Ideia Planificação

🦊 Como vender na ETSY: 7 passos para ter sucesso.

Desde o seu lançamento em 2005, a ETSY expandiu-se de tal forma que se tornou num dos maiores mercados online. Existem cerca de 54 milhões de membros na Etsy, com 81.9 milhões de compradores ativos e 4.1 milhões de vendedores ativos. Para ficar com uma noção de real grandeza do assunto, existem mais de 50 milhões de artigos disponíveis. Mas se você é um artesão com os olhos postos no futuros, é neste mercado que deve apostar.

O que é a Etsy?

Etsy é uma plataforma de e-commerce (comércio eletrónico) especializada na compra e venda de artesanato, produtos de índole artística ou artigos vintage difíceis de encontrar numa loja online tradicional. Os compradores na Etsy (e são muitos), pesquisam diariamente para encontrarem produtos feitos à mão, em alternativa aos produtos de grande consumo. E a verdade é que se podem encontrar coisas muito bonitas neste mercado. Por isso prepare-se: a competição vai ser grande.

Também funciona como outlet para artesãos em part time ou full time, como lojas de arte ou artesãos com dons artísticos para divulgarem os seus produtos e vender a uma audiência internacional, sem necessitarem de criar o seu próprio website – recorrendo por exemplo ao shopify, mais direcionado para outro tipo de artigos.

Digamos que é uma plataforma híbrida, o que significa que agrega a excitação de uma feira ou mercado de artes, com um grande mercado como por exemplo o Ebay. As pessoas que procuram produtos na Etsy irão invariavelmente encontrar artigos vintage e outros produtos feitos à mão, artigos de arte feitos por encomenda, roupa pintada à mão, brinquedos artesanais, entre muitas outras coisas. É um espaço enfim de expressão pessoal e artística, onde os maiores artistas do mundo nestas artes se congregam.

Existe uma categoria específica, mas superlativa, de produtos vintage na Etsy. Para que os seus produtos se qualifiquem para esta categoria tão invejada (pela sua procura), têm de ter um mínimo de 20 anos de idade. Existe também uma generosa oferta de artigos de colecionador que se podem obter por um preço razoável. A plataforma oferece-lhe uma loja online em troca de uma comissão sobre as suas vendas (na versão básica). Na versão plus terá de pagar cerca de 8 euros por mês, mas reúne outras funcionalidades. Habitualmente, os artesãos descapitalizados optam pela versão mais simples (uma vez que custa apenas 20 cêntimos a configurar).

O nicho de mercado que a Etsy veio ocupar tornou-a a plataforma número 1 do mundo para produtos de arte e outros colecionáveis.

É fundamental assinalar que a Etsy não fabrica absolutamente nenhum produto. Apenas atua como intermediário, ligando o comprador e o vendedor, através de um mercado online. A Etsy tem os seus escritórios em Brooklyn, e é a partir desse bairro nova iorquino que conduz as suas operações. A empresa também facilita cursos criativos, através do programa Etsy Labs, onde as pessoas podem aprender a desenvolver os seus dotes artísticos.

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

Quanto custa vender na Etsy?

Custa 20 cêntimos para configurar uma conta na Etsy e listar um produto no marketplace. De acordo com o guia da própria Etsy, um produto irá permanecer ativo durante 4 meses ou até o produto ser vendido. Assim que um artigo é vendido, irá pagar uma comissão à Etsy de 5% sobre o preço de venda.

Muitas pessoas fecham as lojas passado apenas um mês! Isto por causa de terem poucas ou nenhumas receitas. Não é um mundo fácil. E a pior parte é que se continua a pagar por ter os produtos listados na plataforma. Por isso mesmo, é fundamental considerar o investimento como um investimento a longo prazo. Isto é especialmente verdade quando tem muitos produtos para vender. Por isso, a questão permanece: quanto custa vender os seus produtos na Etsy?

Vamos descobrir.

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

1. Custo de abrir uma loja Etsy

Uma das vantagens da Etsy é que não lhe vai custar nada para abrir a sua loja. Sim, porque criar a loja propriamente dita não lhe vai custar absolutamente nada. Onde você irá começar a pagar, é quando estiver preparado para listar oficialmente os seus produtos na plataforma. Como já lhe explicámos, irá pagar 20 cêntimos por cada produto listado. Esta listagem, por cada produto, dura 4 meses. Mas vamos falar um pouco sobre este processo de listagem.

A Etsy tem uma forma de listar os produtos um pouco diferentes dos outros gigantes do mercado, como a Ebay ou a Amazon (também marketplaces). Para este mercado online, uma listagem e um produto não são a mesma coisa. Isto porque uma listagem pode incluir múltiplos produtos. Como por exemplo: Se um vendedor está a vender um chapéu, e se o mesmo chapéu tiver várias cores, o vendedor apenas é obrigado a criar uma listagem, pagando apenas 20 cêntimos, com a mesma listagem a abranger as diversas variedades que possam existir do mesmo chapéu. Isto é: um chapéu igual em diferentes cores = a mesma listagem. Apenas 20 cêntimos, por todas as variedades do mesmo chapéu.

Quando acontece que o vendedor tem 100 variedades do mesmo chapéu, e eles vêm em cores diferentes por exemplo, o vendedor apenas tem de criar uma listagem para suportar todas essas variedades – gerindo as quantidades à medida que vai vendendo e libertando stock.

Todos os 4 meses, a listagem irá expirar. Chegada essa altura, terá oportunidade de renovar a listagem automaticamente ou manualmente, pelo mesmo valor de 20 cêntimos por listagem. Ainda que possa parecer prático renovar a listagem automaticamente para quem está a começar pela primeira vez, faz mais sentido renovar as listagens que possa ter, manualmente. Desta forma não corre riscos de ser debitado para além das suas expetativas.

Desta forma aliás, pode fazer pesquisas de mercado para perceber quais os produtos que estão a vender mais e a dar lucro, e quais os produtos que o estão a fazer perder dinheiro – tomando assim uma decisão fundamentada sobre quais as listagens a renovar.

Isto quer dizer que se tiver 100 listagens na sua loja, ou 100 artigos diferentes, irá pagar 20 euros a cada 4 meses. Isto pode tornar-se um problema na medida em que, se não estiver a fazer vendas suficientes, é dinheiro que lhe sai do bolso, sem retorno.

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

2. Os 20 cêntimos é tudo o que tenho de pagar? Ou há mais alguma coisa na Etsy?

Muitos proprietários de lojas na Etsy fazem certa confusão na hora da renovação das listagens. Esquecem-se muitas vezes que uma listagem difere de um produto, na medida que uma listagem pode incluir uma grande variedade de produtos. Vamos clarificar um pouco melhor com estes exemplos?

Exemplo 1

Um vendedor tem uma loja na Etsy de venda de mesas de madeira esculpidas à mão. Nessa loja, existe um único produto: uma única mesa à venda. A mesa encontra um comprador, que adquire a mesa. Nesse momento o vendedor toma a decisão de não listar mais nenhuma mesa.

O vendedor já pagou 20 cêntimos para listar a mesa de madeira. Já que a mesa foi vendida, o vendedor já não terá de pagar para listar novamente essa mesa de madeira (ainda que hajam outras comissões a pagar que iremos explicar mais tarde).

Exemplo 2

Um vendedor cria sweaters feitas à mão, disponíveis em cinco cores diferentes. Quando o vendedor cria uma listagem, existem 5 sweaters diferentes. Conforme ao que explicámos anteriormente, terá de pagar apenas 20 cêntimos para expor a mesma sweater em cinco cores diferentes, durante os próximos 4 meses seguintes.

Se o vendedor não vender nenhuma sweater durante esse período, ao fim de 4 meses, será taxado novamente em 20 cêntimos, para poder renovar a listagem. Mas se o vendedor vender uma das sweaters tudo volta a zero. Isto é, a listagem irá renovar-se automaticamente para mais 4 meses, a um custo de 20 cêntimos por artigo, para as restantes 4 sweaters. Se o vendedor adicionar mais variedades de sweaters às quantidades disponíveis, no caso por exemplo do vendedor ter mais cores da mesma sweater, poderá editar a listagem sem ter de fazer nenhum pagamento adicional.

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

3. Qual é a comissão da Etsy por cada venda?

Tal como o Ebay e a Amazon, existem comissões na Etsy que um vendedor tem de pagar de cada vez que vende um produto. Um vendedor paga à Etsy 5% de comissão sobre o preço de venda, sempre que um artigo é vendido.

4. Quanto custa fazer publicidade na Etsy e vender mais?

Os vendedores na Etsy podem escolher patrocinar as suas próprias listagens e fazer publicidade aos seus produtos. Isto é muito útil principalmente numa fase inicial, em que ainda não obteve reconhecimento do mercado. O mínimo para começar é 1 euro por dia e é baseado no sistema de pay-per-click (ou seja, você paga de cada vez que clicarem no seu anúncio). Quando um utilizador faz uma pesquisa na Etsy, irá encontrar listagens pagas, e não pagas – um pouco como acontece no google: os anúncios patrocinados aparecem no topo. A única diferença entre os anúncios pagos e as listagens propriamente ditas na Etsy, é o identificativo branco no topo superior esquerdo da imagem:

Etsy Promoted Listings

Quando se começa, é muito difícil ter impacto, especialmente quando se trata de um produto novo. Investir nos anúncios da Etsy para ter maior visibilidade é uma boa ideia para testar a viabilidade do seu produto no mercado – em poucas palavras, para ver se as pessoas gostam e compram! Assim que começar a anunciar terá acesso a um painel de controlo onde poderá ver as suas estatísticas.

Nós recomendamos que configure a sua conta de anúncios para um máxima de custo por clique entre $0.10 – $0.50, para começar a testar alguns resultados.

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

5. O que são as comissões de processamento de pagamentos da Etsy?

Quando um comprador faz o checkout diretamente na Etsy, e usa o sistema de pagamentos da Etsy, a mesma Etsy cobra uma comissão de processamento de transação (ou pagamento) de 3% + $0.25. Para além disso, conforme a localização do vendedor, poderá haver despesas extraordinárias sob a forma de taxas, incluindo o custo de converter os câmbios quando os artigos do vendedor não estão configurados para dólares americanos.

6. Como funciona os custos de envio na Etsy?

Normalmente, o comprador paga pelos custos de envio. O custo irá depender da localização dele. Surgem frequentemente problemas quando os custos de envio não são bem calculados, e o vendedor se apercebe que tem de pagar mais pelo envio do que pensava ao início.

Se isto acontecer repetidamente, pode significar o aumento do custo total de fazer negócio na Etsy, especialmente quando o custo do seguro está incluído no preço do envio, o que aumenta ainda mais o preço. Uma solução para isso é fazer uma pesquisa e descobrir exatamente quanto irá custar o envio para diferentes localizações: obviamente um trabalho que lhe irá custar alguma coisa, mas que só terá de fazer uma vez.. Sempre existirão custos de envio na Etsy ou em qualquer outra loja online. Os vendedores Etsy que oferecem envio grátis devem estar preparados para incluir o custo de envio no preço do próprio artigo. Se quiser levar as coisas a outro nível, mais profissional, poderá adquirir etiquetas da UPS diretamente na Etsy, com a garantia que esta transportadora oferece.

7. Conclusões finais sobre os sistemas de pagamento na Etsy

É tentador pensar que é muito fácil e barato vender na Etsy. Afinal, custa apenas 20 cêntimos por artigo, podendo esse artigo incluir múltiplas variedades. Mas, antes de começar uma loja na Etsy, é importante perceber a dinâmica de todos os custos associados para não ter surpresas.

O custo total de configurar e vender os seus artigos na Etsy incluem:

  1. A comissão de listagem
  2. A comissão de venda
  3. A comissão sobre o pagamento
  4. A comissão sobre o envio
  5. Qualquer promoção em que participe

Lembre-se também que nada disto inclui o custo dos bens vendidos. Se por acaso listar os seus produtos demasiado baratos, tendo por objetivos atrair compradores, as suas margens de lucro poderão sofrer imenso por causa precisamente de todas estas comissões – e resultar num prejuízo para si. Tente sempre contar com o inesperado, calculando mentalmente um preço ideal para o seu produto e acrescentando 10% para qualquer eventualidade a nível de comissões que terá de pagar à Etsy.

Este esquema complexo de comissões é vulgar nas plataformas de comércio eletrónico, conjunto do qual a Etsy faz parte. Para gerir o seu negócio na Etsy como deve ser, terá de controlar os gastos e receitas através por exemplo de uma folha excel. Com a experiência, tudo se tornará claro como água.

Tente não se entusiasmar muito até observar um retorno no investimento. É importante em termos de estratégia de negócio não querer colocar os artigos muito baratos inicialmente. É preferível que isso aconteça gradualmente, à medida que vai realizando vendas – que esperemos, sejam muitas! É o fato de vender muito, que lhe possibilita baixar os preços, e realizar ainda mais vendas. O contrário, nem sempre é verdade!

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

Como vender na Etsy

Está pronto para configurar a sua loja na Etsy e começar a fazer dinheiro online? Ainda que hajam alguns passos que deverá tomar, não deverá ter problemas. A Etsy é muito simples e intuitiva.

Aqui ficam os passos, para sua referência, sobre como montar uma loja Etsy.

Set up an Etsy Shop

1. Vá até Etsy.com e comece o seu processo de inscrição

Antes de configurar a sua loja Etsy terá de se inscrever no site. Só então aparecerá a opção de criar a sua loja Etsy.

2. Configure as opções da sua loja

Configure a loja segundo as suas preferências, e da forma que quer vender os seus produtos. Selecione a linguagem em que irá descrever os seus produtos (sugerimos que seja em inglês, pois não se esqueça que o seu público irá ser mundial). Selecione também o câmbio que irá utilizar (euros, dólares, etc.), inclua a sua localização, etc.

3. Escolha um nome para a sua loja

Esta é a parte divertida, em que pode colocar a sua criatividade a funcionar. Imagine um nome para a sua loja fácil de memorizar e de preferência divertido, e que reflita a sua marca pessoal. Lembre-se que esta é uma plataforma em que a imensa maioria dos vendedores são artesãos por conta própria, como tal trabalham a maior parte das vezes sozinhos. O nome da loja tem de ter entre 4 e 20 carateres, sem espaços ou carateres especiais.

4. Comece a listar os seus produtos

Siga estes passos para listar bem os seus produtos:

Adicione fotos:  Os vendedores da Etsy são aconselhados a terem pelo menos 5 fotos por cada artigo. Fotos que devem ser tiradas de diferentes ângulos, para que os compradores possam ficar com uma perceção o mais fiel possível da realidade. As fotografias devem ser de alta qualidade, com um fundo adequado.

Ajuste as miniaturas: As miniaturas são fotos pequeninas, mas as primeiras que o comprador vê quando pesquisa um produto. Estas miniaturas vão ditar o ambiente da sua loja, uma vez que irão ocupar a maior parte do espaço disponível na sua loja. Por isso, certifique-se que são consistentes umas com as outras, e que se identificam com a sua marca.

Complete a informação da sua listagem: A sua descrição de produto deve ter um título e descrição que descreve o artigo em detalhe. Faça uso (mesmo) das 13 tags (etiquetas) que estão disponíveis para cada produto. Os compradores procuram os artigos na Etsy em função dos termos de pesquisa que colocam, e as tags ajudam a direcionar essas pesquisas – daí ser tão importante a escolha de tags precisas.

Insira as quantidades disponíveis e o preço: Adicione o preço para cada artigo mas certifique-se que contabiliza todos os custos no seu preço de venda. Inclua a quantidade em stock, e também se existem variedades do produto, como o tamanho, cor e material.

Defina os custos de envio: Nesta seção tem oportunidade de incluir os custos de envio, país de origem, tempo de processamento da encomenda, peso e tamanho. Poderá sempre atualizar esta informação mais tarde se necessário.

Pré-visualize o aspeto da sua loja: Dê uma vista de olhos à sua loja para ver se está tudo como deseja. É importante que se sinta bem com o aspeto da sua loja, da perspetiva de um consumidor antes de a publicar pela primeira vez. Clique em “finalizar” e está preparado para adicionar o seu primeiro produto.

5. Escolha o método de pagamento

Existem muitos tipos de pagamentos eletrónicos disponíveis na Etsy. Pode oferecer o sistema PayPal ou pagamentos Etsy que é o que a maior parte dos vendedores utilizam. Os pagamentos Etsy, com os quais poderá não estar familiarizado, permite-lhe receber pagamentos em cartões de débito ou crédito (assim como crédito em loja), e cartões de presente Etsy.

6. Inclua informações de pagamento

Isto irá depender do seu país de origem. A Etsy poderá requerer um cartão de crédito para o poder identificar. Possivelmente também terá de disponibilizar dados de um cartão para que a Etsy lhe possa debitar (cobrar) pelas suas comissões e taxas.

7. Otimize a sua loja

Aqui estão algumas formas para otimizar a sua loja Etsy e atrair mais vendas:

Adicione o seu perfil de utilizador: Isto irá incluir uma pequena biografia sobre si, e uma foto de perfil. Desta forma os utilizadores poderão saber um pouco mais sobre si e aumentar a sua credibilidade como vendedor. Poderá usar esta oportunidade para criar uma espécie de ligação pessoal com os seus consumidores e proporcionar um maior conhecimento dos produtos que irá vender.

Escreva uma política de utilização: Nesta seção poderá colocar as questões mais habituais que os consumidores colocam sobre o seu produto, também chamadas de FAQs. Também poderá explicar melhor os prazos de entrega dos produtos (normalmente a maior angústia dos compradores. As políticas de devolução e reembolso também pode ser incluídas nesta seção.

Adicione uma biografia da loja:  Esta é seção onde poderá falar um pouco mais sobre a sua loja, o que traz de novo, qual o seu posicionamento em relação à concorrência, o que traz de diferente. Tem 5000 carateres para o fazer, o que é generoso da parte da Etsy.. Escreva com paixão e com aquele toque pessoal que os compradores na Etsy adoram. Um dos segredos para isso, é incluir pormenores que mais ninguém se lembrou de incluir – como por exemplo o que o levou a ter a ideia para criar a sua loja, em que momento, e em que situação.

Para fazer com que os compradores na Etsy confiem em si, aposte tudo na transparência e honestidade. Poderá por exemplo colocar vídeos de como confeciona os seus produtos, através de fotos ou vídeos (de preferência), ou se não quiser revelar os segredos do negócio, apenas fotos e vídeos da sua bancada de trabalho. Também poderá partilhar nesta seção links para as redes sociais da sua loja (instagram e facebook por exemplo).

Utilize as ferramentas de marketing da Etsy: A Etsy oferece-lhe ferramentas de marketing próprias, para ajudar a promover os seus produtos e encontrar mais clientes. Uma dessas ferramentas permite-lhe divulgar os seus produtos nas redes sociais à distância de um clique. Explore por exemplo a rede social Pinterest, pois é muito vocacionada para o tipo de artigos que se podem encontrar na Etsy.

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

Mais dicas para vender mais e melhor na Etsy

Agora que tem a sua loja Etsy preparada e otimizada, como é que pode converter em vendas os seus esforços ao longo do tempo? De que forma pode potenciar a apresentação dos seus artigos e a promoção dos mesmos, para além das formas que já indicámos? Aqui ficam 6 dicas para aprimorar a sua loja:

1. Contrate um fotógrafo profissional

As pessoas na internet são muito visuais, uma vez que é o sentido mais solicitado: os olhos. E os olhos também comem. Essencialmente existem dois tipos de fotografia em que poderá apostar: fotografias de plano simples (só o produto com o fundo branco); e fotografias que têm por base o estilo de vida: pessoas a utilizarem o produto no seu quotidiano (bikinis na praia, por exemplo). A Etsy permite-lhe um máximo de 10 fotos por produto, por isso use todas essas possibilidades. Fotografias de alta resolução ajudam a vender mais: está provado!

2. Organize a sua loja

Deverá organizar os seus produtos em seções, numa ordem definida. Ter produtos distribuídos aleatoriamente não ajuda a criar confiança em relação à sua loja, nem em relação à qualidade dos produtos em si. O objetivo é criar a ideia de uma loja profissional, quando os compradores visitam a sua loja.

3. Descubra como funciona o S.E.O. da Etsy (Search Engine Optimization)

Podíamos escrever um livro sobre técnicas de SEO, porém, para principiantes, concentre-se em escrever tags (etiquetas) nos seus produtos precisas.

4. Otimize o seu plano de preços

O preço dos seus produtos tem como é óbvio um impacto sobre quanto vende na Etsy. As pessoas procuram os melhores preços, e é claro terá de considerar também a sua concorrência – às vezes um cêntimo pode fazer a diferença. É difícil encontrar o preço certo. Mas é possível. Descubra formas de cortar nos custos de produção. Por norma, os preços na Etsy são baixos.

5. Mantenha um registo financeiro de tudo o que faz na Etsy

Mantenha registos bem apurados, por exemplo numa folha excel, de tudo o que faz na Etsy. Dessa forma poderá tomar decisões bem fundamentadas, sobre por exemplo quais os produtos que estão a ter sucesso, e os que não. Quanto melhor perceber as finanças da sua empresa mais informadas serão as suas decisões.

6. Analise a informação disponível

Use e abuse da informação analítica para perceber melhor o seu negócio Etsy.

Resumindo:

Lembre-se, a maior parte dos empresários bem sucedidos na Etsy começam pequeninos e crescem com o tempo. O maior obstáculo à venda na Etsy começa por ser a relutância em começar. Não precisa de uma equipa gigantesca para o começar a fazer. 79% dos negócios na Etsy são geridos por empresários singulares, e 97% são geridos a partir de casa.

Com milhões de potenciais compradores, e se tem um produto único no mercado, porque não aproveitar os conselhos deste artigo e começar a sua loja hoje mesmo? Boa sorte!

P.S. – Nós recomendamos a GAPIC para o ajudar a montar o seu negócio Etsy. Para além de terem muita experiência, explicam todos os passos a dar, especialmente nas questões da papelada a tratar para ter o seu negócio legal na Etsy.

3 comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre A minha primeira Vez.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading