Nos anos que se seguem, vamos ver uma fantástica evolução no tipo de negócio online marketplace. Um marketplace é um sítio na web onde se encontram simultaneamente compradores e vendedores. O dono do marketplace simplesmente administra o espaço de encontro entre eles, cobrando normalmente uma percentagem por cada transação.
Construir um marketplace de sucesso envolve muito trabalho. Desenvolver uma ideia e lançar um website é só o princípio. Num marketplace não tem de possuir o seu próprio inventário, em vez disso tem de resolver um problema do tipo: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? É preciso convencer outros a trazerem o seu inventário (stock de produtos) para o seu marketplace, quando ainda não existem compradores para o mesmo, e como atrair compradores quando ainda não existe inventário (stock de produtos) disponíveis. Este binómio tem de ser resolvido, antes de ter um marketplace de sucesso. Nós recomendamos que contate a GAPIC, para entender se o seu negócio é viável, através do seu serviço de apoio à criação do seu negócio.
Além disso, a sua ideia irá requerer uma mudança de mentalidades em larga escala. Esse é certamente o exemplo da famosa AIRBNB (um marketplace onde os senhorios colocam as suas casas para aluguer, em todo o mundo). Antes da AIRBNB começar, muitas pessoas nem equacionavam a hipótese de ficarem em casa de pessoas desconhecidas, ou alugar os seus próprios quartos a estranhos. Houve toda uma mudança de mentalidade. Um tipo de mudança de mentalidade que você tem de fazer acontecer. A AIRBNB conseguiu resolver todos esses preconceitos, mas isso exigiu muito tempo e esforço para desenvolver uma solução extremamente conveniente para procurar alojamento dentro ou fora do país. Marketplaces raramente se tornam um sucesso da noite para o dia. A maior parte deles exige muita paciência para angariar massa crítica.
O que é que quer alcançar, de fato, com o seu novo marketplace?
Antes de começar a trabalhar no desevolvimento do seu marketplace, deve perder (ou ganhar) algum tempo a pensar em três coisas: “Porquê, o quê, e como”.
Porque é que quer criar um marketplace? É porque está cansado de trabalhar na sua empresa? Talvez queira mesmo salvar o mundo, fazer milhões de euros, ou constituir uma fonte de rendimento complementar à sua? Quaisquer que sejam as razões, ao articular as suas verdadeiras motivações para ser um empresário é importante porque a sua estratégia vai depender deles.
Se o seu plano é desenvolver um pequeno negócio, e eventualmente sustentar-se a si e talvez uma pequena equipa, talvez faça sentido concentrar-se num mercado mais pequeno. Se em vez disso, o seu plano é diferente e pensa angariar dinheiro de capital de risco (investidores), o seu mercado precisa de ser gigantesco. Perceber como funciona o mercado pode não ser fácil, por isso nós recomendamos a GAPIC (www.gapic.pt) que tem experiência em negócios online e o pode ajudar através do seu serviço de apoio à criação de negócio.
O passo seguinte será pensar naquilo que está a pensar criar. É realmente apaixonado por uma ideia particular, ou está à procura de um nicho de mercado rentável? É importante ter sempre em mente que estabelecer um marketplace na web requer muita dedicação. Quanto mais apaixonado for por uma determinada área, mais hipóteses tem de ser bem sucedido.
Finalmente, precisa de pensar como irá desenvolver a plataforma do seu marketplace. Sabe escrever código de computador? Se não sabe, tem dinheiro para pagar a quem saiba escrever código? Tem experiência prévia a gerir uma start up? Tem experiência prévia com o mercado alvo? Tem sócios fundadores ou está sozinho nesta empreitada? As respostas a estas questões vão ajudá-lo a definir a melhor estratégia possível para implementar a sua ideia. Recomendamos que seja pragmático, tentando levar em conta quais são as suas forças e fraquezas – a sua experiência profissional, educação, contatos iniciais, e recursos financeiros. Estes vão influenciar a forma como deve iniciar o seu negócio.
A maioria das start ups bem sucedidas são feitas por equipas de fundadores realmente capazes. No entanto, se não tem uma equipa qualificada à disposição, mas ainda assim quer chegar longe, não se preocupe. Há formas de avançar com o seu negócio, mesmo que seja o único trabalhador sem qualificações técnicas. Nalguns casos, estes constrangimentos podem até jogar a seu favor.
Crie o seu espaço antes de lançar a plataforma
Ainda que o desenvolvimento de software seja muito relevante para o sucesso do seu marketplace, não é suficiente para o tornar bem sucedido. VImos muitos casos de empresários colocando todos os seus recursos iniciais no desenvolvimento da sua plataforma, e depois chegarem à conclusão que ninguém está interessado em usa-la. Eu chamo a estes marketplaces que são tecnologicamente evoluídos mas falham em atrair utilizadores como “plataformas desertas”.
Durante a fase inicial do projeto, o seu objetivo principal deve ser lançar uma plataforma de sustentabilidade mínima, o mais cedo possível. Isto irá ajudá-lo a perceber se pode validar a sua ideia de marketplace sem ter que correr grandes riscos e investir demasiado capital. O processo de aprendizagem só começa quando se tem algo a oferecer aos utilizadores, por isso é importante chegar a esse ponto o mais rápido possível. O seu primeiro marketplace tem apenas que ter as funcionalidades suficientes para suprir uma necessidade de mercado. É essa necessidade de mercado que você tem que encontrar.
As questões burocráticas de lançamento da empresa também devem ser consideradas. Por isso recomendamos que consulte a GAPIC, através do seu serviço de apoio à criação de negócio.
Envolva os utilizadores mesmo antes da plataforma estar pronta
Uma última coisa que gostaria de salientar nesta introdução do que é um negócio de marketplace, é a importância de interagir com os utilizadores tão depressa quanto possível, assim que começar a trabalhar no seu projeto. Falar com os utilizadores e descobrir quem são pode demorar muito tempo, mas é tempo que necessariamente terá de investir se quer uma plataforma de sucesso. As caraterísticas técnicas da plataforma que irá criar são uma peça importante do puzzle. Mas são os utilizadores e o seu nível de envolvimento com o marketplace que irão determinar o sucesso ou insucesso do seu negócio.
Em todos os negócios existe uma série de papelada a tratar para que eles possam estar legais e prontos a operar. Nós recomendamos a GAPIC para tratar de tudo, através do seu serviço de apoio à criação de negócio.