Planificação

O amor nos negócios: 12 características

O Amor é complicado. Se não fosse viveríamos num mundo mais fraterno e solidário. Neste artigo pretendemos abordar um tema tabu - o amor nos negócios. Na verdade o amor está em toda a parte (até no trabalho) e quanto a nós, tem 12 características muito especiais. Confira quais.
hand love tree illustration ai free vector file - Urbanbrush

Todos nós temos diferentes concepções do que é o amor. Alguns imaginam o amor como ele é nos filmes, outros nas histórias de encantar. Outros ainda vivem infâncias problemáticas, e já pouco acreditam no amor enquanto adultos. A verdade é que o amor é uma extensão do nosso ser, e da nossa própria natureza. Atraímos o que somos, e somos o que atraímos. Não faz sentido por isso, que os negócios não possam beneficiar dessa extensão do nosso ser. Para investir o número de horas necessárias para fazer nascer um negócio, por exemplo, é preciso muito amor.

Mesmo nas relações humanas, nós atraímos pessoas que são reflexos e extensões das nossas personalidades. Eis a razão pela qual devemos demonstrar os mesmos atributos (que possuímos) que procuramos nos nossos parceiros. Nos negócios, os parceiros podem ser os seus colaboradores, os seus clientes (claro), os fornecedores, mas também até imagine-se, a concorrência. Nas linhas a seguir veremos com se parece o verdadeiro amor (deixando espaço para as interpretações de cada um).

Para conhecer o amor nos negócios a sério, nós recomendamos a GAPIC. Darão, com todo o carinho, total apoio à criação do seu negócio.

1. Atracção espontânea e contínua

Quando estamos verdadeiramente apaixonados pelo que fazemos no nosso trabalho, descobrimos amor e ternura na mais corriqueira das situações. Temos genuíno prazer em rever colegas de trabalho, dia após dia, temos prazer quando o telefone toca com mais um cliente angustiado do outro lado da linha. Nunca precisamos de “apimentar” o nosso dia a dia. Tudo parece divertido e espontâneo da maneira que é.

Também nunca temos de nos afastar do que somos para agradar a outra pessoa. O amor existe nas coisas mais simples que fazemos juntos no local de trabalho. Não há necessidade de convencer ou forçar alguém a fazer alguma coisa, porque tudo sai naturalmente. Existe uma atracção espontânea e contínua entre si e os outros.

2. Respeito Mútuo

O respeito pelo próximo é o factor mais importante que sustenta o verdadeiro amor. Define-se como dar ao outro (clientes, colaboradores, fornecedores) espaço suficiente para o crescimento pessoal, e nunca ultrapassar essa linha, não importa o quê.

3. Aceitar o outro

Quando estamos a viver um amor verdadeiro, nós aceitamos naturalmente o outro pelo seu lado bom, mas também – mais importante – pelo seu lado mau. Isso obriga-nos a ter uma perspectiva conciliadora, e conseguimos ver e aprender coisas que de outra forma nunca poderíamos experienciar.

O amor verdadeiro muda a nossa forma de pensar – para melhor! Ele faz equilibrar todas as diferenças latentes. Por isso mesmo, não se fazem julgamentos precipitados, e tornamo-nos disponíveis para receber e aceitar amor, exatamente da maneira que ele é.

4. Altruísmo

Somente experimentamos na pele o verdadeiro amor, quando temos algo a dar em troca. Para receber amor, temos de dar amor. Não se trata pois de satisfazer os nossos desejos mais egoístas, mas de trabalhar em conjunto para um objetivo em comum. Pode ser um projeto, desenvolver um novo produto, estabelecer novas políticas para a empresa. Trata-se de ser altruísta e preocupar-se genuinamente com as necessidades do seu parceiro, tanto como possivelmente se preocupa com as suas.

5. Confiança

Escusado seria dizer-se, a confiança é a fundação mais primária do amor verdadeiro. Ainda que seja crucial confiar nos parceiros com quem estamos apaixonados, é igualmente importante confiar em nós próprios. O amor verdadeiro faz-nos sentir vulneráveis mas sem sermos medrosos ou defensivos.

A lealdade nas relações não só traz estabilidade emocional, mas também aprofunda a intimidade. Quando parceiros de negócios vivem em amor e unidade, não há receio de saírem feridos da relação. Em unidade, o amor prevalece e torna-se mais forte com o tempo.

6. Cuidar do outro

O amor cuida das feridas interiores, e afasta o medo. Faz-nos sentir seguros e protegidos. Sentimo-nos em paz, sentimo-nos em casa com os parceiros que amamos, onde quer que estivermos. O amor verdadeiro nunca magoa porque não existem egos envolvidos. Daí muitos ambientes de negócios estarem envenenados. Só o amor verdadeiro pode curar as feridas do passado, e dar-nos a força para amar de novo.

7. Crescimento pessoal

O amor nos negócios verdadeiro favorece sempre o crescimento pessoal e espiritual. É um processo natural essencial para a nossa liberdade e felicidade. Tudo o que há na natureza necessita de crescer para sobreviver: plantas, animais, e todas as células vivas deste planeta.

O amor verdadeiro nos negócios promove um crescimento natural que não só preenche a nossa vida de felicidade e liberdade, mas também ajuda ao sucesso profissional. O amor verdadeiro é brincalhão, e cresce em harmonia sem resistência ou medos.

8. Companheirismo

Como seres humanos, procuramos naturalmente a companhia de outros seres humanos. É a nossa necessidade empática. No amor nos negócios, procuramos alguém que fique do nosso lado quando as coisas se complicam, durante a vida inteira. Necessitamos de alguém com quem experimentar as maravilhas da nossa vida, profissionalmente ou não.

Alguém com quem possamos tomar um cafézinho, partilhar os nossos segredos, discutir as notícias do telejornal, divertirmo-nos e envelhecer juntos. O amor verdadeiro, nos negócios, significa prestar atenção aos parceiros que amamos. O amor verdadeiro existe para ser celebrado nos tempos de fartura, e para chorar nos tempos de amargura.

9. Comunicação

Muitas pessoas se queixam das suas dificuldades em expressar os seus sentimentos no local de trabalho. A única coisa que os impede é na verdade os seus egos. Ter um ego não significa necessariamente arrogância, é mais uma falta de confiança em si mesmo, e nos seus próprios sentimentos. Quando as palavras carregam significado, e são ditas com boas intenções, nunca são difíceis de exprimir.

Fazer-se entender, e entender o parceiro é o alicerce do amor verdadeiro nos negócios. Quando abrimos o coração e somos verdadeiros nos nossos sentimentos, isso mostra coragem e generosidade. Um amor verdadeiro vai sempre reconhecer essas qualidades (à distância) e respeitá-lo por o deixar entrar na sua intimidade, no seu espaço mais sagrado.

10. Trabalho de equipa

Amor verdadeiro é trabalho de equipa. Saber quando avançar e tomar as rédeas da questão, ou confiar no parceiro e deixá-lo conduzir as operações é trabalho de equipa. Quando parceiros de negócios vivem o amor no trabalho, combinam as suas forças e trabalham como uma verdadeira equipa.

Sabem quando calar-se, mas também sabem quando dizer as verdades quando têm de ser ditas. Juntos, criam algo que é especial, único, e impossível de ser destruído. Partilham o mesmo objetivo de vida comum, e trabalham em sintonia para atingir os seus propósitos.

11. Resistência ao medo

Quando há amor verdadeiro nos negócios, não há medo. Medo dos compromissos, medo de errar, ou de magoar alguém. O Medo mata o amor, e torna-o impossível de viver plenamente. Quando estamos verdadeiramente apaixonados no nosso local de trabalho, sabemos sempre o que fazer a seguir.

12. Sagrado

O amor verdadeiro nos negócios é sagrado. Ele suprime o seu ego, traz alegria de viver, e aproxima-nos dos nossos “EU” verdadeiros. O amor verdadeiro liberta-nos do medo e da dependência. O Amor verdadeiro nos negócios é liberdade. O amor verdadeiro significa, também, perdão. Quando estamos verdadeiramente apaixonados, estamos mais perto de Deus.

Nós encontramos o amor verdadeiro sendo nós mesmos e não abdicando disso. Ele aparece quando menos se espera (como nos filmes). Nunca encontraremos o amor verdadeiro, ou mesmo alegria, correndo atrás de alguém que não nos liga nenhuma. O amor verdadeiro acontece quando nos sentimos bem na própria pele e estamos gratos por ser quem somos na verdade. Atraímos o amor verdadeiro nos negócios, quando nos sentimos, e acreditamos ser, verdadeiramente atraentes.

Para conhecer o amor nos negócios a sério, nós recomendamos a GAPIC. Darão, com todo o carinho, total apoio à criação do seu negócio.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading