Planificação

ūüí° Como criar o logotipo perfeito: Guia Completo

Já alguma vez viu uma grande marca sem um logotipo? Não? Isso é porque todas as grandes marcas têm um logotipo. Um logotipo tem um impacto gigantesco na forma como os consumidores percebem a sua marca. Naturalmente, você gostaria que o seu logo seja fantástico. Mas como é que isso se consegue?

N√£o entre em p√Ęnico. Este guia √ļtil ir√° ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para criar o logotipo perfeito para o seu neg√≥cio. Desde definir a identidade da sua marca at√© compreender que elementos s√£o necess√°rios para criar um grande logotipo, at√© fazer as escolhas de design certas ao longo do processo. Continue a ler e ir√° aprender tudo isso.

Aqui est√£o as etapas mais importantes para criar um logotipo

Poderá estar a perguntar-se a si mesmo: Como é que eu posso desenhar o meu logotipo? Estas são as etapas que precisa de perceber, e que analisaremos em detalhe no decurso deste post:

  1. Perceber porque precisa de ter um logotipo no seu negócio
  2. Definir a identidade da sua marca
  3. Encontrar inspiração para o seu design
  4. Analisar a concorrência
  5. Escolher o seu estilo de design
  6. Prestar aten√ß√£o √† c√īr
  7. Escolher a tipografia correcta
  8. Comunicar com o seu designer
  9. Avaliar as suas op√ß√Ķes para um logotipo
  10. O que n√£o deve fazer ao desenhar um logotipo

1. Perceber porque precisa de ter um logotipo no seu negócio. (E que tem de ser fantástico)

50 Manuais de Identidade Visual Para Se Inspirar | Design com Café

Fazer negócios é como tentar namorar com alguém Рvocê tenta fazer com que os consumidores se apaixonem pela sua marca. Então pense no logotipo como a fotografia do seu perfil de tinder (se não tiver, ainda vai a tempo). A sua aparência é aquilo que vai fazer com que as pessoas se interessem por si (em primeiro lugar) e fazer com que queiram saber um pouco mais sobre si.

O seu logotipo terá um impacto brutal na primeira impressão que os seus clientes tiram do seu negócio: irá disponibilizar desde logo informação aos seus consumidores sobre a sua marca, e fazê-los sentir que a marca é a escolha certa para eles.

Porque o seu logotipo √© uma parte essencial da sua marca, voc√™ tem de certificar-se que fica bem feito. Todos os seus materiais promocionais ter√£o o seu logotipo. Vai ser visualizado no seu website, nas suas embalagens, nos seus cart√Ķes de apresenta√ß√£o. Fa√ßa com que valha a pena. Um bom design de logotipo n√£o s√≥ tem o poder de comunicar tudo o que de bom tem a sua marca, mas tamb√©m tem a capacidade de deixar uma boa primeira impress√£o do seu neg√≥cio, destacando-o da concorr√™ncia.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

2. Defina a sua identidade de marca

minimalistic coffee logo with coffee imagery
Logo design para a Native specialty coffee por Sava Stoic.

O seu logotipo deve comunicar a personalidade da sua marca. Para alcan√ßar esse objectivo, necessita em primeiro lugar de perceber qual √© o tra√ßo principal de personalidade da sua marca. Uma vez que tenha definido o que torna a sua marca √ļnica e diferenciada da concorr√™ncia, vai ser muito mais f√°cil fazer escolhas sobre o design do seu logotipo, que devolvam os significados profundos que lhe quer atribuir.

Aqui est√£o algumas quest√Ķes que poder√° colocar a si mesmo, para tentar definir a sua identidade de marca:

  • Porque √© que come√ß√°mos por ter este neg√≥cio?
  • Quais s√£o as cren√ßas e valores que s√£o importantes para n√≥s, enquanto empresa?
  • O que √© que fazemos melhor do que ningu√©m?
  • O que √© que nos torna especiais?
  • Se pud√©ssemos descrever a nossa marca em tr√™s palavras, quais seriam?
  • Quais s√£o as tr√™s palavras que queremos que os nossos consumidores usem para nos descreverem?

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

3. Encontre inspiração para o design do seu logotipo

A parte mais complicada do processo de design de um logotipo pode ser a procura por inspiração. Felizmente para si, temos alguma dicas que podem tornar as coisas mais fáceis.

