Liderança

Marketing Pessoal: Os primeiros passos do verdadeiro empreendedor

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. O mais provável é, depois de ter batido a muitas portas à procura de emprego, ter de pensar em criar o seu negócio. Mas o problema inicial permanece: por muitas qualificações técnicas que possa ter, e antes de vender o que quer que seja (seja um negócio, ou a sua capacidade de trabalho), terá de se vender a si mesmo. Terá de conquistar a confiança do seu interlocutor. Tendo isto presente, e se quer fazer progredir realmente a sua carreira, está na hora de apostar no seu marketing pessoal.

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo. O mais provável é, depois de ter batido a muitas portas à procura de emprego, ter de pensar em criar o seu negócio. Mas o problema inicial permanece: por muitas qualificações técnicas que possa ter, e antes de vender o que quer que seja (seja um negócio, ou a sua capacidade de trabalho), terá de se vender a si mesmo. Terá de conquistar a confiança do seu interlocutor. Tendo isto presente, e se quer fazer progredir realmente a sua carreira, está na hora de apostar no seu marketing pessoal.

Mas será que sabe ao certo o que é marketing pessoal? Marketing pessoal consiste numa série de estratégias cujo objetivo é destacar pela positiva as suas caraterísticas pessoais e profissionais.

Não se trata de inventar um perfil com informações falsas. Muito pelo contrário. A melhor forma de se vender a si mesmo, aliás a única que realmente funciona, é ser absolutamente verdadeiro e honesto consigo e com os outros. Porém é possível dar uma ajudinha, com as estratégias certas de promoção pessoal. Dessa forma irá destacar-se da multidão, não importa qual o seu objetivo.

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal é uma estratégia que serve para melhorar a perceção da imagem e reputação de um profissional no mercado de trabalho. Quando aplicada corretamente, ajuda a conferir autoridade, transformando estes profissionais numa referência no seu nicho de mercado.

De nada serve ser um profissional excelente, competente, pontual e eficiente se isso for desconhecido para a maior parte das pessoas. É necessário que os seus colegas, superiores, fornecedores, clientes e mesmo outras empresas conheçam e valorizem as suas capacidades. E é nesse momento que o marketing pessoal pode ajudar.

Através de várias técnicas, como a da criação de conteúdos, participação em eventos, e desenvolvimento de uma boa rede de contatos, poderá criar uma imagem diferenciada e influenciadora no mundo corportativo.

Ao contrário do que o senso comum lhe possa querer avisar, esta estratégia não está limitada apenas a freelancers, ou aqueles que procuram um trabalho. Qualquer profissional, mesmo um aspirante a empresário, pode beneficiar de marketing pessoal. Não estamos a falar de estratégias com o objetivo de inflacionar o seu ego ou vaidade pessoal. O marketing pessoal trabalha com caraterísticas reais das pessoas, de forma a destacar os seus valores e potencial.

Porquê investir em marketing pessoal?

Imagine a seguinte situação: A Beatriz é uma empreendedora com uma vasta experiência. Durante anos ela procurou qualificar-se para alcançar os melhores resultados possíveis no seu negócio, e desenvolveu capacidades interessantes para o mercado. Apesar disso, nunca conseguiu sobressair da concorrência.

Ao longo do tempo notou que outros profissionais com habilitações semelhantes, ou mesmo inferiores, conseguiam atrair mais a atenção da comunidade para o que faziam. Tudo isto graças aos esforços em promover a sua imagem pessoal. A Beatriz de que falamos é apenas um personagem, mas infelizmente representa muita gente.

Usamos esta história para mostrar que, mais do que qualificações técnicas, é importante vender a sua própria imagem. O mercado de trabalho está repleto de grandes recursos em todos os segmentos, e para poder afirmar-se é necessário demonstrar em que é que você se distingue dos outros profissionais.

Com o marketing pessoal, cada profissional é capaz de desenvolver a sua imagem pública, tornando-a cada vez mais e mais apelativa para os futuros empregadores. E para os empresários, o investimentos em promoção pessoal deveria ser ainda mais evidente. Como diz o velho ditado: “Nunca se tem uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”. Quanto mais se trabalha na própria imagem , maiores são as suas possibilidades de obter o reconhecimento do mercado, mas também daqueles que mais lhe interessam: os seus potenciais clientes e clientes efetivos.

O que pode conquistar com marketing pessoal?

Se ainda duvida do poder que o marketing pessoal pode ter na sua vida, nós reunimos alguns dos objetivos mais comuns em torno desta matéria:

Chamar a atenção para o seu trabalho

Conseguir uma promoção ou o seu emprego de sonho é mais fácil quando consegue captar a atenção para o seu trabalho. Se ninguém souber o que faz e que resultados alcançou, é improvável que seja valorizado pelos seus esforços. Sem uma estratégia de marketing pessoal, poderá mais facilmente realçar quem você é, o que já alcançou, seja através de um blog pessoal, das redes sociais, ou de um portfolio.

Mostre as suas qualificações

Falando de portfolios, diga-se que esta ferramenta é uma das melhores formas de mostrar aos outros quais são as suas qualificações e como as aplica no seu dia a dia profissional. Para além de evidenciar os seus resultados, um portfolio pode também documentar todo o processo de criação de um projeto profissional, desde a sua conceção até à sua conclusão. Desta forma, os outro profissionais do seu ramo, clientes e empresas vão perceber a sua forma de trabalhar e as suas conquistas profissionais.

Gerando autoridade e obtendo confiança

Quando consegue captar a atenção do seu nicho de mercado, e demonstra as suas qualificações, você ganha mais autoridade e confiança de colegas, empresas e consumidores. O marketing pessoal permite que você exiba as suas capacidades técnicas, fortalecendo a sua relação com o consumidor. Desta forma, ele irá sentir-se confiante no momento de contratar os seus serviços.

Como fazer marketing pessoal, eficazmente

Comecemos pelo princípio: É importante realçar que marketing pessoal não é uma ação individual, mas sim um conjunto de hábitos que é reproduzido diariamente pelo profissional. É por isto que o trabalho deve ser contínuo, com integridade e coerência.

Os profissionais bem sucedidos percebem bem a diferença em apresentar uma imagem bem construída, para que possa ser recordados e respeitados como figuras de autoridade no seu domínio. Claro que existem algumas dicas que poderá seguir, e é disto que iremos falar em seguida. Aqui estão as melhores estratégias que poderá começar a aplicar desde já:

1. Tenha um objetivo bem definido

Se já leu alguma coisa sobre marketing, sabe que antes de colocar uma estratégia em prática, tem de definir claramente os seus objetivos. O mesmo se aplica ao marketing pessoal. Sem saber para onde vai, é praticamente impossível definir o rumo que irá seguir. Por isso, defina objetivos sustentáveis e exequíveis para a sua marca pessoal. Poderá ser por exemplo expandir a sua rede de contatos pessoais, conseguir uma promoção, ou um trabalho na sua empresa de sonho. A partir daqui, poderá desenhar e estabelecer um plano com as ações necessárias para levar os seus objetivos a bom porto.

2. Defina o seu público alvo

Com o objetivo definido, o próximo passo é perceber a quem dirigir os seus esforços de comunicação e marketing. É para profissionais dentro da sua área? É para fornecedores e outras empresas? Baseado no público alvo da sua mensagem, a forma como comunica poderá mudar. Realçar as suas habilitações profissionais requer diferentes tipos de esforços quando se fala para clientes, ou gestores, por exemplo.

Depois de definir o seu público alvo, pesquise um pouco mais sobre eles, os canais de comunicação que eles usam mais, como se comportam, o que partilham, quem seguem, etc. Desta forma sentir-se-á seguro na hora de comunicar com eles.

3. Participe em eventos perto de si

Um dos meios mais eficazes de promoção pessoal é a participação constante em eventos relacionados com a sua área de atividade. Isto é importante porque esses eventos fomenta o networking, a rede de contatos, e as ligações profissionais que poderão recomendá-lo como um bom profissional no futuro.

Não importa a área onde trabalha, mantenha os olhos bem abertos em relação aos eventos e oportunidades que as marcas em que as marcas ou empresas que você segue, apostam. Descubra isso por exemplo nas redes sociais.

4. Mantenha sempre o seu perfil de linked in atualizado

No que se refere às redes sociais, o linked in é um dos veículos mais promissores no que diz respeito à promoção pessoal. Mas ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, é muito mais que um site de relacionamentos profissionais para quem deseja encontrar uma colocação no mercado.

No Linked in é possível criar projetos em conjunto, e mostrar por exemplo o seu portfolio, entrando em conversação direta. Para se destacar na imensidão desta plataforma, é importante manter sempre o seu perfil atualizado. Mais do que simplesmente ativar a sua conta, é necessário passar o máximo de tempo possível a aperfeiçoar os conteúdos nela constantes. Se for um blogger, por exemplo, pode partilhar no linked in os seus posts, e se possível, escrever posts especificamente direcionados às pessoas que utilizam essa rede social.

5. Escreva um blog para realçar a sua experiência e autoridade numa matéria

Os blogues são excelentes ferramentas para vender a sua imagem. Comece um blog que apresenta aos seus leitores o que eles querem ler, concebendo conteúdos relevantes que realmente os inspirem e o ajudem a atingir o seu público alvo.

Quanto mais valor você criar para os seus leitores, em textos, imagens, etc., tanto melhor será a perceção da sua imagem no seu campo de trabalho.

6. Vá para além do domínio específico do seu trabalho

Muitos profissionais altamente qualificados prejudicam a sua relação com o mundo do trabalho sendo demasiado específicos, ou técnicos se quiser, limitando-se apenas à sua área de conhecimento. Para desenvolver bem o seu marketing pessoal, é necessário ir para além do domínio da sua área de conhecimento. O que quer dizer que terá de fazer mais do que diz a descrição da sua profissão no linked in.

Ofereça-se para ajudar outras pessoas noutros domínios profissionais, e mostre interesse em tarefas desempenhadas por outras pessoas. Tente absorver todo o tipo de conhecimento que poderá ser útil para desenvolver o seu próprio trabalho.

7. Obtenha reconhecimento pelo seu trabalho

Um dos maiores erros feitos por profissionais, especialmente quando estão a começar, é não assumirem os seus próprios trabalhos, falhando assim o reconhecimento público dos mesmos. O marketing pessoal depende da forma como se posiciona no mercado. Sempre que alcançar um feito positivo, certifique-se que obtém reconhecimento por isso, celebre a sua vitória, e faça destacar da multidão o seu próprio sucesso.

Tome cuidado para o fazer de forma natural, e sem ofuscar ninguém na sua equipa, porque a diferença entre ser confiante e ser arrogante é muito curta.

8. Mantenha projetos extra-curriculares

Para apresentar uma boa imagem de si mesmo, é interessante investir em atividades extra-curriculares que vão para além do seu domínio de trabalho.

Aprender mais e mais sobre algo que você faz, descobrir novas tendências ou interagir com outros profissionais, as atividades e projetos extra curriculares permitem que adicione uma experiência superlativa ao seu curriculum como profissional ou empresário.

9. Procure uma especialização

Pode ser o melhor naquilo que faz, mas há sempre algo de novo a aprendere. Procurar constantemente a especialização é o ideal para impedir que fique para traz no impiedoso mundo do trabalho, especialmente em mercados que estão em constante mudança, como o digital. Siga os blogues do seu segmento, e tenha os olhos bem abertos para novas versões e ferramentas que já utiliza diariamente.

Está pronto para começar a tratar de uma vez por todas do seu marketing pessoal? Boa sorte!

Fonte: https://blog.hotmart.com/en/personal-marketing/ (post por Bárbara Santos)

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading