Planificação

🧲 Como conseguir mais visitantes para o seu site: Guia Completo

A corrida ao ouro dos nossos tempos é a busca por visitantes para o seu site de comércio eletrónico. Garimpe connosco através deste guia completo com as melhores técnicas.
Illustration of a woman sitting on the floor next to her desk browsing ways to drive more traffic to her online store

“Como conseguir mais visitantes para o meu site?”. A certa altura, esta é a pergunta que atravessa o espírito de qualquer empreendedor preocupado com a sua saúde financeira. Afinal de contas, para ter clientes é preciso ter visitantes primeiro.

Talvez tenha investido tempo e dinheiro a preparar a sua loja online, com todos os pormenores necessários, apenas para descobrir que não é apenas por um site ser bonito e funcional que irá atrair visitantes. Há muito esforço a fazer para além disso. Outra hipótese, é ter assistido a um crescimento de visitantes no seu site durante por exemplo seis meses, e depois ter registado uma estagnação no crescimento. Ou talvez ainda tenha tido um sucesso com determinada táctica e está curioso sobre que tácticas poderá utilizar a seguir.

Quer esteja a tentar atrair o seu primeiro cliente, ou o seu milésimo cliente, gerar mais tráfego para a sua loja online é uma parte crucial de fazer crescer o seu negócio. Se o seu site está bem optimizado para conversões, obter um crescimento no número de visitantes pode efectivamente querer dizer mais clientes, e mais vendas.

De uma perspectiva de marketing, as boas notícias é que o processo de conseguir o seu primeiro consumidor, ou o seu 100º consumidores, é virtualmente a mesma. Mas para que o tráfego do seu site resulte em vendas e lucro (afinal o principal objectivo), existem alguns pré-requisitos para assegurar que o tráfego converte em vendas e os custos são sustentáveis do ponto de vista financeiro. Deverá perguntar a si mesmo:

  • O meu produto é bom? Ter um bom produto significa que os benefícios custos percebidos pelo consumidor resultam a seu favor.
  • O mercado é suficiente? Um mercado é um grupo de pessoas que já gasta dinheiro em alguma coisa. Existem pessoas suficientes nesse mercado que permitam a entrada de mais um concorrente (você?)
  • É possível segmentar esse mercado? Um segmento de mercado é uma fatia de todo o mercado, de pessoas com características semelhantes. É possível identificar essas características?
  • Existe uma história por detrás do produto, um posicionamento, um texto que vende o seu produto no seu site? Poderá ter um “porquê” para vender o seu produto, mas necessita para além disso de envolver os seus clientes numa história bem contada sobre os benefícios do mesmo através da qual estabeleça um posicionamento forte. Isto poderá ser feito não só através de imagens, mas principalmente de textos escritos.
  • Existe algum meio económico de alcançar a minha audiência? O objectivo deverá ser alcançar novos clientes de uma forma económica e sustentável, utilizando os meios mais parcimoniosos ao seu dispor.

Qual é a melhor táctica de aquisição de visitantes para o meu site?

O sucesso na aquisição de tráfego depende de vários factores, mas parte sempre de encontrar uma fonte principal de tráfego. É claro que uma fonte principal de tráfego custa a encontrar nos primeiros tempos mas com esforço tudo se consegue, especialmente com as tácticas que revelamos neste artigo. Porém, retenha que a sua principal fonte de tráfego deve ser também a fonte de inspiração para as fontes secundárias. Vamos em seguida ver como podemos definir o que é uma táctica:

  • Tipo de táctica.  Para definir se o tipo de táctica é de curto prazo ou de longo prazo. As tácticas de curto prazo normalmente obtêm bons resultados rapidamente mas não são sustentáveis. As tácticas a longo prazo demoram mais para obter resultados, mas são sustentáveis porque não obrigam a um investimento recorrente (como nas tácticas a curto prazo)
  • Esforço.  Quanto tempo, qualificações e experiência terá que disponibilizar na sua táctica.
  • Tempo para recuperar o investimento (ROI).  Quer invista tempo, esforço ou dinheiro numa táctica para ganhar visitantes para o seu site, levará dias, semanas, ou meses recuperar esse investimento sob a forma de mais visitantes ou mais vendas.
  • Custo. O orçamento disponível para lançar a sua táctica.
  • Potencial de Tráfego. O total de tráfego a que pode aspirar com as suas tácticas.