Comece por fazer um brainstorm

Lightbulb logo design for idearoute
Design de logotipo para a Idearoute por brandsformed¬ģ.

Talvez você seja uma pessoa que gosta de jogar com conceitos, e principie por reunir algumas palavras que definam o conceito que procura. Uma sessão de brainstorming pode ser aquilo que necessita para descobrir o feel e o look do logotipo que procura. Aqui estão três passos que o irão ajudar a descobrir as melhores ideias para logotipo:

1.Siga as regras b√°sicas de um brainstorming: Um brainstorming serve para expor todas as ideias que se possa ter acerca de alguma coisa (mesmo as mais est√ļpidas) e escreve-las numa papel. Todas as ideias s√£o v√°lidas. At√© uma ideia horr√≠vel pode ser a fa√≠sca para uma ideia mais luminosa em seguida.

2. Pense como a sua audi√™ncia: Fa√ßa uma lista de palavras que descreva a sua marca, e como quer que ela seja percebida. Pense como uma pessoa real, no seu p√ļblico alvo, e lembre-se sempre do que poder√° ser mais importante para elas.

3. Envolva toda a gente no processo: Fazer um brainstorming com apenas uma pessoa √© poss√≠vel, mas s√≥ a diversidade de opini√Ķes faz a magia acontecer. Envolva pessoas de todos os departamentos, ou at√© mesmo amigos e colegas de neg√≥cio. Quanto mais perspectivas, melhor.

 

caveman logo
Logotipo para Crypto Caveman design por Virtuoso‚ÄĚ
bee logo
Logotipo para a Sweet Trip por Terry Bogard

No que diz respeito a fazer um brainstorming sobre o seu novo logotipo, n√£o tenha medo de pensar “fora da caixa” e de ser um pouquinho diferente. Observe nos exemplos que damos acima, como os logotipos combinam ideias que nem sempre parecem as mais √≥bvias. Como por exemplo criptomoedas, e um homem das cavernas, ou uma abelha, e um pin do google maps. Estas escolhas originais de ideias e conceitos permitiram realizar grandes logotipos, expressando car√°cter e diferenciando-os da concorr√™ncia.

Faça um quadro de imagens inspiradoras

Se √© mais do tipo de ser uma pessoa “visual”, um quadro de imagens inspiradoras pode ser a ferramenta perfeita para achar o conceito, ou cruzamento de conceitos, que procura. Pode utilizar um quadro real com imagens recortadas e coladas, ou fazer um quadro digital (O pinterest seria a escolha √≥bvia). Recolha todas as imagens pelas quais se apaixonar – e que tenham rela√ß√£o com o logotipo que quer criar – podem ser outros logotipos, combina√ß√Ķes de cores, ilustra√ß√Ķes, aventure-se! O seu quadro de imagens inspiradoras vai reflectir, √† medida que o for compondo, o estilo que procura no seu logotipo.

vegetable logo
Logotipo para Simply Rooted por Virtuoso

rugged logo
Logotipo para Rugged composto por KaWolfram

Pense em como o seu neg√≥cio pode ser visualizado atrav√©s do seu logotipo. Simply Rooted √© um logotipo que tem tudo a ver com produtos locais, e o seu logotipo em estilo vintage reflecte isso mesmo. Se est√° √† procura de um look semelhante, o seu quadro de imagens inspiradoras pode incluir imagens de logos vintage, ilustra√ß√Ķes feitas √† m√£o e formas e cores org√Ęnicas. Ou ent√£o, atente como o logotipo da Rugged reflecte um ar duro e desempoeirado, mas ainda assim inclui uma est√©tica de prest√≠gio atrav√©s da utiliza√ß√£o dos dourados. O seu quadro de imagens inspiradoras d√°-lhe a oportunidade de combinar todos estes elementos num s√≥ local.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

4.Analisar a concorrência

O melhor sítio para roubar (ou melhor, tomar emprestado) ideias? A sua concorrência! Verifique o que é que já existe, o que é que poderia funcionar bem com a sua audiência e o que é que deverá evitar. Enquanto analisa a concorrência, pense também quais são as suas diferenças em relação à concorrência e como é que poderia enfatizar essas diferenças no seu logotipo.

Certifique-se que se distingue da sua concorr√™ncia. Se todos os outros neg√≥cios da sua √°rea de actividade t√™m um logotipo monocrom√°tico, talvez deva optar por um logotipo a cores para sobressair. Se toda a gente tem um look tradicional, talvez um logotipo divertido e moderno atraia a aten√ß√£o. Por√©m, n√£o fa√ßa da diferen√ßa algo que se basta por si. √Č necess√°rio que o logotipo sirva os interesses, e capte a aten√ß√£o, do seu p√ļblico alvo.

venture capital logo
Um logotipo cl√°ssico para uma empresa de contabilidade por Genovius

finance logo
Um logotipo moderno para empresa de contabilidade por minimalexa

toaster logo
Um logotipo divertido para empresa de contabilidade, por Scribe

Analise os três logotipos acima para empresas de contabilidade, e verifique como elas comunicam a sua personalidade. O logotipo do leão de duas cabeças para a Orthrus Ventures é clássico e confiável, enquanto o logo da Tidy Finance parece moderno e cool. No entanto, se a sua onda é mais divertida e casual, a Hot Toast poderá inspira-lo com as suas cores vivas e design alegre e divertido.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

5. Escolher o seu estilo de design

Agora que tem uma visão mais clara sobre a sua marca, e se está a sentir inspirado graças às técnicas que enunciámos acima, é tempo de traduzir todo esse esforço em design. Existem muitos elementos diferentes que entram em jogo neste momento, desde cores, formas e gráficos até ao tipo de fonte utilizada (tipografia). Isolar cada um desses elementos, analisando o que podem individualmente contribuir para o seu logotipo vai ajudá-lo a caminhar passo a passo, em vez de querer fazer as coisas todas de uma vez só.

Quando estiver a pensar sobre o seu logo, a primeira coisa que deverá fazer é escolher a estética certa para a sua marca. Não existe um estilo que sirva a toda a gente por igual, mas apenas o que é melhor para a sua marca.

example for designing a logo that is classic
Um logotipo cl√°ssico e intemporal desenhado por eLyateh

Cl√°ssicos

Os logotipos da moda podem ser divertidos e excitantes, mas podem podem precisamente passar de moda rapidamente. Um estilo clássico dá-lhe mais garantias de longevidade, e pode ajudá-lo a alcançar uma maior audiência. Este tipo de estética mantém os conceitos simples e não se aventura em cores arrojadas, fonts inovadoras, etc. Um estilo clássico diz as pessoas que você é confiável e com os pés bem assentes na terra.

example for designing a logo with retro vibe
Um logotipo vintage e ao mesmo tempo cool concebido por Sava Stoic

Retro ou vintage

Existe uma raz√£o pela qual os designs vintage e retro t√™m estado em voga j√° h√° algum tempo. Eles lembram-nos constantemente do passado, e convocam toda a esp√©cie de sentimentos rom√Ęnticos e de nostagia. Um logo vintage diz aos consumidores que a hist√≥ria √© importante para si, e que o que quer que venda traz a seguran√ßa da experi√™ncia adquirida. Logotipos que pare√ßam “usados” e escritos √† m√£o em castanho e tons pastel encaixam nesta est√©tica maravilhosamente.

ultra logo
An ultra modern, simple geometric logo for Ultra, designed by artsigma

Modernos e Minimalistas

As marcas escolhem frequentemente um estilo clean e minimalista para comunicar os seus atributos de inovação e modernidade. Este estilo utiliza muito espaço em branco, detalhes mínimos, e linhas simples. Um logo minimalista mostra aos seus consumidores que a sua marca está actualizada com o mercado, que é cool, e sabe o que realmente é importante.

how to design a logo with quirky charme example
Um logotipo divertido e cheio de cor proposto por ananana14

Logos Divertidos

Esta √© uma escolha frequente quando o target dos seus consumidores s√£o jovens (ou jovens de espirito). O estilo de logos divertidos tende a utilizar muita c√īr e usa frequentemente s√≠mbolos ou ilustra√ß√Ķes para criar uma vibra√ß√£o simp√°tica e acolhedora.

handdrawn logo
Logotipo em estilo de caligrafia concebido por bo_rad

Estilos de Design “feitos √† m√£o” ou de caligrafia

O estilo de design de caligrafia, ou “feitos √† m√£o” transporta consigo uma mensagem clara e simples: esta marca √© muito personalizada, e destaca-se porque os seus produtos s√£o feitos com a qualidade e preocupa√ß√£o da execu√ß√£o artesanal. Este estilo funciona bem com outras est√©ticas, como vintage. Mas tamb√©m pode ser combinada com estilos minimalistas e divertidos, assim como simples e sofisticados para um look jovem e din√Ęmico.

N√£o consegue escolher um estilo em particular?

√Č claro que estes estilos n√£o s√£o mutuamente exclusivos. Misture-os se for necess√°rio, at√© adapta-los √†s caracter√≠sticas e personalidade da sua marca. Por exemplo, a sua marca pode ser simultaneamente em estilo “feita √† m√£o” e divertida ao mesmo tempo. Veja o exemplo acima da Crafting Cactus.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

6. Preste atenção à cor

As cores podem ter imensas variantes e significados. A psicologia por detr√°s da cor √© complexa, mas para manter as coisas simples, podemos dizer que as cores t√™m certos sentimento e emo√ß√Ķes associadas.

red logo

Logo Vermelho da Food Hunter concebido pela Yo!Design

yellow and orange logo

Logotipo Amarelo e Laranja concebido por Hermeneutic ¬ģ

green logo

Logotipo verde para a Urban Toad por  J_Ivan

blue logo

Logotipo azul por bo_rad

pink and purple logo

Logotipo rosa e p√ļrpura por  Polly_

brown logo

Logotipo Castanho por  Zvucifantasticno

  • Red: O vermelho √© uma cor que apresenta excita√ß√£o, paix√£o e raiva. √Č uma grande escolha se a sua marca pretende fazer-se ouvir , √© jovem, e quer distinguir-se da concorr√™ncia. 
  • Laranja: O laranja √© muito menos usado que o vermelho, mas √© t√£o energ√©tico quanto essa c√īr prim√°ria. Esta √© uma cor vibrante, revigorante, e brincalhona.
  • Amarelo: Se quer parecer acess√≠vel e amig√°vel, o amarelo √© a cor correcta. Proporciona uma fonte de energia positiva
  • Verde: O verde √© uma cor extremamente vers√°til, e pode funcionar bem para qualquer marca. √Č especialmente relevante para algu√©m que quer estabelecer uma liga√ß√£o com a natureza.
  • Azul:  Azul √© uma cor cl√°ssica, e muito comum. √Č uma cor calma e descontra√≠da, que simboliza a confian√ßa e maturidade.
  • Violeta: A cor violeta pode ser o caminho indicado se pretende uma marca ligada ao luxo. Dependendo do tipo de intensidade, o violeta pode ser uma cor misteriosa, ecl√©ctica ou feminina. 
  • Rosa: Para assuntos mais femininos, nada funciona melhor que o rosa. Mas n√£o √© tudo. Com tons pastel, ou p√ļrpura choque, o rosa pode tamb√©m parecer uma cor adulta e cool, mantendo a sua apar√™ncia jovem e feminina.
  • Castanho: O castanho pode parecer uma escolha estranha a princ√≠pio, mas funciona lindamente em logos que se pretendem vintage e masculinos. Pode dar √† sua marca um ar artesanal, √ļnico e antiquado.
  • Brown may sound like a strange color choice at first, but it works perfectly for rugged and masculine vintage logos. It can give your brand a handmade, unique and aged look.
  • Preto: Se est√° √† procura de um look elegante, moderno, de luxo, o preto ser√° uma grande escolha. Um logotipo minimalista a preto e branco √© a escolha certa se quiser manter a simplicidade da sua imagem.
  • Branco:  Quer que o look da sua marca transmita um ar limpo, moderno e minimalista? Use bastante branco no seu logotipo. Como cor neutra, funciona bem em combina√ß√£o com todos os outros tipos de cores, mas acrescenta sempre um toque clean, jovem, e econ√≥mico.
  • Cinza: O cinza √© definitivamente a cor a escolher se quiser alcan√ßar um look maduro, cl√°ssico e s√©rio. Os tons mais escuros parecem mais misteriosos, enquanto os tons mais claros s√£o mais acess√≠veis. 

Combinando as cores

complementary colors
analogous colors

The color wheel

triadic colors

√Č claro que n√£o necessita de se restringir a um logotipo monocrom√°tico, usando apenas uma cor. Na verdade, pode combinar diferentes cores no seu logotipo. Para escolher cores que funcionam bem em conjunto, analise as rodas de c√īres acima:

  • Cores Complementares : s√£o opostas entre si na roda das cores. Devolvem o melhor de cada ua das cores e criam um look muito din√Ęmico.
  • Cores An√°logas s√£o cores que est√£o muito pr√≥ximas entre si na roda das cores. Se deseja que o seu logotipo seja harmonioso, estas cores ir√£o funcionar bem em conjunto.
  • Cores Tri√°dicas prov√™m de tr√™s sec√ß√Ķes equivalentes na roda das cores. Escolha esta combina√ß√£o se desejar um efeito s√≥lido e estimulante.
example for creating a logo with harmonious colors

Neste logotipo as cores an√°logas proporcionam um efeito harmonioso. Por Dudeowl.

example for designing a logo with complementary colors
O Azul e o Laranja são cores complementares neste logotipo, que se reforçam uma à outra.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

7. Escolher a tipografia correcta (fontes)

Voc√™ dever√° querer escolher uma fonte tipogr√°fica que complemente e complete o seu logotipo. Existem quatro tipos b√°sicos de fontes tipogr√°ficas com que pode trabalhar para dar ao seu logotipo um look exclusivo e √ļnico.

Serif font logo with sea horse

Uma fonte com serifas cl√°ssica e elegante por sonjablue.

Sans serif font logo with minimalistic lines

Um logotipo moderno, sem serifas por  simolio.

Fontes com serifas – o que s√£o?

Repare como a fonte escolhida no logotipo da Avalon tem um aspecto chique e intemporal. As fontes com serifas podem fazer o seu logotipo parecer cl√°ssico e premium. Serifs s√£o os pequeninos “pezinhos”, no final dos v√©rtices de cada letra, que fazem parecer a fonte um pouco mais antiquada. S√£o muito vers√°teis, e parecem fant√°sticos em qualquer tipo de design, funcionando especialmente bem com designs vintage, elegantes e cl√°ssicos.

Fontes sem serifas

As fonts sem sarifas são perfeitas para um look limpo e moderno. Não têm os pequeninos pés junto aos vértices que as fonts com serifas têm, o que faz com que pareçam sempre modernas e joviais. Isto funciona perfeitamente para marcas modernas, como o logotipo da Delta Salt, que apresentamos acima.

Script font logo with rabbit illustration

Um logotipo feito √† m√£o, com fonte caligr√°fica por Mad pepper.

Display font logo for Perfect You

Uma fonte tipogr√°fica decorativa por Fe Melo.

Script fonts

As fonts caligáficas são reminiscentes da escrita à mão. Desde fontes elegantes até scripts relaxados e descontraídos, existe uma enorme variedade por onde escolher. Use-os para dar ao seu logotipo um ar mais individualizado, como o logotipo da Moon Rabbit acima.

Fontes de Poster

As fontes de poster são fontes decorativas que são altamente estilizadas e realmente captam a atenção. Tome em atenção o logotipo da Perfect You acima, que utiliza uma fonte de tipo poster para dar um ar de anos 70 ao logotipo.

Combinando os seus elementos de design

Classic logo design for Voany

Um logotipo que √© simultaneamente cl√°ssico e jovem por vraione.

Modern logo design for reflect academy
O abstracto colorido deste logotipo d√°-nos uma imagem moderna e inovadora. Design by Vectorila.

Agora que tem uma ideia de todos os elementos que irão constituir o seu logotipo, tem de certificar-se que funcionam bem em conjunto. Deverá articula-los de uma forma harmoniosa para criarem a vibe que estão à procura.

O logotipo para a marca de cosm√©ticos Voany n√£o deixa d√ļvidas de que se trata de uma marca de prest√≠gio, elegante, usando uma combina√ß√£o org√Ęnica, uma fonte tipogr√°fica cl√°ssica com serifas, e uma pallete de cores castanha e beje. A Reflect Academy por outro lado tem uma apar√™ncia disruptiva e atraente, ao combinar uma fonte tipogr√°fica moderna com formas abstractas e coloridas que lhe conferem um look √ļnico e particular.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

8. Comunicar com o seu designer

Unique logo design for Lone Oak
Um logotipo memor√°vel feito para a lone oak studios por Mad pepper.

Agora que j√° considerou todos os estilos poss√≠veis, est√° pronto para come√ßar o seu design de logotipo. Existem muitas formas de conseguir um logotipo, por isso mesmo deve considerar a forma que resultar melhor para si. Contratar uma ag√™ncia, lan√ßar um concurso de logotipos, etc. Pre√ßos diferentes trazem disponibilidades diferentes e todas as op√ß√Ķes t√™m as suas vantagens e desvantagens.

Podemos estar errados, mas julgamos que a melhor forma de obter um logotipo √© lan√ßar um concurso. Para ter a certeza que o seu design sai como voc√™ deseja, a primeira regra √© comunicar com o seu designer com clareza. Escrever um briefing claro √© a melhor forma para que o designer compreenda quem voc√™ √© e os atributos da marca. Certifique-se que providencia o m√°ximo de informa√ß√£o sobre a sua empresa, de forma a que eles possam criar algo de realmente √ļnico para si.

√Äs vezes ir√° ser necess√°rio que confie no seu designer, mas tente manter-se aberto a sugest√Ķes. Lembre-se – o designer √© um especialista com a capacidade de avaliar o que faz um grande logotipo. Dar bastante feedback claro e detalhado √© o que faz com que os designers se aproximem o mais poss√≠vel do logotipo que idealiza. Pode soar a uma frase requentada, mas os melhores designs acontecem quando voc√™ e o seu designer trabalham em conjunto para um objectivo comum.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

9. Avalie as suas op√ß√Ķes

Logo design for Joyce Foods
Este logotipo √© s√≥ uma das muitas op√ß√Ķes que a Joyce Foods tem ao seu dispor
Artisanal logo for Joyce Foods

Também tiveram a opção de escolher entre o logo acima.

Modern logo for Joyce Foods

…este logotipo mais moderno…

Handlettered logo for Joyce Foods

E este logotipo em estilo caligr√°fico. A Joyce Foods p√īde escolher entre mais de 152 designs diferentes.

Avaliar as diferentes op√ß√Ķes para um logotipo pode ser complicado, por isso obtenha algum feedback dos amigos, consumidores potenciais, e colegas, para o ajudar a tomar uma decis√£o.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

Quais s√£o os atributos de um grande logotipo?

Um bom logotipo é imediatamente reconhecível, reflecte a sua imagem de marca, e distingue-o da concorrência. Um logotipo eficaz tem um aspecto profissional e integra-se perfeitamente na comunicação da sua marca. Um bom logotipo também tem de funcionar em qualquer tamanho e em qualquer superfície em que queira utilizar o seu logotipo.

Um bom logotipo:

  • √© unico e distintivo
  • √© memor√°vel
  • funciona em qualquer tamanho ou superf√≠cie
  • Reflecte a personalidade da sua marca
  • √© intemporal

Mas como fazer um bom logotipo? Aqui est√£o algumas quest√Ķes que dever√° colocar a si mesmo ao avaliar as suas op√ß√Ķes:

  • Pode dizer o que √© em 2 segundos?
  • √Č simples e memor√°vel?
  • √Č vers√°til? Pode adaptar-se a qualquer comunica√ß√£o da marca?
  • √Č intemporal, ou vai ter de ser redesenhado em poucos anos?
  • √Č √ļnico e distingue-se da concorr√™ncia?
  • √Č um logotipo que apela ao seu p√ļblico alvo?

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

10. O que n√£o deve fazer quando concebe um logotipo

Existem algumas armadilhas em que pode cair quando estiver a conceber o seu logotipo. Aqui estão algumas dicas sobre o que NÃO deve fazer:

  • Resista aos clich√©s mais habituais. Por exemplo, se tem um consult√≥rio dent√°rio o seu logotipo n√£o tem de ser um dente. Evite os logotipos gen√©ricos.
  • N√£o complique demasiado as coisas. A simplicidade √© a chave para um logotipo memor√°vel.
  • N√£o tente estar demasiado na moda. As modas passam de moda.
  • N√£o tente poupar dinheiro √† for√ßa. O seu logotipo √© demasiado importante para isso.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

1 coment√°rio

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: