Planificação

Análise SWOT: Tão simples de fazer e tão útil

O dia devia ter 48 horas para os empresários. Ocupados a resolver os problemas do dia-a-dia cometem quase sempre “o pecado” de não pensarem estrategicamente, a médio e longo prazo. Uma das coisas que todas as empresas deviam ter era um plano de negócios. Um plano de negócios serve para definir uma estratégia para a sua empresa, e aborda temas como visão e missão da empresa, mercado, concorrência  e muito mais.

Mas se não tem tempo para preparar um plano de negócios (pode aprender como na internet), faça pelo menos um exercício que o ajudará a decidir melhor sobre quais os passos a dar no futuro. Pense nos pontos fortes e fracos da empresa em relação á concorrência. De seguida pense nas ameaças e oportunidades que tem pela frente. Faça uma lista com estes elementos. Tire o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Parabéns. Você acabou de fazer uma análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats), uma ferramenta de gestão muito conhecida. A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey que era líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

O segredo é a alma do negócio! Por isso vamos contar-lhe um segredo. Um contabilista experiente resolve quase tudo numa empresa (pelo menos a nível financeiro e legal). Nós recomendamos a GAPIC. Visite o site http://www.gapic.pt.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: