Todos nós gostaríamos de ser Steve Jobs, o fundador da Apple e conseguir metade do sucesso que ele obteve. Mas Steve Jobs era um génio e dificilmente pode ser igualado. Não é pelo percurso do informático americano que você deve avaliar a sua capacidade em ser um empresário.
Ser empresário é uma atitude na vida que é forjada desde muito novo, por influência familiar ou cultural, e não apenas uma ideia que surge por coincidência enquanto toma um café com amigos.
Se você tiver nascido na América, é mais provável que sinta o ímpeto de criar o seu próprio espaço nos negócios. Hoje em dia, quase todos os países seguem políticas ativas de fomento do empreendorismo como forma de ultrapassar a crise. Mas um empresário não se faz de um dia para o outro. Confira se possui algumas das caraterísticas necessárias para vingar por conta própria:
- Independência
Um empresário não se vê a trabalhar por conta de outrém, a vontade dele é ser autónomo nas suas decisões. O empresário sabe que a independência plena não existe uma vez que em sociedade vamos sempre precisar dos outros para viver em todos os planos da nossa vida, afetivos e económicos. Mas o empresário faz-se notar pela necessidade que os outros têm dele e é daí qe vem a sua independência. O empresário é alguém que sabe que a palavra destino é uma construção, e colabora ativamente para alterar o seu destino de forma a que este seja mais favorável para ele. O esperar que as coisas aconteçam não é para um verdadeiro empresário. Ele está sempre bem atento ao desenrolar dos acontecimentos para poder desde logo adaptar as circunstâncias em seu próprio benefício.
- Sensibilidade
A maior parte dos empresários não tem dinheiro para estudos de mercado, e tem de confiar na sua sensibilidade (ou intuição) para apurar gostos e necessidades do consumidor – núcleo central do seu negócio – mas também para lidar com fornecedores e colaboradores. O mundo real apresenta sempre situações de confronto de interesses nem sempre convergentes e o verdadeiro empresário sabe tirar partido destas situações conquistando simpatias e admiração, e trabalhando sempre incansavelmente no sentido de uma reputação imaculada.
- Organização
O mundo dos negócios é feito de pormenores, e um empresário lida sempre com mais informação que a comum das pessoas. Até pode ser um grande adepto das tecnologias e das ferramentas que lhe permitem estender a sua memória para além do limite humano, mas nunca haverá uma agenda suficiente para todas as coisas que um empresário tem na sua cabeça no dia a dia.
- Gosto pela mudança
Qualquer empresário é, em determinada época da sua vida, um promotor da mudança. Ele aparece para preencher um espaço deixado em aberto pela evolução, criando novas necessidades nas pessoas. Por vezes acontece um empresário esquecer-se da razão da sua origem (mudar alguma coisa para melhor) e é nessa altura que o negócio entra em decadência e eventualmente acaba por falir. Para um empresário, o mundo está cheio de oportunidades.
Caso queira saber mais sobre começar um negócio e registar uma empresa, recomendamos uma reunião com a GAPIC pelo 249 720 160 ou escreva para geral@gapic.pt. Ou então visite o website.