Sem categoria

Como abrir uma agência de seguros

Quer abrir um negócio à prova de recessão? Uma agência de seguros é um daqueles micro setores da economia que tem resistência. A razão é que a maior parte dos produtos de seguros são parte integrante da vida moderna. Não se pode por exemplo possuir um carro sem o correspondente seguro automóvel. Um outro exemplo que podemos dar é o seguro da casa. Será que alguém consideraria deixar sem protecção um dos maiores investimentos da sua vida?

Em muitos sentidos ter uma agência de seguros não é muito diferente do que ter outro negócio qualquer. Vai precisar de ter uma atitude empresarial e não apenas ficar à espera que os clientes entrem pela porta. Eles não vão entrar, é você quem tem de ir à procura deles. Um dos princípios mais básicos é encontrar um bom contabilista para lhe explicar o que deve fazer para legalizar a sua empresa. Nós recomendamos a GAPIC (www.gapic.pt) que tem bastante experiência com mediadores de seguros e pode aconselhá-lo e guiá-lo nos primeiros tempos, gratuitamente até à constituição da sua agência de seguros, formalmente legalizada.

Teste de Personalidade: Tem o perfil necessário para abrir uma agência de seguros?

Se nunca trabalhou como agente ou mediador de seguros deve considerar se tem a personalidade certa para esta profissão. Para além do licenciamento e conhecimento dos produtos de seguros em si tem de ser um bom gestor. Mas ainda mais do que isso, tem de ter muito jeito para as vendas, uma vez que este é um tipo de negócio que funciona à base de comissões. Não chega ser apenas aquela pessoa que gosta de falar com os outros, e de os compreender – tem que levar essa compreensão e empatia a um nível em que as pessoas aceitam as suas recomendações.

Mercado

Convém implantar-se numa zona com o mínimo de concorrência possível. O  negócio de mediador de seguros funciona muito por proximidade, isto é, as pessoas recorrem a um mediador por questões de conforto e proximidade geográfica, mas também pela facilidade de contato quando se trata de resolver um eventual sinistro (acidente). Recolhemos alguns dados sobre a atividade de mediação de seguros em Portugal, onde poderá avaliar (ainda que muito por alto) o grau de concorrência que irá ter. O melhor mesmo será fazer uma sondagem de mercado por sua própria conta e risco, consultando as páginas amarelas da zona onde pretende instalar o seu negócio, e fazendo alguns contatos com estes mediadores tentanto descobrir os preços que praticam e as suas ofertas.

Distribuição geográfica, por distrito, dos mediadores em Portugal
2015
Distribuição Geográfica 22 738
Açores 364
Aveiro 1 563
Beja 400
Braga 1 691
Bragança 421
Castelo Branco 542
Coimbra 960
Évora 540
Faro 1 103
Guarda 461
Leiria 1 156
Lisboa 4 751
Madeira 266
Portalegre 359
Porto 3 720
Santarém 948
Setúbal 1 638
Viana do Castelo 529
Vila Real 525
Viseu 801

 

Que tipo de mediador poderá ser?

Existem dois tipos de mediadores. Os multimarca e os exclusivos. Se está a pensar enveredar por esta profissão aconselhamos a ser multimarca, ou seja a possibilidade de poder trabalhar com mais do que uma seguradora. Pois neste momento o mercado é muito competitivo e é sempre uma vantagem poder apresentar mais do que um preço ao cliente. Ser-se mediador exclusivo representa que só pode trabalhar com uma companhia e que por isso mesmo as suas comissões também serão superiores às dos mediadores multimarca. Mas caso não tenha preço num determinado produto perde o cliente. E como diz o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”. Se no entanto optar pela exclusividade estude primeiro as seguradoras: preços que praticam, diversidade e qualidade de produtos que oferecem, comissões, capacidade de resolução de problemas e opte pela melhor.

Outra decisão que tem de tomar é se pretende ser mediador do ramo vida ou do ramo não vida (automóvel, acidentes de trabalho, responsabilidade civil, multirrisco, etc) ou ainda de ambos. Convém ser de ambos para não ficar restringido a um determinado tipo de produto.

Como tirar o curso?

Para se exercer esta profissão há que estar devidamente creditado. Pode tirar o curso de mediação de seguros em qualquer entidade que seja reconhecida pelo ISP. Consulte a listagem destas entidades no site do próprio ISP. Compare preços, proximidade geográfica e opte pela quer lhe parecer mais vantajosa. Inscreva-se!

Se ficou convencido a enveredar por esta profissão fique a saber que deve preencher alguns requisitos como a escolaridade mínima obrigatória. Pelo que se nasceu até 1966 a escolaridade é de 4 anos, se nasceu a partir de 1697 a escolaridade é de 6 anos e se se inscreveu no básico no ano lectivo de 1987/1988 a escolaridade é de 9 anos.

Encontre um bom contabilista.
Um bom contabilista é crucial para o sucesso de uma pequena empresa. Adquirir o capital para começar um negócio e lidar com as finanças dele será um desafio, por isso você precisará de alguém com experiência para guiá-lo pelo processo. Um contabilista não só o ajudará com as taxas e livros de contabilidade, mas também será um conselheiro financeiro nas decisões de negócios. Portanto, contrate alguém em quem possa confiar. Recomendamos a GAPIC (http://www.gapic.pt) pois para além de 35 anos de experiência no mercado, tem também a experiência de lidar com agências e mediadores de seguros.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading