És aquele tipo de pessoa a quem todos ligam quando têm um problema de computador? Já pensaste que podias fazer dinheiro com essa tua habilidade? O setor dos computadores é um setor em crescimento. Todos os pequenos negócios utilizam computadores, que muitas vezes têm problemas e avariam. E é um fato que esses empresários não possuem o conhecimento, nem o tempo necessário, para tratar de atualizações, reparações e outras tarefas informáticas, recorrendo a um fornecedor externo, que neste caso poderás ser tu.
Mas se a tua única experiência é mesmo ajudar a resolver problemas que surgem nos computadores dos amigos, como é que podes começar? Para além de teres de inventar um nome para designar o teu negócio (Superinformática Lda. Por exemplo) podes começar por pensar num contabilista. Um contabilista pode ajudar a resolver quase todos os problemas burocráticos nos primeiros tempos, de forma a que te concentres naquilo que é realmente divertido no teu novo negócio: ajudar a resolver os problemas dos outros. Podemos recomendar a GAPIC (www.gapic.pt) que pode apoiar imenso nos primeiros tempos. Aqui estão 8 dicas para te ajudar a começar no teu negócio de reparação de computadores:
- Conhece a tua zona (e o valor por hora).
- No início dos anos 90, uma loja de reparação de computadores baseava-se em vender peças e produtos, com o serviço visto como algo marginal, à parte. Hoje em dia, o dinheiro está nas horas cobradas a prestar assistência técnica para prevenir os problemas antes que eles aconteçam. Para determinar quanto é que o teu tempo vale, investiga quanto é que a concorrência local está a cobrar.
- Identifica quem é o teu cliente ideal.
- Se estás a pensar fazer negócio com a tua comunidade local, e continuar a ser uma empresa de uma só pessoa, os clientes particulares podem ser os ideais. Eles são geralmente mais sensíveis à publicidade e ao marketing do que os donos de pequenos negócios. Para além disso, o mercado particular é menos exigente e o mercado é enorme. Um dos contras a este tipo de estratégia é que normalmente os clientes particulares têm orçamentos mais reduzidos que o mercado empresarial.
- Se decidires abordar o mercado não particular (ou seja empresarial) pensa numa estratégia de nicho. Dá uma vista de olhos na tua agenda de contatos. Talvez conheças o diretor de uma escola, de um banco, ou de uma agência imobiliária. Este tipo de pessoas pode conduzir o teu novo negócio a uma área de especialização porque os sistemas de software tendem a ser semelhantes.
- Mentaliza-te de que a estabilidade financeira não acontece da noite para o dia. Mesmo tendo um negócio a tempo inteiro, corres o risco de não teres clientes suficientes nos primeiros tempos. O que vai exigir de ti um esforço adicional para manter e fidelizar esses mesmos clientes.
- Conhece as tuas forças e fraquezas. Se o teu background é estritamente técnico e não percebes muito da burocracia, contrata um técnico oficial de contas para tratar da papelada por ti. Conhecemos um muito bom. A GAPIC (gapic.pt). Contata-os através do site ou do 249 720 160.
- Divulga o teu negócio todos os dias. Mesmo que não tenhas de andar vestido de mascote pela rua, o telefone não vai tocar até que as pessoas saibam que tu existes. E também não podes descansar à sombra dos sucessos passados. Quer escolhas direct mail, folhetos, telemarketing ou webmarketing, tens de formular um marketing mix que funciona para ti. Por exemplo, fazer publicidade através de folhetos pode significar um desperdício de dinheiro, mas fazer networking em organizações de comércio pode compensar.
- Mantém as tuas qualificações atualizadas. Pessoas ligadas à tecnologoia podem facilmente cair na ratoeira de pensar que podem aprender tudo com uma vista de olhos, ou depois de lerem um manual. Mas se não fores bem sucedido em preparares-te continuamente, o teu conhecimento pode ficar obsoleto. É a natureza do negócio dos computadores. Tens de tirar tempo para ver o que está a ser feito – e aprender a fazê-lo bem.
- Pede ajuda se for necessário. Pode ser bastante assustador debateres-te com um problema que não dominas, mas no geral, a comunidade informática é propensa a partilhar soluções. Existem websites fantásticos onde podes colocar as tuas dúvidas e vê-las respondidas em poucas horas.
- Personaliza o teu espaço de trabalho. Adaptar um espaço de trabalho às tuas próprias necessidades requer compromisso e organização. A àrea de trabalho não precisa de ser grande mas precisa de acomodar pelo menos duas torres de pc e monitores