O que é um franchising?
Franchising (ou franquia) é quando você obtém a licença de outra marca (por exemplo a McDonald´s) para explorar o mesmo conceito de negócio na sua zona geográfica. Em troca, você irá pagar direitos, sob a forma quer de um investimento inicial, quer através de uma percentagem na faturação (chamados de royalties). Os pagamento de direitos podem assumir outras formas, como taxas, porém isso irá depender de marca para marca.
A grande vantagem de um franchising é que a ideia de negócio já foi testada e funciona: pelo menos, noutras localizações. Ou seja, existe uma garantia mínima de sucesso e de retorno no investimento. Criar uma ideia de negócio do zero (e que funcione) não é fácil. Por isso cada vez mais pessoas recorrem ao franchising (ou franquia).
Isso significa por exemplo que você não teria de se preocupar com encontrar fornecedores, decorar o seu espaço, pensar numa estratégia de marketing, etc. Tudo isso já foi planeado e pensado previamente. As marcas franchisadoras proporcionam todos esses ensinamentos e possibilidades para que você também possa replicar na sua zona geográfica o sucesso que eles já alcançaram noutras partes do globo. É claro que existe um preço a pagar. Quanto mais importante e visível a marca, maiores são os requisitos e exigências.
Nota: Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
Requisitos Habituais em Franchising
As marcas também não querem fazer maus negócios. Ou seja, vão avaliar muito bem se você é a pessoa certa para os representar (na sua zona geográfica). O processo por vezes é tão exigente (como no caso das marcas multinacionais) que pode ter a duração de um ano, antes de poder começar a trabalhar. Mas os requisitos mais habituais são:
- Localização geográfica
- Dimensão mínima do local (em m2)
- Investimento Inicial
- Direitos de Entrada
- População Mínima na zona Geográfica (em milhares de pessoas)
- Habilitações académicas e profissionais do candidato
- Aproveitamento nas acções de formação da Marca
- Outros Requisitos (depende da marca)
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
O mercado do vestuário em Portugal

Antes de revelarmos quais os melhores franchisings de moda em Portugal, queremos oferecer-lhe algumas conclusões que retirámos do estudo acima (bem recente), e que o podem ajudar a escolher o seu franchising de moda:
- A roupa convencional / clássica está fora de moda. Apenas 11,3% das pessoas afirmam vestir este tipo de roupa. Por outro lado os estilos casual e desportivo representam cerca de 70% das preferências. Por este motivo, deverá decidir muito bem se vale a pena investir num nicho (roupa clássica) ou apostar nas grandes tendências.
- Tenha sempre campanhas promocionais na sua loja. O facto de os artigos estarem em saldo ou promoção é muito valorizado (32% das pessoas apenas compram em saldos ou promoções)
- Tenha sempre multibanco disponível. 71,7% das pessoas utilizam este método de pagamento.
- O binómio Qualidade / Preço é o mais importante. Repare por exemplo que as 4 marcas mais referidas no estudo são a Zara, H&M, Springfield, Pull&Bear. Marcas que oferecem precisamente a possibilidade de comprar produtos bons a preços razoáveis, e dentro do estilo casual / desportivo.
- Escolha um franchising de dimensão internacional. Segundo um estudo do IPAM os portugueses preferem as marcas internacionais. Consideram que as marcas portuguesas são normalmente muito caras (mais uma vez o factor preço). Há boas razões para o preço ser tão importante para os portugueses: 2 em cada 3 portugueses considera que não tem um bom nível de vida.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
Os 10 melhores franchisings de Moda em Portugal
1. Parfois
A Parfois é uma marca 100% portuguesa de acessórios de moda, mas com mais de 1000 lojas a nível internacional. Foi fundada por Manuela Medeiros. Foi em 1994 que fundou aquela que viria a ser uma das marcas portuguesas de acessórios de moda mais conhecida. O seu desejo? Democratizar o acesso à moda a todas as mulheres.
A grande aposta da fundadora foi o design próprio e novidades nas lojas todas as semanas. Para isso, hoje conta com uma equipa de 40 designers, responsável por criar todos os produtos que estão à venda, desde carteiras, porta-moedas, sapatos, bijuteria, lenços, chapéus, malas de viagem, cintos e, desde há dois anos, também roupa.
Investimento Inicial Mínimo: 100.000 euros. Candidate-se aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
2. Intimissimi
Intimissimi é uma marca do Gruppo Calzedonia Spa, uma empresa italiana sólida e confiável. Conta com uma rede de franchising espalhada por todo o mundo, consolidada por lojas que se transformaram num ponto de referência indiscutível para quem deseja entrar num mundo dinâmico feito de emoções, conforto e grande gosto estético.
É longa a história da Intimissimi, marca italiana líder absoluta na Europa no sector do vestuário interior que nasce em 1996. A lingerie Intimissimi realiza o sonho quotidiano de cada mulher. Um estilo refinado e simples, sem exageros e agressividade.
Conquistou o público oferecendo sonhos e emoções com produtos de qualidade. As suas colecções propõem uma nova naturalidade na forma de viver a intimidade, mais doce e mais sensível às exigências das pessoas. Uma relação altamente competitiva qualidade-preço unida a uma atenta pesquisa estilística e de design e à utilização de materiais e tecidos de vanguarda, para criar colecções que antecipam gostos e tendências.
Investimento Inicial Mínimo: 70.000 euros. Candidate-se aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
3. Calzedonia
A Calzedonia nasce em 1987 em Verona (Itália), com o intuito de criar um novo negócio de venda de meias, leggings, fatos de banho e moda de praia para mulher, homem e criança. Graças à experiência adquirida conta hoje com mais de 2000 lojas espalhadas por todo o mundo. O sucesso Calzedonia deve-se a uma série de factores entre os quais: Uma grande variedade de produtos, uma extrema atenção na componente moda e uma excelente relação qualidade / preço. Estas características permitem satisfazer até os clientes mais exigentes.
Vencedor, também, é o conceito de distribuição: Uma ágil e muito avançada rede de franchising que aposta no extremo cuidado da imagem das lojas e em zonas estratégicas das cidades mais importantes. Outro dos factores que distingue a Calzedonia é a forte aposta em publicidade, com importantes campanhas (outdoors, tv, imprensa( e a selecção dos melhores fotógrafos e top models e actrizes como Sandra Bullock.
Investimento Inicial Mínimo: 70.000 euros. Candidate-se aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
4. Pepe Jeans
Nascida em 1973, nas ruas de Portobello (Reino Unido), usadas no mundo de hoje. Como pioneiros no uso da ganga, reinventam constantemente a definição da ganga para acompanhar as tendências. São uma marca icónica, associada como sinónimo da ganga e de criatividade ilimitada. A Pepe Jeans London oferece as bases para que o consumidor irradie autoconfiança, originalidade e autenticidade.
A qualidade dos artigos, a que se soma a excelente localização das suas lojas, faz com que a Marca Pepe Jeans vá crescendo exponencialmente. No final dos anos 80 já era uma referência máxima na moda. O seu impacto na juventude dessa época foi grande, muito graças à utlização de canções de êxito nos seus anúncios televisivos.
Na actualidade, a Pepe Jeans London é uma das marcas mais prestigiadas do sector têxtil, e está presente em 5 continentes, através de franchising ou de lojas próprias da marca.
Investimento Inicial Mínimo: 200.000 euros. Saber mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
5. Lanidor
A maior marca portuguesa de moda feminina é hoje muito mais do que uma insígnia de roupa de senhora. Lanidor é sinónimo de LA Life Style, um estilo de vida inspirado na visão making people happier e ancorado nos inúmeros conceitos que a marca tem lançado ao longo dos últimos 10 anos.
A par da estratégia de internacionalização Lanidor Woman que visa de uma forma gradual e sustentada transformar a marca numa referência internacional (está presente em 10 países), a Lanidor tem sido a marca de moda nacional mais dinâmica e criativa a operar no mercado português (graças a isso ganhou em 2010 e em 2011 o prémio melhor marca portuguesa atribuído pelo fashion tv awards). Decidida a surpreender sistematicamente os amantes da marca com experiências inovadoras, tem investido em novas áreas de negócio assumindo sempre os clientes como razão do seu sucesso e o serviço de excelência como um princípio inalienável. Mais do que uma marca de roupa, um estilo de vida!
Desde a sua origem, em 1966, a marca tem evoluído, explorando novos segmentos de mercado, contando actualmente com sete conceitos inovadores, todos relacionados com o mundo da moda: LA Woman, a primeira marca Lanidor; LA Kids & Júnior (roupa para criança dos 2 aos 12 anos); LA Caffé (caffé & restaurant) associado à sua loja de Entrecampos, em Lisboa; LA Factory (outlet); LA Boutique (colecção exclusiva); e mais recentemente, LA Mag (revista trimestral), e gere o Darwin’s Café, na Fundação Champalimaud.
Investimento Inicial Mínimo: 150.000 euros. Saiba mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
6. Southern California Time Out
A TIMEOUT foi criada na Califórnia em 1992 por um grupo de jovens designers determinados a lançar uma marca inspirada na leveza do modo de vida californiano. O reconhecimento das colecções e a identificação do público com os ideais da marca foram tais que, em 1995, a TIMEOUT atravessou o oceano e estabeleceu-se na Europa, evoluindo como uma reacção contra o ritmo frenético da vida urbana.
A TIMEOUT é fruto destes valores e foi criada para pessoas criativas e optimistas, movidas pela inexpectabilidade dos dias, sem nunca esquecer as necessidades reais da vida quotidiana. Mais do que peças de roupa, a marca reflecte um modo de vida único e livre, estando presente em 25 países, com 650 pontos de venda, dos quais 150 são lojas de rua e shop-in-shops.
A qualidade das criações está presente no desenho, no produto final, no corte e no detalhe. As peças são feitas para pessoas reais e concebidas para durar, dando a maior atenção às matérias-primas, aos acabamentos, ao pormenor de cada artigo, totalmente integrados nos princípios TIMEOUT.
Investimento Inicial Mínimo: 90.000 euros. Saber mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
8. Adolfo Dominguez
Roupa essencialmente para homens, Adolfo Dominguez é uma rede de franchising que atua no setor moda. Abriu a sua primeira loja no ano de 1973. Tudo começou numa pequena alfaiataria onde, gradualmente, a marca começou a construir a sua imagem conquistando um posicionamento no mercado de têxtis. Em 1980 a identidade da marca passou a ser conhecida pelo seu famoso slogan “Wrinkles are beautiful” (os enrugados são lindos).
Em meados da década de 80 os produtores da série televisiva americana Miami Vice mostraram interesse no design da Adolfo Dominguez propondo então que a marca vestisse as personagens. Uma ótima oportunidade que fez com que a marca alcançasse visibilidade no mercado estrangeiro.Os anos 90 foram marcados pela internacionalização da marca. Esta rede de franchising de moda cresceu através da abertura de novas lojas, próprias e franchisadas, e passou a ser a primeira marca espanhola a ser cotada na bolsa. No final da década de 90, Adolfo Dominguez tornou-se no primeiro designer espanhol a comercializar uma gama completa de fragrâncias assinadas por si.
Investimento Inicial Mínimo: 30.000 euros. Saiba mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
9. Metro Kids
A Metro Kids Company é uma rede de franchising europeia fundada em 1989. A primeira loja em Portugal abre no ano de 1996 fazendo da cidade de Coimbra a escolhida para sediar a empresa na Europa e hoje, a rede de franchising Metro Kids Company já conta com várias lojas franchisadas espalhadas por Portugal, Espanha, Chile, Marrocos, China e Arábia Saudita
Sendo um franchising de moda infantil, o seu público-alvo são as crianças com sentido estético e com gosto pela moda, com idade até aos 16 anos.
A marca sempre apostou muito no design e na qualidade dos seus produtos, utilizando sempre os melhores materiais para que os níveis de durabilidade sejam o mais elevados possível. Até chegar ao consumidor final, as peças passam todas por um grande e rígido controlo de estabiliade para que com o passar do tempo se mantenham apresentáveis e, acima de tudo, confortáveis. Os artigos da Metro Kids Company são fabricados na Europa (com mais ênfase em Portugal) e sempre com materiais europeus.
Investimento Inicial Mínimo: 100.000 euros. Candidate-se aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
10. Stefanel
O Grupo Stefanel foi fundado em Itália em 1959. Na sua história de 59 anos, a Stefanel tornou-se uma das marcas líderes na moda italiana e um símbolo de excelência, com presença nos principais mercados mundiais, como Londres, Berlim e Milão. É uma das principais marcas no segmento de moda de luxo a preços acessíveis.
Investimento Inicial Mínimo: 50.000 euros. Saber mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.