
A indústria de máquinas de vending é uma opção atrativa tanto para recém empresários como para empresários experimentados. Resulta principalmente bem em ambientes urbanos. Mais do que ser um negócio espantosamente lucrativo, gerir um negócio de máquinas de vending pode ser bastante versátil. Pode começar por ser um negócio de fim de semana, um negócio que exige um baixo investimento inicial, ou uma forma interessante de expandir o seu portfolio de negócios.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Custos de Máquinas de Vending
A maioria dos custos para começar um negócio de máquinas vending vem das próprias máquinas de vending, e dos produtos que se compram para as abastecer. Com um mínimo de investimento de 2000 euros, poderá conseguir uma máquina de vending, que, apesar de simples, poderá cumprir os seus propósitos. Muitos fornecedores de máquinas de vending recomendam a compra de máquinas de vending usadas ou recondicionadas, que poderá encontrar no intervalo de preços de 1200 euros até 3000 euros. Uma máquina de vending nova pode custar entre 3.000 a 10.000 euros, consoante a sua dimensão e funcionalidades.
Para além do custo da máquina de vending, poderá querer considerar também os custos do inventário para abastecer as suas máquinas. Dependendo de quantas máquinas está decidido a comprar, e que género de produtos irá vender, isto pode significar o investimento de centenas ou até mesmo de milhares de euros – assim como de um espaço de armazém para armazenar os produtos ainda não colocados nas máquinas.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Principais Fornecedores de Máquinas de Vending
Se está a ler este artigo, tem porventura muita curiosidade em saber que tipo de máquinas existem no mercado e quais as possibilidades que se apresentam. E a verdade, é que as possibilidades são muitas. Na impossibilidade de analisarmos em detalhe cada um dos fornecedores, apresentamos link para os principais fabricantes – assim como um pequenino resumo para que saiba ao que vai.
- Serdial Vending é uma empresa especializada na comercialização de produtos alimentares em máquinas de venda automática e o maior operador nacional de vending. As máquinas deste fornecedor são realmente espantosas, servindo todas as necessidades. Aceitam por exemplo pagamentos nas máquinas em cartões de todo o tipo, incluindo MB WAY. Sedeada em Lisboa.
- CR Machine Vending tem a Nestlé como parceira no que diz respeito à escolha de alimentos e bebidas que inclui nas suas máquinas. Tem 5 opções de venda principais, que se adaptam àquelas que são as necessidades de cada cliente. Sedeada em Fânzeres.
- Tea & Coffee, sedeada em Braga, caracteriza-se por uma menor oferta de máquinas e com menos funcionalidades, porém com preços muito competitivos.
- NVending A NVending oferece a vantagem de instalar as máquinas escolhidas de forma gratuita. Vende produtos de marcas como a Sumol + Compal, Nestlé Professional, Bianchi Industry, Necta e Refrige. Sedeada na Maia.
- Green Impact vende máquinas novas ou usadas, de marcas como a Bianchi, Damian, FAS, Necta, Saeco, entre outras. É uma empresa um pouco mais pequena que as anteriores, mas orgulha-se das suas origens e do seu atendimento ao cliente diferenciado. Está sedeada em Palmela, bem próximo de Lisboa.
- Cityvending comercializa máquinas de última geração (com ecrán táctil por exemplo) que, para além de terem um design muito moderno, incluem produtos de qualidade de marcas como a Sumol + Compal. É uma escolha a ter em conta se procura máquinas tecnologicamente avançadas. Posicionam-se como uma marca premium, e estão localizados em Rio Tinto.
- Serbica está há mais de 20 anos no mercado, o que é de certa forma uma boa credencial. A oferta de produtos não é muito vasta, mas poderá encontrar o que procura dentro das bebidas quentes e frias. Sedeada em Águeda.
- Automaticos Portugueses, é a mais antiga marca portuguesa de máquinas de vending (desde 1945). A oferta também não é muita, mas o nosso raciocínio é que, se duram há tanto tempo, é porque são bons! Como em tudo na vida, analise primeiro – decida depois.
- Alibaba – Esta é a escolha mais barata, porém mais arriscada: Ir ao marketplace Alibaba comprar uma máquina pode sair-lhe uma pechincha, mas e depois? Se a máquina avariar? Como funciona a assistência? A optar por esta solução certifique-se que o fornecedor lhe oferece garantias.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Como abrir um negócio de máquinas de vending: Guia passo a passo
Como já deve ter percebido, o difícil neste ramo não é propriamente encontrar um fornecedor de máquinas de vending. Existem muitos fornecedores, como já destacámos. O segredo do negócio, é mesmo a localização e a negociação que terá de fazer com o proprietário do espaço (a não ser claro está que o proprietário seja você). Aqui estão seis passos para o ajudar a instalar o seu negócio de máquinas de vending.
1. Avalie junto dos fabricantes as possibilidades de máquinas de vending que existem
Ainda que a maior parte das pessoas ainda continue a pensar que as máquinas de vending apenas servem snacks e bebidas, ficará contente de saber que existem inúmeras possibilidades de vendas de produtos diferentes. Geralmente, existem 4 tipos de categorias de máquinas de vending – que iremos analisar abaixo. Dentro desses 4 tipos de categorias de máquinas de vending, tente avaliar que produtos teriam mais saída junto do seu mercado alvo.
Qualquer que seja a máquina de vending que escolher, comece modestamente com uma ou duas máquinas com um mercado alvo específico. Dessa forma poderá testar a sua ideia de negócio, e gradualmente ir percebendo os meandros do vending – os produtos que vendem mais, períodos do dia, que tipo de público consome mais, etc. Dessa forma, poderá expandir o seu negócio futuramente tendo uma base sólida de conhecimento. Experimentação é algo que qualquer empresário não deve ter medo de fazer. O risco faz parte do negócio.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Venda de Comida e Bebidas
À falta de dados sobre o mercado português, socorremo-nos da experiência norte-americana – um dos mercados mais evoluídos do mundo em matéria de vending. Segundo o Vending Market Watch 2019, a maior parte dos produtos vendidos em máquinas são precisamente as bebidas e snacks, sendo que só as bebidas representam 1/3 do mercado. Se está a pensar a sério em começar um negócio de vending, mas não pretende arriscar muito de início, escolha sempre as bebidas e comidas – pois é essencialmente o que o mercado procura nas máquinas de vending.
Claro que existem algumas variantes neste padrão – pode comprar uma máquina que só vende bebidas, snacks, ou combinações de ambas. Alguns empresários desta área escolhem comprar diferentes tipos de máquinas para uma localização, ou, ao inverso, utilizar apenas um tipo de máquina em múltiplas localizações.
Qualquer que seja a sua estratégia, é um bom princípio para os novos empresários de vending começarem com uma especialidade – seja comida saudável, comida “normal”, snacks, bebidas ou até produtos frescos – até que comece a perceber um pouco mais como a indústria funciona.
Para realizar o máximo possível de vendas, ofereça os seus produtos numa localização com o máximo de tráfego possível. Por exemplo, se vai vender num ginásio fará sentido oferecer barras proteicas e energéticas na sua oferta de snacks. Numa escola, por exemplo, fará sentido oferecer sumos naturais. Habitualmente pensa-se sempre nas máquinas de vending como produtos de baixa qualidade. Mas não tem de ser assim. Há dinheiro que pode ser feito de forma sustentável, oferecendo alternativas saudáveis que as pessoas desejam – estando dispostas a pagar por isso.
Venda de artigos diversos
Começar um negócio de máquinas de vending que armazenam gomas, pastilhas, autocolantes, ovos de plástico, ou bolas de borracha, tanto faz, requer muito pouco capital e tem baixos custos de manutenção.
Estas máquinas de vending podem não ser tão apelativas visualmente, nem serem tão sofisticadas, mas em termos económicos compensa. Uma máquina destas, recondicionada, poderá custar-lhe menos de 50 euros e permitir um retorno de 30 euros por mês. Os produtos oferecidos por estas máquinas têm uma margem de lucro espantosamente alta. No sítio certo, como uma escola ou parque de diversões, este investimento modesto oferece o potencial para um retorno do investimento pacífico.
A maior destas máquinas de vending são aparelhos mecânicos que não requerem eletricidade ou bateria para funcionarem, o que significa que os custos operacionais são ligeiros ou praticamente inexistentes. Dito isto, importa salientar que muitas máquinas de brinquedos ou rebuçados podem ser antigas, por isso, a comprar uma máquina com alguns anos, esta poderá ter de ser reparada primeiro antes de ficar funcional.
Venda de Produtos Específicos
No negócio de vending não está limitado apenas a comida e bebidas como já notámos. Os locais de grande tráfego como estádios, aeroportos, e centros comerciais têm muitas vezes máquinas que oferecem bens como acessórios de tecnologia, produtos de beleza, ou outros produtos especificos.
Alguns destes produtos específicos podem ser, por exemplo:
- Bebidas Quentes: O vending de café ou outras bebidas quentes tem provado ser um sucesso em escritórios, mas universidades e centros de conferência são também um bom local para este tipo de negócio. Os fabricantes produzem muitas vezes tanto equipamento para bebidas específicas, como equipamento tradicional, por isso poderá perfeitamente combinar as suas aquisições.
- Vender no retalho: Artigos de viagem essenciais, como carregadores de telemóvel, auscultadores, almofadas, podem ser um negócio lucrativo se conseguir negociar um contrato com um centro de grande tráfego local, ou até mesmo um aeroporto. As máquinas de vending premium podem até conter produtos de luxo para a pele e cabelo, ou material eletrónico.
- Produtos de Limpeza: Detergente embalado individualmente em saquetas, e panos de secagem, são grandes produtos de vending se conseguir identificar o melhor mercado para os mesmos – como lavandarias self-service, condominios, ou dormitórios.
- Tabaco: O Tabaco é um vício e por isso mesmo muito solicitado pelos fumadores. Podem ser colocados em bares, cafés, restaurantes enfim. O material (maços de tabaco) sáo no entanto valiosos e temos sabido de várias notícias onde há arrombamentos para furtar as máquinas de tabaco.
Opções de Franchising
Se não está a pensar criar um negócio de raiz, e antes prefere um negócio de chave na mão, veja a possibilidade de comprar um franchising para começar o seu negócio de máquinas de vending. Como franchisado, tem direito a um modelo de negócio testado e receberá um suporte extra, assim como treino especializado, para montar o seu negócio de máquinas de vending. Um franchising dá-lhe também a possibilidade de instalar quantas máquinas quiser, mas tenha em mente que será necessário pagar sempre comissões ao franchisador – pelo que qualquer proposta terá de ser bem analisada.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
2. Descubra o sítio certo para a sua máquina de vending

O tipo de máquina de vending que escolher é crucial, mas é onde você decide onde colocar essa máquina que é o factor mais importante para obter lucros. Por exemplo, uma máquina de comidas bebidas poderá fracassar se colocada junto a muitos restaurantes, mas a mesmíssima máquina poderá ter sucesso num centro de escritórios.
Quando estiver a planear o seu negócio de vending, pense acerca das localizações onde já pessoalmente comprou algo de uma máquina de vending, assim como os momentos do dia em que as pessoas estão mais suscetíveis de comprar uma bebida, snack ou outros produtos. Existem fortes probabilidades que as opções de compra não fossem muitas quando recorreu a uma máquina de vending, ou que estivesse à espera de algo.
Eis algumas ideias sobre onde colocar a sua máquina de vending:
- Escolas
- Hospitais ou Centros Médicos
- Lojas de Conveniência
- Aeroportos
- Lavandarias Self-Service
- Condomínios privados
- Fábricas
O próximo passo será garantir que consegue um acordo com o proprietário do espaço, para lá colocar a sua máquina de vending. Uma pessoa com jeito para vendas pode sentir-se confortável a telefonar, a frio, para um senhorio ou proprietário. Esta abordagem funciona especialmente bem em pequenas localidades, especialmente se as pessoas já o conhecem e tem um boa reputação.
Também pode tentar investigar o que a associação de comerciantes, ou de empresas locais, tem para oferecer. Eles podem dar-lhe informações sobre grandes negócios na sua área de intervenção. É sempre melhor pensar em colocar a sua máquina em empresas com pelo menos 100 empregados, ou tráfego relevante, como por exemplo um centro de escritórios.
Se já tem localizações em mente, contacte os proprietários ou trabalhe no sentido de obter os dados de contacto das pessoas responsável. Encontrar possíveis parceiros para localizar as suas máquinas pode fazê-lo perceber quais as reais necessidades do mercado.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Perceba quais as leis que se aplicam na sua localidade ao comércio de vending
Diferentes regras se aplicam a diferentes tipos de máquinas de vending. Antes de se lançar na aventura de encontrar uma localização para a sua máquina de vending, assim como negociar com parceiros e proprietários dos espaços, perceba quais as implicações legais de o fazer, contactando quer a Câmara Municipal (balcão do empreendedor), ou mesmo a associação de comerciantes local. Se quiser saber a fundo as leis que regulam esta actividade, aconselhamos a visita ao site da ASAE.
Conheça as comissões praticadas pelos proprietários das localizações onde pretende instalar a sua máquina de vending
Antes de começar a amealhar os lucros da sua máquina de vending, terá de pagar uma comissão ao proprietário do espaço, que disponibiliza a localização da máquina, assim como a eletricidade que a máquina necessita para funcionar.
De uma forma geral, paga-se entre 10 a 25% ao proprietário do espaço, dos rendimentos gerados pela sua máquina de vending.
Quer você deseje ou não estabelecer uma parceria exclusiva com um determinado proprietário, redija primeiro um contrato com o proprietário onde incluirá o valor de comissão a pagar, a duração do contrato, e outros questões que queira ver definidas com o proprietário. Sempre que possível, tente obter uma minuta de contrato junto da associação de comerciantes, ou se isso não existir, contacte um advogado que o poderá ajudar.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
3. Descubra e compre a sua máquina de vending
Não é possível começar um negócio de vending sem comprar máquinas primeiro. Felizmente, encontrar a sua máquina de vending é tão simples quanto fazer uma pesquisa online. Para ficar com uma ideia das ofertas existentes em termos de máquinas de vending, socorra-se da lista que já divulgámos no topo deste artigo. São mesmo os melhores fornecedores e os mais fiáveis do nosso pequeno país. Peça orçamentos e verifique as diferenças, tanto nas questões da máquina em si como também o custo dos produtos a ter em stock, armazenados na máquina.
4. Abasteça a sua máquina de vending de produtos
Uma vez que descubra a máquina de vending dos seus sonhos, está a meio caminho de começar o seu negócio. O passo seguinte é, naturalmente, abastecer a máquina de produtos.
A selecção de produtos é muito importante e a principal forma de gerar vendas. Mais do que abastecer a sua máquina com produtos da moda, tente perceber quais são as necessidades específicas do público que pretende alcançar. Para jogar pelo seguro, não compre muito stock de início, e vá abastecendo a máquina à medida da procura.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Vantagens e Desvantagens de abrir um negócio de máquinas de vending
Com apenas alguns milhares de euros para investir, um veículo, a que pode juntar a sua determinação e resiliência, está completamente capaz de começar um negócio de máquinas de vending e transformá-lo numa fonte de rendimento garantida. Mas começar este tipo de negócio exige atenção em certos pontos. Vamos ver quais:
Vantagens das Máquinas de Vending
- Fácil de Expandir: Expandir o seu negócio de máquinas de vending é incrivelmente fácil. Depois que se habitue aos procedimentos, pode começar apenas com algumas máquinas e rapidamente comprar mais para satisfazer a procura, noutras localizações.
- Variedade de escolhas: Hoje em dia existem todo o tipo de máquinas de vending. Vendem comida saudável, comida gourmet, e basicamente qualquer tipo de produto.
- Poucos custos fixos: Existem poucos custos fixos a considerar, porque por exemplo não irá necessitar de espaço de escritório, empregados, por isso não terá de fazer processamento de salários, etc.
Desvantagens das Máquinas de Vending
- Compromisso de tempo: Operar um negócio de máquinas de vending irá exigir-lhe tempo e energia para reabastecer as máquinas, prestar serviço ao cliente, recolher dinheiro das máquinas, numa base regular.
- Roubo e Vandalismo: As máquinas de vending são um alvo fácil quando se trata de vandalismo e roubo. Assegure-se que as suas máquinas são colocadas em sítios extra-seguros para evitar um rombo nas finanças.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.
Questões Frequentes
1. As máquinas de vending são rentáveis?
Sim, as máquinas de vending são rentáveis. A média aponta para cerca de 35 euros por semana, mas máquinas de vending que estão localizadas em sítios seguros de alto tráfego podem gerar até 400 euros por mês.
2. Os proprietários de máquinas de vending pagam rendas?
Sim, os proprietários de máquinas de vending pagam uma renda ou comissão, ao proprietário do edifício. Geralmente entre 5 a 20% do total das vendas.
3. As máquinas de vending são taxadas?
Sim, as máquinas de vending pagam impostos. Contate já a GAPIC para saber mais sobre este assunto.
4. Onde é que se podem colocar máquinas de vending?
Podem-se colocar máquinas de vending na maior parte dos espaços comerciais, como escritórios, lojas, espaços de diversões, e muito mais. Mas irá necessitar de assinar um contrato com o proprietário do espaço primeiro.
Nós recomendamos sempre a GAPIC pois são especialistas na abertura de negócios de máquinas de vending, e poderão ajudar a tratar de toda a papelada.