Um plano de negócios não tem de ser algo extremamente complicado. Na verdade trata-se de planificar aquilo que você já possui num turbilhão de ideias na sua cabeça, tornando esse turbilhão compreensível para investidores e parceiros. E talvez até para si mesmo. O melhor plano de negócios jamais escrito produz um cronograma de projeto, um calendário de atividades que conduz a resultados práticos num determinado período de tempo. O plano de negócios inclui conceitos como público alvo, mercado, descrição do modelo de negócio, mas se a descrição é útil para apresentar o projeto, todos querem saber se todas essas explicações conduzem a resultados práticos. Essa é a verdadeira essência do plano de negócios: levar à acção! Todos os esforços de redação deste documento devem ter em conta os seus efeitos práticos no futuro, num horizonte de 3-5 anos com especial preocupação ao primeiro e segundo ano de funcionamento. É nos primeiros dois anos que a maior parte das empresas vai à falência por isso tenha preocupação especial neste período de tempo. As etapas de um plano de negócio são as seguintes:
- Sumário Executivo
- O seu sumário executivo é algo que deve deixar para o fim (apesar de estar em primeiro), e é onde resume em poucas palavras porque é que o seu negócio será lucrativo.
- Descrição da Empresa
- A descrição da empresa fornece informação sobre o que a empresa faz, o que a diferencia dos concorrentes, e os mercados que o seu negócio irá servir.
- Análise de Mercado
- Antes de lançar o seu negócio é essencial conhecer a indústria onde se irá inserir, caraterizar o mercado e a concorrência.
- Estrutura e Organização
- Todos os negócios se estruturam e organizam de forma diferente tendo em conta os seus objetivos.
- Serviço / Linha de Produtos
- O que é que você irá vender? Como é que isso beneficia os seus consumidores? Qual é o ciclo de vida do seu produto?
- Vendas & Marketing
- Como é que planeia fazer chegar os seus produtos ou serviços ao seu mercado alvo?
- Projecções Financeiras
- Se você necessitar de financiamento, terá de suportar os seus pedidos com projecções financeiras de quanto irá vender por exemplo, mas também em relação aos custos que espera vir a ter com o negócio.
Recomendamos a leitura da secção da Small Business Adminstration, do governo americano, para um primeiro contato (em inglês) sobre como redigir um plano de negócios, muito claro e conciso. Tenha em mente que o importante é incluir as informações essenciais sobre a criação e desenvolvimento do negócio, e que os modelos de plano de negócio variam bastante conforme as perspectivas de cada um. Também poderá consultar este site (também em inglês) que tem exemplos de plano de negócio para muitos setores de atividade onde possivelmente o seu se poderá incluir: http://www.bplans.co/sample_business_plans.php . No site do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) também encontra muitas teses de mestrado e dissertação que incluem planos de negócio para vários setores de atividade. Poderá facilmente adaptar o seu próprio plano a estes já existentes.
Para receber uma ajuda extra na elaboração do seu plano de negócios, recomendamos que entre em contato com a GAPIC pelo 249 720 160 ou geral@gapic.pt ou visite o website onde o poderão ajudar a realizar mais este passo na criação do seu negócio.