Ideia Sem categoria

Como abrir uma loja de desporto

Ainda que possa ser um investimento avultado, as lojas de desporto podem ser bem sucedidas e recompensadoras para os aficionados do desporto, se você for capaz de seguir as dicas que lhe damos neste artigo.

Antes de abrir o seu negócio, faça as suas pesquisas. Não existem muitos dados oficiais sobre esta matéria. Mas pode fazer essa pesquisa localmente e contar com a sua intuição e experiência para retirar as suas conclusões. Com as grandes cadeias que surgiram nos últimos 15 anos, é necessário avaliar como pode especializar o seu negócio, diferenciar-se dos concorrentes locais e atrair segmentos de mercado específicos.

  1. Pesquise os concorrentes locais e determine quem é a clientela, se eles se especializaram em equipamento para desportos específicos e o que os diferencia de outras lojas de desporto nas redondezas. Avalie de que forma se pode posicionar e distinguir da concorrência existente focando-se em equipamento para desportos específicos, artigos desportivos usados ou oferecendo aluguer de equipamentos e lições desportivas. Outras formas de especialização podem incluir o enfoque em desportos de exterior como a caça e a pesca, ou os desportos aquáticos. Pesquise o custo de aluguer de espaços para a sua loja, e os custos do equipamento. Determine quantos funcionários irá necessitar e quanto terá de pagar por eles. Pense numa estratégia de marketing para publicitar os seus serviços.
  2. Recomendamos que trate do licenciamento e legalização do seu espaço falando com a GAPIC (http://www.gapic.pt), que o ajudará a preencher todos os formulários necessários. Espere pela aprovação antes de continuar. A GAPIC também o pode ajudar a tratar dos seguros necessários à sua loja, nomeadamente em caso de acidente ou lesão de um cliente na sua loja.
  3. Defina uma localização para a sua loja. Certifique-se de que tem fluxo de clientes. Investigue se existe estacionamento adequado e espaço para o seu equipamento desportivo. Visite centros comerciais locais e informe-se sobre o preço dos alugueres.
  4. Compre o equipamento desportivo e outro material para a loja. Faça muita pesquisa online para assegurar os melhores preços. Foque-se nos vendedores por grosso de equipamento desportivo que oferecem bons descontos se comprar em quantidade. Considere vender tanto equipamento novo como antigo para poupar dinheiro e atrair um maior número de clientes.
  5. Contrate empregados. Contrate apenas aqueles que necessita, ou considere se justifica sequer contratar alguém se pode fazer o serviço sozinho até que o negócio comece a crescer. Contrate empregados com experiência de vendas em artigos desportivos se possível, ou pelo menos aqueles que tenham campos de interesses relacionados com a prática desportiva.
  6. Faça o marketing da sua loja desportiva. Como por exemplo: anuncie em jornais locais, ou publicações desportivas relevantes. Patrocine equipas locais para se tornar conhecido. Peça a figuras do desporto local para falarem por si, ou simplesmente para irem à inauguração da sua loja.
Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com lojas de desporto.

um comentário

  1. Boa Noite,
    Saberia indicar alguma empresa que venda por grosso as sapatilhas e as roupas de marca para revenda?

    Obrigada,

    Vanessa Oliveira

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: