Com o alastrar da epidemia do corona vírus (aka COVID-19), muitas empresas estão a fazer grandes esforços para implementar o tele trabalho, para reduzir as possibilidades de contágio, e também para limitar o impacto negativo na produtividade. Neste artigo destacamos os melhores serviços de videoconferência disponíveis no mercado.
Os avanços da tecnologia permitem hoje em dia que as conferências por vídeo sejam mais acessíveis e económicas (quando não grátis) podendo facilmente ser incorporadas no espaço de trabalho atual.
Hoje em dia isto é muito importante por uma série de razões, não só para flexibilizar os trabalhadores e permitir que estes trabalhem a partir de casa, mas também abre novos horizontes para quem planeia ter clientes não só localmente mas em todo o mundo. Neste plano encontramos não só as empresas de serviços, mas também de produtos.
A videoconferência permite ultrapassar os problemas geográficos de outrora, com a vantagem que com a evolução da tecnologia é possível hoje ter encontros online de videoconferência sem ter de se preocupar (muito) com problemas técnicos, de acessibilidade ou custo.
Para rematar, com as preocupações crescentes com o ambiente ( e a pegada de carbono na qual todos somos responsáveis) faz todo o sentido optar pela videoconferência, em vez de obrigar as pessoas a deslocarem-se – queimando combustíveis fósseis – para se reunirem no mesmo sítio.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
Melhores Sistemas Pagos de Videoconferência
1. GoToMeeting
GoToMeeting é um serviço exclusivo fornecido pela LogMeIn. Como é óbvio, proporciona videoconferência audio e vídeo, assim como partilhas de écran.
Uma das funcionalidades que distingue a GoToMeeting é a sua aplicação móvel. Pode-se começar a conferenciar do smartphone, algo que as grandes marcas ainda não conseguiram realizar na perfeição. Também existem definições para maximizar a qualidade do som e da imagem, assim como convidar pessoas para a videoconferência apenas com um clique.
As aplicações para telemóvel são fornecidas separadamente para Android e iOS, e todas têm avaliações dos consumidores muito positivas, o que mais uma vez faz a diferença com outros operadores a tentarem tirar partido dos telemóveis. Digados que a GotoMeeting já chegou, a nivel do telemóvel, onde outros ainda andam a tentar encontrar uma solução.
Em termos de preços, as funcionalidades básicas custam 14 dólares por mês, ou 12 dólares por mês com um pagamento anual. O limite de 150 participantes por videoconferência é mais do que generoso, e é tudo o que a maior parte dos negócios alguma vez irá necessitar.
Existe também um plano de negócios disponível por 19 dólares por mês (ou 16 dólares por mês se pago anualmente), que aumenta o número de participantes para 250 e inclui algumas ferramentas adicionais como ferramentas de desenho e partilha do rato. O plano de negócios é escalável até 3000 participantes. Contudo, apesar de a experiência com a GoToMeetings ser muito positiva, se está a procura de uma solução VoIP para os negócios, então a GoToConnect oferece um sistema telefónico baseado na nuvem que integra o GotoMeetings como parte do pacote, e pode ser mais efetivo em termos de custos optar por esta última solução.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
2. CyberLink U Meeting
Videoconferência baseada no browser, ideal para pequenas empresas.
A Cyberlink é uma empresa de Taiwan, fundada em 1996. U Meeting é a solução criada pela empresa para videoconferência. O plano básico é gratuito. Pode incluir até 25 participantes e 30 minutos por sessão. “Pro 50” custa $29.99 por mês. Pode incluir até 50 participantes, e o limite por sessão é de 24 horas. Tem ferramentas de administração e a funcionalidade Perfect Cam.
“Pro 100” custa pelo menos 49.99 dólares por utilizador, por mês. Isto inclui todas as funcionalidades que o Pro 50 tem a oferecer, mas inclui mais participantes (até 100). As funcionalidades “Enterprise” incluem todas as prédicas dos planos anteriores mas acrescentam análise de conferência, suporte premium, e encripção de dados end-to-end. Para obter o preço, necessita de contatar o departamento de vendas.
“PerfectCam” é uma funcionalidade aleatória mas divertida. Os utilizadores podem adicionar maquilhagem (isso mesmo, maquilhagem, virtual) aos
seus rostos no ecrán com a cyberlink a prometer que vai ter o aspeto mais profissional de sempre.
U meeting é inteiramente baseado online (ou seja, não tem de fazer download de nenhum software ou aplicação). Isto pode afastar alguns utilizadores mas pode ser uma vantagem. Não oferece possibilidade de gravar a conferência, nem a funcionalidade de entrar nas reuniões através de VOIP.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
3. Zoom Meetings
Esta é uma solução económica que tem obtido o aplauso da generalidade dos internautas. Aliás, se tiver um amigo que esteja habituado a videoconferenciar é provável que ele recomende o zoom.
Zoom Meetings oferece videoconferência e solução de mensagens instantâneas para o seu desktop e dispositivos móveis – provando ser muito rápido e fácil de instalar, e oferece amplas funcionalidades de escalamento.
Não só permite vídeo em HD e Audio, mas pode agregar até 1000 participantes ao mesmo tempo, e até 49 vídeos no mesmo ecrán – se bem que reuniões ou encontros desse tamanho são provavelmente mais adequados a monitores de grande dimensão.
As reuniões podem ser gravadas localmente ou na nuvem, juntamente com transcrições que têm texto pesquisável para se trabalhar. Adicionalmente, a colaboração é realizada tendo por base a partilha dos ecrans e a possibilidade de partilharem notas conforme for necessário.
Para finalizar, existe um chat de grupo que permite a partilha de ficheiros, uma pesquisa do historial da conversa, e um arquivo de até 10 anos. As reuniões também podem ser escaladas para conversações de um para um.
A segurança está incorporada, usando encriptação TLS de 256 bit tanto para os calls como para os ficheiros partilhados, e agendamento automático pode ser realizado a partir do Gmail, Outlook, e iCal.
Ainda melhor é a possibilidade de reunir até 100 pessoas por 40 minutos, mas para incluir ferramentas adicionais para administração de equipas, e gestão em geral, os preços começam em $14.99 por mês, subindo para $19.99 por mês para um suporte premium.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
4. BlueJeans
Pense “fora da caixa” com este sistema de videoconferência futurista.
A BlueJeans foi fundada em 2009 e tem a sua sede na Califórnia. A empresa fornece soluções de videoconferência baseadas na nuvem.
Existem três tipos de planos de pagamento. A BlueJeans não tem uma versão grátis, mas oferece 30 dias de experiência grátis.
O plano de pagamento mais baixo, chamado “Me”, custa $14.99 por mês por utilizador, quando pago anualmente. Pode haver até 50 pessoas numa só sessão, ligação a partir de qualquer computador, iOS ou Android, e todos os encontros têm números de telefone associados.
O Plano “My Team” custa $19.99 por mês por anfitrião (quando pago anualmente) e inclui tudo o que o plano inferior tem para oferecer mais dez horas de gravação de reuniões, um painel de controle e até 75 participantes.
O pacote “My Company” inclui todas as funcionalidades dos outros planos, juntamente com uma conexão H.323//SIP, sistema de calendário, e até 150 participantes. Para obter um orçamento, terá de contatar o departamento de vendas da empresa.
Os utilizadores não têm de subscrever anualmente com a BlueJeans. O plano básico suporta audio telefónico em mais de 40 países. BlueJeans também garante o Dolby Voice. Isto poderá ser útil aos utilizadores mais preocupados com a qualidade do vídeo, do que com o número de funcionalidades disponíveis.
BlueJeans aparenta ter menos funcionalidades que os seus concorrentes mais diretos, no entanto eles apostam na qualidade do seu sistema juntamente com o fato de proporcionarem 30 dias de teste grátis para ver se o software é adequado às suas necessidades.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
5. Google Hangouts Meet
Para uma conferência baseada na nuvem, de custos controlados.
Google Hangouts Meet é parte do pacote do office de produtividade G SUITE, e está apostado em ser um serviço de conferência de primeira categoria.
Desenvolvido especificamente para necessidades de negócio, pode agregar um número grande de utilizadores ao mesmo tempo, utiliza uma “participação inteligente” e um interface rápido para reduzir o tempo de espera.
Como versão melhorada do standard “Google Hangouts”, prova ser mais fácil de trabalhar com clientes externos. Não só o faz fornecendo um serviço baseado na nuvem, o que quer dizer que não é necessário fazer download de nenhum software. Também proporciona um número de acesso à conversa, que basta clicar para aceder. Isto também assegura que a qualidade da chamada é mantida e que não há quebras de vídeo ou audio.
Além de ter apps dedicadas para utilizadores móveis na Apple Store e Google Play para Android, o Google Hangouts Meet também pode funcionar com hardware previamente existente. Tudo o que é necessário é que siga os protocolos SIP e H.323 para utilizadores de negócios do Skype. Isto também se aplica ao Cisco, Lifesize e Polycomm em particular. Usando o Pexip Infinity pode juntar-se ao Hangout meets.
Outra grande vantagem é que, fazendo parte do pacote G SUITE, é fácil utilizar os dados de outras aplicações, como por exemplo o Google Calendar, não só para planear reuniões mas também para disponbilizar informação sobre o evento, assim que os participantes aderirem.
Outra GRANDE vantagem, é que o Hangouts não custa as fortunas que outros sistemas costumam cobrar pelas mesmas funcionalidades.
Finalmente, Hangout Meets é um sistema sério de conferência que não requer muita capacidade financeira nomeadamente na questão do hardware, fazendo-o especialmente atrativo para negócios de todo o tamanho.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
6. Lifesize
Lifesize foi fundada em 2003. Os ramos principais da companhia estão localizados em Austin (Texas) e Munique (Alemanha). A Lifesize disponibiliza vídeo de alta definição, conferências com ecrán táctil, e uma plataforma de colaboração baseada na nuvem.
A Lifesize tem três planos de pagamento. Não existe plano grátis, no entanto isso mudou com a Lifesize Go, um serviço baseado na web que permite aos utilizadores organizarem conferências sem limite de video-chamadas (com partilha de ecrán no desktop), até 8 participantes, sem limite de duração de chamada e sem necessidade de fazer downloads.
A Lifesize Standard foi concebida para pequenas equipas e custa $16.95 por anfitrião por mês, e oferece reuniões ilimitadas até 100 participantes, juntamente com suporte Single Sign On (SSO) , suporte de reuniões pessoais, assim como chat em privado.
A Lifesize Plus está desenhada para pequenas e médias empresas, oferecendo mais funcionalidades mas um mínimo de 15 anfitriões e custa $14.95 por anfitrião por mês. Isto permite até 300 participantes, inclui integrações com a Microsoft, oferece dados estatísticos sobre as conferências em tempo real, suporte por telefone e email, assim como 1 hora de gravação de conferências por anfitrião.
A Lifesize Enterprise custa $12.95 por mês com um mínimo de 50 anfitriões. Este plano permite o live streaming de até 1000 participantes, chamadas telefónicas ilimitadas (dentro dos E.U.A), possibilidade de ter marca própria e personalização da aparência e design, suporte premium, assim como gravação de conferências ilimitadas.
Fora da versão grátis, os preços da Lifesize parecem um bocadinho excessivos comparados com outros sistemas. Isto deve-se sobretudo à inclusão de diverso material incluso na subscrição (hardware) que permite que as chamadas tenham uma qualidade superior. Por exemplo, as reuniões podem ocorrer num ambiente de alta definição 4k.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
Melhores Sistemas GRÁTIS de Videoconferência
- Zoom Meeting
- Skype
- FreeConference
- Google Hangouts
- Cisco Webex Meetings
1. Zoom Meeting
Disponível para Mac, Windows, Linux, iOS, e Android, o Zoom Meeting tem tudo o que é necessário. Existem planos pagos e grátis para escolher, mas mesmo na versão grátis pode-se ter reuniões de um para um, ou reuniões de grupo de até 100 participantes – no entanto, para reuniões com três ou mais participantes existe um limite de 40 minutos a cumprir.
Existem algumas particularidades interessantes, como a partilha do desktop e da aplicação, anotações, e funcionalidades pelas quais teria de pagar em produtos concorrentes, como por exemplo gravações das reuniões em mp4 ou m4a.
A encriptação em 256-bit TLS assegura que as reuniões que organiza, e os ficheiros que partilha, estão em total segurança. Existem plug ins disponíveis para Outlook e Chrome que podem ser utilizados para marcar reuniões. O administrador tem bastante controle sobre os encontros de chat e reuniões. Zoom Meeting também pode ser utilizado como uma ferramenta básica de chat, mas se as suas necessidades o exigirem – como por exemplo, autorizar mais participantes – existem pacotes a bom preço dos quais poderá usufruir.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
2. Skype
Skype é talvez o software mais conhecido do mundo em videoconferência, pois foi o primeiro a institucionalizar esta funcionalidade nos computadores de todo o mundo. Apesar de o skype ser visto essencialmente como uma plataforma para conversar com amigos e família, a verdade é que suporta vídeo calling de até 50 participantes.
Skype também pode ser usado num browser, o que é óptimo para ter um chat com alguém sem ter que ter a app instalada – podes simplesmente convidá-los a juntarem-se usando os seus endereços de email.
Como seria de esperar, existe uma opção de partilha de ecrán, e para tornar mais fácil focar-se em quem está a falar, uma opção para desfocar o fundo. Outras funcionalidades que dão jeito, incluem a legendagem de conversações assim como a possibilidade de gravar chamadas.
Se necessita de ter conferências de vídeo com mais pessoas, skype for business é a opção paga. Por um valor que consideramos baixo, obtém-se suporte para chats com até 250 participantes, integração com o office, e mais possibilidades de segurança.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
3. FreeConference

As coisas simples são as mais belas e isso também é verdade quando se trata do Free Conference. Para começar: Não necessita de nenhum software par ser instalado. Existem aplicações móveis disponíveis, mas é possível participar em videoconferências de qualquer lado desde que tenha um web browser instalado. Pode participar em texto ou vídeo, e usar funcionalidades como partilha de ficheiros e ecrán – mas o Free Conference também tem algumas limitações.
O número máximo de participantes é 5, o que deixa de fora muitos negócios que pretendem reunir mais do que essas pessoas.
Existe um número grande de ligações disponíveis, e tem a opção de gravar audio das conferências se desejar. Configurar, gerir, e agendar as reuniões é muito simples com o FreeConference – incluindo a partir do outlook – e existem alguns apontamentos interessantes como a possibilidade de marcar reuniões recorrentes (que se repetem no tempo). É mesmo uma pena que funcionalidades premium como a segurança, gravação de vídeo e trancrições só estejam disponíveis nos planos pagos. Mas a versão light (e grátis) é bastante poderosa.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
4. Google Hangouts
Ideal para reuniões pequenas.
A variedade de aplicações da Google para messaging não cessa de nos confundir, e até o Hangouts está divido em Meet e Chat. Como o Google Hangouts Meet só está disponível para os clientes G SUITE (pacote microsoft), não é efetivamente grátis como os outros serviços básicos da Google – Google Hangouts é um exemplo.
Hangouts é uma ferramenta muito simples que suporta chat textual entre até 150 pessoas, mas as video chamadas só podem ter até 10 participantes. Não há muita opções, mas a questão a ser ponderada é a velocidade e fiabilidade e o Hangouts tem ambas as qualidades. O Hangouts pode ser utilizado no seu browser, e existem aplicações disponíveis para Chrome, iOS, e Android.
Na sequência do surto de corona vírus, que conduziu ou forçou muitas pessoas a estarem em casa a trabalhar, a Google decidiu abrir o seu software premium a pessoas ligadas à Educação. Anté 1 de Julho de 2020 as funcionalidades para empresas, como reuniões até 250 pessoas, gravar para o Google Drive, e outras funcionalidades premium, estão disponíveis de graça.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.
5. Cisco Webex Meetings
Com o nome CISCO por detrás deste sistema de videoconferência só se pode esperar algo espetacular – e realmente, é impressionante. Ainda que hajam vários planos para o Webex Meetings, para a maior parte das circunstâncias a versão grátis deve ser suficiente. Isto permite-lhe ter reuniões em HD até 100 participantes, e aproveitar as funcionalidades como partilhas de ecran, e salas de chat privadas.
Quando se inscreve no site, é-lhe fornecido um URL pessoal que pode ser utilizado para gerir todas as suas reuniões, agendas video conferências, e aceder às gravações que possa eventualmente ter feito.
Quando chegar o momento de realizar uma video conferência, tem a escolha de decidir entre usar a aplicação, ou ficar-se pelo website, ainda que possivelmente as aplicações para desktop possam proporcionar uma experiência mais escorreita. Também existem aplicações móveis disponíveis.
O plano grátis incluir 1GB de armazenamento na nuvem, reuniões ilimitadas de duração ilimitada, e a possibilidade de fazer gravações MP4 das mesmas. Deposite toda a sua confiança na segurança CISCO através dos protocolos TLS 1.2 e AES 256 bit – juntamente com a experiência CISCO em redes proporciona uma experiência inesquecível.
Recomendamos a GAPIC no apoio à criação do seu negócio.