💡 DICA:  Concentre-se em escolher uma táctica apenas que possa implementar de forma consistente e coerente. Se se dispersar a tentar várias tácticas ao mesmo tempo, não irá ter resultados visíveis – e é esse tipo de situação que gera frustração, e a vontade de desistir.

Para aumentar o tráfego do seu site, irá necessitar de divulgar o seu negócio junto dos potenciais interessados – os seus consumidores ideais. Com anúncios pagos nas redes sociais, é possível criar campanhas altamente objectivas e segmentadas que mostram anúncios relevantes a pessoas interessadas no seu tipo de produto ou serviço – aquelas que irão clicar no seu anúncio com mais probabilidade.

Se está a pensar investir em anúncios pagos nas redes sociais, aqui estão algumas plataformas que deverá considerar:

1. Anúncios de Facebook

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Baixo

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°ðŸ’°

Potencial (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Com 2.6 biliões de utilizadores activos no primeiro quadrimestre de 2020, o Facebook é a maior plataforma de redes sociais no mundo. O Facebook está cheio de oportunidades para conquistar novos consumidores, dirigindo-os para o seu site oficial. A sua plataforma robusta permite que você segmente as suas campanhas de marketing baseado nos interesses, comportamentos, localização, e muito mais. O Facebook também é uma ferramenta através da qual poderá poupar tempo e dinheiro, uma vez que mostra a sua publicidade às pessoas relevantes, e que mais probabilidades terão de comprarem o seu produto ou serviço.

Example of a facebook ad that's used to drive traffic to websites

2. Anúncios de Instagram

Tipo de Táctica: Curto Prazo

Esforço: Baixo

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

O Instagram é uma plataforma incrivelmente popular, com mais de 1 bilião de utilizadores activos em todo o mundo, com 90% das contas a seguirem pelo menos um negócio – de acordo com o próprio instagram.

Existem muitíssimas ferramentas de instagram para fazer crescer a sua audiência, descobrir hashtags, ou criar vídeos e imagens para servirem de base a campanhas de marketing. Criar anúncios para o instagram irá muito provavelmente resultar em tráfego acrescido para o seu site e posteriores vendas. Por isso, se já reuniu uma soma considerável de seguidores no instagram, ainda não se apercebeu certamente de todo o seu potencial enquanto não experimentar a sua plataforma publicitária.

Certifique-se que se inscreveu numa conta de negócios do instagram, ou de que converte a sua conta pessoal para uma conta de negócios. Este simples processo irá dar-lhe ainda mais alternativas para se ligar à sua audiência através de anúncios do instagram. A plataforma oferece a possibilidade de criar anúncios como fotos ou vídeos, histórias, etc. por isso poderá criar anúncios da forma que achar mais fácil (e lucrativa).

Example of an Instagram ad that's used to drive traffic to websites

3. Anúncios no Pinterest

Tipo de táctica: Curto

Esforço: Baixo

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

O Pinterest é o sítio ideal para alcançar os seus potenciais clientes, quando estes estão activamente à procura de futuras actividades, motivos de interesse e possíveis compras. De acordo com o pinterest, 72% de utilizadores activos afirmam usar a plataforma para encontrar novas marcas e serviços e, num outro estudo, 90% dos respondentes dizem que o Pinterest lhes dá muitas ideias sobre os produtos a comprar.

Example of a Pinterest ad that's used to drive traffic to websites

O Pinterest é extremamente popular entre nichos de mercado, como a decoração, renovação, artesanato, e é o ideal para negócios que pretendam aventurar-se por estas áreas de mercado.

Através do Pinterest poderá promover os seus pins, uma forma de publicidade paga que coloca o seu pin no topo das pesquisas do utilizador, ajudando-o dessa forma a destacar-se da multidão. Os pins promovidos misturam-se com o resto dos outros pins, tornando-o uma grande ferramenta para capturar a atenção do consumidor e direccioná-lo para a sua página web.

4. Google Ads

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Alto

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Em alternativa às redes sociais, o Google Ads oferece-lhe a oportunidade única de publicitar os seus produtos e serviços directamente às pessoas que estão activamente à procura deles, através de termos de pesquisa (se já andou pelo google sabe como é. Ou se não andou, não é deste planeta 😉 A Emarketer referencia que 35% dos utilizadores compra um produto cinco dias depois de pesquisar por ele.

Example of a Google ad that's used to drive traffic to websites

A Google dá-lhe a opção de colocar o seu anúncio perante utilizadores dos dois maiores motores de pesquisa do mundo: o Google e o Youtube. Ainda que a plataforma permita que aumente o número de visitantes no seu site, o maior problema é a complexidade da plataforma principalmente para quem está a começar. Corre inclusivamente o risco de gastar muito dinheiro anunciando para o público errado.

A Google oferece-lhe três maneiras de exibir o seu anúncio aos utilizadores: anúncios de pesquisa, Google display Network, e anúncios do Youtube. A Google opera num esquema de leilão, ou seja, o montante que colocar em determinado termo de pesquisa está em concorrência directa com outras empresas.

Entre em conversa com outros utilizadores das redes sociais

Envolver as pessoas nas redes sociais é muito mais do que simplesmente partilhar um link no facebook, twitter, etc. do seu site, na esperança que isso movimente algum tráfego. Trata-se, em vez disso, de encorajar as pessoas a terem conversas com as pessoas certas, responder com gentileza, ao mesmo tempo que passa o seu entusiasmo sobre o seu produto ou serviço.

5. Convença os seus amigos e família a partilharem

Tipo de táctica: Curto prazo

Esforço: Médio

Retorno no Investimento: Semanas 

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Quando lança o seu negócio, pedir a ajuda dos amigos e família para obter suporte é uma grande táctica para gerar o primeiro reconhecimento, tráfego ou até a sua primeira venda. A maior parte das pessoas não lança negócios frequentemente, por isso será uma grande novidade que a sua família e amigos irão querer partilhar.

Tente aproximar-se digitalmente dos seus amigos e família de uma forma programada e direccionada. Dessa forma poderá atingir os seus objectivos sem correr o risco de os aborrecer. No facebook por exemplo, mencione o assunto numa actualização de estado a que poderá juntar uma foto bem escolhida. Existem outras formas de falar sobre o seu negócio, como por exemplo através de grupos de whatsapp ou numa mailing list? Envie uma nota a contar sobre o seu novo negócio.

Não se preocupe muito em pedir-lhes para comprarem os seus produtos. Em vez disso peça-lhes para espalharem a boa nova com as suas rede de contactos e as suas redes. A sua família e amigos são as pessoas com quem tem maior afinidade, por isso não deverá ter especial dificuldade em conseguir este pequeno favor de ajuda nos primeiros tempos de lançamento da sua empresa. A melhor publicidade é a recomendação pessoal. Desta forma você conseguirá chegar a estranhos a que de outra forma não conseguiria aceder. Se suficientes estranhos gostarem do seu trabalho possivelmente começará a receber algum tráfego.

6. Converse pro-activamente no Twitter

Tipo de Táctica: Longo Prazo

Retorno no Investimento: Semanas

Dificuldade: Média

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Não necessita de começar a vender produtos antes de conversar com outras pessoas no twitter. Existem muitas formas de conseguir chamar a atenção de alguém como uma loja nova a considerar em compras futuras.

Blackbird Baking Company, uma padaria em Toronto que vende pão fresco, reuniu uma audiência de mais de 500 pessoas no twitter, altamente envolvidas com o produto em questão, garantindo que quando abrisse as portas da sua padaria, teria uma grande recepção.

Screenshot of Blackbird Bakery's Twitter profile

Quinhentos seguidores no twitter não é nada de especial, mas conquistar novos seguidores não é tarefa fácil nos tempos que correm principalmente quando o desafio é lançar um novo negócio. Então, como é que a blackbird conseguiu algumas centenas de seguidores previamente ao seu lançamento?

Em primeiro lugar, esta padaria seguiu uma estratégia bem disciplinada e rigorosa de marketing para as redes sociais. Conseguiu que alguns alvos previamente seleccionados a seguissem de volta. Isto incluiu pessoas interessadas em restaurantes e pessoas que cultivavam previamente o interesse por pão fresco.

Também poderá encontrar pessoas para o seu tipo de negócio com interesses partilhados. Uma das ferramentas para encontrar utilizadores como interesses relevantes é o followerwonk.

Em segundo lugar, a Black bird tem postado fotos dos seus pães sendo cozidos e entregues nas lojas ao redor de toronto. Estas fotografias são de fazer crescer água no boca e altamente partilháveis.

Em terceiro lugar, a Blackbird Baking Company envolve-se proactivamente com pessoas que twitam sobre a comunidade local. Os tópicos incluem a vida em Toronto, onde comer, e claro está, pão. Por isso mesmo, por todas estas actividades, quando a padaria finalmente abriu, já existiam muitas pessoas interessadas em conhecer o espaço.

Como pode envolver-se com o público no twitter para promover o seu negócio e conseguir mais visitantes para o seu site: 

  • Utiize a funcionalidade avançada do twitter search para encontrar palavras chaves relacionadas com o seu negócio ou em alternativa utilize a ferramenta followerwonk.
  • Assim que encontrar o seu público, envolva-se na conversa de forma pro-activa sem fazer uma venda forçada, fale das suas expectativas em relação ao assunto em questão, mas sem ser insistente.

7. Faça um post no Reddit sobre o seu negócio

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Baixo

Retorno no Investimento: Semanas

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤):👤👤

Reddit, é uma agregação de foruns e sub-foruns, um sítio online onde as pessoas partilham notícias , conteúdos, e deixam comentários. Como suplemento à sua página principal, que agrega a maior parte do conteúdo mais popular da plataforma, também tem milhares de nichos chamados subreddits. Poderá encontrar um subreddit em virtualmente qualquer assunto, por exemplo /r/bicicletas, 7r/scifi, ou /r/corgi.

O Reddit é uma oportunidade muito interessante para fazer crescer o interesse pelo seu negócio e gerar tráfego para o seu site. É um sítio onde as pessoas se entregam apaixonadamente à discussão de todo o tipo de tópicos.

Example of a sub Reddit about Entrepreneurship which is a great place to share your business to drive traffic to your website
Para promover o seu negócio e gerar tráfego para o seu website, crie um novo post. Certifique-se que o post a criar é breve, e que apresenta apenas o essencial da sua loja online. Aqui ficam os componentes de um grande post no reddit.
  • Crie um título apelativo. Mantenha o título coerente com o texto a apresentar, ou seja se o título fala de alhos, não fale depois em bugalhos.
  • Acrescente valor e seja conciso. O texto a incluir deverá ser curto conciso sem forçar demasiado a venda, apresentando informação relevante sobre a matéria que se está a tratar.
  • Adicione uma foto. Não é obrigatório, mas se juntar uma foto ao seu post irá conseguir mais leitores e mais tráfego para o seu site.
  • Adicione um link para a sua página, baseado na sua palavra chave. Isto sim, é fundamental. Deixe um link para a a sua página, como remate à sua história e para direccionar as pessoas ao seu site, gerando desta forma mais tráfego.

8. Crie entusiasmo à volta do seu site com concursos e ofertas/ descontos

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Consursos e ofertas são uma forma excelente de conseguir mais seguidores no instagram, aumentar o envolvimento com a sua marca nas redes sociais, e gerar tráfego e visitantes para o seu website. Segundo algumas estatísticas, 94% dos utilizadores partilham as promoções em que participam imediatamente após o registo. E do total dos participantes, 62% partilham a promoção com um amigo e sugerem activamente que ele participe também.

 

9. Ofereça descontos, com limite temporal

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Oferecer descontos com um limite temporal, pode ser uma excelente táctica para encorajar as pessoas vulgo os seus visitantes, a tomarem uma decisão, gerando tráfego e aumentando as vendas. Colocar uma data de expiração no seu desconto tem como efeito psicológico despoletar a ansiedade em torno da compra do produto ou serviço.

No exemplo abaixo, a marca Rareform oferece um desconto que expira passado um dia. A Rareform é uma grande marca e consegue oferecer um desconto de 50%. Se lançou a sua loja recentemente considere accionar um limite mínimo de compras. Esta pode ser uma forma inteligente de oferecer aos seus fãs um bom incentivo, mas também assegurando que o seu negócio continua a ser sustentável.

Example of the brand Rareform's Facebook post to drive traffic to their products during a Father's day promotion

Descontos de produtos não são a única oferta que poderá fazer aos seus visitantes. Se normalmente não oferece o envio dos produtos, então poderá ocasionalmente fazê-lo como forma de incentivar a compra utilizando para isso as redes sociais ou o email.

Alcance novos públicos através do instagram

Influencer marketing é o processo de construir relações com influencers para conseguir expor o seu produto ou serviço junto das audiências destes. De acordo como a a Brightlocal, 88% das pessoas confiam nas avaliações feitas online por outros consumidores tanto como as recomendações dos seus contactos pessoais.

Com o marketing de influencer, poderá beneficiar da criatividade e alcance de pessoas conceituadas nas redes sociais enquanto capitaliza as suas legiões de seguidores e a confiança que eles inspiram junto destas. Irá gerir tráfego e mais visitantes para a sua loja online.

10. Envie amostras grátis para os influencers no instagram

Tipo de táctica: Curto prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Semanas

custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

O Instagram é um dos meios mais efectivos de marketing para negócios de comércio electrónico. De acordo com a Yotpo, pelo menos 30% dos utilizadores de instagram compraram produtos que descobriram primeiro na plataforma. Também é uma forma excelente de promover o reconhecimento da sua marca e atrair mais visitantes para o seu site, especialmente se souber como contactar com os influencers nesta rede social.

Bloggers e celebridades como a Estee Lalonde são altamente respeitados pelos seus seguidores, por isso conseguir que eles publicitem os seus produtos é uma excelente forma de atrair mais visitantes ao seu site.

Instagram influencer, Estee Lalonde, sharing a video update on Instagram about the makeup she uses in her routine


Existem mais boas razões para trabalhar com um influencer de instagram do que somente ter acesso aos seus seguidores. Trabalhar com um influencer significa perceber com uma audiência semelhante à da sua loja online, perceber também o que funciona ou não em termos do conteúdo que é possível publicar na plataforma.

💡 DICA: Se ainda não descobriu um influencer com quem gostaria de trabalhar, experimente pesquisar aqui.

Aqui estão algumas questões que deve colocar a si mesmo antes de trabalhar com um influencer.

  1. São adequados à minha imagem de marca? Pergunte a si mesmo: “O infuencer representa os nossos clientes, e usaria normalmente os produtos ou serviços que temos para vender?”
  2. Obtêm bons niveis de envolvimento com a sua audiência ? Nem sempre o número de seguidores é o mais importante, mas igualmente o grau de envolvimento que os influencers conseguem com a suas audiências.

11. Contacte bloggers e a imprensa, de forma tradicional

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Semanas

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

É muito difícil e solitário ter um negócio e fazer o seu marketing sozinho. Quando se trata de vender online, quanto maiores conexões estabelecer com o mundo exterior melhor – especialmente quando se trata de conexões que têm as suas próprias audiências. estabelecer pois este tipo de contactos é essencial para angariar tráfego para o seu site e aumentar as vendas. É neste momento que deve considerar contactar bloggers para o efeito.

Contactar bloggers é mais do que enviar um email ou mensagem de apresentação. É todo um processo que o irá ajudar a ter resultados quantificáveis para o seu site em termos de visitantes. Mesmo que não possua muitos contactos à partida, poderá sempre descobri-los online e começar daí mesmo. A chave para ter sucesso nesta táctica é oferecer uma proposta de valor, e dizer aos bloggers exactamente o que irão ganhar com a referência ao seu produto/serviço. Mesmo que os bloggers sejam espontâneos e acolhedores é improvável que um pedido de ajuda só por si funcione – porque as pessoas normalmente estão muito ocupadas com muitas coisas para fazer.

Aqui estão algumas ideias para o ajudar a estabelecer contacto com os bloggers de forma efectiva:

  • Faça um post como convidado de outros blogues. Enquanto tenta fazer crescer a sua própria audiência, participar activamente em outros blogues de outras pessoas é uma forma de se dar a conhecer, mesmo que tenha apenas o link do seu site na bio
  • Faça uma pesquisa sobre peritos na matéria. Descubra quem são os peritos em determinada matéria e peça-lhes para contribuírem com uma pequena dica, ideia, história, receita, etc. para o seu próprio blog. Depois publique uma lista de todas as respostas que recebe de volta. Contacte-os de volta quando tiver essa colectânea reunida. É provável que eles façam menção dessa lista nas suas próprias publicações.
  • Peça avaliações de produtos. Contacte os bloggers e ofereça-se para enviar uma amostra grátis do seu produto ou serviço. Se eles gostarem, é provável que falem sobre isso mais tarde nos seus blogues.
  • Descubra afiliados para promoverem o seu negócio. Incentive outras pessoas a dirigirem tráfego para o seu site criando um programa de afiliados, e oferecendo uma comissão por cada venda realizada.
  • Peça aos influencers no instagram para promoverem o seu produto. As mesmas técnicas de aproximação aos bloggers aplicam-se quando se trata de contactar influencers do instagram.
  • Obtenha o reconhecimento da imprensa. Se tem uma grande história, é provável que consiga captar a atenção dos media tradicionais.

Não tem de visar apenas os bloggers influencers e media com mais audiências. Terá melhores chances de ser notado por pessoas com menos “responsabilidades” mediáticas, porque estes são menos solicitados e possivelmente terão mais disponibilidade para si. Tenha sempre presente que a lealdade da audiência é quase tão importante quanto a dimensão da mesma.

12. Escreva um post sobre os influencers e os seus conselhos

Tipo de táctica: Curto Prazo

Esforço: Médio

Retorno no Investimeno: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Esta táctica é um complemento da táctica anterior, e que merece ser destacada porque funciona. A base desta táctica é escrever um post de blog sobre um influencer e os seus conselhos enviando depois esse mesmo post para o dito infuencer na esperança de que este o partilhe.

Por exemplo, aqui estão duas ideias para começar:

  1. Peça aos influencers uma opinião sobre um produto. Imagine que é uma marca de cosméticos e que está a escrever um post de blog sobre o que deve procurar quando quiser criar a sua próxima base dermatológica. Poderá ser interessante contactar influencers que se dedicam a este tipo de avaliações e pedir um comentário ou análise.
  2. Crie uma lista de contactos de influencers no seu meio de acção. Os compradores potenciais de um produto estão sempre à procura de quem os possa aconselhar. Se o seu tipo de negócio tem influencers no meio, tente escrever um post de blog que inclua os 5, 10 ou 20 melhores influencers do seu nicho. Ao fazê-lo, estará a ajudar os potenciais compradores e a coeçar a construir uma boa relação com os influencers.

Depois de ter escrito o seu post de blog, contacte os influencers disponibilizando um link e peça-lhes, se for possível, para partilharem.

Em vez de esperar passivamente que um influencer fale de si, tome a iniciativa e publique um post em que o assunto é precisamente o influencer que pretende alcançar.

Atraia visitantes com marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo tem a ver com criar conteúdos interessantes, informativos e envolventes para atrair organicamente (sem publicidade paga) visitantes até ao seu site. Desde vídeos e podcasts até guias e ebooks, existem oportunidades ilimitadas para o seu negócio se lançar no mundo dos conteúdos e começar a gerar tráfego.

Ter conteúdo original ajuda a posicionar o seu negócio como um especialista na área a que se dedica, e a construir a sua imagem de mercado. A estratégia dos seus conteúdos pode incluir tudo aquilo que os seus clientes acharem relevante ou interessante – não se limite a conteúdos que se foquem exclusivamente nos seus produtos. Em vez disso, considere todo e qualquer assunto e recursos relacionados com o seu negócio que os seus clientes possam achar útil.

Marketing de conteúdo também dá à sua loja a possibilidade de capitalizar nos resultados de pesquisa no Google. Usando ferramentas grátis como o Google Keyword Planner e Keyword.io, pode identificar novas oportunidades para o seu negócio para obter boas classificações nos resultados de pesquisa e atrair mais visitantes para o seu site.

13. Escreva blogs para ajudar a identificar e resolver problemas

Tipo de táctica: Longo Prazo

Esforço: Médio

Retorno no Investimento: Meses

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

De acordo com o wordpress, a maior plataforma de blogging do mundo, 409 milhões de pessoas em cada mês lêem mais de 20 biliões de blogues pelo mundo inteiro. No mesmo período de tempo, os utilizadores de wordpress produzem 70 milhões de novos posts por dia, e 77 milhões de novos comentários.

Marketing de conteúdo bem sucedido num blog começa com duas coisas:

  1. Descobrir quem é a sua audiência ideal. Coloque-se no lugar do consumidor. Que tipo de problemas eles têm que podem tentar resolver no seu site, ou através dos seus produtos ou serviços? Que interesses têm para lá da parte comercial? O que fazem para se divertirem com os amigos? Quais são as suas paixões? Tente produzir conteúdos para o seu blog baseados na resposta a estas questões.
  2. Criando conteúdo para dar prazer à sua audiência. Os sites com elevado tráfego têm informação que as pessoas andam à procura. Para descobrir a audiência certa, faça uma lista de assuntos e frases relevantes para o seu público. Pergunte-se a si mesmo: “Que tipo de palavras devo usar? Que frases? Colocar-se na mente do seu visitante é a chave para gerar tráfego de qualidade.

Não entre no mundo do blogging sem preparação prévia. Conheça a sua audiência ideal, conceba um plano estratégico para conquistar esse público, e eventualmente criar um espaço de diversão e de prazer para eles.

14. Crie podcasts para novas audiências

Tipo de táctica: Longo Prazo

Esforço: Médio

Retorno no Investimento: Meses

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

De acordo com a Edison Research, o número de americanos que ouvem podcasts todas as semanas subiu 175% ao longo dos últimos 5 anos, com cerca de 90 milhões a ouvirem um podcast todas as semanas.

Tal como o blogging, o podcasting oferece-lhe o potencial para se superar num nicho específico, ao direccionar-se para uma audiência seleccionada.

O problema é que o podcasting não está necessariamente optimizado para a captação de tráfego. Os podcasts são ouvidos no ginásio, no autocarro, ou durante uma caminhada à hora de almoço. Ao contrário de um blog, ou post nas redes sociais, não existe um link à espera de ser clicado que irá levar mais visitantes ao seu site. Existe uma maior dificuldade em fazer com que o ouvinte recorde certos elementos chave e tome as decisões que se pretendem – no caso visitar o seu site.

Terá de encontrar maneiras de gerar tráfego para o seu site, e tornar o mais simples possível aos ouvintes encontrarem a informação de que trata cada episódio de podcast.

15. Use o vídeo para educar e entreter

Tipo de Táctica: Longo Prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Meses

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤): ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤ðŸ‘¤

Ainda que existam  múltiplas opções para alojar vídeos, o Youtube é o melhor e mais popular canal para gerar tráfego e visitantes para o seu site. Para além disso, é também o segundo maior motor de pesquisa no mundo inteiro.

A audiência potencial que poderá atingir é impressionante. De acordo com as estatísticas do Youtube, esta rede tem mais de dois biliões de utilizadores (quase 1/3 de todas as pessoas na internet), e só em dispositivos móveis alcança mais audiência entre o público de 18-34 anos que qualquer cadeia televisiva.

Então, como conseguir encontrar o público ideal no meio dessa audiência gigantesca? Aqui estão alguns tipos de conteúdos que o seu negócio poderá estar a usar:

  • Conteúdos Educativos. Ensine qualquer coisa e proponha o seu produto como chave para resolver os problemas. 
  • Contar Histórias. Histórias inspiradoras que realçam o espírito da sua marca são perfeitas para comunicar a sua imagem de marca a uma audiência vasta. 
  • Entretenimento. Vídeos divertidos são por vezes a melhor forma de conquistar simpatia para a sua marca, se no meio da piada existir uma proposta e valor à volta do seu produto ou serviço.

16. Escreva títulos (headlines) que correspondam aos termos de pesquisa dos seus visitantes

Tipo de táctica: Longo Prazo

Esforço: Baixo

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤):👤👤👤

Os títulos são a base dos motores de pesquisa para apresentarem os seus resultados. Tanto os títulos como as meta-descrições são atributos que determinam como a sua página irá aparecer nos motores de pesquisa. São imensamente importantes para obter cliques e angariar visitantes para o seu site.

O Google explica “Os títulos utilizados são críticos para dar aos utilizadores uma primeira impressão e análise do conteúdo que está prestes a ler / ver / ouvir. É normalmente o conteúdo mais importante na hora de escolher onde clicar, por isso é importante utilizar títulos de alta qualidade no seu site”.

No fim das contas, será o título que irá ajudar a evidenciar os seus conteúdos. É isto que recomendamos quando estiver a tentar escrever um:

  • Crie títulos únicos para cada uma das suas páginas no seu site
  • Mantenha o tamanho dos seus títulos abaixo de 55 caracteres
  • Mantenha um uso consistente com a utilização do título ou frase ao longo de todas as suas páginas
  • Inclua a sua palavra chave
  • Assegure-se que o conteúdo corresponde ao título invocado.

17. Escreva meta-descrições irresistíveis

Tipo de Táctica: Longo Prazo

Esforço: baixo

Retorno no Investimento: Dias

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de Tráfego (em cada 5 👤):👤👤

Uma meta descrição funciona como o sumário do conteúdo de uma página. Os motores de pesquisa mostram-no frequentemente na página de resultados. Quando escreve um título para uma página você consegue atrair a atenção dos visitantes, mas uma meta descrição pode fazer a diferença entre clicar ou não nesse título.

O Google explica: “Uma etiqueta de meta descrição deve informar os visitantes através de um sumário daquilo que é possível encontrar na página. Funciona como um anúncio que convence o utilizador de que a página é exactamente aquilo que ele está à procura”

Da mesma forma, se o texto na sua meta descrição é aborrecido e não oferece razões para se clicar, irá obter muito menos tráfego e isto poderá afectar os seus resultados de pesquisa orgânicos. Vale a pena notar que as meta descrições podem ter qualquer tamanho, mas está frequentemente limitadas ao espaço disponível no ecrán do dispositivo.

O que deve procurar fazer:

  • Sumarize os conteúdos da página
  • Escreva uma meta descrição com um máximo de 145 caracteres.
  • Escreva uma descrição única para cada página.
  • Use minúsculas e mantenha-se coerente com o conteúdo da página.
  • Escreva texto que apele à curiosidade e induza aos cliques
  • Inclua as palavras chave na sua descrição

18. Adicione links internos para, e de, páginas importantes

Tipo de táctica: Longo prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Semanas

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤):👤👤👤

Obter links externos é uma importante e bem conhecida técnica para aumentar o seu SEO (search engine optimization) nos motores de pesquisa como o Google. Os links internos também desempenham um papel importante a ajudar páginas alcançarem um bom ranking. Isto acontece por causa da métrica do Google chamada PageRank, uma fórmula que pode medir a importância e autoridade de uma página pela quantidade e qualidade de páginas que estabelecem links com elas.

Obter links de páginas com um page rank alto no seu domínio pode credibilizar a sua própria página perante o Google.

19. Adicione palavras chave longas ao seu site

Tipo de táctica: Longo prazo

Esforço: Médio

Retorno no Investimento: Semanas

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤):👤👤👤👤👤

Desenvolver uma estratégia de palavras chave para o seu site de e-commerce é essencial para gerar tráfego orgânico de forma consistente a partir dos motores de pesquisa. É fácil focar-se em pequenas palavras chave, porque são mais comuns e mais pesquisadas. Mas poderá estar a perder muitas visualizações, não optando por uma estratégia deliberada para ter palavras chave longas.

20. Destaque-se da concorrência com “snippets”

Tipo de Táctica: Longo Prazo

Esforço: Elevado

Retorno no Investimento: Semanas

Custo (em cada 5 ðŸ’°): ðŸ’°ðŸ’°

Potencial de tráfego (em cada 5 👤):👤👤👤👤

Snippets são pesquisas simples que incluem informação sobre o prço de um produto, disponibilidade, e outras informações, que aparecem automaticamente quando se passa o rato por cima de determinado objecto no ecrán. São muito úteis para saber mais sobr um produto específico ou site, de forma simples e intuitiva, sem ter que realmente visitar o site em questão.

Snippets “enriquecidos” podem amplificar o tráfego que você canaliza dos motores de busca. Um estudo realizado pela Search Engine Land descobriu que os snippets podem aumentar o tráfego da sua página em cerca de 30%. Este é um aumento dramático, tendo em conta que é uma alteração que poderá fazer facilmente no seu site. Compare-o com aumentar o seu investimento em marketing ou publicidade em 30% e facilmente chegará à conclusão que é uma boa opção.

Consiga mais tráfego, e mais visitantes para o seu site

Com todas estas tácticas no seu arsenal de marketing, você deverá conseguir gerar mais tráfego e visitantes para o seu site. Aumentar o tráfego, começa por identificar quais destas tácticas irão funcionar melhor para si, em vez de as experimentar todas de uma vez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: