
O Shopify é uma plataforma onde poderá criar o seu website de comércio electrónico. Através desta plataforma poderá colocar os seus produtos à venda, administrando-os através de um painel de controle de fácil utilização, onde poderá adicionar produtos, processar pedidos e introduzir toda a informação relativa à sua loja.
Por uma mensalidade de 29 dólares por mês, poderá construir uma loja online totalmente funcional, que poderá usar para vender produtos digitais, ou físicos. A shopify também oferece um período experimental gratuito. Na nossa opinião é a solução mais prática e conveniente do mercado.
Se tem como objectivo criar uma loja online com o Shopify, este post é para si. Neste guia completo, vamos mostrar-lhe como poderá usar o shopify para lançar a sua loja online no mercado o mais rapidamente possível.
Tempo necessário para a criação de uma loja online usando o Shopify: 1-2 Horas
Nível: Principiante
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
Como configurar a sua loja online com a ajuda do Shopify
Inscrever-se no Shopify e criar a sua loja online não poderia ser mais fácil, e a plataforma até oferece um período experimental gratuito de 14 dias, onde poderá testar todas as funcionalidades. Para inscrever-se no Shopify terá de criar uma conta.
1. Inscreva-se no Shopify
Visite Shopify.com. Preencha o formulário de inscrição para criar uma conta.
Introduza os dados solicitados e clique em ‘Start free trial’
O nome da sua loja precisa de ser original, ou ou Shopify irá pedir-lhe para escolher um nome diferente. Depois deste ecrán inicial, aparecerá um novo ecrán a pedir mais algumas informações, que incluem o seu nome, morada, país, e número de telefone de contacto.
Também lhe será perguntado se tem produtos, e em caso afirmativo, que tipo de produtos pretende vender. Se está só a experimentar a plataforma para testar as funcionalidades, poderá escolher a opção “I´m just playing around” no menú descendente “Do you have products?”, e “I´m not sure” na secção de “What will you sell?”
Uma vez completada esta etapa clique em “I´m done”.
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
2. Comece a configurar a sua loja online
Depois de se inscrever, irá automaticamente ser direccionado para o painel de administração da sua loja. Você agora está pronto para começar a personalizar a sua loja, a carregar produtos, e a configurar as formas de pagamento e envio.

O seu painel de administração diz-lhe tudo o que você precisa de saber para configurar a sua loja
3. Escolha um tema ou um layout
O Shopify tem a sua própria loja oficial de temas. Um tema é um design pré-feito que você escolhe para a sua loja (côres, colunas, funcionalidades, etc.), em vez de estar a fazer tudo do zero. Os temas do Shopify têm todos a garantia de suporte. Desta forma você terá sempre a segurança de ter alguém para responder às suas dúvidas.
Todos os temas trazem uma série de possibilidades de modificações (ao seu gosto) que poderá fazer sem ter de escrever uma única linha de código. Os temas premium permitem mais versatilidade (e modificações), mas também conseguirá criar um site apelativo com os temas grátis. As modificações permitidas são explicadas na próxima secção.
Se desejar fazer modificações radicais a um tema pré-definido, existem muito poucas limitações ao que poderá fazer acedendo à funcionalidade de HTML e CSS (códigos de programação). Mas se não tem experiência em programação, não se preocupe. O Shopify tem uma equipa internacional de agências de design (a que chamam “Shopify Experts”) que poderá contratar para personalizar o seu site da forma que você prefere.
Para escolher um tema adequado às suas necessidades, nós recomendamos o seguinte:
1. Pesquisar na loja de temas
Faça log in (entrar) no Shopify e visite a loja de temas em themes.shopify.com. Irá encontrar mais de 70 temas pré-configurados, incluindo uma boa selecção de temas gratuitos.
Também poderá encontrar temas para o shopify em outros marketplaces (mercados online). Apenas terá de escolher a “category” (categoria), e as “features” (funcionalidades) para encontrar o tema que procura.
Poderá filtrar a pesquisa por temas pagos, ou grátis, por área de actividade ou funcionalidades. Também poderá escolher temas com base no preço, popularidade, e mais recentes.

A loja de temas do Shopify
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
2. Verifique as funcionalidades do tema, e as avaliações do mesmo
Assim que encontrar um tema do seu agrado, clique na miniatura da imagem do tema em questão. Ser-lhe-á então dada mais informação sobre o tema, como por exemplo se o tema é responsivo (se está preparado para dispositivos móveis), entre outras funcionalidades.
Deslize o ecrán para baixo, para ler as avaliações que outros proprietários de lojas online deixaram, e decidir por si.
3. Pré-visualização do Tema
Para ver o tema ao vivo, clique em “View Demo”. Verá esta opção por baixo do botão verde que diz “Preview Theme in your Store”.
Se o tema tem bastantes variações de design, também poderá ver demos dos diferentes estilos, bastando para isso clicar nas várias opções disponíveis.
4. Instale o tema
Depois que encontrar um tema que goste, clique no botão verde.
O Shopify irá perguntar-lhe se confirma que quer instalar o tema em questão.
Depois clique em “Publish as my Shop´s Theme”. Não se preocupe se não tem 100% de certeza de que o tema irá funcionar para si. Poderá sempre mudá-lo mais tarde.
Depois do tema ter sido instalado, o Shopify devolverá uma mensagem de confirmação ao mesmo tempo que lhe dá a opção de “Go to your Theme Manager” (Vá para o gestor de temas).
O seu gestor de temas mostra-lhe os temas que foram instalados (published themes – aqueles que descarregou e activou há menos tempo) e os temas que não estão instalados (previously installed themes)

Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
4. Editar as configurações do Shopify em Portugal
A maioria dos temas do shopify permite-lhe realizar pequenas modificações que podem alterar dramaticamente a aparência da sua loja online, por isso mesmo tem a possibilidade de ter uma loja que é realmente única, e não uma cópia de milhares de outras lojas existentes.

Estas lojas do Shopify são todas construídas, tendo por base o mesmo tema
No painel de administração, seleccione “Themes” no menú de navegação à esquerda. Nesta página irá encontrar o seu tema actual numa caixa no topo; no canto superior direito dessa caixa estão dois botões. O primeiro tem a forma de três pontos (…) que lhe dá a possibilidade de fazer algumas configurações básicas. Uma destas opções dá-lhe a possibilidade de fazer um duplicado do tema. Nós recomendamos vivamente que utilize esta opção, no caso de vir a fazer algumas alterações que não goste. Desta forma terá sempre a possibilidade de apagar o duplicado, e começar de novo.
O segundo botão diz “Customize Theme” (personalizar tema). Se clicar nele, será levado para uma página que controla todas as funcionalidades básicas da sua loja. Este é o momento ideal para fazer algumas experiências com as configurações e testar todas as funcionalidades disponíveis no seu site.

As funcionalidades mais habituais são:
- Carregar logotipos
- Carregar fotos para uma galeria de fotos
- Adicionar recomendações de vendas ao seu site
- Escoher quantos produtos vão aparecer, em cada linha do seu site
- Personalização de côres
- Personalização de tipos de letra
Alguns temas permitem inclusivé reposicionar os elementos nas páginas, como por exemplo mostrar as imagens dos produtos à esquerda, ao centro, ou à direita da página. Também poderá escolher se quer mostrar botões de “social like”, “tweet”, “pin”, “+1”.
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
5. Adicionar produtos à sua loja
Movendo o cursor do rato sobre a coluna à esquerda, seleccione “Products” (produtos). Depois verá um botão azul que diz “Add a product” (Adicionar produto) no centro da página. Use a página seguinte para adicionar todos os detalhes necessários sobre os seus produtos. Tenha principalmente em atenção aqueles que o irão ajudar no futuro a ser encontrado por potenciais compradores (SEO), como por exemplo o nome, descrição e URL. Inclua o máximo de detalhes possíveis para ajudar o seu consumidor a decidir melhor sobre o produto que irá comprar..
A fotografia abaixo mostra-lhe onde deverá carregar as imagens dos seus produtos. Assim que as imagens tiverem sido carregadas completamente, poderá reordená-las, por isso não se preocupe em carregar as imagens em nenhuma ordem específica.

As fotografias de cada produto podem valer uma venda, por isso faça questão de ter as melhores fotos, utilizando fotografias de grande plano que realcem determinados atributos de cada produto. Para manter a sua loja “arrumada”, sugerimos que defina sempre as mesmas dimensões para todas as imagens. A não ser que a sua intenção seja mesmo o caos organizado.
Assim que tiver preenchido toda a informação, lembre-se sempre de guardar a informação clicando em “Save Product” (Guardar Produto) no canto superior, e inferior, direito.
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
Configure as “colecções” (Grupos de Produtos)
Uma colecção é qualquer grupo de produtos que tenham alguns atributos em comum, que os seus clientes possam querer pesquisar quando entram na sua loja. Por exemplo, os seus consumidores podem querer comprar:
- Roupas especificamente para Homem, Mulher, ou Criança
- Produtos de um certo tipo, como alimentos, eletrónica, etc.
- Produtos à venda
- Produtos em determinados tamanhos ou côres
- Produtos sazonais (como prendas, ovos de chocolate, etc.)
Os produtos podem aparecer em qualquer colecção. A melhor opção para começar é mostrar as suas colecções na sua home page (página inicial) e na barra de navegação. Isto vai ajudar os clientes a encontrarem aquilo que procuram sem terem de pesquisar todo o seu catálogo.

Colecções Manuais e Automáticas
Quando adiciona uma nova colecção, pode escolher quantos produtos serão adicionados a ela. Estas são as duas opções disponíveis:
- Manualmente. Adiciona e apaga produtos numa colecção manual, individualmente
- Automaticamente. Pode configurar atributos de selecção, de forma incluir automaticamente produtos em colecções, desde que os produtos cumpram determinados atributos / critérios.
Portais de Pagamento
Um portal de pagamento pemite-lhe aceitar pagamentos do seu cliente através do seu website. O preço e a comissão cobrada são importantes, mas também é importante ver quais são as funcionalidades oferecidas pelo operador. Nem todos os portais de pagamento são iguais!
Necessita de considerar os seguintes aspectos para escolher o portal de pagamento adequado às suas expectativas:
- Comissões
Quando faz um pagamento, alguns portais retêm uma pequena percentagem, ou valor fixo (ou às vezes os dois) para poder utilizar os seus serviços. Compare estes custos baseando-se na sua expectativa de receita.
- Tipos de Cartões
Necessita de saber quais são os tipos de cartões aceites pelo portal de pagamentos que escolheu. Todos aceitam VISA e Mastercard, enquanto alguns aceitam American Express. O Paypal é uma das plataformas que são mais populares para aceitar pagamentos online.
- Checkout fora do site
Alguns portais irão processar os pagamentos nos seus próprios servidores, com os seus próprios formulários. Isto quer dizer que o seu cliente será levado para fora da sua página , e irá pagar através do formulários fornecido pelo seu portal de pagamentos. Depois de pagarem, são redireccionados para a sua página de confirmação de pagamento. Isto permite-lhe ter um pouco mais de controlo sobre o processo de check out.
Poderá assim contornar as limitações do Shopify – o Shopify não o deixa personalizar o processo de check out sem ser através de CSS. As comissões do operador de processamento de pagamentos, são adicionadas às comissões cobradas pelo shopify. Desde Novembro que as lojas com sede nos E.U.A. e Reino Unido podem usar o Shopify Payments. Dependendo do plano que escolher, poderá poupar nos custos extra de processamento de pagamentos. Para já em Portugal ainda não é possível.
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
6. Publicar a sua loja online
Antes que o seu site fique activo, você necessita de adicionar mais alguns detalhes sobre a sua empresa e como planeia realizar os envios das encomendas e pagar impostos. Para saber que tipo de impostos tem de pagar com o seu negócio, nós recomendamos a GAPIC.
Geral
Certifique-se que preencheu toda a informação sobre o sue negócio no canto esquerdo da sua área de configuração (Settings) . Não se esqueça de utilizar a funcionalidade de Google Analytics. Vai ser bastante útil para perceber quem frequenta sua loja.
Impostos
- Vá à Products page (Página de Produto) no seu painel de administração.
- Clique no nome de um produto que já tenha registado previamente
- Deslize o ecrán para baixo até à secção de “Variants”
- Certifique-se que assinala devidamente “Charge Taxes” e “Requires Shipping”, se necessita de incluir estes custos nos seus produtos.
- Algumas lojas não necessitam de cobrar impostos ou custos de envio, se os produtos forem 100% digitais. Por outro lado, uma loja de T-Shirts necessitará provavelmente de registar os dois.
- Se está a planear fazer o envio postal dos seus produtos, certifique-se que inclui o peso do produto no campo apropriado.
- Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
Envio
Se os seus custos de envio forem demasiado fixos, ou não tiverem alternativas suficientes, poderá perder algumas vendas garantidas. O Shopify só calcula um custo de envio baseado nas regras que definir, na “Shiping Page” (Página de Envios) do painel de administração. Para garantir que não perde nenhuma venda (e cliente) faça o seguinte:

- A partir do painel de administração vá a Settings > Shipping page.
- Na secção de “Shipping rates” veja se tem as definições correctas de envio (baseado no peso por exemplo).
Teste do Processamento de Pagamentos
Para testar o sistema de pagamentos do seu sistema, simule uma transacção usando o “Shopify´s Bogus Gateway”. Eis como fazer:
- A partir do painel de administração, clique em Settings, depois Payments, e vá para o seu Payments settings
- Se tem um portal de pagamentos de cartão de crédito activado, desactive-o antes de continuar (Clique em Edit, depois em Deactivate, e depois confirme a operação.
- Na secção de Accept credit cards (Aceitar cartões de crédito), clique em Select a Credit Card Gateway, para abrir o menu descendente.
- Deslize o ecrán para baixo até à opção “Other” (outros) e clique (para testar) em Bogus Gateway
- Clique em Activate (ou Reactivate , se já tiver usado o Bogus Gateway antes)
- Vá até ao seu site e, na óptica do utilizador, faça uma encomenda. No check out introduza os números fornecidos de cartão de crédito, em vez de números verdadeiros.
Testando o verdadeiro portal de pagamentos, com uma transacção genuína.
- Certifique-se que configurou correctamente o portal de pagamentos que quer testar.
- Faça uma compra na sua loja como um cliente o faria, e complete o check out usando o seu cartão de crédito.
- Cancele a ordem imediatamente, para que os fundos lhe sejam devolvidos e evitar ter de pagar comissões de transacção.
- Faça log in no seu portal de pagamentos para se certificar que a transacção correu bem
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.
Isto é grátis?
Sim – certifique-se apenas que cancela a ordem de pagamento, depois de a realizar.
Se o seu ciclo de pagamentos vencer depois de ter colocado a ordem de compra, antes de a cancelar, as comissões pela transacção vão aparecer no seu extracto. Ainda poderá cancelar depois de pagar o que deve ao Shopify, mas irá receber uma devolução na forma de crédito na sua conta. Poderá utilizar estes créditos para pagar futuras comissões.
7. Adicionar um nome de domínio
Para colocar o seu site no ar necessita de ter um domínio. Existem duas opções para isto:
A primeira é comprar um domínio ao Shopify, e ele será adicionado automaticamente à sua loja. Isto irá poupar-lhe tempo, especialmente se não tem conhecimentos sobre como alojar um website. Estes domínios custam habitualmente entre 9 e 14 dólares por ano. A segunda opção é comprar um domínio de outra entidade como a GoDaddy. Estes domínios começam em 10 dólares por ano. O lado mau desta opção é que terá de configurar o alojamento de forma a redireccionar os DNS, e terá de fazê-lo você mesmo o que poderá tornar-se complicado para quem não tem experiência.
Aqui estão os passos para registar o seu domínio Shopify num alojamento externo.
- Adicione o novo domínio no shopify
No painel de administração do Shopify, no lado esquerdo, vá a Settings (definições) e depois escolha Domains, para adicionar o nome do seu domínio usando a opção “Add an existing domain”
- Update registos DNS
Faça log in no seu fornecedor de domínio e faça as seguintes alterações no registo de DNS:
- Substitua o @ ou registo A principal com o seguinte IP address: 23.227.38.32
- Adicione ou substitua o http://www.CNAME com storename.myshopify.com (ex: o link da sua loja shopify sem o http, que se pode ver na página de configurações de domínio (domains setting page)
- Remova as passwords de acesso à loja
Caso contrário ninguém conseguirá aceder à sua loja quando estiver activa e online
- Defina como domínio principal, se isso for relevante
Quando estiver em Online Store > Domains, pode escolher o seu domínio principal usando o menú de escada no topo do ecrán:

Assegure-se que também selecciona o “Redirect all traffic to this domain”. Isto significa que o tráfego para todos os outros domínios será redireccionado para o seu domínio principal. Isto é crucial para um bom SEO.
- Adicionando outros domínios
Pode repetir os passos 1 e 2 com outros domínios que possua. Todos os nomes de domínio vão redireccionar para o domínio principal, que poderá alterar a qualquer altura com o “Set as primary” (definir como principal), que se encontra junto a cada nome de domínio.
Note que o número de domínios que possuir não vai afectar o SEO (search engine optimization)

Parabéns, a sua nova loja Shopify está pronta!
Se conseguiu chegar até aqui, é um verdadeiro craque dos computadores. Agora resta-lhe começar a encontrar clientes para fazer da sua loja shopify um sucesso.
Nota Importante: Para vender no Shopify vai ter de se legalizar. Para tratar de toda a papelada nós recomendamos a GAPIC.