Ideia

ūüźį Como encontrar o seu nicho de mercado? 8 exemplos para servir de inspira√ß√£o

Ainda √† procura da ideia de neg√≥cio de 1 milh√£o de euros? Comece por pensar que n√£o √© o √ļnico neste mundo √† procura de ser bem sucedido nos neg√≥cios. Existe muita competi√ß√£o. Muita concorr√™ncia. Em tudo. O truque √© segmentar. E encontrar o seu nicho de mercado. Descubra como neste artigo.

Alguma vez ouviu a express√£o: “Quem toca muitos burros, algum fica para tr√°s?” Esta express√£o significa, no √Ęmbito dos neg√≥cios, que um generalista (que toca muitos burros) consegue promover quase todos os produtos, mas apenas razoavelmente. Enquanto um especialista (que por sua vez, tem apenas um burro) consegue promover apenas um pequeno leque de produtos, mas extremamente bem.

Descobrir um nicho de mercado é como a toca de um coelho. Está bem escondido na floresta dos negócios. Descobrir esse nicho, e posicionar-se como a marca de referência num determinado tipo de produtos, não só o diferencia dos generalistas pela positiva, como o ajuda a ter um maior foco no seu negócio.

Se est√° a queimar as pestanas √† procura de uma boa ideia de neg√≥cio, um nicho de mercado √© um bom s√≠tio para come√ßar. Existem milhares de nichos de mercado que pode tentar encontrar. A chave do sucesso √© encontrar um nicho de mercado em que possa ser extremamente competente e que ao mesmo tempo tenha um volume de mercado previamente existente. Ou seja, p√ļblico que ir√° comprar o seu produto. N√£o vale a pena encontrar um nicho de mercado demasiado espec√≠fico, se √© t√£o espec√≠fico ao ponto de n√£o haver compradores para o produto.

Nas linhas que se seguem, iremos tentar descrever o que é um nicho de mercado, como identificá-lo assim como aos produtos que são procurados pelo mercado, e finalmente damos 8 exemplos de nichos de mercado para o inspirar.

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

Uma definição: O que é um nicho de mercado

Um nicho de mercado é um segmento de um mercado de maior dimensão.

Por exemplo, no mercado dos sapatos para senhora, existem muitos segmentos ou nichos de mercado. Os sapatos para senhoras vegan pode ser um nicho de mercado, assim como sapatos para senhoras obesas, sapatos para enfermeiras, e sapatos para transsexuais. Tudo isto são nichos de mercado possíveis dentro de um mercado generalista que são os sapatos para senhora.

Quase todos os mercados podem ainda ser mais refinados e específicos, ou divididos, pelas necessidades particulares ou preferências dos seus membros. Algumas das formas mais comuns para definir um nicho são:

  • Pre√ßo (ex: luxo, m√©dio, low-cost)
  • Demografia (Sexo, Idade, Rendimento, Educa√ß√£o)
  • Qualidade de Fabrico (premium, artesanato, econ√≥mico)
  • Psicografia (Valores, cren√ßas, atitudes)
  • Geografia (residentes num certo pa√≠s, localidade ou at√© bairro)

Escolher um certo nicho de mercado é uma decisão de negócios estratégica para servir um determinado tipo de consumidor, melhor que os seus concorrentes que visam a generalidade do mercado. Vamos ver alguns exemplos.

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

8 exemplos de nichos de mercado (e produtos de nicho que poder√° vender)

Ainda que possa ter em mente produtos específicos que estão na moda, poderá aumentar as suas hipóteses de sucesso se explorar um nicho de mercado, e depois investigar quais são os produtos que se adequam a esse nicho de mercado. Iremos analisar aqui oito mercados de maior dimensão para lhe mostrar que contêm em si mais nichos de mercado (como uma marioska) e produtos que poderá vender.

Tenha presente, no entanto, que esta lista de nichos de mercado e ideias de produto para 2020 é simplesmente um sítio para começar a sua procura por um nicho Рpoderá sempre ir numa direcção completamente diferente ou encontrar outras oportunidades de negócio em cada categoria:

1. Consumidores conscientes

A sustentabilidade tornou-se um t√≥pico “quente” nos consumidores de hoje. De acordo com uma pesquisa feita pela Neilsen, 48% dos consumidores dizem que iriam de certeza, ou provavelmente iriam, mudar os seus h√°bitos de consumo a favor de um menor impacto no ambiente.

O aparecimento do consumidor consciente, preparou o terreno para o surgimento dos vegans, amigos do ambiente, e outras varia√ß√Ķes dos produtos convencionais. Se existe um produto que √© frequentemente comprado pelo mercado de massas, existe provavelmente um nicho de consumidores conscientes que ir√£o preferir uma alternativa mais saud√°vel e amiga do ambiente.

No passado, as empresas que pretendiam apelar a este nicho de mercado, doavam parte dos seus lucros a uma organização de referência. mas hoje em dia os consumidores preocupam-se em como e onde são fabricados os produtos.

Bee‚Äôs Wrap, por exemplo, tem como objectivo substituir os materiais pl√°sticos por outras op√ß√Ķes feitas com cera de abelhas. Esta alternativa “natural” para o armazenamento de comida n√£o s√≥ √© amiga do ambiente, como tamb√©m √© menos onerosa para consumidor uma vez que s√£o reutiliz√°veis.

bee's wrap is an example of a niche market business

Mais ideias de produtos de nicho para consumidores conscientes

  • Palhinhas reutiliz√°veis
  • Cosm√©ticos que n√£o foram testados em animais
  • Moda especial para Vegans
  • Copos Menstruais

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

2. Donos de animais de estimação

O total de gastos com o neg√≥cio de animais de estima√ß√£o, s√≥ nos estados unidos, foi de 75.38 bili√Ķes em 2019. Existem imensas oportunidades para desenvolver um nicho neste mercado, dadas os diferentes tipos de animais de estima√ß√£o, estilos de vida, e mais.

Patricia‚Äôs Couture conseguiu descobrir um nicho neste mercado. Eles fabricam almofadas, pijamas, cobertores, e outros produtos personalizados com a imagem do seu animais de estima√ß√£o.

patricia's couture lets you print pictures of your pets on their products

Apesar da maior parte das pessoas ter cães, gatos e peixes, também existem outros animais de estimação como cavalos, lagartos, tartarugas e até galinhas, cada animal de estimação com o seu potencial de negócio próprio.

Mais produtos de nicho para donos de animais de estimação

  • C√Ęmaras de filmar e interagir com animais de estima√ß√£o, quando se est√° fora de casa
  • Localizadores GPS para animais de estima√ß√£o
  • Produtos personalizados com imagens de animais de estima√ß√£o
  • Comidas e guloseimas org√Ęnicas, para animais de estima√ß√£o
  • Acess√≥rios e roupas para animais

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

3. A comunidade LGBTQ+

A comunidade LGBTQ+ √© gigantesca . Estes consumidores t√™m h√°bitos de consumo √ļnicos. Para a Nielsen, eles compram 10% mais que o consumidor m√©dio (americano), e tamb√©m est√£o dispostos a gastar 7% mais.

A marcas que conseguem estabelecer uma liga√ß√£o real com esta comunidade est√£o na linha da frente para servir este nicho em termos de neg√≥cios. Considere por exemplo a “Just Ask”, uma marca de roupa interior que come√ßou neste mercado. No in√≠cio era uma marca de t-shirts, mas rapidamente viu neste nicho de mercado um factor de diferencia√ß√£o – respondendo √†s expectativas deste grupo em particular.

tomboy x serving the lgbtq+ niche

Mais ideias de produtos para a comunidade LGBTQ+

  • Maquilhagem concebida especialmente para certos tipos de peles
  • Designs inspirado na tem√°tica “pride”
  • Roupas feitas para certos tipos de corpos.

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

4. Viajantes

As vendas online na ind√ļstria de viagens aumentou mais de 10% em 2018, valendo cerca de 694 bili√Ķes de d√≥lares. Se juntarmos a isto a redu√ß√£o constante dos pre√ßos das viagens a√©reas, em virtude do aparecimento e consagra√ß√£o das companhias low-cost, est√° montado o cen√°rio para o aparecimento de um novo tipo de consumidor: o viajante. Um consumidor m√≥vel, como √© o caso do viajante, pressup√Ķe uma grande variedade de audi√™ncias que poder√° tentar capturar, desde o viajante de neg√≥cios frequente, at√© ao trabalhador remoto.

Até a forma como o consumidor define as viagens está a evoluir. Com efeito, os viajantes são cada vez mais conscientes do eco-sistema que os rodeia. De acordo com a Booking.com, mais de metade dos viajantes procuram alternativas amigas do ambiente, mas têm dificuldade em encontrá-las.

A ausência de alternativas no mercado representa uma grande oportunidade para as marcas que desejarem apostar na sustentabilidade como mote, e filosofia. E os viajantes procuram ainda mais do que produtos amigos do ambiente. Também procuram experiências autênticas, conveniência, e estadias a longo prazo, só para mencionar algumas.

A CNN noticiou recentemente que em 2020 cerca de metade da força de trabalho no UK e nos USA será freelancer, e houve um aumento de pelo menos 40% nas crianças que estudavam a partir de casa. Isto abre as portas a viagens mais longas, e mais intensas, especialmente para os trabalhadores remotos que desejam aproveitar as oportunidades que a sua condição lhes oferece. Para além disto, a pandemia de COVID 19 veio reforçar ainda mais a necessidade de tele-trabalho.

A Nomatic √© uma marca de bagagens dirigida especificamente aos viajantes, mas especialmente aos n√≥madas digitais que privilegiam a funcionalidade dos equipamentos que usam. Podemos verificar o foco neste tipo de audi√™ncia, representado em imagens e texto atrav√©s de todo o seu neg√≥cio online, desde o produto at√© ao copywriting. 

nomatic as an example of a business targeting a niche market of travelers

Mais ideias de produto para viajantes

  • Acess√≥rios de Smarphone para criadores de conte√ļdo em viagem
  • Roupas desportivas e casuais para viajantes frequentes
  • Mapas interactivos no smartphone

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

5. Gamers

‚ÄúGamers‚ÄĚ √© uma express√£o que cont√©m uma ampla variedade de significados. Jogadores mobile, PC Gamers, gamers de consola, jogadores de tabuleiro – a lista √© infind√°vel. Existem mais de 2.3 bili√Ķes de gamers activos em todo o planeta, e cerca de metade gasta dinheiro no seu hobby. Esta ind√ļstria representou cerca de 138 bili√Ķes de d√≥lares em 2018.

Shazim Mohammad lançou a sua loja online Glorious PC Gaming Race, com produtos especialmente dirigidos aos PC Gamers (Jogadores de PC). Tornou-se um negócio milionário que basicamente funciona sozinho.

selling to a niche market of pc gamers

O jogo mobile, em particular, est√° a florescer, representando cerca de 91% do mercado. Outra das tend√™ncias do mercado √© o elevado n√ļmero de mulheres que se est√° a tornar gamer, uma tend√™ncia que n√£o d√° mostras de abrandar.

Nesta categoria, também poderá encontrar nichos específicos como género de jogos (ex: first person shooters) ou consolas (como a Nintendo).

Mais ideias de produtos para Gamers

  • Produtos ergon√≥micos para sess√Ķes longas (cadeiras, √≥culos especiais, etc.)
  • Autocolantes para personalizar consolas, etc.
  • T-shirts com men√ß√£o ao universo dos jogos
  • Acess√≥rios para jogadores mobile

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

6. Propriet√°rios de Casas

Os propriet√°rios de casas est√£o a mudar. O que costumava ser a norma, est√° a deixar de o ser. A percentagem de consumidores que s√£o propriet√°rios de casas est√° a decrescer. Existem muitas raz√Ķes para isto, como por exemplo o aumento do custo de vida, e os sal√°rios cada vez mais baixos (em propor√ß√£o).

home ownership trends
Source: Advisor Perspectives

Assim sendo, não só ser proprietário de uma casa está em declinio, como a própria definição de propriedade está a mudar. As casas estão a ser convertidas cada vez mais não num sítio para morar, mas como um investimento; tendo em vista realizar rendimentos baseados na nova economia partilhada (partilha de casas via AIR BNB ou VRBO).

Foi este o contexto assumido pela August para lan√ßar a sua linha de entradas sem fechadura, e produtos de seguran√ßa dom√©stica para propriet√°rios de im√≥veis. Uma das principais funcionalidades √© o acesso de “convidados”, permitindo aos anfitri√Ķes concederem acesso aos h√≥spedes durante um per√≠odo determinado de tempo.

august targeting home owners

Mais ideias de produto para proprietários de imóveis

  • C√Ęmaras de seguran√ßa
  • Mobilia para pequenos apartamentos
  • Solu√ß√Ķes para inquilinos (como por exemplo fechaduras blindadas)

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

7. Trabalhadores Remotos

O aumento dos trabalhadores remotos deve-se especialmente a três motivos: mais trabalhadores por conta própria, mais empresas abertas a essa possibilidade, e finalmente, graças à pandemia de COVID 19 que forçou as empresas a adoptarem mais rapidamente esta nova realidade.

Permitir aos colaboradores trabalhar remotamente aumenta a satisfação no trabalho e a produtividade, segundo alguns estudos. Estes trabalhadores também se sentem mais envolvidos e têm duas vezes mais probabilidades de trabalhar mais de 40 horas por semana. Por outro lado, aqueles que são trabalhadores por conta própria estão frequentemente à procura de maior liberdade e mais harmonia entre o lado pessoal e o lado profissional.

Freelancer At Work √© um exemplo de uma empresa a servir este nicho de mercado (freelancers) com produtos que ajudam a atrair potenciais clientes. Eles vendem decalques para colocar no seu laptop, que promovem o seu estilo de vida onde quer que v√°.

example of business in remote work niche

Entender as motiva√ß√Ķes e estilos de vida destes trabalhadores remotos poder√° ajud√°-lo a identificar ideias para produtos e ajud√°-los e √†s companhias que os empregam a atingirem os seus objectivos.

Mais ideias de produtos para trabalhadores remotos

  • Brinquedos para a secret√°ria / material decorativo
  • Decora√ß√Ķes para Escrit√≥rios em Casa
  • Acess√≥rios para computadores port√°teis

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

8. Consumidores locais

Até as maiores marcas do mundo estão a adoptar estratégias de marketing locais, através de campanhas segmentadas. E fazem-no com pertinência. Estão a competir com uma tendência actual de os consumidores privilegiarem o comércio local.

Mas se está só a vender online, pode ser difícil estabelecer uma presença local. Felizmente, existem formas de os vendedores de e-commerce entrarem no movimento olhando para a sua cidade ou país como um nicho de mercado.

A empresa de roupa Peace Collective, por exemplo, foi fundada em Toronto (Canad√°) e explora o conceito do orgulho em ser de Toronto. A marca expandiu-se para apelar aos canadianos em todo o mundo e a f√£s das v√°rias equipas da NBA.

peace collective as an example of a location-based niche market

Mais ideias de produtos para este nicho de mercado

  • T-Shirts com slogans alusivos a uma determinada cidade ou bairro
  • Posters ou fotos de uma determinada cidade ou bairro

Nota: Nós recomendamos a GAPIC para tratar de toda a papelada relacionada com a abertura do seu negócio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: