Os negócios são feitos por pessoas, mas as pessoas são feitas de quê? Para responder a esta questão existem especialistas de todos os campos: antrópologos, psicólogos, gestores, biólogos. Por isso mesmo podemos concluir que as pessoas são complexas. E que às vezes essa complexidade é difícil de perceber.
Os empresários, no entanto, têm a grande virtude de conseguir traduzir essa complexidade em coisas simples – e esses são os empresários de sucesso. Quando você por exemplo consegue criar um produto ou serviço que satisfaça uma necessidade das pessoas, está a fazer isso mesmo: a traduzir a complexidade em termos simples de compreender.
Perceber a necessidade por detrás do consumo do seu produto e serviço é a chave para um negócio bem sucedido. Não precisa de perceber de biologia, química, ou psicologia (embora às vezes dê jeito). Mas tem de perceber o que é que leva uma pessoa a preferir o Benfica em vez do Sporting, ou o Porto em vez do Boavista. Isso mesmo. A pessoa humana é feita de paixões, que têm raízes na infância. Por isso nesta altura do Natal, e com o objetivo que você perceba cada vez melhor o seu negócio, sugerimos que tente ver a criança escondida dentro do adulto que todos temos. Porque está muito escondida, debaixo da couraça de adulto, é difícil observá-la. Mas uma coisa é certa sobre todas as crianças. Elas adoram o Natal! Feliz Natal!