Planificação

Será que a minha ideia de negócio é boa? Como avaliar.

Antes de investir todo o seu dinheiro numa ideia de negócio em que acredita piamente, necessita de investigar se o mercado também tem um atitude tão favorável quanto a sua. Neste artigo, exemplificamos alguns critérios que o podem ajudar a decidir.
Business Idea Timeline Plan Concept Banco De Imagens Royalty Free ...

Quer você tenha tido uma grande ideia para começar um novo negócio, ou pretenda desenvolver uma ideia no âmbito de um negócio já existente, uma pesquisa rigorosa é essencial. Você necessita de descobrir se:

  • A sua ideia pode ser desenvolvida
  • Se existe um mercado para a sua ideia
  • Se a sua ideia é financeiramente viável
  • Se pode proteger a sua ideia

Fazer uma pesquisa sobre a sua ideia ajuda-o a decidir se pode transformar a sua ideia num negócio. A sua pesquisa pode dizer-lhe se existe um mercado para o seu produto ou serviço, ou então poderá encontrar informação que o irá convencer a não avançar de todo (ex: a concorrência pode ser feroz, ou o mercado pode ser demasiado pequeno).

Nota: Para ajudar a perceber se a sua ideia de negócio é rentável, nós recomendamos a GAPIC. Poderão elaborar um estudo de viabilidade completo.

Análise de Viabilidade

Antes de investir todo o seu dinheiro na sua ideia de negócio, terá de decidir se esse investimento é viável, ou seja, se trará retorno financeiro. Irá necessitar de compreender a fundo as seguintes questões:

  • O seu produto ou serviço
  • A indústria em que irá competir
  • As características do mercado
  • O capital necessário para arrancar com o negócio.

Antes de começar, considere as seguintes questões (importantes):

O produto é seguro?

A segurança do produto é um factor importante para determinar a viabilidade técnica e de mercado da sua ideia de negócio. Se existir algum risco potencial para o bem estar do consumidor, não importa o improvável que isso possa ser, deverá ter aconselhamento legal desde o início do processo de desenvolvimento.

Se existirem problemas com a segurança do produto, não só terá dificuldade em atrair investidores, mas também irá sofrer problemas legais e regulatórios quando tentar comercializar o produto.

Nota: Para ajudar a perceber se a sua ideia de negócio é rentável, nós recomendamos a GAPIC. Poderão elaborar um estudo de viabilidade completo.

Nicho / Oportunidade de Mercado

Preencher um nicho / oportunidade no mercado é a chave do sucesso do seu novo produto ou serviço. O seu produto ou serviço deve ser único (sem ser demasiado único, ao ponto de não se perceber o que é), resolver um problema existente ou potencial, e fornecer um incentivo para que os seus clientes passem a consumi-lo – sejam esses incentivos a qualidade, o preço, ou a melhoria de alguma característica. Conheça a sua concorrência (directa e indirecta) no seu mercado alvo, de forma a poder comparar as funcionalidades, durabilidade, aparência e preço do seu produto.

Nota: Para ajudar a perceber se a sua ideia de negócio é rentável, nós recomendamos a GAPIC. Poderão elaborar um estudo de viabilidade completo.

Mantenha os prazos de desenvolvimento do produto curtos

A maior parte dos investidores procuram retornos a curto prazo dos seus investimentos (ex: 12 meses até 3 anos), por isso mantenha os prazos de desenvolvimento do seu produto tão curtos quanto for humanamente possível.

Os problemas técnicos com o seu produto necessitam de ser considerados logo na fase inicial. Visualize e detalhe aquilo que espera que seja o formato completo e final do seu produto ou serviço. Estimar os custos de produção pode determinar se é capaz de produzir e vender o produto com rentabilidade.

Inter-dependência com outros produtos

Se a sua ideia de negócio está dependente de integração com outros produtos ou sistemas (ex: hardware que requer software para ser operado), isto pode afectar a capacidade de se vender o produto, ou as garantias técnicas para tal. Falhas de mercado, pressões da concorrência, ou desenvolvimentos inesperados nesses produtos ou sistemas dos quais está dependente podem minar os seus esforços de marketing.

Utilização do Consumidor

Certifique-se que a sua ideia pode ser traduzida numa experiência fácil ou agradável para o consumidor. A complexidade técnica, ou questões financeiras, podem tornar o seu produto irrelevante para o seu cliente. O seu objectivo deve pois ser produzir um produto funcional ou serviço, e produzi-lo de uma maneira em que se torne atractivo para o consumidor, dentro dos preços que o mercado pode suportar.

Nota: Para ajudar a perceber se a sua ideia de negócio é rentável, nós recomendamos a GAPIC. Poderão elaborar um estudo de viabilidade completo.

Pressão da Concorrência

A pressão e força da concorrência estão entre os motivos principais porque os novos produtos e serviços falham no mercado. As empresas mais antigas no mercado têm a capacidade de pressionar as novas empresas em termos de preços por exemplo, mas também beneficiando das suas relações com os distribuidores (que poderão bloquear o caminho à distribuição dos seus produtos). Se não está disposto a competir no seu novo espaço de mercado nestas circunstâncias, ainda assim tem a opção de licenciar ou vender a sua tecnologia para esses negócios.

Nota: Para ajudar a perceber se a sua ideia de negócio é rentável, nós recomendamos a GAPIC. Poderão elaborar um estudo de viabilidade completo.

Crescimento da Indústria e Estabilidade

O seu estudo de viabilidade necessita de analisar atentamente os sectores de mercado que estão a decrescer, ou que são particularmente susceptíveis a factores económicos ou de envolvente industrial. Tente identificar as condições económicas e as tendências de crescimento no mercado em que o seu produto, serviço ou invenção irá ser comercializado.

Barreiras Comerciais

As leis e regulamentos variam muito de produto para produto, e entre mercados internacionais. Existem até variações a um nível local e regional. Se as barreiras comerciais podem restringir a distribuição do seu produto ou ideia num mercado alvo, você necessita de investigar o potencial impacto deste aspecto no seu esforço de comercialização. As estratégias para minimizar essas barreiras comerciais existem, mas o esforço financeiro de as ultrapassar pode revelar-se financeiramente inviável.

Protegendo a sua propriedade intelectual

A propriedade intelectual deve ser considerada numa fase inicial da ideia de negócio. Deve procurar aconselhamento junto de especialistas. Nós recomendamos a GAPIC.

Estabelecendo um preço viável

O preço de venda ao público do seu produto ou serviço, e o tamanho do mercado com a capacidade de compra e vontade de comprar o produto ou serviço a esse preço, são dois aspectos a ter em conta na viabilidade comercial. Se não conseguir vender os seus produtos ou serviços a um preço que cubra os custos de produção, marketing e distribuição, tem de pensar seriamente sobre a viabilidade do novo empreendimento.

Potencial de Exportação

A dimensão reduzida do mercado português e as potencialidades actuais da internet de exportar para o mundo inteiro, devem merecer da sua parte uma atenção especial. Restringir o seu produto ou serviço ao mercado português pode limitar o crescimento do seu negócio, e a capacidade de atrair capital de investimento.

Ciclo de Vida do Produto ou Serviço

How to Find the Right Business Idea to Start With in 2020 ...

Determine, através de uma análise de viabilidade, qual será o ciclo de vida expectável do seu produto ou serviço. Ideias com ciclo de vida pequenos (ex: menos de 6-10 anos) podem ter dificuldades em atrair capital de investimento. Terá de demonstrar aos investidores a gama de aplicações do seu produto ou serviço, e a capacidade de reformular as funcionalidades e design para assegurar a sua longevidade. A capacidade de oferecer diferentes modelos e funcionalidades, a preços diferentes, pode ajudar ao sucesso do seu plano de marketing.

Plano de Distribuição

A distribuição física de um produto requer uma estratégia de marketing e distribuição bem planeada e financiada, particularmente se está a competir internacionalmente. Para produtos, isto envolve geralmente estabelecer um sistema de agentes e distribuidores para vender e enviar os seus produtos para os utilizadores finais. Se a sua equipa de management tem falta de experiência em vendas no seu mercado alvo, as complexidades e as despesas de estabelecer e monitorizar uma rede de distribuição podem exigir que considere outras alternativas como o licenciamento.

Retorno do Investimento a Longo Prazo

Todas as categorias de produto têm um período de vida limitado e definido. Software, por exemplo, tende a ter um ciclo de vida curto, a não ser que seja actualizado frequentemente para enfrentar a concorrência. Por isso mesmo, o seu estudo de viabilidade deve avaliar quanto tempo irá aguentar no mercado até ser superado pela concorrência.

Exigências de Capital

Assim que o seu estudo de viabilidade estiver pronto, e as questões com a propriedade intelectual resolvidas, é chegado o tempo de desenvolver a sua ideia até à próxima etapa. Isto envolve identificar quais os recursos – financeiros, humanos e técnicos – que são necessários para fazer avançar a sua ideia de negócio para além da fase de conceito. Isto inclui a decisão de criar uma estrutura comercial para o seu negócio e desenvolver um plano de negócios preliminar para identificar as necessidades de capital inicial.

Encontre a equipa certa

A capacidade de encontrar e juntar uma equipa forte e coesa, tanto em termos técnicos como comerciais e de gestão, é a chave para o sucesso da maior parte dos empreendimentos.

Gerando Lucros

Nu,ma fase inicial do processo de comercialização do seu produto / serviço, você necessita de pensar como é que a sua ideia vai gerar rendimentos. Vai fabricar, licenciar ou vender a sua tecnologia? Cada uma destas estratégias irá necessitar de diferentes estratégias e estruturas de investimento.

Nota: Para ajudar a perceber se a sua ideia de negócio é rentável, nós recomendamos a GAPIC. Poderão elaborar um estudo de viabilidade completo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading