Ideia

Como ser UBER Eats em Portugal

A Uber Eats chegou a Portugal com força, e são cada vez mais as localidades onde está disponível. Não vai enriquecer ao tornar-se um parceiro motorista Uber Eats, mas é uma forma fácil e rápida de começar a ganhar algum dinheiro (que pode chegar acima dos 1000 euros por mês). E sobretudo, permitir-se ser dono de si próprio.

O que é a Uber Eats

A Uber Eats é uma plataforma online de entrega de comida ao domicílio. É uma empresa parente da UBER, e iniciou as suas atividades nos Estados Unidos em Agosto de 2014. Anos depois chegaria a Portugal. Em Portugal muitas empresas famosas já trabalham com a Uber Eats, como a Mc Donald´s ou a Burger King, sendo que a lista continua a crescer.

O Modelo de negócio é bem simples: Os restaurantes inscrevem-se na plataforma e disponibilizam os seus menús online. Depois os motoristas parceiros entregam a comida, cobrando uma taxa por quilómetro percorrido. Daí vem a remuneração do motorista parceiro Uber Eats. Quanto ao cliente, ele recebe a comida em casa, quentinha, com toda a comodidade – sem ter de se preocupar em conduzir, estacionar e perder tempo em filas.

Uber Eats remove taxa de entrega dos almoços
Imagem da Aplicação Uber Eats
Conquista: Uber Eats estreia com delivery do McDonald's e ...
Mc Donald´s: Um parceiro Uber Eats

Não é dos empregos mais bem pagos (muitos motoristas parceiros Uber se queixam de precariedade), porém é um trabalho (por conta própria) onde pode sobreviver em Portugal. Daí que muitos cidadãos estrangeiros optem por ser Uber Eats. É uma forma de integração rápida. Para ser estafeta (ou motorista parceiro) basta inscrever-se aqui no site oficial.

Rendimentos Mensais

Quanto ao rendimento mensal, pode ser superior a mil euros/mês, verba de onde se tem de retirar os impostos e a segurança social que têm de pagar pois são considerados trabalhadores por conta própria. No mínimo dos mínimos, receberá sempre 30 euros por dia, sendo que este valor aumenta nos dias de maior procura (sextas, sábados e domingos). Para perceber como funciona a questão dos impostos na Uber Eats nós recomendamos que fale com a GAPIC

Os pontos positivos da profissão são em primeiro lugar a liberdade. Trabalhando por conta própria pode tirar férias quando quiser, não tem de aturar um patrão incompetente, nem colegas de trabalho irrascíveis. Não tem de trabalhar num escritório, podendo beneficiar do ar livre com o prazer de conduzir a sua mota ou bicicleta. Finalmente, é possível tirar um rendimento razoável acima de 1000 euros num país em que o ordenado mínimo ronda os 600 euros.

Quais são os documentos necessários para trabalhar na Uber Eats

  • Número de contribuinte ou de identificação fiscal
  • Autorização de Residência (se não tiver nacionalidade portuguesa) ou cartão de cidadão
  • Carta de condução Portuguesa
  • Documento do veículo, salvo se for trabalhar com bicicleta
  • Carta verde (seguro do veículo)
  • Registo criminal sem antecedentes criminal de Portugal, muito recente
  • Extracto bancário
  • Comprovativo de actividade (CAE 53200) sem isenção de IVA.

Pronto para começar a trabalhar?

Tudo o que vai necessitar é de uma mota (ou bicicleta) e um bom contabilista (nós recomendamos a GAPIC) para o ajudar a calcular quanto irá ganhar, e quanto terá de pagar impostos uma vez que será um trabalhador por conta própria.

Trabalhar por conta própria pode nem sempre ser fácil. Traz muita liberdade, como já explicámos, mas exige muita disciplina e rigor. Os rendimentos dos motoristas parceiros Uber Eats estão dependentes de várias avaliações: se aceitam muitos serviços, se entregam as encomendas a horas e se recebem muitos likes por parte dos clientes. Segundo sabemos, uma taxa de aprovação abaixo dos 85% faz com que a distribuição de entregas lhes seja reduzida. Ou seja, é necessário manter a fasquia do serviço muito alta! Fazer as entregas rapidamente, e sempre com simpatia e um sorriso no rosto 😉

Clicando no botão abaixo, será direccionado para a plataforma da Uber Eats, para que possa proceder à sua inscrição. Certifique-se no entanto, que possui em primeiro lugar todos os documentos necessários. Se tiver dúvidas, ou se lhe falta alguma documentação (ver acima o que é necessário) pode sempre contatar a GAPIC que lhe explica tudo em pormenor sobre o processo de adesão.

Não tenho a documentação, e necessito de apoio para aderir à Uber Eats.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: