Liderança

ūüźį Marketing pessoal: 7 passos para construir uma reputa√ß√£o imbat√≠vel

A não ser que tenha um negócio, ou esteja à procura de emprego, a ideia de marketing pessoal pode parecer despropositada. Mas é um tipo de estratégia, um skill, que toda gente necessita de pensar e dominar nos dias de hoje, em que já imensa concorrência. Perceba o essencial do marketing pessoal e estará mais perto de se posicionar como um expert. Aqui ficam sete estratégias consolidadas e provadas para fazer o seu marketing pessoal com sucesso

Para criar o seu próprio negócio, nós recomendamos a GAPIC. Ajudam com toda a papelada, e explicam-lhe todos os passos a dar para iniciar a sua actividade legalmente em Portugal.

1. Identifique o seu nicho de mercado.¬†Quais s√£o os seus interesses? Os seus talentos e dons? As suas paix√Ķes? Pense em formas de aproximar estas qualidades e explorar as possibilidades que se apresentam de ser mais inovador e original, focado na resolu√ß√£o de problemas. Foque-se por exemplo nas suas qualidades mais distintivas em rela√ß√£o √† concorr√™ncia.

2. Procure reconhecimento para as suas qualifica√ß√Ķes.¬†Demonstre o que j√° sabe fazer, promovendo as √°reas de conhecimento que melhor domina. O cerne da quest√£o √© descobrir, entre as coisas que j√° sabe e domina, o que √© informa√ß√£o e o que √© relevante para o seu p√ļblico alvo. Promova tamb√©m redes de contactos com l√≠deres das suas redes sociais e representantes dos media locais.

3. Partilhe a sua sabedoria. Escreva abundantemente sobre aquilo que você sabe e domina, para que o seu nome comece a ser identificado como alguém expert em determinada matéria. Contribua com artigos e posts de blog sempre que tiver oportunidade. Certifique-se que são artigos informativos, bem escritos, concisos e de valor para os seus leitores.

4. Construa uma comunidade √† sua volta.¬†Crie uma uma rede de pessoas interessadas na sua √°rea de saber, e trabalhe no sentido de promover liga√ß√Ķes reais e de as pessoas se conhecerem genuinamente umas √†s outras. Ser expert em algo tem invariavelmente por p√ļblico outros experts na mat√©ria. Em equipa, abrir-se-√° todo um novo mundo de possibilidades.

5. Seja √ļtil aos outros.¬†Torne-se um conselheiro de confian√ßa do m√°ximo de pessoas que conseguir. Como √© que pode utilizar o que j√° sabe para ajudar os outros? Talvez possa, por exemplo, oferecer os seus pr√©stimos a uma organiza√ß√£o n√£o lucrativa local, ou abrir a possibilidade de um est√°gio ou mentoring a algu√©m que est√° apenas a come√ßar. A ideia √© ser solid√°rio.

6. Seja inteligente e activo nas redes sociais. Invista o tempo necessário em ferramentas de redes sociais como o Twitter, Linkedin, Facebook, Instagram, e outros grupos online dentro da sua área de conhecimento. Partilhe algum do seu conhecimento de forma gratuita, e estabeleça uma base de confiança com outras pessoas que em troca irão credenciá-lo como expert na sua área de conhecimento.

7. Lembre-se de quem é: A sua mensagem para o mundo. Cada palavra que diz, tudo o que faz e comunica, é uma mensagem para o mundo. Tal como uma grande organização protege a sua marca, controlando tudo o que se diz a respeito, proteja a sua reputação tornando-se intencional em todas as palavras que profere e actos que reproduz.

Você é a pessoa que melhor sabe fazer marketing de si mesmo. Comece agora para criar o seu próprio espaço como um líder na sua área de conhecimento, e generoso contribuidor na sua área de conhecimento, e poderá ir muito mais longe do que alguma vez sonhou.

Para criar o seu próprio negócio, nós recomendamos a GAPIC. Ajudam com toda a papelada, e explicam-lhe todos os passos a dar para iniciar a sua actividade legalmente em Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: