Ideia

ūüíé Os 10 melhores franchisings de Moda em Portugal

Gosta de moda? Este post é para si. A moda é arte de seguir, e às vezes ditar, as tendências. Tentámos encontrar os franchisings mais lucrativos neste ramo de negócio, mas também damos dicas importantes sobre como ter sucesso na criação da sua loja, apresentando algumas estatísticas bem interessantes pelo meio.

O que é um franchising?

Franchising (ou franquia) √© quando voc√™ obt√©m a licen√ßa de outra marca (por exemplo a McDonald¬īs) para explorar o mesmo conceito de neg√≥cio na sua zona geogr√°fica. Em troca, voc√™ ir√° pagar direitos, sob a forma quer de um investimento inicial, quer atrav√©s de uma percentagem na fatura√ß√£o (chamados de royalties). Os pagamento de direitos podem assumir outras formas, como taxas, por√©m isso ir√° depender de marca para marca.

A grande vantagem de um franchising √© que a ideia de neg√≥cio j√° foi testada e funciona: pelo menos, noutras localiza√ß√Ķes. Ou seja, existe uma garantia m√≠nima de sucesso e de retorno no investimento. Criar uma ideia de neg√≥cio do zero (e que funcione) n√£o √© f√°cil. Por isso cada vez mais pessoas recorrem ao franchising (ou franquia).

Isso significa por exemplo que voc√™ n√£o teria de se preocupar com encontrar fornecedores, decorar o seu espa√ßo, pensar numa estrat√©gia de marketing, etc. Tudo isso j√° foi planeado e pensado previamente. As marcas franchisadoras proporcionam todos esses ensinamentos e possibilidades para que voc√™ tamb√©m possa replicar na sua zona geogr√°fica o sucesso que eles j√° alcan√ßaram noutras partes do globo. √Č claro que existe um pre√ßo a pagar. Quanto mais importante e vis√≠vel a marca, maiores s√£o os requisitos e exig√™ncias.

Nota: Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

Requisitos Habituais em Franchising

As marcas também não querem fazer maus negócios. Ou seja, vão avaliar muito bem se você é a pessoa certa para os representar (na sua zona geográfica). O processo por vezes é tão exigente (como no caso das marcas multinacionais) que pode ter a duração de um ano, antes de poder começar a trabalhar. Mas os requisitos mais habituais são:

  • Localiza√ß√£o geogr√°fica
  • Dimens√£o m√≠nima do local (em m2)
  • Investimento Inicial
  • Direitos de Entrada
  • Popula√ß√£o M√≠nima na zona Geogr√°fica (em milhares de pessoas)
  • Habilita√ß√Ķes acad√©micas e profissionais do candidato
  • Aproveitamento nas ac√ß√Ķes de forma√ß√£o da Marca
  • Outros Requisitos (depende da marca)

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

O mercado do vestu√°rio em Portugal

Fonte: Multidados

Antes de revelarmos quais os melhores franchisings de moda em Portugal, queremos oferecer-lhe algumas conclus√Ķes que retir√°mos do estudo acima (bem recente), e que o podem ajudar a escolher o seu franchising de moda:

  • A roupa convencional / cl√°ssica est√° fora de moda. Apenas 11,3% das pessoas afirmam vestir este tipo de roupa. Por outro lado os estilos casual e desportivo representam cerca de 70% das prefer√™ncias. Por este motivo, dever√° decidir muito bem se vale a pena investir num nicho (roupa cl√°ssica) ou apostar nas grandes tend√™ncias.
  • Tenha sempre campanhas promocionais na sua loja. O facto de os artigos estarem em saldo ou promo√ß√£o √© muito valorizado (32% das pessoas apenas compram em saldos ou promo√ß√Ķes)
  • Tenha sempre multibanco dispon√≠vel. 71,7% das pessoas utilizam este m√©todo de pagamento.
  • O bin√≥mio Qualidade / Pre√ßo √© o mais importante. Repare por exemplo que as 4 marcas mais referidas no estudo s√£o a Zara, H&M, Springfield, Pull&Bear. Marcas que oferecem precisamente a possibilidade de comprar produtos bons a pre√ßos razo√°veis, e dentro do estilo casual / desportivo.
  • Escolha um franchising de dimens√£o internacional. Segundo um estudo do IPAM os portugueses preferem as marcas internacionais. Consideram que as marcas portuguesas s√£o normalmente muito caras (mais uma vez o factor pre√ßo). H√° boas raz√Ķes para o pre√ßo ser t√£o importante para os portugueses: 2 em cada 3 portugueses considera que n√£o tem um bom n√≠vel de vida.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

Os 10 melhores franchisings de Moda em Portugal

1. Parfois

A Parfois é uma marca 100% portuguesa de acessórios de moda, mas com mais de 1000 lojas a nível internacional. Foi fundada por Manuela Medeiros. Foi em 1994 que fundou aquela que viria a ser uma das marcas portuguesas de acessórios de moda mais conhecida. O seu desejo? Democratizar o acesso à moda a todas as mulheres.

A grande aposta da fundadora foi o design pr√≥prio e novidades nas lojas todas as semanas. Para isso, hoje conta com uma equipa de 40 designers, respons√°vel por criar todos os produtos que est√£o √† venda, desde carteiras, porta-moedas, sapatos, bijuteria, len√ßos, chap√©us, malas de viagem, cintos e, desde h√° dois anos, tamb√©m roupa.

Investimento Inicial Mínimo: 100.000 euros. Candidate-se aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

2. Intimissimi

Intimissimi √© uma marca do Gruppo Calzedonia Spa, uma empresa italiana s√≥lida e confi√°vel. Conta com uma rede de franchising espalhada por todo o mundo, consolidada por lojas que se transformaram num ponto de refer√™ncia indiscut√≠vel para quem deseja entrar num mundo din√Ęmico feito de emo√ß√Ķes, conforto e grande gosto est√©tico.

√Č longa a hist√≥ria da Intimissimi, marca italiana l√≠der absoluta na Europa no sector do vestu√°rio interior que nasce em 1996. A lingerie Intimissimi realiza o sonho quotidiano de cada mulher. Um estilo refinado e simples, sem exageros e agressividade.

Conquistou o p√ļblico oferecendo sonhos e emo√ß√Ķes com produtos de qualidade. As suas colec√ß√Ķes prop√Ķem uma nova naturalidade na forma de viver a intimidade, mais doce e mais sens√≠vel √†s exig√™ncias das pessoas. Uma rela√ß√£o altamente competitiva qualidade-pre√ßo unida a uma atenta pesquisa estil√≠stica e de design e √† utiliza√ß√£o de materiais e tecidos de vanguarda, para criar colec√ß√Ķes que antecipam gostos e tend√™ncias.

Investimento Inicial Mínimo: 70.000 euros. Candidate-se aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

3. Calzedonia

A Calzedonia nasce em 1987 em Verona (Itália), com o intuito de criar um novo negócio de venda de meias, leggings, fatos de banho e moda de praia para mulher, homem e criança. Graças à experiência adquirida conta hoje com mais de 2000 lojas espalhadas por todo o mundo. O sucesso Calzedonia deve-se a uma série de factores entre os quais: Uma grande variedade de produtos, uma extrema atenção na componente moda e uma excelente relação qualidade / preço. Estas características permitem satisfazer até os clientes mais exigentes.

Vencedor, também, é o conceito de distribuição: Uma ágil e muito avançada rede de franchising que aposta no extremo cuidado da imagem das lojas e em zonas estratégicas das cidades mais importantes. Outro dos factores que distingue a Calzedonia é a forte aposta em publicidade, com importantes campanhas (outdoors, tv, imprensa( e a selecção dos melhores fotógrafos e top models e actrizes como Sandra Bullock.

Investimento Inicial Mínimo: 70.000 euros. Candidate-se aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

4. Pepe Jeans

Nascida em 1973, nas ruas de Portobello (Reino Unido), usadas no mundo de hoje. Como pioneiros no uso da ganga, reinventam constantemente a definição da ganga para acompanhar as tendências. São uma marca icónica, associada como sinónimo da ganga e de criatividade ilimitada. A Pepe Jeans London oferece as bases para que o consumidor irradie autoconfiança, originalidade e autenticidade.

A qualidade dos artigos, a que se soma a excelente localiza√ß√£o das suas lojas, faz com que a Marca Pepe Jeans v√° crescendo exponencialmente. No final dos anos 80 j√° era uma refer√™ncia m√°xima na moda. O seu impacto na juventude dessa √©poca foi grande, muito gra√ßas √† utliza√ß√£o de can√ß√Ķes de √™xito nos seus an√ļncios televisivos.

Na actualidade, a Pepe Jeans London é uma das marcas mais prestigiadas do sector têxtil, e está presente em 5 continentes, através de franchising ou de lojas próprias da marca.

Investimento Inicial Mínimo: 200.000 euros. Saber mais aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

5. Lanidor

A maior marca portuguesa de moda feminina √© hoje muito mais do que uma ins√≠gnia de roupa de senhora. Lanidor √© sin√≥nimo de LA Life Style, um estilo de vida inspirado na vis√£o making people happier e ancorado nos in√ļmeros conceitos que a marca tem lan√ßado ao longo dos √ļltimos 10 anos.


A par da estrat√©gia de internacionaliza√ß√£o Lanidor Woman que visa de uma forma gradual e sustentada transformar a marca numa refer√™ncia internacional (est√° presente em 10 pa√≠ses), a Lanidor tem sido a marca de moda nacional mais din√Ęmica e criativa a operar no mercado portugu√™s (gra√ßas a isso ganhou em 2010 e em 2011 o pr√©mio melhor marca portuguesa atribu√≠do pelo fashion tv awards). Decidida a surpreender sistematicamente os amantes da marca com experi√™ncias inovadoras, tem investido em novas √°reas de neg√≥cio assumindo sempre os clientes como raz√£o do seu sucesso e o servi√ßo de excel√™ncia como um princ√≠pio inalien√°vel. Mais do que uma marca de roupa, um estilo de vida!

Desde a sua origem, em 1966, a marca tem evolu√≠do, explorando novos segmentos de mercado, contando actualmente com sete conceitos inovadores, todos relacionados com o mundo da moda: LA Woman, a primeira marca Lanidor; LA Kids & J√ļnior (roupa para crian√ßa dos 2 aos 12 anos); LA Caff√© (caff√© & restaurant) associado √† sua loja de Entrecampos, em Lisboa; LA Factory (outlet); LA Boutique (colec√ß√£o exclusiva); e mais recentemente, LA Mag (revista trimestral), e gere o Darwin’s Caf√©, na Funda√ß√£o Champalimaud.

Investimento Inicial Mínimo: 150.000 euros. Saiba mais aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

6. Southern California Time Out

A TIMEOUT foi criada na Calif√≥rnia em 1992 por um grupo de jovens designers determinados a lan√ßar uma marca inspirada na leveza do modo de vida californiano. O reconhecimento das colec√ß√Ķes e a identifica√ß√£o do p√ļblico com os ideais da marca foram tais que, em 1995, a TIMEOUT atravessou o oceano e estabeleceu-se na Europa, evoluindo como uma reac√ß√£o contra o ritmo fren√©tico da vida urbana.


A TIMEOUT √© fruto destes valores e foi criada para pessoas criativas e optimistas, movidas pela inexpectabilidade dos dias, sem nunca esquecer as necessidades reais da vida quotidiana. Mais do que pe√ßas de roupa, a marca reflecte um modo de vida √ļnico e livre, estando presente em 25 pa√≠ses, com 650 pontos de venda, dos quais 150 s√£o lojas de rua e shop-in-shops.


A qualidade das cria√ß√Ķes est√° presente no desenho, no produto final, no corte e no detalhe. As pe√ßas s√£o feitas para pessoas reais e concebidas para durar, dando a maior aten√ß√£o √†s mat√©rias-primas, aos acabamentos, ao pormenor de cada artigo, totalmente integrados nos princ√≠pios TIMEOUT.

Investimento Inicial Mínimo: 90.000 euros. Saber mais aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

8. Adolfo Dominguez

Roupa essencialmente para homens, Adolfo Dominguez √© uma rede de franchising que atua no setor moda. Abriu a sua primeira loja no ano de 1973. Tudo come√ßou numa pequena alfaiataria onde, gradualmente, a marca come√ßou a construir a sua imagem conquistando um posicionamento no mercado de t√™xtis. Em 1980 a identidade da marca passou a ser conhecida pelo seu famoso slogan ‚ÄúWrinkles are beautiful‚ÄĚ (os enrugados s√£o lindos).

Em meados da d√©cada de 80 os produtores da s√©rie televisiva americana Miami Vice mostraram interesse no design da Adolfo Dominguez propondo ent√£o que a marca vestisse as personagens. Uma √≥tima oportunidade que fez com que a marca alcan√ßasse visibilidade no mercado estrangeiro.Os anos 90 foram marcados pela internacionaliza√ß√£o da marca.  Esta rede de franchising de moda cresceu atrav√©s da abertura de novas lojas, pr√≥prias e franchisadas, e passou a ser a primeira marca espanhola a ser cotada na bolsa. No final da d√©cada de 90, Adolfo Dominguez tornou-se no primeiro designer espanhol a comercializar uma gama completa de fragr√Ęncias assinadas por si. 

Investimento Inicial Mínimo: 30.000 euros. Saiba mais aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

9. Metro Kids

Metro Kids Company √© uma rede de franchising europeia fundada em 1989. A primeira loja em Portugal abre no ano de 1996 fazendo da cidade de Coimbra a escolhida para sediar a empresa na Europa e hoje, a rede de franchising Metro Kids Company j√° conta com v√°rias lojas franchisadas espalhadas por Portugal, Espanha, Chile, Marrocos, China e Ar√°bia Saudita

Sendo um franchising de moda infantil, o seu p√ļblico-alvo s√£o as crian√ßas com sentido est√©tico e com gosto pela moda, com idade at√© aos 16 anos.

A marca sempre apostou muito no design e na qualidade dos seus produtos, utilizando sempre os melhores materiais para que os n√≠veis de durabilidade sejam o mais elevados poss√≠vel. At√© chegar ao consumidor final, as pe√ßas passam todas por um grande e r√≠gido controlo de estabiliade para que com o passar do tempo se mantenham apresent√°veis e, acima de tudo, confort√°veis. Os artigos da Metro Kids Company s√£o fabricados na Europa (com mais √™nfase em Portugal) e sempre com materiais europeus.

Investimento Inicial Mínimo: 100.000 euros. Candidate-se aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

10. Stefanel

O Grupo Stefanel foi fundado em It√°lia em 1959. Na sua hist√≥ria de 59 anos, a Stefanel tornou-se uma das marcas l√≠deres na moda italiana e um s√≠mbolo de excel√™ncia, com presen√ßa nos principais mercados mundiais, como Londres, Berlim e Mil√£o. √Č uma das principais marcas no segmento de moda de luxo a pre√ßos acess√≠veis.

Investimento Inicial Mínimo: 50.000 euros. Saber mais aqui.

Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. N√≥s recomendamos a GAPIC.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: