Planificação

ūüí£ Como encontrar novos clientes, atrav√©s do marketing digital

Hoje em dia a geração de contactos é uma tarefa importante para os marketers digitais, porque as empresas necessitam de estratégias de crescimento que funcionem. As estratégias para gerar contactos podem tomar várias formas, mas é importante que se foque sempre na qualidade e não na quantidade. Vamos ver algumas dessas estratégias.

A gera√ß√£o de leads (ou contactos) pode ser definida como o planeamento que se faz para atrair pessoas para o seu neg√≥cio de alguma forma, como por exemplo, disponibilizando as suas informa√ß√Ķes de contacto.

A geração de contactos (ou leads) são parte do processo de transformar visitantes do seu website em compradores reais. Pode-se deduzir pois que é um pilar fundamental para um negócio funcional.

Pronto para criar o seu negócio? A GAPIC explica passo a passo como criar o seu negócio, tratando de toda a papelada para a legalização.

Optimize o seu website

Para ter uma abordagem estruturada à geração de novos contactos, é importante que comece do início: o seu website. O seu website é o receptor de qualquer tráfego na internet, e por isso deve saber exactamente como o seu site funciona. O seu site é também a plataforma onde pode começar a desenhar e a conceber qualquer ideia de geração de contactos e clientes para o seu negócio.

Corrigir erros de carregamento, tornar o seu site mais rápido, criar uma interface de utilização agradável e intuitiva, são apenas alguns dos factores que irão gerar contactos e clientes. Também deverá optimizar a sua página para SEO para promover o seu ranking nos resultados de pesquisa do Google bem até à primeira página (o sonho de qualquer marketer, incluindo nós que escrevemos este artigo).

O SEO é uma tarefa sobretudo técnica, por isso é um serviço que deve ser prestado por profissionais, como agências de marketing digital. Estas empresas possuem ferramentas para analisar o seu site e encontrar erros que necessitem de ser corrigidos.

O seu website deve ser facilmente naveg√°vel pelos seus visitantes e potenciais futuros clientes. Atrair os visitantes e transform√°-los em clientes ir√° exigir que os conte√ļdos sejam apelativos, e que falem ao cora√ß√£o do consumidor.

Pronto para criar o seu negócio? A GAPIC explica passo a passo como criar o seu negócio, tratando de toda a papelada para a legalização.

Adapte o seu site para telemóveis

J√° que o seu website √© a sua identidade digital, deve ser acess√≠vel a qualquer dispositivo. Se n√£o est√° a carregar ou a funcionar devidamente num smartphone, estar√° a perder a oportunidade de atrair mais tr√°fego de um grande n√ļmero de pessoas (cada vez mais) que utiizam os seus telem√≥veis. Por isso, considere uma urg√™ncia adaptar o seu website para navega√ß√£o por telem√≥vel.

O que poderá fazer é uma análise geral ao seu website e verificar as áreas que não estão preparadas para smartphone. Depois de identificar esses problemas, o seu desenvolvedor web poderá criar um site responsivo para dispositivos móveis. Um site que está preparado para dispositivos móveis irá atrair mais clientes.

Uma aplica√ß√£o m√≥vel √© tamb√©m uma das maneiras mais f√°ceis de obter mais tr√°fego para o seu website. Construir e desenvolver uma aplica√ß√£o m√≥vel pode funcionar como uma plataforma importante para atrair mais clientes. No entanto dever√° oferecer qualquer coisa aos seus visitantes para descarregarem a aplica√ß√£o (um documento, um voucher, etc.). Oferecer uma oportunidade √ļnica atrav√©s da sua aplica√ß√£o m√≥vel poder√° funcionar.

Pronto para criar o seu negócio? A GAPIC explica passo a passo como criar o seu negócio, tratando de toda a papelada para a legalização.

Use o E-Mail Marketing

O marketing por email é uma das estratégias de topo em termos de efectividade. Funciona especialmente bem em negócios B2B (business to business).

O Email marketing funciona com uma primeira etapa no seu website, como por exemplo oferecer qualquer coisa em troca do preenchimento de um formulário. Ao angariar assim os emails de potenciais interessados no seu produto, poderá começar a enviar-lhes emails. Pode utilizar o email marketing para iniciar uma conversação com os seus consumidores e actualiza-los constantemente com o seu trabalho e novas ofertas.

√Č crucial determinar se o seu produto ou servi√ßo √© o correcto para os subscritores da sua mailing list. Se pesquisar sobre os seus interesses, por exemplo atrav√©s os campos inseridos no formul√°rio que preenchem pela primeira vez, poder√° futuramente enviar emails personalizados. Se a sua estrat√©gia for bem pensada poder√° chegar at√© aos seus consumidores no momento em que estas sintam efectivamente a necessidade da compra. Atrav√©s da sua equipa web ser√° f√°cil desenvolver um esquema de capta√ß√£o de contactos atrav√©s de um formul√°rio.

Publique regularmente nas redes sociais

A import√Ęncia das redes sociais n√£o pode ser demasiado enfatizada. Quando usadas eficientemente, as redes sociais s√£o √≥ptimas para gerarem contactos. Para ter uma audi√™ncia fiel, dever√° disponibilizar conte√ļdos que sejam importantes para essa audi√™ncia. √Č importante criar rela√ß√Ķes, ao interagir com a sua audi√™ncia online, partilhando conte√ļdos e informa√ß√Ķes.

Existem muitas meios de gerar contactos usando diferentes plataformas online. Escolha o foco das suas comunica√ß√Ķes com base nos crit√©rios do seu p√ļbico alvo e da ind√ļstria ou mercado onde est√° inserido. O linked in √© apropriado para uma estrat√©gia b2b, enquanto por exemplo o instagram ser√° mais apropriado para comunicar com o p√ļblico em geral (b2c – business to consumer). No instagram, por exempo, √© f√°cil contactar com bloggers e influencers para promoverem o seu produto ou servi√ßo, e conseguir mais tr√°fego para o seu site.

Tamb√©m pode ajudar se criar novas abordagens √†s redes sociais. Por exemplo, os podcasts est√£o na moda. Esta ferramenta pode tamb√©m ser muito √ļtil para gerar novos clientes e visitantes para o seu site. Mas lembre-se que criar uma audi√™ncia online requer publica√ß√Ķes frequentes e comunicar interactivamente. N√£o √© s√≥ uma quest√£o de falar sobre si mesmo, mas sim de estabelecer comunica√ß√£o.

Pronto para criar o seu negócio? A GAPIC explica passo a passo como criar o seu negócio, tratando de toda a papelada para a legalização.

Personalize a comunicação

Atrav√©s do seu neg√≥cio, voc√™ comunica com diferentes tipos de pessoas – que podem ser organizadas em segmentos. Por exemplo demogr√°ficos, estilos de vida, etc. Por esse motivo uma abordagem em que voc√™ comunica de igual modo para toda a gente n√£o ir√° funcionar – porque a mensagem n√£o ser√° particularmente apelativa a ningu√©m, por ser demasiado generalista. Voc√™ deve personalizar ao m√°ximo as coisas. Identificar os desejos e necessidades dos v√°rios segmentos de utilizadores e proporcionar satisfa√ß√£o com os conte√ļdos ir√° contribuir para voc√™ encontrar mais clientes.

Dever√° melhorar o seu website, para que este seja atractivo para pessoas com gostos distintos, em vez de falar para uma √ļnica audi√™ncia. Aquilo que se chama em marketing: segmentar. Por exemplo, poder√° mostrar diferentes conte√ļdos √†s pessoas com qualifica√ß√Ķes elevadas, e outros conte√ļdos a pessoas mais modestas. Tudo isto poder√° ser feito atrav√©s da an√°lise das caracter√≠sticas chave dos seus segmentos alvo.

Outra forma excelente de personalizar os seus conte√ļdos √© ter conversa√ß√Ķes reais. No marketplace de hoje onde tudo √© digitalizado, as pessoas gostam de ter conversas reais que adicionam valor aos seus neg√≥cios ou actividades. A personaliza√ß√£o tamb√©m nos diz se voc√™ conhece bem ou mal a sua ind√ļstria e o seu neg√≥cio.

Conceber estrat√©gias de comunica√ß√£o personalizadas √© crucia para criar confian√ßa nas pessoas que visitam o seu site, e conseguir mais clientes. Tamb√©m o ir√° ajudar a ter mais cr√≠ticas e avalia√ß√Ķes positivas e dessa forma conseguir capitalizar para o seu neg√≥cio. Se conseguir manter uma boa rela√ß√£o com os seus consumidores, o seu feedback ir√° ajud√°-lo a conseguir atrair mais consumidores.

Apresente ofertas

Oferecer alguma coisa Рprodutos, serviços ou descontos Рé uma maneira poderosa de gerar novos contactos. Pode facilmente conquistar a atenção dos seus visitantes oferecendo um desconto.

Testes e produtos grátis são outra das partes essenciais de uma campanha de geração de contactos. Estes testes grátis atraem consumidores que gostaria de experimentar o produto, antes de o comprar. Dessa forma terão oportunidade de avaliar o produto, e ver se ele serve as suas necessidades.

Para as suas ofertas serem irresistíveis, os seus utilizadores necessitam de entender o valor dessa oferta, quer seja um desconto, teste grátis, amostras ou produtos. Se criar ofertas exclusivas e limitadas, pode ser mais apelativo aos seus potenciais clientes.

Utilize Chats ao vivo

Um chat ao vivo √© bastante √ļtil tanto para comunicar directamente com os seus consumidores como para gerar novos contactos. Permite que voc√™ disponibilize informa√ß√£o altamente relevante da forma mais r√°pida poss√≠vel. A pessoa que est√° a fazer o chat pode facilmente relacionar-se com os potenciais clientes e ajud√°-los a entender o que procuram. √Č a forma perfeita, por√©m exige recursos humanos, para interagir com os seus potenciais clientes.

Uma janela de live chat no seu site ir√° desafiar os visitantes a colocarem quest√Ķes sobre os seus produtos ou servi√ßos. Dessa forma ir√° perceber melhor quais s√£o as caracter√≠sticas dos seus clientes. Pode ser uma forma muito √ļtil de gera√ß√£o de contactos se perguntar aos seus utilizadores para disponibilizarem os seus contactos antes de colocarem uma quest√£o.

Planeie com antecedência, defina os seus objetivos, e controle os resultados

Este passo √© v√°lido para todas as estrat√©gias que identific√°mos acima. Conceba um plano de aquisi√ß√£o de contactos. Dever√° definir alguns objectivos sobre como ir√° implementar a sua estrat√©gia, e com que m√©todos o ir√° fazer. √Č essencial que tenha no√ß√£o do seu nicho de mercado enquanto examina os detalhes dos seus m√©todos, como por exemplo qual ser√° a plataforma de redes sociais em que se ir√° focar.

Definir os seus objectivos irá evitar que perca a noção do caminho a trilhar, especialmente quando tem várias estratégias diferentes para aquisição de contactos. Depois que a sua estratégia estiver a rolar, a sua tarefa não está terminada. Encontrar novos clientes requer controle e auditoria de processos para tentar perceber quais são as estratégias que estão a funcionar melhor e como capitalizar isso para promover ainda melhores resultados no futuro.


Não é da noite para o dia que irá conseguir estabelecer uma estratégia profícua para encontrar novos clientes, mas se for perseverante, os resultados irão aparecer.

Pronto para criar o seu negócio? A GAPIC explica passo a passo como criar o seu negócio, tratando de toda a papelada para a legalização.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: