Começar um negócio de dropshipping

Still life photograph of kitchen products against a pale blue background. Rustic wood cutting boards, small ceramic salt and pepper vessels and a ceramic container for utensils.

Até agora, abordámos ideias de negócio que requerem que guarde inventário (ou stock) em sua casa. Mas existem também uma variedade de ideias que pode desenvolver que não requerem que armazene os produtos em casa. Na verdade, nem sequer tem de se preocupar com o envio dos produtos.

Trata-se dos negócios de dropshipping. Segundo o modelo de droshipping, você tem um fornecedor, com quem trabalha em estreita colaboração, e que trata por si da armazenagem dos produtos e do envio dos mesmos. Parece muito bom para ser verdade, mas neste caso as margens de lucro costumam ser mais baixas. Neste modelo, a sua principal preocupação terá de ser o atendimento ao cliente.

O seu fornecedor de dropshipping pode ser local ou internacional, mas você tem de ter a certeza que encontra um fornecedor que possa confiar para que o serviço ao cliente seja irrepreensível. Faça sempre questão de confirmar a credibilidade do fornecedor, sob pena de pôr o seu negócio em risco.

Existem até aplicações no SHOPIFY, como a OBERLO, que o podem conectar com os fornecedores para importar produtos para a sua loja, enquanto você trata da parte da atendimento.

No seu amâgo, o negócio de dropshipping envolve tornar-se um distribuidor de uma segunda entidade, onde você irá suportar os custos de marketing (tempo e dinheiro), para ser ressarcido com as margens de lucro quando o produto for vendido. Há algumas formas de conseguir que o seu produto seja vendido, mesmo quando não há falta dele:

  • Receba produtos, de diferentes fornecedores, para criar uma loja que serve um nicho específico.
  • Compita através de conteúdo de qualidade e um serviço ao cliente que cria valor para lá dos produtos apenas.
  • Aponte as baterias a um mercado inexplorado do mundo, mas tenha em atenção os custos de expedição.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

4. Começar um negócio de print-on-demand (ou impressão de artigos a pedido)

 

Illustration of a young woman working on her laptop but the screen is a t shirt that she has made a custom graphic for to reference print on demand businesses.

Usando um modelo semelhante de dropshipping, um negócio de “print-on-demand” não requer que possua nenhum inventário ou que envie os artigos você mesmo. Print-on-demand até lhe oferece mais flexibilidade para personalizar produtos de marca branca com os seus próprios designs.

E há uma série de produtos que poderá vender: livros, t-shirts, chapéus, mochilas, cobertores, almofadas, canecas, sapatos, sweat shirts, caixas de telemóvel, relógios e mais dependendo do fornecedor com quem escolher trabalhar.

Muitos negócios de print-on-demand focam-se em servir um nicho específico de mercado, ou melhor ainda, um espírito de auto-identidade. O que é que as pessoas são apaixonadas e estão orgulhosas em partilhar? E quanto a si mesmo? Desde donos de animais de estimação, até aos vegans, até aos jogadores de jogos, há muitas comunidades apaixonadas para as quais poderá criar produtos.

Se tem habilitações e vocação para ser designer, então poderá criar os seus próprios designs. Mas se não tem nenhuma das duas, poderá sempre contratar alguém que possua essas qualidades e talento.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

5. Vender um serviço que você possa prestar

Illustration of a young woman carrying a clock and a briefcase to represent monetizing her time.

Prestar um serviço é ainda mais simples que vender produtos em casa. O desafio é consignar o tempo às atividades mais rentáveis. Tempo é dinheiro nunca é mais verdade do que quando tem um negócio baseado na prestação de serviços.

Profissionais da criatividade, como designers ou marketers, podem fazer freelancing ou consultar com outras companhias, frequentemente do seu escritório em casa. Outros poderão funcionar com base em reuniões e bookings, para oferecere os seus serviços a indivíduos diretamente.

Ideias para ter um negócio em casa baseado num serviço:

  • Explicações
  • LImpeza de casas
  • Escrita freelancing
  • Personal training
  • Assistência VIrtual
  • Passeio de cães
  • Marketing
  • Designing

Negócios baseados num serviço requerem normalmente muito networking e boca-a-boca para descobrir os clientes ideais, mas clientes satisfeitos irão muito provavelmente fidelizar-se e continuar a comprar ao longo do tempo.

Por esta razão não necessita de um número alargado de clientes para se dar bem, como necessitaria com um negócio de venda de produtos. Dependendo do serviço que está a oferecer, uma mão cheia de clientes de alta qualidade pode ser o suficiente para se suportar em full-time enquanto trabalha a partir de casa.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

6. Transformar o serviço que presta num produto

Close up of hands dressing a pale pink cake against a pale blue background.

 

Como discutimos nos parágrafos anteriores, uma das maiores fraquezas de gerir um negócio baseado num serviço é que se é pago estritamente pelo seu tempo, qualificações e esforço.

“Produtificar” o seu serviço – criar produtos digitais ou fisicos que contêm o seu conhecimento, ou que complementam o serviço que oferece – pode criar fontes de rendimento adicionais para o seu negócio. Eis algumas ideias para adicionar produtos, ao seu negócio baseado em serviços:

  • Cursos
  • Designs
  • Bens licenciáveis (música, software, etc.)
  • Relatórios que é possível fazer o download
  • Templates Digitais
  • Merchandise (canecas, t-shirts, etc.)
  • eBooks

Como pode verificar, a maior parte destas ideias envolve os mídia digitais, o que quer dizer que não vai ter inventário para armazenar. Se está a gerir um negócio a vender downloads digitais na shopify poderá encontrar formas fáceis de implementar esse sistema como o Digital Downloads ou SendOwl app.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

7. Angariar uma audiência que poderá monetizar mais tarde

monetize your audience like an influencer as a home business idea

Se é um criador de conteúdos, tem uma audiência significativa, ou sempre pensou em começar o seu próprio blog, ou canal de you tube, conta de instagram ou podcast, então poderá crescer e futuramente monetizar (ou converter financeiramente) a sua audiência usando qualquer uma das ideias prévias que mencionamos nesta lista.

No topo do bolo está a cereja, e poderá explorar a possibilidade de se tornar um afiliado de alguém (affiliate marketing). Ou seja, vender produtos ou serviços de outra empresa em troca de uma comissão – claro, produtos e serviços que tenham alguma coisa a ver com o seu próprio serviço. Ou então aceitar pagamentos por conteúdos patrocinados para dar a marcas uma oportunidade de conetar com a sua audiência.

Desenvolver uma audiência fiel requer paciência, consistência, e foco. Esta não é a forma mais fácil de começar um negócio a partir de casa, especialmente não a curto prazo, mas se for capaz de cativar uma audiência a segui-lo tendo por base uma área pela qual está apaixonado, pode ser uma das experiências mais gratificantes e enriquecedoras, dando-lhe a possibilidade de construir, a partir daí, múltiplas fontes de rendimento.

O potencial para monetizar a sua audiência depende do nicho que escolher. Se está a começar do início ou está em pleno processo de cativar a sua audiência, o seu público, eis uma selecção de artigos que o podem ajudar a perceber melhor esta realidade (em inglês).

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

8. Compre um comércio eletrónico já existente

shopify exchange to buy a home business

Finalmente, se está mais interessado em simplesmente investir num fonte de rendimento que pode manter enquanto está em casa, ou em trânsito, então considere comprar um negócio de comércio eletrónico já estabelecido.

Os preços podem variar muito dependendo de múltiplas variáveis, como o total de rendimentos gerados, potencial de lucro, o que está incluído (como uma lista de emails, ou seguidores nas redes sociais), inventário e muito mais. Alguns vendedores dão-se até ao trabalho de o ensinar a gerir o negócio nos primeiros tempos.

Exchange é um marketplace desenvolvido pela Shopify, para comprar e vender lojas de comércio eletrónico. Nessa plataforma pdoerá ver as ofertas disponíveis que melhor se adaptam à sua capacidade de investimento, nível de experiência, e necessidades. Talvez queira comprar um negócio que já deu provas, e esteja disposto a investir um pouco mais para ficar com ele. Ou talvez um deles capte a sua atenção pelo potencial latente que você pode libertar.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

Descubra uma ideia de negócio que funcione para si

Um negócio caseiro, ou a partir de casa, é simplesmente um negócio que trabalha remotamente num mundo onde a tecnologia aproxima os clientes, as lojas e os fornecedores. Isto significa uma oportunidade para fazer crescer pequenas empresas e investir de forma faseada e económica – especialmente quando não se tem de pagar pelo aluguer de um escritório.

Assim como faria antes de começar qualquer tipo de negócio, pense cuidadosamente sobre os seus objetivos, o que o motiva, e o que gosta de fazer tendo em vista criar um negócio a partir de casa que funcione para si.

Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: