Existe uma sequência comprovada de passos a dar para garantir o seu sucesso, se está a planear abrir um negócio online. Já vimos centenas de pessoas a começar e a fazer crescer os seus negócios online a fazer o seguinte:
- Descubra uma necessidade e preencha essa necessidade com os seus produtos / serviços
- Escreva textos (copy) que vendam
- Implemente um website intuitivo e fácil de usar
- Utilize os motores de busca para canalizar tráfego para o seu website
- Estabeleça uma reputação de “expert” para o seu website
- Faça o acompanhamento pós-venda dos seus clientes e subscritores através do email
Passo 1 – Descubra uma necessidade no mercado
A maioria das pessoas que está a começar comete o erro de pensar num produto primeiro, em vez de pensar no mercado. Para garantir as suas hipóteses de sucesso, pense no mercado primeiro. Pense na procura que existe. É difícil analisar algo que por vezes está invisível, mas tem de fazer esse esforço. O truque está em encontrar um grupo de pessoas que está à procura de uma solução para um problema, mas que não está a obter grandes resultados ou soluções. A internet ajuda a fazer este tipo de análise de mercado, no entanto:
- Visite fóruns online para aprender quais as perguntas que as pessoas fazem e que problemas elas estão a tentar resolver
- Faça pesquisa de palavras chaves que muitas pessoas estão à procura, para as quais não encontram soluções
- Visite sites concorrentes e tome nota daquilo que eles fazem para responder à procura. Depois pode usar algo que eles usaram, e fazê-lo melhor ainda, suplantando a concorrência.
Passo 2 – Escreva um texto vendedor para o seu website
Existe uma fórmula de copy (texto) garantidamente de sucesso que conduz os visitantes através do processo de compra desde o momento em que chegam ao site, até ao momento em que fazem uma compra.
- Capte o interesse com um cabeçalho (headline) sugestivo e prometedor
- Descreva o problema que o seu produto resolve
- Estabeleça a sua credibilidade como alguém que irá resolver este problema
- Adicione testemunhos de pessoas que usaram o seu produto
- Fale sobre o seu produto e de como beneficia o seu utilizador
- Faça uma oferta
- Ofereça uma garantia forte
- Crie uma certa urgência na aquisição
- Feche a venda
Através dos textos que escrever para o seu website, precisa de se focar em como o seu produto ou serviço tem condições únicas para resolver o problema do cliente, ou fazer as suas vidas melhores. Ponha-se nos pés do consumidor e pergunte a si mesmo como é que isto irá melhorar a sua vida.
Passo 3 – Crie o seu website
Uma vez que tenha percebido o seu mercado, e o seu produto, planeado de que forma irá escrever os seus textos que irão vender o seu produto ao seu mercado, está na hora de criar o seu website. Certifique-se que o site é simples, pois existe a tendência para complicar. Os americanos têm mesmo um acrónimo para definir a necessidade de manter as coisas simples contra a simplicidade: É a sigla KISS (Keep it simply stupid). Quando se trata de um website tens menos de 5 segundos para captar a atenção de alguém, caso contrário eles desaparecerão para sempre. Uma boa plataforma para trabalhar é a plataforma wordpress, pois aumenta as suas possibilidades de ser visto nos motores de busca. Algumas dicas importantes para ter em mente:
- Escolha dois ou três tipos de letra apenas, sobre um fundo branco
- Faça a navegação da página simples, e igual em todas as páginas
- Apenas utilize audio, gráficos ou vídeos se eles melhorarem significativamente a sua mensagem
- Inclua um formulário para que os seus clientes possam disponibilizar o seu email
- Faça o processo de compra simples de realizar. Têm de bastar dois cliques entre o potencial comprar e o check out de compras
- O seu website é a sua loja virtual. Tal como uma loja verdadeira, torne-a agradável e “user friendly”
Passo 4 – Utilize os motores de busca para atrair clientes específicos para o seu website
A publicidade “pay per click” (pague por cada clique) é a maneira mais fácil de conseguir tráfego para um website. Tem duas vantagens em relação a conseguir o tráfego de forma orgânica, ou seja, com apresentação “normal” nas páginas da Google. Em primeiro o “pay per click” permite-lhe aparecer nos motores de busca, nos primeiros lugares, imediatamente. O processo orgânico demora muito mais tempo, e normalmente já tem muita gente à sua frente. Depois o “pay per click “ permite-lhe testar várias palavras-chave, preços, e abordagens de venda. Não só se consegue tráfego imediato, mas também se pode utilizar o “pay per click” para descobrir quais são as palavras-chave que mais se adequam e convertem no seu website. Depois pode distribuir essas palavras chave através do texto do seu website e código, que vai melhorar o ranking do seu website nos motores de busca.
Passo 5 – Estabeleça uma reputação de “expert”
As pessoas usam a internet para descobrir informação. Disponibilize essa informação gratuitamente em outros sites, e vai verificar que isso origina maior tráfego e melhores resultados nos motores de busca. O segredo é incluir sempre um link para o seu site em cada peça que escrever.
- Disponibilize gratuitamente informação. Crie artigos, vídeos e outros conteúdos que as pessoas possam achar útil e interessante. Distribua esses artigos em diretorias de artigos online e nas redes sociais.
- Inclua uma forma de “enviar a um amigo” nos seus artigos
- Torne-se um expert em fóruns de indústria e redes sociais onde o seu público alvo costuma pesquisar.
Se seguir estas indicações, vai conseguir novos leitores para o seu website. Ainda melhor, cada site que publicar o seu conteúdo vai postar igualmente um link de regresso ao seu website. Os motores de busca adoram links de sites relevantes e vão premiá-lo nos rankins.
Passo 6 – Use o poder do email marketing para transformar visitantes em compradores
Quando se constrói uma lista de email marketing, estamos a criar uma ferramenta extremamente valiosa para o seu negócio, e um dos seus maelhores patrimónios. Os seus clientes e visitantes dão-lhe desta forma autorização para serem contatados por email. Isso quer dizer:
- Está a dar-lhes informação que eles pediram
- Está a desenvolver relações a longo prazo
- As respostas são mensuráveis a 100%
- Email marketing é mais barato e mais eficaz do que publicidade impressa, TV ou Rádio, porque é altamente segmentado e enviar emails é grátis