Tenho uma grande ideia para começar um negócio! Mas não tenho dinheiro para começar.
Esta é uma frase que se ouve vezes sem conta a estudantes, amigos e até colegas. Apesar de ser verdade que uma linha de crédito especial, ou um familiar generoso podem ajudar nos fundos necessários para a constituição de uma empresa, não ter dinheiro não é uma desculpa para não começar uma empresa. Se está confiante que tem um produto ou serviço que as pessoas querem, não permita que a falta de capital o afaste dos seus objetivos.
- Preste serviços para gerar cash flow e financiar uma empresa baseada em produtos.
Começar uma empresa de prestação de serviços é fácil. Primeiro você presta os serviços e depois recebe os pagamentos. Nada mais fácil. Mas uma empresa que vende produtos requer frequentemente um forte investimento inicial na aquisição de stock por exemplo.
- Faça as coisas acontecer baseadas no seu esforço e empenhamento pessoal
Independentemente da ausência de meios financeiros há coisas que você pode fazer como cativar pessoas para as suas ideias e propor-lhes formas de colaboração baseadas em comissões por exemplo. Marque reuniões, apresente as suas ideias e conquiste adeptos para a sua causa. Um desses adeptos pode bem ser uma das alavancas para o sucesso futuro do seu negócio.
- Seja criativo. As fontes de financiamento encontram-se por todo o lado.
O empreendorismo tradicional diz que devemos concentrar-nos num caminho, e não nos desviarmos dele. Mas tempos desesperados exigem muitas vezes medidas desesperadas. Existem algumas coisas criativas que poderá fazer para dar a volta a uma situação de ausência de fundos: Fale com familiares e veja até que ponto eles estão disposto a apoiá-lo financeiramente, eventualmente cobrando juros pelo empréstimo ou uma participação na empresa. Utilize as plataformas de crowdfunding para apresentar as suas ideias e necessidades de financiamento para receber investimentos por parte de anónimos. Poderá retribuir esse investimento em equity, produtos, serviços ou publicidade. Seja criativo na forma de retribuição; Pense em parcerias com empresas já estabelecidas no mercado que lhe poderão proporcionar senão o capital, recursos humanos e materiais para a prestação de serviços, onde poderá gerar o cash flow necessário para a abertura da sua empresa. Procure saber junto de incubadoras de empresas quais são as oportunidades de financiamento.
Caso queira saber mais sobre começar um negócio e registar uma empresa, recomendamos que marque uma reunião com a GAPIC pelo 249 720 160 ou escreva para geral@gapic.pt ou visite o website.
Nota: Este artigo foi parcialmente inspirado no artigo da Forbes Magazine “How to start a business with no money”, escrito por Ryan Westwood