Ideia

Como abrir uma farmácia

Uma farmácia é um negócio interessante dado o envelhecimento da população. Portugal por exemplo será um dos países mais idosos da União Europeia em 2050. É provável que muitos desses idosos venham a necessitar de medicamentos. Ter uma farmácia obriga a ter infra-estruturas próprias e a pessoal especializado e qualificado, por isso tem de ser muito bem planeado, de preferência com um gestor profissional. Existem duas opções para quem sonha vir a ter uma farmácia:

Comprar uma farmácia existente: com esta opção, você terá um negócio já estabelecido e com uma base de clientes. E também poderá manter parte da equipa que trabalhou na farmácia anterior, o que economizará o tempo gasto para procurar por empregados mais tarde. Entretanto, provavelmente será mais caro comprar uma farmácia já existente: você precisará de um financiamento maior e terá de encontrar mais investidores e esperar mais tempo antes de começar a lucrar com o seu negócio.

Construir uma farmácia nova: essa opção costuma ser mais barata do que comprar um negócio já existente. Com menos arranjos financeiros para se preocupar, você poderá abrir a empresa e começar a lucrar mais rápido. No entanto, começará do zero com os consumidores e terá de fazer muita propaganda, de preferência antes da inauguração, para ter clientes suficientes para manter o seu negócio aberto. Poderá demorar algum tempo até que pessoas suficientes conheçam sua farmácia e lhe deem uma margem de lucro consistente.

COMPREENDA O PÚBLICO-ALVO

O objetivo é que você possa diferenciar o seu serviço. Passe algum tempo a falar com os moradores do local sobre as necessidades deles em relação à saúde. Dessa forma você poderá descobrir quais os serviços únicos e diferenciados que você pode prestar e competir contra as grandes superfícies que não prestam um serviço de proximidade.

Determine quais as informações demográficas que podem afetar seu negócio. Por exemplo, se o bairro tiver uma população idosa, considere voltar-se para as necessidades geriátricas.Observe o nível de desenvolvimento do bairro. Se o local for pobre, você precisará manter os preços baixos para atrair os clientes. Esse aspecto também ajudará a determinar o custo de ter um negócio na área. Se o local for mais rico, você poderá cobrar mais, mas provavelmente também pagará mais em alugueres, taxas, etc.

Preste ainda mais atenção a alguma farmácia independente que tenha fechado recentemente no local. Se puder, investigue por que ela fechou. Você poderá descobrir quais os erros que o dono cometeu ou ver o fato como um sinal para evitar aquele local de vez.

Decida a localização da farmácia

Um dos aspetos mais importantes para qualquer negócio de sucesso é a localização. Ao investigar um local, há várias coisas das quais você se deve lembrar.

Qual a concorrência na área? Se houver várias farmácias de rede por perto, você terá dificuldades para construir seu negócio. Não é impossível, e as farmácias independentes podem competir com as de rede se oferecerem serviços melhores ou um nível de conhecimento não visto nas outras, mas você terá de trabalhar bem mais para construir uma farmácia de sucesso se houver redes por perto.

O local é visível? As pessoas que passarem a pé ou de carro por lá conseguirão notar sua farmácia? Esse aspecto é crucial para quem está começando, portanto escolha uma área visível para a população local.

Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com farmácias.

CONTATE O INFARMED

O caminho mais útil que poderá seguir nesta sua aventura de abrir uma nova farmácia, ou começar a explorar uma farmácia já existente, é o do INFARMED (autoridade responsável em Portugal pela atribuição das licenças. Outra coisa que recomendamos é recorrer a farmacêuticos conhecidos que o possam aconselhar, ou mesmo à GAPIC (htttp://www.gapic.pt) que tem bastante experiência neste campo, e lhe pode dar uma ajuda preciosa no licenciamento da sua farmácia!

De acordo com a legislação portuguesa a instalação de uma nova farmácia processa-se por abertura de concurso público “As farmácias só podem abrir ao público depois de lhes ser atribuído o respetivo alvará, emitido pelo INFARMED, I.P..(…) Podem ser proprietárias de farmácias pessoas singulares ou sociedades comerciais.(…) Nas sociedades comerciais em que o capital social é representado por ações, estas são obrigatoriamente nominativas.”. As entidades do setor social da economia podem ser proprietárias de farmácias desde que cumpram o disposto no Decreto-Lei 307/2007 de 31 de agosto.

Portaria n.º 352/2012, de 30 de outubro, estabelece as condições gerais de instalação das novas farmácias, designadamente:

a) A capitação mínima de 3500 habitantes por farmácia aberta ao público no município, salvo quando a farmácia é instalada a mais de 2 Km da famácia mais próxima;
b) Distâncias mínimas de 350 m entre farmácias, contados, em linha reta, dos limites exteriores das farmácias;
c) Distâncias mínima de 100 m entre a farmácia (…)” e as unidades de saúde, salvo em localidades com menos de 4000 habitantes.

As regras técnicas de instalação, equipamento e funcionamento, o licenciamento e a fiscalização das farmácias são atribuições do INFARMED, I.P.

Consulte a página Licenciamento de farmácias.

CONCLUSÃO

É sem dúvida um negócio de avultados investimentos, mas normalmente correspondendo a vocações muito específicas dos seus intervenientes, que exercendo esta profissão se sentem realizados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: