O que é um franchising?
Franchising (ou franquia) é quando você obtém a licença de outra marca (por exemplo a McDonald´s) para explorar o mesmo conceito de negócio na sua zona geográfica. Em troca, você irá pagar direitos, sob a forma quer de um investimento inicial, quer através de uma percentagem na faturação (chamados de royalties). Os pagamento de direitos podem assumir outras formas, como taxas, porém isso irá depender de marca para marca.
A grande vantagem de um franchising é que a ideia de negócio já foi testada e funciona: pelo menos, noutras localizações. Ou seja, existe uma garantia mínima de sucesso e de retorno no investimento. Criar uma ideia de negócio do zero (e que funcione) não é fácil. Por isso cada vez mais pessoas recorrem ao franchising (ou franquia).
Isso significa por exemplo que você não teria de se preocupar com encontrar fornecedores, decorar o seu espaço, pensar numa estratégia de marketing, etc. Tudo isso já foi planeado e pensado previamente. As marcas franchisadoras proporcionam todos esses ensinamentos e possibilidades para que você também possa replicar na sua zona geográfica o sucesso que eles já alcançaram noutras partes do globo. É claro que existe um preço a pagar. Quanto mais importante e visível a marca, maiores são os requisitos e exigências.
Nota: Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
Requisitos Habituais em Franchising
As marcas também não querem fazer maus negócios. Ou seja, vão avaliar muito bem se você é a pessoa certa para os representar (na sua zona geográfica). O processo por vezes é tão exigente (como no caso das marcas multinacionais) que pode ter a duração de um ano, antes de poder começar a trabalhar. Mas os requisitos mais habituais são:
- Localização geográfica
- Dimensão mínima do local (em m2)
- Investimento Inicial
- Direitos de Entrada
- População Mínima na zona Geográfica (em milhares de pessoas)
- Habilitações académicas e profissionais do candidato
- Aproveitamento nas acções de formação da Marca
- Outros Requisitos (depende da marca)
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
O Mercado de Fast Food em Portugal

Comer fast food em Portugal, seja hamburguers, pizzas, ou qualquer outro tipo de comida, é um hábito perfeitamente implantado, sobretudo entre os jovens urbanos
Segundo os dados de que dispomos, o mercado tem-se mantido constante em Portugal pelo menos desde 2012. O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2018, em 4,7 milhões o número de portugueses que referem ter consumido refeições fast food num restaurante nos últimos 12 meses, o que representa 55.2% dos residentes no Continente (com 15 e mais anos). Os dados do TGI mostram ainda que este hábito e especialmente comum entre os jovens, onde cerca de 3 em cada 4 indivíduos dos 15 e os 44 anos consumiu refeições fast-food nos últimos 12 meses (73%)
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
10 Melhores Franchisings de Pizzarias em Portugal
1. Telepizza
Desde 1992 que a telepizza apostou no sistema de franchising enquanto forma de expansão da cadeia que conta actualmente com mais de 80 estabelecimentos em regime de franchising.
O sucesso do sistema de franchising telepizza assenta essencialmente na relação de parceria e respeito mútuo estabelecida entre a telepizza e os seus franchisados. Estes, apesar de serem empresários independentes, contam, desde a fase de candidatura e a todo o momento, com o apoio e acompanhamento da estrutura da telepizza que, visando a mais adequada gestão e desenvolvimento do negócio, disponibiliza todo o profissionalismo e know-how de uma equipa multidisciplinar.
Investimento Mínimo Inicial: 70.000 a 150.000 euros. Saiba mais aqui.
2. Mr. Pizza
Fundada em 2001, a Mr. Pizza iniciou as suas operações em Leiria e tem mais de 50 restaurantes neste momento em todo o país. É um franchising de sucesso, com raízes na Itália. É um produto de qualidade com preços acessíveis: a razão do seu sucesso.
Investimento Mínimo Inicial: 25.000 euros. Saber mais aqui.
3. Domino´s Pizza

A Domino’s Pizza, fundada em 1960, é a empresa de pizzas líder a nível mundial. Estão presentes em mais de 85 países, com mais de 15.000 lojas e um volume de entregas diárias superior a 2 milhões de pizzas. O master franchise da marca em Portugal é a Daufood que iniciou a sua operação em Junho de 2015, ano em que abriu seis restaurantes na zona da grande Lisboa. Desde então, ampliou rapidamente a sua presença e em 2018 iniciou a sua expansão na região do grande Porto. Conta à data de hoje com um portfólio de mais de 20 lojas e uma equipa de mais de 700 colaboradores.
Investimento Mínimo Inicial: de 75.000 a 150.000 euros. Saiba mais aqui.
4. Presto Pizza

A Presto Pizza foi fundada a 6 de dezembro de 2001 em Matosinhos por Gonçalo Archer. Começou por serviço de Take Away e entrega ao domicilio. Graças à qualidade das suas pizzas tipicamente italianos, só com produtos frescos de qualidade e um serviço eficaz, rapidamente foi alargando a sua oferta às focaccias, saladas e massas. As sobremesas caseiras também foram conquistando os clientes e tornaram-se uma das imagens de marca da casa.
Investimento Mínimo Inicial: 90.000 euros. Contato: geral@prestopizza.pt
5. Quasi Pronti
O primeiro restaurante Quasi Pronti nasceu em Aveiro, em 2000, e rapidamente se transformou numa das mais reconhecidas cadeias de restaurantes em Portugal. Mais tarde, internacionalizou-se e chegou a Espanha, Brasil e Roménia. Quinze anos depois, decidiram mudar a imagem. O restaurante no Oeiras Parque foi o precursor desta renovação, contando agora com um novo visual e um conceito que promete experiências cada vez mais surpreendentes. Uma mudança que se estenderá também a todos os restaurantes Quasi Pronti de Lisboa, Coimbra e Albufeira. Dentro da área de atividade (pizzarias) é um negócio de baixo investimento.
Investimento Inicial Mínimo:30.000 euros. Contacto: geral@quasipronti.com
6. Pizzaria Luzzo
A Luzzo apresentou-se ao mercado em Janeiro de 2014 com a abertura da sua primeira unidade na Rua de Santa Marta em Lisboa. Dois anos depois transforma-se num conceito de franchising e prepara o seu plano de expansão. Em apenas três anos a Luzzo passou de um restaurante inovador, de qualidade e onde a experiência do cliente era fundamental para complementar a ementa de pizzas criada pelo nosso Chef Vitali, para uma rede nacional com unidades desde Viana do Castelo (1ºT 2020) a Tavira. Com o objetivo de alcançar as 30 lojas em 2020, a Luzzo conta com os melhores profissionais no apoio ao seu negócio, e com um conceito inovador que permite, não apenas, o sucesso aos nossos franchisados, mas também o reconhecimento dos seus clientes.
Investimento Inicial Mínimo: de 50.000 a 100.000 euros. Saiba mais aqui.
7. No Solo Italia
Nosolo Italia é a unidade de negócio que está na origem do Nosolo Grupo.A ideia de criar uma unidade de franchising Nosolo Italia nasceu em 2004, fruto da longa experiência na área da gelateria, pizzeria e restauração Italiana (gastronomia tradicional).
O conceito Nosolo Italia é inovador no segmento, sendo a nossa preocupação central a satisfação dos nossos clientes. Proporcionamos produtos italianos de elevada qualidade, produzidos com matérias-primas essencialmente italianas “top quality”, bem como um serviço simpático e eficaz, num ambiente limpo, acolhedor, adequado a um convívio entre família e amigos e agradavelmente decorado segundo um estilo mediterrânico. A nossa equipa, que prima pela relação próxima entre os colaboradores e a direcção, tem uma participação activa, entusiástica e dedicada no trabalho diário da empresa, cativando a simpatia do cliente.
Investimento Inicial Mínimo: 290.000 euros. Saiba mais aqui.
8. La Tagliatella
La Tagliatella nasce da experiência de mais de duas décadas de especialização na cozinha tradicional das regiões do Piemonte, Ligúria e Emília-Romanha. A autenticidade e a qualidade são os pilares da sua forma de entender a gastronomia. Por isso, percorrem cada recanto da geografia italiana à procura dos melhores ingredientes, texturas e sabores: desde o queijo Parmigiano Reggiano DOP, curado em cavernas durante 24 meses, passando pela massa da nossa piza, elaborada com dois tipos diferentes de grão para conseguir o seu particular sabor e consistência; ou os saborosos tomates “semi secco” de Puglia. Elaboram a sua ementa com matérias-primas de primeira qualidade, para que possa desfrutar com a sua família e amigos de deliciosos e generosos pratos, perfeitos para partilhar, num ambiente único. Decoração espectacular.
Investimento Inicial Mínimo: 700.000 euros. Saber mais aqui.
9. Muerde la Pasta
Os restaurantes Muerde la Pasta caracterizam-se pelas suas amplas e acolhedoras instalações (mais de 1000 m2) ideais para as suas celebrações com amigos e família. Sendo um buffet, pode escolher e servir-se dos seus pratos preferidos. Sendo um restaurante de grande circulação, exige um grande investimento.
Investimento Inicial Mínimo: 700.000 euros. Saiba mais aqui.
10. Le Kiosque à Pizzas
«Le Kiosque à Pizzas™» é uma rede francesa de pizzas Take Away. Fundada em 2004, a marca expande-se através de pequenos quiosques criados para a venda de pizzas artesanais, em localidades entre 8.000 e 12.000 habitantes.
«Le Kiosque à Pizzas™» é, em França, uma das únicas redes de pizzas Take Away que oferece um contrato de marca de cinco anos com fornecimento de mercadorias. O sucesso do conceito está baseado no reduzido custo, não são exigidos direitos de entrada, royalties nem taxa de publicidade. O parceiro compromete-se unicamente à obrigação de compra de: ingredientes de base das pizzas (mistura de farinha, molho de tomate, mistura de queijo, fiambre); caixas para pizza e farda dos colaboradores.
Ao adquirir um quiosque, o parceiro passa a ser proprietário de uma ferramenta de trabalho totalmente equipada e, através do referido contrato, fica garantida a exclusividade de um determinado território.
Em Portugal depois da abertura dos quiosques da Guarda, Lagoa (Algarve), Peniche e Lourinhã, estão a preparar a abertura dos quiosques de Chaves, Amarante e Caldas da Rainha! Aproveite a oportunidade de ser um dos nossos primeiros parceiros! Bom apetite!
Investimento Inicial Mínimo: 99.900 euros. Saiba mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.