Muito antes do nascimento de um bebé começa a pensar-se no nome que ele vai ter. E pensa-se muito pois é consensual a importância que esse nome vai ter para, por exemplo, o petiz não vir a ser gozado no recreio um dia mais tarde. A escolha do nome para uma empresa tem igual importância.
Antigamente escolhiam-se nomes para empresas com base no nome dos seus sócios fundadores. era o tempo da Armelindo & Filhos, Gaspar Correia & Abrantes, por aí fora. Atualmente, a competição é de tal forma que as empresas começam a tentar distinguir-se ainda antes de terem nascido, simplesmente pela forma como são nomeadas. No boom da internet apareceram nomes como YAHOO, GOOGLE, ou AMAZON, nomes que se verificar, têm pouco a ver com o ramo de negócio onde se inserem. O esforço de encontrar um nome que “fique” na memória suplantou as formalidades. Criar um espaço, ainda que imaginário, na mente do consumidor, passou a ser a regra.
A personalização é a chave. Ao criar um nome para a sua empresa, mais do que procurar refletir a sua àrea de negócio, seja ela sapatarias ou alta finança, deve pensar de que forma está a interrogar o seu consumidor e a criar nele uma curiosidade relativamente ao seu serviço ou produto, procurando criar uma relação pessoal e informal, leve e fluida, como exigem as relações de negócios modernas.
Não se preocupe. Muitos nomes irão surgir na sua cabeça, ou na cabeça dos seus colaboradores. O importante será sempre ter presente a grande informalidade dos tempos que vivemos, e bastante senso comum. Passando ao plano prático, sente-se, sozinho ou com amigos, e faça uma sessão de brainstorming. Num brainstorming, seja ele por que motivo for, toda a gente tenta contribuir com o máximo de ideias que conseguir com uma única regra: não é permitido criticar por mais ridícula que pareça a ideia para não intimidar os participantes. Com esta regra em mente, não esqueça os seus objetivos (personalizar, personalizar, personalizar) e solte a imaginação.
Caso queira saber mais sobre começar um negócio e registar uma empresa, recomendamos que marque uma reunião com a GAPIC pelo 249 720 160 ou escreva para geral@gapic.pt ou visite o website.