O que é um franchising?
Franchising (ou franquia) é quando você obtém a licença de outra marca (por exemplo a McDonald´s) para explorar o mesmo conceito de negócio na sua zona geográfica. Em troca, você irá pagar direitos, sob a forma quer de um investimento inicial, quer através de uma percentagem na faturação (chamados de royalties). Os pagamento de direitos podem assumir outras formas, como taxas, porém isso irá depender de marca para marca.
A grande vantagem de um franchising é que a ideia de negócio já foi testada e funciona: pelo menos, noutras localizações. Ou seja, existe uma garantia mínima de sucesso e de retorno no investimento. Criar uma ideia de negócio do zero (e que funcione) não é fácil. Por isso cada vez mais pessoas recorrem ao franchising (ou franquia).
Isso significa por exemplo que você não teria de se preocupar com encontrar fornecedores, decorar o seu espaço, pensar numa estratégia de marketing, etc. Tudo isso já foi planeado e pensado previamente. As marcas franchisadoras proporcionam todos esses ensinamentos e possibilidades para que você também possa replicar na sua zona geográfica o sucesso que eles já alcançaram noutras partes do globo. É claro que existe um preço a pagar. Quanto mais importante e visível a marca, maiores são os requisitos e exigências.
Nota: Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
Requisitos Habituais em Franchising
As marcas também não querem fazer maus negócios. Ou seja, vão avaliar muito bem se você é a pessoa certa para os representar (na sua zona geográfica). O processo por vezes é tão exigente (como no caso das marcas multinacionais) que pode ter a duração de um ano, antes de poder começar a trabalhar. Mas os requisitos mais habituais são:
- Localização geográfica
- Dimensão mínima do local (em m2)
- Investimento Inicial
- Direitos de Entrada
- População Mínima na zona Geográfica (em milhares de pessoas)
- Habilitações académicas e profissionais do candidato
- Aproveitamento nas acções de formação da Marca
- Outros Requisitos (depende da marca)
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
O Mercado de Fast Food em Portugal

Comer fast food em Portugal, seja hamburguers, pizzas, ou qualquer outro tipo de comida, é um hábito perfeitamente implantado, sobretudo entre os jovens urbanos
Segundo os dados de que dispomos, o mercado tem-se mantido constante em Portugal pelo menos desde 2012. O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2018, em 4,7 milhões o número de portugueses que referem ter consumido refeições fast food num restaurante nos últimos 12 meses, o que representa 55.2% dos residentes no Continente (com 15 e mais anos). Os dados do TGI mostram ainda que este hábito e especialmente comum entre os jovens, onde cerca de 3 em cada 4 indivíduos dos 15 e os 44 anos consumiu refeições fast-food nos últimos 12 meses (73%)
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.
Lista dos 10 melhores Franchisings de Hamburguerias em Portugal
1. McDonald´s
O franchising na McDonald’s é um verdadeiro projecto empresarial e um compromisso de longo prazo e, por isso, sempre que a McDonald´s considera um candidato, segue um rigoroso processo de seleção que pode durar até um ano, e exige capitais próprios pessoais. A McDonald’s foi eleita, consecutivamente, ao longo dos últimos dez anos, a melhor marca de franchising portuguesa no âmbito dos Prémios de Franchising.
Investimento Inicial: Mínimo 210.000 euros. Para saber mais clique aqui.
2. Burger King
A Burger King é a eterna concorrente da Mc Donald´s, O processo de selecção é (ao que sabemos e tentámos investigar) internacional e inclui uma avaliação do seu perfil de investidor. Se tem experiência com empreendedorismo, restaurantes, etc. À semelhança da Mc Donald´s tem também um plano de formação exigente. Infelizmente não há muita informação disponível na internet para Portugal, mas poderá tentar contactar a casa mãe nos Estados Unidos e possivelmente o encaminharão para a pessoa responsável em Portugal.
Investimento Inicial Mínimo: +-50.000 euros (nos E.U.A.). Saiba mais aqui.
3. Burguer Ranch

Hambúrgueres slow-food servidos rapidamente. Enquanto os concorrentes servem hambúrgueres menores, mais baratos e menos satisfatórios num ambiente fast-food tradicional do Mundo Ocidental, o Burger Ranch afirma-se como um restaurante de hambúrguer fast-food que serve o maior, mais gratificante e delicioso hambúrguer com a conveniência, ritmo e preço de restaurante de fast-food.
Mesmo as batatas-fritas são servidas com mini-garfos de plástico, para atender aos nossos clientes que querem a conveniência de fast-food com um toque de estilo de comida caseira!
Investimento Inicial Mínimo: 150.000 euros. Saiba mais aqui.
4. Caco, o Original
Caco, O Original nasceu em junho de 2014, em Leiria.
A ideia de criar um espaço para comercializar um produto regional, oriundo de uma ilha, surgiu no decorrer de uma viagem turística à ilha da Madeira. A possibilidade de fazer com que um maior número de pessoas tivesse acesso à degustação deste produto regional impulsionou o desejo de criar um espaço gastronómico com características únicas, não só pelo Bolo do Caco, mas também por outros produtos de extrema qualidade confecionados na casa. Bolo do caco é uma espécie de pão (doce) que serve de base a hambúrgueres, pregos, etc.
Investimento Inicial Mínimo: 40.000 euros. Saiba mais aqui.
5. Dona Maria Pregaria
A Dona Maria Pregaria nasce em Famalicão com o objectivo de redefinir o conceito do Prego Português e do Hambúrguer Artesanal, com receitas diversificadas e originais que vão desde a mais tradicional à mais elaborada de gosto sofisticado. Os produtos são confeccionados recorrendo a ingredientes de elevada qualidade, como é o caso da carne de novilho, o pão em forno de lenha e todos os acompanhamentos frescos.
Investimento Inicial Mínimo: N/D . Saiba mais aqui.
6. Hambúrgueria do Chef
A Hamburgueria do Chef conquistou a sua quota de mercado em relação à oferta existente e atingiu a sua maturidade como marca e derivado às várias solicitações, decide começar uma nova etapa em 2020, disponibilizar um conceito de negócio em regime de franchising e assim continuar o seu crescimento em Portugal.
Investimento Inicial Mínimo: 24.600 euros. Saiba mais aqui. Ou então ligando o 935 273 137, ou escrevendo um email para franchising@restibrands.com
7. Hamburguês
Mais um conceito do Grupo Restibrands, o Hamburgês reclama ser o melhor negócio de hambúrgueres artesanais em Portugal, com grande crescimento nos últimos três anos.
Investimento Inicial Mínimo: 24.600 euros. Saiba mais aqui. Ou então ligando o 935 273 137, ou escrevendo um email para franchising@restibrands.com
8. The Good Burger

É o grande sucesso ibérico do momento. Chamando-se de The Good Burger, pode parecer que são americanos ou ingleses, mas são uma hambúrgueria espanhola que contempla a essência do hambúrguer clássico com os sabores que mais gosta. É por isso que os fabricam com ingredientes da melhor qualidade e adaptados ao seu gosto.
Investimento Inicial Mínimo: +- 50.000 euros. Saiba mais aqui.
9. Hambúrgueria DeGema
A DeGema tem uma identidade muito própria, é genuinamente nortenha, oferece uma vasta gama de hambúrgueres que exploram não só sabores locais e tradicionais, mas também tem uma vocação cosmopolita através da fusão de sabores únicos de outras partes do mundo. Os nomes dos hambúrgueres reflectem esta identidade, através de expressões populares tipicamente locais, como por exemplo: “bai-me à benda”, “chove canivetes”, “roupa belha”, “lebado da breca”, entre outras.
Investimento Inicial Mínimo: 100.000 euros. Saiba mais aqui.
10. Urban Burguer
Urban Burguer é um conceito espanhol. Urban Burger nasceu com o objectivo de revolucionar o sector da restauração espanhol. Posiciona-se dentro do quality casual food, oferecendo uma comida saudável, de alta qualidade, com o melhor preço do sector e com o valor acrescentado de poder desfrutar de um ambiente urbano.
Investimento Mínimo Inicial: 18.000 Euros. Saiba mais aqui.
Nota:Antes de investir num franchising, fale com um bom contabilista. Nós recomendamos a GAPIC.