Quando se pensa em ter e gerir um negócio, poder-se-á pensar em alugar um espaço comercial, migrar para um escritório, ou ter que liderar uma equipa. Porém, com o advento dos negócios caseiros, mais e mais pessoas estão a descobrir formas de usar o trabalho remoto para ser empreendedor com o quartel general em casa.
No mundo de hoje, extremamente conetado, onde a tecnologia nos permite maior flexibilidade no onde e como trabalhar, os negócios a partir de casa vêm numa míriade de possibilidades.
Alguns desses negócios exigem que se converta um quarto vago num mini armazém para produtos, enquanto outros podem ser geridos inteiramente online. Mas geralmente, pode-se começar um destes tipos de negócio usando o seu espaço e meios disponíveis em casa.
Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.
Prós e contras de ter um negócio caseiro
Um negócio a partir de casa é uma empreitada – quer seja a tempo inteiro, ou vista como algo complementar a uma fonte de rendimento já existente, que se pode criar e operacionalizar utilizando o seu próprio espaço como base para as operações. Alguns negócios online caseiros, especialmente aqueles que vendem online e não compram e guardam em stock muito inventário de mercadoria, podem até ser geridos à distância, em qualquer lado. Não necessita neste caso de ficar circunscrito à sua casa.
Naturalmente, há pros e contras a considerar quando tem de se decidir se um negócio a partir de casa é o ideal para si.
Prós:
Uma ideia de baixo investimento tem menos custos à cabeça (como custos de armazenagem), e também menos custos com impostos
Ter a opção de vender produtos localmente ou internacionalmente
Flexibilidade entre o trabalho e a vida particular, o que é o ideial se tiver de cuidar das suas crianças em casa ou se for um reformado, por exemplo
Pode criar-se um negócio de família, onde os seus conhecidos ou mesmo a esposa podem dar uma ajuda sempre que necessário
Contras:
Pode necessitar de converter espaço familiar em casa em espaço de trabalho (ex: armazenagem de produtos, criar um escritório, etc.). O desafio pode ser ter de fazê-lo sem provocar conflitos em casa.
Mesmo trabalhando em casa, tem de se cumprir as normas legais e de higiene, por exemplo se fabrica bolos em casa para revenda online, terá de ter uma cozinha especialmente preparada para o efeito.
O seu negócio pode simplesmente ficar demasiado grande para ser gerido a partir de casa, e irá exigir que alugue espaço adicional e contrate empregados.
Trabalhar a partir de casa oferece muita liberdade, mas também pode ser solitário. Isto pode ser difícil de suportar, se você for do tipo de gostar de estar muito com outras pessoas.
8 ideias de negócio que poderá começar a partir de casa
Ainda que hajam muitas formas de começar um negócio a partir de casa, as seguintes ideias são das mais práticas e sólidas:
Comprar produtos por atacado e vender à unidade
Vender produtos de artesanato, feitos por você mesmo
Começar um negócio de dropshipping
Começar um negócio de “print on demand” ou seja de impressão de artigos a pedido
Vender um serviço que você possa prestar
Transformar o serviço que presta num produto
Angariar uma audiência através de conteúdos, que poderá monetizar mais tarde
Comprar um negócio de e-business já existente
Para criar um negócio é sempre necessário legalizar a empresa, e lidar com a burocracia associada. Para tratar de toda a papelada, nós recomendamos a GAPIC.
1. Comprar produtos por atacado e vender à unidade
Muitos negócios concentram-se no simples conceito de importar produtos por atacado (por exemplo da China como tem vindo a ser habitual nos últimos tempos, pelo menos antes do corona vírus). Depois é vendê-los à unidade, com uma margem de lucro.
Talvez tenha viajado recentemente e encontrou produtos únicos que não estão facilmente disponíveis no seu mercado local, apesar de haver um interesse latente por eles. Ou talvez tenha encontrado um nicho e encontrou os consumidores ideais dentro desse mesmo nicho.
Em qualquer dos casos, se estes produtos são relativamente fáceis de armazenar e enviar, então nesse caso pode ter uma ideia de negócio caseiras rentável em mãos.
A sua casa pode inclusivamente ser usada como um showroom – que é a forma como Aníbal Ferreira Design começou – para vender localmente, dando-lhe a opção de expandir posteriormente como espaço de armazenagem adicional e contratar colaboradores à medida que o seu negócio floresce.
“Tinha a casa cheia de produtos, e convidava amigos e conhecidos a virem vê-los em primeira mão, e foi assim que consegui a minha primeira venda.”