Liderança

🐰 Marketing pessoal: 7 passos para construir uma reputação imbatível

A não ser que tenha um negócio, ou esteja à procura de emprego, a ideia de marketing pessoal pode parecer despropositada. Mas é um tipo de estratégia, um skill, que toda gente necessita de pensar e dominar nos dias de hoje, em que já imensa concorrência. Perceba o essencial do marketing pessoal e estará mais perto de se posicionar como um expert. Aqui ficam sete estratégias consolidadas e provadas para fazer o seu marketing pessoal com sucesso

Para criar o seu próprio negócio, nós recomendamos a GAPIC. Ajudam com toda a papelada, e explicam-lhe todos os passos a dar para iniciar a sua actividade legalmente em Portugal.

1. Identifique o seu nicho de mercado. Quais são os seus interesses? Os seus talentos e dons? As suas paixões? Pense em formas de aproximar estas qualidades e explorar as possibilidades que se apresentam de ser mais inovador e original, focado na resolução de problemas. Foque-se por exemplo nas suas qualidades mais distintivas em relação à concorrência.

2. Procure reconhecimento para as suas qualificações. Demonstre o que já sabe fazer, promovendo as áreas de conhecimento que melhor domina. O cerne da questão é descobrir, entre as coisas que já sabe e domina, o que é informação e o que é relevante para o seu público alvo. Promova também redes de contactos com líderes das suas redes sociais e representantes dos media locais.

3. Partilhe a sua sabedoria. Escreva abundantemente sobre aquilo que você sabe e domina, para que o seu nome comece a ser identificado como alguém expert em determinada matéria. Contribua com artigos e posts de blog sempre que tiver oportunidade. Certifique-se que são artigos informativos, bem escritos, concisos e de valor para os seus leitores.

4. Construa uma comunidade à sua volta. Crie uma uma rede de pessoas interessadas na sua área de saber, e trabalhe no sentido de promover ligações reais e de as pessoas se conhecerem genuinamente umas às outras. Ser expert em algo tem invariavelmente por público outros experts na matéria. Em equipa, abrir-se-á todo um novo mundo de possibilidades.

5. Seja útil aos outros. Torne-se um conselheiro de confiança do máximo de pessoas que conseguir. Como é que pode utilizar o que já sabe para ajudar os outros? Talvez possa, por exemplo, oferecer os seus préstimos a uma organização não lucrativa local, ou abrir a possibilidade de um estágio ou mentoring a alguém que está apenas a começar. A ideia é ser solidário.

6. Seja inteligente e activo nas redes sociais. Invista o tempo necessário em ferramentas de redes sociais como o Twitter, Linkedin, Facebook, Instagram, e outros grupos online dentro da sua área de conhecimento. Partilhe algum do seu conhecimento de forma gratuita, e estabeleça uma base de confiança com outras pessoas que em troca irão credenciá-lo como expert na sua área de conhecimento.

7. Lembre-se de quem é: A sua mensagem para o mundo. Cada palavra que diz, tudo o que faz e comunica, é uma mensagem para o mundo. Tal como uma grande organização protege a sua marca, controlando tudo o que se diz a respeito, proteja a sua reputação tornando-se intencional em todas as palavras que profere e actos que reproduz.

Você é a pessoa que melhor sabe fazer marketing de si mesmo. Comece agora para criar o seu próprio espaço como um líder na sua área de conhecimento, e generoso contribuidor na sua área de conhecimento, e poderá ir muito mais longe do que alguma vez sonhou.

Para criar o seu próprio negócio, nós recomendamos a GAPIC. Ajudam com toda a papelada, e explicam-lhe todos os passos a dar para iniciar a sua actividade legalmente em Portugal.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading