Negócios de todo o tipo começam a blogar como uma forma de construir uma audiência (ou público) de longo prazo. Mas o inverso também está a acontecer. Mais e mais blogers estão a construir negócios à volta das suas audiências, funcionando como extensão das suas publicações. E isso faz todo o sentido.
Um dos maiores desafios aos novos negócios é construir uma audiência para os seus produtos. Bloggers, por outro lado, frequentemente trabalham do outro lado da barricada, construindo uma audiência primeiro através de um blogging consistente, sólido, que depois tentam rentabilizar através de tráfego para o website.
Começar um blog é fácil se está a pensar apenas divertir-se. Mas se está a pensar fazer dinheiro com isso, tem de se ser estratégico quanto à forma como organiza o processo.
Este guia vai explicar-lhe aquilo que necessita de saber para começar um blog e fazê-lo crescer até ele se tornar uma fonte de tráfego e rendimento. E, apesar de este artigo guia ser direccionado para aqueles que ainda não têm um negócio, também é relevante para qualquer negócio que queira entrar no domínio dos blogs.
Primeiro, vamos tentar responder a uma questão importante que pode parecer óbvia a princípio:
O que é um blog?
Está a ler um, neste preciso momento, e um com bastante sucesso.
Um blog ou “web log” é uma página da internet para colocação de conteúdo que se publica e atualiza regularmente. Contrariamente às publicações e artigos profissionais, os blogs tendem a ter uma perspetiva mais pessoal que ajuda a estabelecer uma ligação entre os artigos e a audiência, conetando-os mais profundamente. As pessoas começam a escrever blogs por todas as razões::
- Partilhar as suas opiniões, paixões, ou descrever o seu modo de vida
- Ensinar aos outros aquilo que eles já sabem
- Construir uma lista de email
- Desenvolver uma marca pessoal estabelecendo-se como expert na matéria
- Vender produtos ou serviços
- Uma combinação de todas as anteriores
Por essa razão, o blogging pode ser incrivelmente gratificante – especialmente quando completos estranhos começam a ler os seus conteúdos – mas também é um compromisso. Quer publique diariamente, semanalmente, ou mensalmente, é importante que se seja o mais coerente e o mais consistente possível, não só na frequência com que publica mas também no tipo de conteúdo que publica.
É muito raro ver bloggers a conseguirem resultados imediatamente, por isso não desespere inicialmente e concentre-se nos motivos porque está a blogar, para se manter motivado.
Como começar um blog
A parte mais difícil de um blog é arranjar tempo e conteúdos. Começar um blog com potencial para vir a ser um negócio resume-se nos passos seguintes, que iremos explorar em detalhe:
- Considere as diferentes oportunidades para monetizar o seu blog.
- Escolha uma audiência para servir
- Escolha uma plataforma de blog
- Prepare a distribuição do mesmo
- Planear a sua estratégia de publicação
Se está a pensar porque colocámos a monetização em primeiro lugar, devemos alertar que este artigo serve para pensar em blogs que posteriormente poderão dar origem a negócios.
Diferentes maneiras de fazer dinheiro com blogs
Há muitas maneiras de monetizar o seu blog, conforme o tipo de blog que está a pensar começar. Por exemplo, escolhendo um negócio com necessidade de pouco capital inicial, pode ser interligado com um blog de forma a ter um crescimento sustentado. Mas por alguma razão, normalmente pensa-se que anunciar na Google, ou outros tipos de anúncios, são a forma de fazer dinheiro por alguma razão.
A verdade é que há formas melhores e mais rápidas de fazer dinheiro com o seu blog que não requer um volume maciço de page views todos os dias. É duplamente verdade se conseguir construir uma audiência leal, não apenas em quantidade, mas em qualidade.
Pode-se fazer dinheiro com blogs da seguinte forma:
- Vender produtos físicos, que se adequam à sua audiência, quer sejam t-shirts ou molho de mostarda
- Vender produtos digitais como relatórios, fotos ou designs que se criam uma vez e depois têm múltiplas vendas
- Vender serviços como redação publicitária, consultoria e design
- Publicar um livro e vendê-lo como um bem físico ou digital
- Tornar-se um afiliado para outra marca e ganhar uma comissão de cada vez que vender um produto da marca.
- Subscrições com base tecnológica como a da Patreon
- Fazer avaliações / promoções para marcas no blog
- Lançar e promover um negócio de dropshipping online
Existem enormes oportunidades para monetizar o seu blog, mas primeiro tem de ser apaixonado por aquilo que escreve, para conseguir sucesso. A sua principal preocupação deve ser – mais do que fazer dinheiro – quem vai ser a sua audiência e como é que os poderá servir plenamente.
Escolhendo um nicho de mercado
Não há falta de conteúdos na internet. Pode por isso parecer muito difícil começar a aparecer nos resultados de pesquisa. Mas existem duas formas nas quais pode competit: Escolher uma audiência específica em que pode focar, ou escrever conteúdo sobre alguma coisa que os leitores não conseguem encontrar em mais lado nenhum.
Pode-se fazer isto de uma série de maneiras:
- Focar-se numa localização específica ex: Toronto
- Focar-se num segmento específico, de uma categoria mais ampla (ex: segmento de comida vegan, na categoria de comida.
- Publicar o conteúdo de uma forma especial (ex: com humor)
- Competir com qualidade (ex: posts de profundidade, que mais ninguém está disposto a fazer, pela quantidade de trabalho que dão).
BlogTO, por exemplo, cobre uma série de tópicos relacionados com estilo de vida, mas apenas circunscrito à cidade de Toronto (Canada).
Fonte: BlogTO
O nicho que vai escolher é importante não só porque irá servir uma audiência específica que vai querer sempre artigos adaptados às suas necessidades e expetativas, mas que, no fim de contas, vai determinar como pode explorar a monetização do blog mais tarde. Considere que tipo de produtos ou serviços poderia potencialmente vender a esta audiência, e se gosta muito do tópico em questão, para o abordar uma e outra vez. Assim que tenha algumas ideias para nichos, usa o Google para checar os seus concorrentes no mesmo tópico.
Escolhendo uma plataforma de blogging
É aqui que muitos aspirantes a bloggers ficam perplexos diante da complexidade. Não têm a certeza de qual plataforma seria ideal para investir tempo e dinheiro nel.
A escolha no entanto é reduzida a dois tipos de alojamento: Alojamento próprio, ou alojamento na plataforma.
- Alojamento próprio: Estas plataformas normalmente oferecem mais possibilidades de personalização, mas irá ter de pagar um valor mensal para alojar o site e necessita de algumas configurações iniciais. Talvez não o ideal para quem não percebe nada de infraestruturas informáticas ou código.
- Alojamento na plataforma: Com estas plataformas consegue começar logo a trabalhar, e algumas das plataformas têm até uma audiência pré-definida. Algumas são livres como o wordpress ou blogger, e algumas são pagas.
Quando escolher uma plataforma pense sobre o futuro e como quererá monetizar o seu blog eventualmente. Nem todas as plataformas irão dar tudo o que precisa, e por outro lado, existem plataformas que dão mais do que aquilo que algum dia irá necessitar.
Alguns bloggers optam por plataformas de alojamento grátis como a Medium ou a Tumblr, pois estas plataformas dão acesso a uma comunidade previamente envolvida e disponível na própria plataforma. Vamos ver isso em detalhe mais tarde, mas você pode republicar nestas plataformas para tirar partido das suas audiências – você não precisa de ter o seu blog principal nesta plataforma para as poder usar.
O Shopify é uma plataforma de alojamento próprio que inclui comércio eletrónico e uma plataforma de blogging, assim como centenas de aplicações que pode adicionar à medida que o seu site for crescendo, quer queira vender produtos físicos ou digitais.
Escolher um nome e um tema para o seu blog
Assim que tiver escolhido a sua plataforma, deve pensar em comprar um domínio (oseublog.com) e um tema (a aparência e layout do seu blog). Comprar um domínio é uma boa altura para pensar no nome a dar ao seu blog / site. Escolha algo que seja memorável, fácil de digitar, e que não esteja já a ser utilizado por outra marca / empresa.
A não ser que esteja a desenvolver uma marca pessoal ou um site de portfolio, nós recomendamos que não use o seu nome como o domínio. Mesmo não usando o seu nome como domínio, você ainda pode ser o rosto do seu blog. E é muito mais fácil fazer a divulgação e promoção de um site ou blog com um nome criativo. Assim que a questão do nome estiver resolvida, é altura de escolher o seu tema.
Once that’s settled, you’ll need to pick a theme.
Um “tema” é um template (como por exemplo há no word) com uma aparência, design, e funcionalidades para seu site. Há muitos templates disponíveis nas plataformas de blog. Alguns pagos, outros não. Mas se não está contente com nenhuma das opções grátis, talvez seja bom considerar a hipótese de comprar um tema pago – pois isso irá melhorar a experiência do utilizador final.
Fonte: Shopify Theme Store
Estabelecer as fundações para o sucesso
Normalmente falamos numa audiência depois de começar a publicar num blog. Mas se quer começar a ter resultados rápidos, tem de começar a pensar nisso antes de lançar o seu blog.
Muitos bloggers têm dificuldades em fazer a distribuição do blog, penso que existem fundamentalmente duas razões para isto:
- Não têm uma estratégia definida de distribuição.
- Publicar é uma experiência aterrorizante, e por isso há a tendência de não querer amplificar os conteúdos dessa publicação.
O ponto 2 é algo que se ultrapassa normalmente com o tempo e disponibilidade e crescimento pessoal. O ponto 1 necessita de uma abordagem profissional. Vamos ver então de que formas pode planear o crescimento e lançar as fundações para o sucesso.
Comece a recolher emails assim que possível
Não importa qual o assunto do seu blog, você deve estar focado em recolher subscritores por email. Cada novo subscritor é um sinal que está a fazer qualquer coisa bem e é um potencial leitor a longo prazo, e que pode alcançar facilmente. Ainda que decida mudar de plataforma, ou começar algo de novo, a sua lista de emails é algo que permanece. Mas não é suficiente ter um lista de subscritores, é preciso dinamizá-la.
Um bom hábito para conseguir fazer isto é fazer o embed dos sign up forms diretamente no seu conteúdo com um call to action para subscrever, como no exemplo abaixo.
Muitas soluções de email marketing deixam-no criare usar estes formulários facilmente. Até pode gerar links que direccionam diretamente para uma página alternativa que pode linkar aos seus posts no blog, redes sociais, e assinatura de email.
Lembre-se que as pessoas não vão subscrever a sua mailing list a não ser que lhes peça, e torne o processo o mais fácil e conveniente para elas.
Cada vez que publica um post deve enviar um email de aviso a todos os seus subscritores. À medida que for ficando proficiente nestas matérias, aprenderá inclusivamente a fazê-lo automaticamente.
Procure ativamente oportunidades para ser indexado nos motores de busca (essencialmente no Google).
Usando keyword research, pode ficar com uma ideia de qual é o volume de tráfego para uma palavra chave particular. Quanto maior o tráfego, maior é a procura por esse tópico, e maior será eventualmente a sua capacidade de gerar tráfego a partir desse mesmo tópico.
A forma mais fácil de fazer é usar Ubersuggest e introduzir termos de pesquisa do ponto de vista da sua audiência para tentar descobrir novas ideias para conteúdo. Pesquisas que começam com “Como fazer…” ou então “Melhor…” são um bom ponto de partida.
Mesmo que não consiga um lugar na primeira página dos mecanismos de pesquisa, terá uma ideia de conteúdo com procura comprovada. Mas se quer apontar mais alto, pode aprender mais sobre SEO.
Defina a sua estratégia para as redes sociais
Inicialmente, pode parecer uma jogada inteligente estar em todas as plataformas de redes sociais, mas isso tona-se por vezes difícil de gerir rapidamente, e nem sempre é efetivo.
Em vez disso, foque-se nos canais onde a sua audiência passa a maior parte do tempo. Dependendo do nicho e dos seus recursos, a escolha de canais irá variar.
Por exemplo uma página de facebook é uma boa estratégia para qualquer blogger que está disposto a promover o seu conteúdo. Por outro lado, talvez seja mais económico utilizar o pinterest e instagram para mostrar os seus conteúdos sobre comida – sem ter de pagar publicidade.
Não negligencie as suas redes pessoais físicas – como família e amigos – para espalhar a palavra sobre o seu blog.
Reduza e reutilize o seu conteúdo
Não é possível fazer posts longos todos os dias. Por isso mesmo, o blogger experiente sabe como tirar o máximo partido dos seus posts.
Aqui estão algumas ideias para reaproveitar os seus conteúdos:
- Criar “micro conteúdo” para as redes sociais de posts existentes
- Faça um apanhado de posts passados com um tema em comum (ex: “Os nossos melhores posts de 2018)
- Recriar posts passados com outro tipo de conteúdos, como infográficos e quizzes.
- Republicar regularmente o seu conteúdo em novas plataformas, com audiências cativas, como é o caso da Medium, Linked in, ou Tumblr, adicionando um link para o post original.
- Faça um update ocasionalmente e republique conteúdo antigo depois de passado bastante tempo, e exponha o conteúdo a leitores que não leram o artigo da primeira vez. Isto funciona lindamente com posts de época “12 máscaras de carnaval” por exemplo.
- Considere receber posts de convidados, assim que tiver angariado uma audiência generosa. Os convidados muito provavelmente irão partilhar os seus posts com a sua própria audiência.
- Adicione links para conteúdo relacionado durante e no fim dos seus posts.
Tempo é dinheiro, e quando se está no negócio de blogar, é preciso espremer até à última gota cada post.
Perceber o analytics e como ele contribui para o sucesso do seu blog
As melhores oportunidades estão escondidas nos dados que recolhe do analytics.
Dependendo da plataforma que escolher, irá ter diferente tipos de sistemas métricos para medir a audiência (qualidade e quantidade) do seu site, mas pelo menos irá ter sempre o número de visitantes e de onde os seus visitantes estão a chegar, o que lhe pode dizer bastante sobre a sua performance.
Mas se tiver tempo para instalar o google analytics no seu site (é grátis) pode ter perspetivas mais profundas, como por exemplo o tempo médio que as pessoas gastam a ler o seu blog, os perfis dos leitores que vêm de fontes diferentes, e até o número de leitores em tempo real.
Os dados podem também ser usados como uma prova do seu desempenho, tornando mais fácil criar parcerias ou oportunidades de monetização (como trabalhar com marcas, posts patrocinados, etc.).
Conclusão
Blogar não é apenas diversão. Também é um dos muitos caminhos para o empreendedorismo. Se pensar como um empreendedor quando começar o seu blog e pensar grande quando se trata de crescimento, pode construir uma audiência valiosa que pode ajudar a potenciar o seu negócio, a longo prazo.