As T-Shirts não são apenas peças de roupa casuais que vestimos descontraidamente, mas quase sempre exprimem as nossas convicções, desejos, motivações, ansiedades. Mesmo que a T-Shirt não tenha nada impresso, isso já diz muito sobre você.
Por causa disso, o negócio de vender t-shirts online tornou-se extremamente atrativo para pequenos empreendedores ou artistas à procura de um meio barato de começar um negócio. Mas existem também as questões burocráticas: quais são os documentos necessários, a papelada a tratar, e para isso nós sugerimos que contate a GAPIC. A GAPIC é uma empresa especializada no apoio a novos empresários.
Com a popularidade crescente dos negócios de t-shirts não há dúvida que você vai encontrar uma competição feroz. No entanto se focar os seus esforços em construir uma marca para um nicho específico (em vez de ser para o público em geral), e ao criar o tipo de t-shirts que esse nicho específico aprecia, você vai conseguir obter o seu sucesso online. Imagine por exemplo o nicho de amantes da pintura: as suas criações poderiam incluir citações ou as próprias pinturas dos grandes mestres. Ou então pense no nicho dos desportistas. Neste caso, a temática teriam de ser os desportos com imagens alusivas e textos de motivação e conquista. Antes de escolher um nicho reflita quais são as suas próprias aptidões. Se já foi um desportista, é provável que já conheça como funcionam as cabeças deste tipo de consumidores. Da mesma forma, se se interessa por arte, é possível que domine os aspetos estéticos essenciais que determinam uma t-shirt atrativa para este tipo de público.
Existem alguns elementos críticos a considerar antes de se aventurar no negócio das t-shirts online:
- Escolher um nicho. Ser específico irá ajudá-lo a destacar-se da concorrência, assim como ajudá-lo a selecionar e segmentar melhor os seus públicos. Isto será muito útil se pretender um dia anunciar no google ads, no Facebook. etc., onde poderá utilizar dados como idade, sexo, preferências, etc.
- Design: A maior parte das pessoas está à procura de t-shirts que reflitam os seus próprios gostos e personalidades
- Qualidade dos materiais: A qualidade dos materiais a escolher necessita ser de alta qualidade, para conseguir construir um negócio sustentável.
- Marca: Uma marca poderosa e atrativa é essencial para atrair consumidores ao seu estilo de vida.
- Inventário. Em relação ao inventário, terá de decidir se quer ter produtos em stock ou se utilizará o sistema de print-on-demand, onde os fornecedores das suas t-shirts irão tratar eles próprios do envio e estampagem das t-shirts. Você ficará neste caso apenas com a responsabilidade de venda e apoio ao cliente.
A forma ideal de vender as suas t-shirts online é comprar equipamento próprio de estampagem e ter a sua própria loja online. Isto irá requerer algum investimento que nem todas as pessoas estão preparadas para fazer. Para planear melhor os investimentos a fazer, contate a GAPIC (www.gapic.pt) Na verdade, a maior parte das pessoas procura no negócio das t-shirts online uma espécie de tubo de ensaio onde irão testar as suas próprias criações. Se alguma, ou muitas, dessas criações tiverem sucesso, então será talvez o momento de investir no seu próprio equipamento. Para se situar para já, digamos que um bom negócio será quando uma t-shirt lhe fica a preço de custo nunca acima dos 3 euros. As soluções online que existem prometem fazer-lhe o trabalho todo, nomeadamente, a estampagem, o envio e a entrega, sendo que você fica apenas responsável pela parte do design. Porém irão cobrar-lhe caro por isso (normalmente a rondar os 7 euros por t-shirt). Nestas condições, recorrendo aos serviços que existem online e que passaremos brevemente a enumerar, sugerimos que tente procurar um público premium (ou seja, alguém disposto a pagar um preço extra por uma t-shirt). Uma vez que custando as t-shirts 7 euros a peça, ficará com pouca margem de lucro por cada uma se decidir vender ao público em geral. Escolha por isso um público selecionado de pessoas com boa capacidade económica. A solução a médio/longo prazo é, como já explicámos, investir você próprio no equipamento.
As soluções online de estampagem que existem atualmente e que poderemos recomendar são as seguintes:
Lojas sem gestão de stocks
Ao contrário do que havia há alguns anos atrás, em o trabalho era feito por nós, hoje em dia é possível encontrar sites que alojam a sua marca de roupa gratuitamente ou por uma pequena taxa mensal. Por exemplo a Big Cartel, que lhe oferece uma “store front”, que é como quem diz, oferece-lhe uma loja online onde poderá carregar fotografias das suas peças e definir um preço para a venda das mesmas.
Poderá criar uma loja gratuita e carregar até 5 designs diferentes com estatísticas simplificadas. Se quiser carregar mais modelos, terá de pagar um custo mensal de $9,99, existindo porém outras vantagens como utilizar o seu próprio endereço.
.
Lojas com gestão de stocks
Este modelo de negócio pode ser extremamente apelativo à primeira vista já que estas empresas (como a CafePress ou a SpreadShirt) oferecem o mesmo que a Big Cartel (ou seja, uma mini loja onde poderá colocar os seus produtos à venda) mas, ao contrário da loja que falámos anteriormente, estas também fazem a estampagem das suas t-shirts sem lhe cobrar nada por isso. Ou seja, tem, completamente grátis, uma mini loja online e a estampagem de qualquer peça que pretenda. A desvantagem é que em vez de estampar a (valores hipóteticos!) 3€ cada peça, estas empresas cobram-lhe 7€, o que significa comissões muito mais baixas por cada unidade vendida (também pode optar por aumentar o preço da peça para aumentar a comissão).