Planificação

💡 Como criar o logotipo perfeito: Guia Completo

Já alguma vez viu uma grande marca sem um logotipo? Não? Isso é porque todas as grandes marcas têm um logotipo. Um logotipo tem um impacto gigantesco na forma como os consumidores percebem a sua marca. Naturalmente, você gostaria que o seu logo seja fantástico. Mas como é que isso se consegue?

Não entre em pânico. Este guia útil irá ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para criar o logotipo perfeito para o seu negócio. Desde definir a identidade da sua marca até compreender que elementos são necessários para criar um grande logotipo, até fazer as escolhas de design certas ao longo do processo. Continue a ler e irá aprender tudo isso.

Aqui estão as etapas mais importantes para criar um logotipo

Poderá estar a perguntar-se a si mesmo: Como é que eu posso desenhar o meu logotipo? Estas são as etapas que precisa de perceber, e que analisaremos em detalhe no decurso deste post:

  1. Perceber porque precisa de ter um logotipo no seu negócio
  2. Definir a identidade da sua marca
  3. Encontrar inspiração para o seu design
  4. Analisar a concorrência
  5. Escolher o seu estilo de design
  6. Prestar atenção à côr
  7. Escolher a tipografia correcta
  8. Comunicar com o seu designer
  9. Avaliar as suas opções para um logotipo
  10. O que não deve fazer ao desenhar um logotipo

1. Perceber porque precisa de ter um logotipo no seu negócio. (E que tem de ser fantástico)

50 Manuais de Identidade Visual Para Se Inspirar | Design com Café

Fazer negócios é como tentar namorar com alguém – você tenta fazer com que os consumidores se apaixonem pela sua marca. Então pense no logotipo como a fotografia do seu perfil de tinder (se não tiver, ainda vai a tempo). A sua aparência é aquilo que vai fazer com que as pessoas se interessem por si (em primeiro lugar) e fazer com que queiram saber um pouco mais sobre si.

O seu logotipo terá um impacto brutal na primeira impressão que os seus clientes tiram do seu negócio: irá disponibilizar desde logo informação aos seus consumidores sobre a sua marca, e fazê-los sentir que a marca é a escolha certa para eles.

Porque o seu logotipo é uma parte essencial da sua marca, você tem de certificar-se que fica bem feito. Todos os seus materiais promocionais terão o seu logotipo. Vai ser visualizado no seu website, nas suas embalagens, nos seus cartões de apresentação. Faça com que valha a pena. Um bom design de logotipo não só tem o poder de comunicar tudo o que de bom tem a sua marca, mas também tem a capacidade de deixar uma boa primeira impressão do seu negócio, destacando-o da concorrência.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

2. Defina a sua identidade de marca

minimalistic coffee logo with coffee imagery
Logo design para a Native specialty coffee por Sava Stoic.

O seu logotipo deve comunicar a personalidade da sua marca. Para alcançar esse objectivo, necessita em primeiro lugar de perceber qual é o traço principal de personalidade da sua marca. Uma vez que tenha definido o que torna a sua marca única e diferenciada da concorrência, vai ser muito mais fácil fazer escolhas sobre o design do seu logotipo, que devolvam os significados profundos que lhe quer atribuir.

Aqui estão algumas questões que poderá colocar a si mesmo, para tentar definir a sua identidade de marca:

  • Porque é que começámos por ter este negócio?
  • Quais são as crenças e valores que são importantes para nós, enquanto empresa?
  • O que é que fazemos melhor do que ninguém?
  • O que é que nos torna especiais?
  • Se pudéssemos descrever a nossa marca em três palavras, quais seriam?
  • Quais são as três palavras que queremos que os nossos consumidores usem para nos descreverem?

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

3. Encontre inspiração para o design do seu logotipo

A parte mais complicada do processo de design de um logotipo pode ser a procura por inspiração. Felizmente para si, temos alguma dicas que podem tornar as coisas mais fáceis.

Comece por fazer um brainstorm

Lightbulb logo design for idearoute
Design de logotipo para a Idearoute por brandsformed®.

Talvez você seja uma pessoa que gosta de jogar com conceitos, e principie por reunir algumas palavras que definam o conceito que procura. Uma sessão de brainstorming pode ser aquilo que necessita para descobrir o feel e o look do logotipo que procura. Aqui estão três passos que o irão ajudar a descobrir as melhores ideias para logotipo:

1.Siga as regras básicas de um brainstorming: Um brainstorming serve para expor todas as ideias que se possa ter acerca de alguma coisa (mesmo as mais estúpidas) e escreve-las numa papel. Todas as ideias são válidas. Até uma ideia horrível pode ser a faísca para uma ideia mais luminosa em seguida.

2. Pense como a sua audiência: Faça uma lista de palavras que descreva a sua marca, e como quer que ela seja percebida. Pense como uma pessoa real, no seu público alvo, e lembre-se sempre do que poderá ser mais importante para elas.

3. Envolva toda a gente no processo: Fazer um brainstorming com apenas uma pessoa é possível, mas só a diversidade de opiniões faz a magia acontecer. Envolva pessoas de todos os departamentos, ou até mesmo amigos e colegas de negócio. Quanto mais perspectivas, melhor.

 

caveman logo
Logotipo para Crypto Caveman design por Virtuoso”
bee logo
Logotipo para a Sweet Trip por Terry Bogard

No que diz respeito a fazer um brainstorming sobre o seu novo logotipo, não tenha medo de pensar “fora da caixa” e de ser um pouquinho diferente. Observe nos exemplos que damos acima, como os logotipos combinam ideias que nem sempre parecem as mais óbvias. Como por exemplo criptomoedas, e um homem das cavernas, ou uma abelha, e um pin do google maps. Estas escolhas originais de ideias e conceitos permitiram realizar grandes logotipos, expressando carácter e diferenciando-os da concorrência.

Faça um quadro de imagens inspiradoras

Se é mais do tipo de ser uma pessoa “visual”, um quadro de imagens inspiradoras pode ser a ferramenta perfeita para achar o conceito, ou cruzamento de conceitos, que procura. Pode utilizar um quadro real com imagens recortadas e coladas, ou fazer um quadro digital (O pinterest seria a escolha óbvia). Recolha todas as imagens pelas quais se apaixonar – e que tenham relação com o logotipo que quer criar – podem ser outros logotipos, combinações de cores, ilustrações, aventure-se! O seu quadro de imagens inspiradoras vai reflectir, à medida que o for compondo, o estilo que procura no seu logotipo.

vegetable logo
Logotipo para Simply Rooted por Virtuoso

rugged logo
Logotipo para Rugged composto por KaWolfram

Pense em como o seu negócio pode ser visualizado através do seu logotipo. Simply Rooted é um logotipo que tem tudo a ver com produtos locais, e o seu logotipo em estilo vintage reflecte isso mesmo. Se está à procura de um look semelhante, o seu quadro de imagens inspiradoras pode incluir imagens de logos vintage, ilustrações feitas à mão e formas e cores orgânicas. Ou então, atente como o logotipo da Rugged reflecte um ar duro e desempoeirado, mas ainda assim inclui uma estética de prestígio através da utilização dos dourados. O seu quadro de imagens inspiradoras dá-lhe a oportunidade de combinar todos estes elementos num só local.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

4.Analisar a concorrência

O melhor sítio para roubar (ou melhor, tomar emprestado) ideias? A sua concorrência! Verifique o que é que já existe, o que é que poderia funcionar bem com a sua audiência e o que é que deverá evitar. Enquanto analisa a concorrência, pense também quais são as suas diferenças em relação à concorrência e como é que poderia enfatizar essas diferenças no seu logotipo.

Certifique-se que se distingue da sua concorrência. Se todos os outros negócios da sua área de actividade têm um logotipo monocromático, talvez deva optar por um logotipo a cores para sobressair. Se toda a gente tem um look tradicional, talvez um logotipo divertido e moderno atraia a atenção. Porém, não faça da diferença algo que se basta por si. É necessário que o logotipo sirva os interesses, e capte a atenção, do seu público alvo.

venture capital logo
Um logotipo clássico para uma empresa de contabilidade por Genovius

finance logo
Um logotipo moderno para empresa de contabilidade por minimalexa

toaster logo
Um logotipo divertido para empresa de contabilidade, por Scribe

Analise os três logotipos acima para empresas de contabilidade, e verifique como elas comunicam a sua personalidade. O logotipo do leão de duas cabeças para a Orthrus Ventures é clássico e confiável, enquanto o logo da Tidy Finance parece moderno e cool. No entanto, se a sua onda é mais divertida e casual, a Hot Toast poderá inspira-lo com as suas cores vivas e design alegre e divertido.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

5. Escolher o seu estilo de design

Agora que tem uma visão mais clara sobre a sua marca, e se está a sentir inspirado graças às técnicas que enunciámos acima, é tempo de traduzir todo esse esforço em design. Existem muitos elementos diferentes que entram em jogo neste momento, desde cores, formas e gráficos até ao tipo de fonte utilizada (tipografia). Isolar cada um desses elementos, analisando o que podem individualmente contribuir para o seu logotipo vai ajudá-lo a caminhar passo a passo, em vez de querer fazer as coisas todas de uma vez só.

Quando estiver a pensar sobre o seu logo, a primeira coisa que deverá fazer é escolher a estética certa para a sua marca. Não existe um estilo que sirva a toda a gente por igual, mas apenas o que é melhor para a sua marca.

example for designing a logo that is classic
Um logotipo clássico e intemporal desenhado por eLyateh

Clássicos

Os logotipos da moda podem ser divertidos e excitantes, mas podem podem precisamente passar de moda rapidamente. Um estilo clássico dá-lhe mais garantias de longevidade, e pode ajudá-lo a alcançar uma maior audiência. Este tipo de estética mantém os conceitos simples e não se aventura em cores arrojadas, fonts inovadoras, etc. Um estilo clássico diz as pessoas que você é confiável e com os pés bem assentes na terra.

example for designing a logo with retro vibe
Um logotipo vintage e ao mesmo tempo cool concebido por Sava Stoic

Retro ou vintage

Existe uma razão pela qual os designs vintage e retro têm estado em voga já há algum tempo. Eles lembram-nos constantemente do passado, e convocam toda a espécie de sentimentos românticos e de nostagia. Um logo vintage diz aos consumidores que a história é importante para si, e que o que quer que venda traz a segurança da experiência adquirida. Logotipos que pareçam “usados” e escritos à mão em castanho e tons pastel encaixam nesta estética maravilhosamente.

ultra logo
An ultra modern, simple geometric logo for Ultra, designed by artsigma

Modernos e Minimalistas

As marcas escolhem frequentemente um estilo clean e minimalista para comunicar os seus atributos de inovação e modernidade. Este estilo utiliza muito espaço em branco, detalhes mínimos, e linhas simples. Um logo minimalista mostra aos seus consumidores que a sua marca está actualizada com o mercado, que é cool, e sabe o que realmente é importante.

how to design a logo with quirky charme example
Um logotipo divertido e cheio de cor proposto por ananana14

Logos Divertidos

Esta é uma escolha frequente quando o target dos seus consumidores são jovens (ou jovens de espirito). O estilo de logos divertidos tende a utilizar muita côr e usa frequentemente símbolos ou ilustrações para criar uma vibração simpática e acolhedora.

handdrawn logo
Logotipo em estilo de caligrafia concebido por bo_rad

Estilos de Design “feitos à mão” ou de caligrafia

O estilo de design de caligrafia, ou “feitos à mão” transporta consigo uma mensagem clara e simples: esta marca é muito personalizada, e destaca-se porque os seus produtos são feitos com a qualidade e preocupação da execução artesanal. Este estilo funciona bem com outras estéticas, como vintage. Mas também pode ser combinada com estilos minimalistas e divertidos, assim como simples e sofisticados para um look jovem e dinâmico.

Não consegue escolher um estilo em particular?

É claro que estes estilos não são mutuamente exclusivos. Misture-os se for necessário, até adapta-los às características e personalidade da sua marca. Por exemplo, a sua marca pode ser simultaneamente em estilo “feita à mão” e divertida ao mesmo tempo. Veja o exemplo acima da Crafting Cactus.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

6. Preste atenção à cor

As cores podem ter imensas variantes e significados. A psicologia por detrás da cor é complexa, mas para manter as coisas simples, podemos dizer que as cores têm certos sentimento e emoções associadas.

red logo

Logo Vermelho da Food Hunter concebido pela Yo!Design

yellow and orange logo

Logotipo Amarelo e Laranja concebido por Hermeneutic ®

green logo

Logotipo verde para a Urban Toad por  J_Ivan

blue logo

Logotipo azul por bo_rad

pink and purple logo

Logotipo rosa e púrpura por  Polly_

brown logo

Logotipo Castanho por  Zvucifantasticno

  • Red: O vermelho é uma cor que apresenta excitação, paixão e raiva. É uma grande escolha se a sua marca pretende fazer-se ouvir , é jovem, e quer distinguir-se da concorrência. 
  • Laranja: O laranja é muito menos usado que o vermelho, mas é tão energético quanto essa côr primária. Esta é uma cor vibrante, revigorante, e brincalhona.
  • Amarelo: Se quer parecer acessível e amigável, o amarelo é a cor correcta. Proporciona uma fonte de energia positiva
  • Verde: O verde é uma cor extremamente versátil, e pode funcionar bem para qualquer marca. É especialmente relevante para alguém que quer estabelecer uma ligação com a natureza.
  • Azul:  Azul é uma cor clássica, e muito comum. É uma cor calma e descontraída, que simboliza a confiança e maturidade.
  • Violeta: A cor violeta pode ser o caminho indicado se pretende uma marca ligada ao luxo. Dependendo do tipo de intensidade, o violeta pode ser uma cor misteriosa, ecléctica ou feminina. 
  • Rosa: Para assuntos mais femininos, nada funciona melhor que o rosa. Mas não é tudo. Com tons pastel, ou púrpura choque, o rosa pode também parecer uma cor adulta e cool, mantendo a sua aparência jovem e feminina.
  • Castanho: O castanho pode parecer uma escolha estranha a princípio, mas funciona lindamente em logos que se pretendem vintage e masculinos. Pode dar à sua marca um ar artesanal, único e antiquado.
  • Brown may sound like a strange color choice at first, but it works perfectly for rugged and masculine vintage logos. It can give your brand a handmade, unique and aged look.
  • Preto: Se está à procura de um look elegante, moderno, de luxo, o preto será uma grande escolha. Um logotipo minimalista a preto e branco é a escolha certa se quiser manter a simplicidade da sua imagem.
  • Branco:  Quer que o look da sua marca transmita um ar limpo, moderno e minimalista? Use bastante branco no seu logotipo. Como cor neutra, funciona bem em combinação com todos os outros tipos de cores, mas acrescenta sempre um toque clean, jovem, e económico.
  • Cinza: O cinza é definitivamente a cor a escolher se quiser alcançar um look maduro, clássico e sério. Os tons mais escuros parecem mais misteriosos, enquanto os tons mais claros são mais acessíveis. 

Combinando as cores

complementary colors
analogous colors

The color wheel

triadic colors

É claro que não necessita de se restringir a um logotipo monocromático, usando apenas uma cor. Na verdade, pode combinar diferentes cores no seu logotipo. Para escolher cores que funcionam bem em conjunto, analise as rodas de côres acima:

  • Cores Complementares : são opostas entre si na roda das cores. Devolvem o melhor de cada ua das cores e criam um look muito dinâmico.
  • Cores Análogas são cores que estão muito próximas entre si na roda das cores. Se deseja que o seu logotipo seja harmonioso, estas cores irão funcionar bem em conjunto.
  • Cores Triádicas provêm de três secções equivalentes na roda das cores. Escolha esta combinação se desejar um efeito sólido e estimulante.
example for creating a logo with harmonious colors

Neste logotipo as cores análogas proporcionam um efeito harmonioso. Por Dudeowl.

example for designing a logo with complementary colors
O Azul e o Laranja são cores complementares neste logotipo, que se reforçam uma à outra.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

7. Escolher a tipografia correcta (fontes)

Você deverá querer escolher uma fonte tipográfica que complemente e complete o seu logotipo. Existem quatro tipos básicos de fontes tipográficas com que pode trabalhar para dar ao seu logotipo um look exclusivo e único.

Serif font logo with sea horse

Uma fonte com serifas clássica e elegante por sonjablue.

Sans serif font logo with minimalistic lines

Um logotipo moderno, sem serifas por  simolio.

Fontes com serifas – o que são?

Repare como a fonte escolhida no logotipo da Avalon tem um aspecto chique e intemporal. As fontes com serifas podem fazer o seu logotipo parecer clássico e premium. Serifs são os pequeninos “pezinhos”, no final dos vértices de cada letra, que fazem parecer a fonte um pouco mais antiquada. São muito versáteis, e parecem fantásticos em qualquer tipo de design, funcionando especialmente bem com designs vintage, elegantes e clássicos.

Fontes sem serifas

As fonts sem sarifas são perfeitas para um look limpo e moderno. Não têm os pequeninos pés junto aos vértices que as fonts com serifas têm, o que faz com que pareçam sempre modernas e joviais. Isto funciona perfeitamente para marcas modernas, como o logotipo da Delta Salt, que apresentamos acima.

Script font logo with rabbit illustration

Um logotipo feito à mão, com fonte caligráfica por Mad pepper.

Display font logo for Perfect You

Uma fonte tipográfica decorativa por Fe Melo.

Script fonts

As fonts caligáficas são reminiscentes da escrita à mão. Desde fontes elegantes até scripts relaxados e descontraídos, existe uma enorme variedade por onde escolher. Use-os para dar ao seu logotipo um ar mais individualizado, como o logotipo da Moon Rabbit acima.

Fontes de Poster

As fontes de poster são fontes decorativas que são altamente estilizadas e realmente captam a atenção. Tome em atenção o logotipo da Perfect You acima, que utiliza uma fonte de tipo poster para dar um ar de anos 70 ao logotipo.

Combinando os seus elementos de design

Classic logo design for Voany

Um logotipo que é simultaneamente clássico e jovem por vraione.

Modern logo design for reflect academy
O abstracto colorido deste logotipo dá-nos uma imagem moderna e inovadora. Design by Vectorila.

Agora que tem uma ideia de todos os elementos que irão constituir o seu logotipo, tem de certificar-se que funcionam bem em conjunto. Deverá articula-los de uma forma harmoniosa para criarem a vibe que estão à procura.

O logotipo para a marca de cosméticos Voany não deixa dúvidas de que se trata de uma marca de prestígio, elegante, usando uma combinação orgânica, uma fonte tipográfica clássica com serifas, e uma pallete de cores castanha e beje. A Reflect Academy por outro lado tem uma aparência disruptiva e atraente, ao combinar uma fonte tipográfica moderna com formas abstractas e coloridas que lhe conferem um look único e particular.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

8. Comunicar com o seu designer

Unique logo design for Lone Oak
Um logotipo memorável feito para a lone oak studios por Mad pepper.

Agora que já considerou todos os estilos possíveis, está pronto para começar o seu design de logotipo. Existem muitas formas de conseguir um logotipo, por isso mesmo deve considerar a forma que resultar melhor para si. Contratar uma agência, lançar um concurso de logotipos, etc. Preços diferentes trazem disponibilidades diferentes e todas as opções têm as suas vantagens e desvantagens.

Podemos estar errados, mas julgamos que a melhor forma de obter um logotipo é lançar um concurso. Para ter a certeza que o seu design sai como você deseja, a primeira regra é comunicar com o seu designer com clareza. Escrever um briefing claro é a melhor forma para que o designer compreenda quem você é e os atributos da marca. Certifique-se que providencia o máximo de informação sobre a sua empresa, de forma a que eles possam criar algo de realmente único para si.

Às vezes irá ser necessário que confie no seu designer, mas tente manter-se aberto a sugestões. Lembre-se – o designer é um especialista com a capacidade de avaliar o que faz um grande logotipo. Dar bastante feedback claro e detalhado é o que faz com que os designers se aproximem o mais possível do logotipo que idealiza. Pode soar a uma frase requentada, mas os melhores designs acontecem quando você e o seu designer trabalham em conjunto para um objectivo comum.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

9. Avalie as suas opções

Logo design for Joyce Foods
Este logotipo é só uma das muitas opções que a Joyce Foods tem ao seu dispor
Artisanal logo for Joyce Foods

Também tiveram a opção de escolher entre o logo acima.

Modern logo for Joyce Foods

…este logotipo mais moderno…

Handlettered logo for Joyce Foods

E este logotipo em estilo caligráfico. A Joyce Foods pôde escolher entre mais de 152 designs diferentes.

Avaliar as diferentes opções para um logotipo pode ser complicado, por isso obtenha algum feedback dos amigos, consumidores potenciais, e colegas, para o ajudar a tomar uma decisão.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

Quais são os atributos de um grande logotipo?

Um bom logotipo é imediatamente reconhecível, reflecte a sua imagem de marca, e distingue-o da concorrência. Um logotipo eficaz tem um aspecto profissional e integra-se perfeitamente na comunicação da sua marca. Um bom logotipo também tem de funcionar em qualquer tamanho e em qualquer superfície em que queira utilizar o seu logotipo.

Um bom logotipo:

  • é unico e distintivo
  • é memorável
  • funciona em qualquer tamanho ou superfície
  • Reflecte a personalidade da sua marca
  • é intemporal

Mas como fazer um bom logotipo? Aqui estão algumas questões que deverá colocar a si mesmo ao avaliar as suas opções:

  • Pode dizer o que é em 2 segundos?
  • É simples e memorável?
  • É versátil? Pode adaptar-se a qualquer comunicação da marca?
  • É intemporal, ou vai ter de ser redesenhado em poucos anos?
  • É único e distingue-se da concorrência?
  • É um logotipo que apela ao seu público alvo?

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

10. O que não deve fazer quando concebe um logotipo

Existem algumas armadilhas em que pode cair quando estiver a conceber o seu logotipo. Aqui estão algumas dicas sobre o que NÃO deve fazer:

  • Resista aos clichés mais habituais. Por exemplo, se tem um consultório dentário o seu logotipo não tem de ser um dente. Evite os logotipos genéricos.
  • Não complique demasiado as coisas. A simplicidade é a chave para um logotipo memorável.
  • Não tente estar demasiado na moda. As modas passam de moda.
  • Não tente poupar dinheiro à força. O seu logotipo é demasiado importante para isso.

Nota: Criar um logotipo para a sua empresa é só o início. Para tratar de toda a papelada para abrir o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.

1 comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading